Ver notícia

VISITA À QUINTA DO MITRA

21-04-2017 | EB1PESJorge

No dia vinte de abril, as turmas do primeiro ciclo fizeram uma visita de estudo à Quinta do Mitra, no Arco de São Jorge, em cuja propriedade se explora a agricultura biológica.

Fomos de carrinha até ao local e, embora já conhecêssemos o percurso, tudo parecia diferente em grupo com os colegas.

Quando lá chegamos, a senhora responsável pela quinta já estava à nossa espera. Começou por nos mostrar várias plantas, entre elas as cenouras e disse-nos que havia cenouras alaranjadas, vermelhas e brancas. Disse que os morangos eram comidos pelos pássaros, por isso estavam cobertos com uma rede. Informou também que havia muitas espécies de milho.

A senhora disse para andarmos para outro espaço e disse-nos que lá havia cenoura e alho, pois estas plantas devem estar juntas, porque as moscas da cenoura não gostam das moscas do alho e as moscas do alho não gostam das da cenoura, então as moscas fogem do espaço da plantação.

Havia também animais na quinta. Numa parte, havia dois perus que estavam sempre a fazer imenso barulho com o seu gluglu. Passamos à parte seguinte onde havia um porco e, aí, a senhora disse que havia uma planta parecida com o funcho.

Continuando a caminhada, fomos a uma estufa, onde havia plantas para semear e plantas semeadas. Lá dentro cultivavam-se bananeiras e papaieiras.

Fomos a umas hortas onde havia uma figueira murcha devido a um inseto que a tinha picado.

No caminho para a camioneta vimos uma ovelha e um cordeiro que produzem adubo para fertilizar a horta. A senhora também explicou o processo de produzir adubo natural e pesticida a partir das urtigas.

No regresso à escola, paramos na Beira da Quinta para lanchar. No miradouro pudemos observar uma grande parte da costa norte da Madeira.

 

 

A aluna Alexandra Mota- 3ºano 

  


Voltar
EB1/PE/C de São Jorge