VISITA AO FAROL DE SÃO JORGE

10-05-2017 | EB1PESJorge

No dia 9 de maio de 2017, na parte da manhã, os alunos do primeiro ciclo realizaram uma visita de estudo ao Farol de São Jorge, tendo como objetivos identificar o farol como meio de sinalização da costa, reconhecer a importância desta construção e conhecer vestígios do passado local.

Considerando que o percurso era conhecido, procuramos que os alunos observassem e descobrissem aspetos que fossem para além de uma simples observação. Assim viram flores e falaram das suas caraterísticas, da sua utilidade. Reconheceram e distinguiram plantas espontâneas e cultivadas e construções de diferentes épocas.

Chegados ao farol, os alunos foram divididos em grupos para procederem à subida à torre através de uma escada em caracol e mais facilmente poderem movimentar-se e observar os instrumentos/máquinas necessárias ao funcionamento deste local de sinalização. A vista da paisagem do cimo, proporcionou quadros de rara beleza, abrangendo o mar, a linha do horizonte, os campos, pedaços da costa norte da Madeira.

Enquanto os alunos esperavam pelo grupo de colegas que entrava no farol aproveitaram para repor energias para o regresso, sentados na relva ou para observar pequenos animais existentes nos arredores.

Seguiu-se uma entrevista ao responsável pelo Farol, que destacou a importância da construção. Além das respostas às questões colocadas pelos alunos, este membro da Marinha Portuguesa prestou informações sobre os faróis da Madeira, os faróis portugueses mais altos.

Na escola os alunos relataram o que tinham observado e descoberto, falaram sobre as fotos tiradas, o modo como decorrera a visita, o comportamento. Representaram através de desenho e ilustração, da produção de um texto o que tinham visto e aprendido.

EB1/PE/C de São Jorge