VISITA- ENGENHO DO PORTO DA CRUZ E MUSEU DA BALEIA

22-05-2017 | EB1PESJorge

No dia 19 de maio, os alunos do 1.º ciclo efetuaram uma visita de estudo à Companhia Engenhos do Norte e Museu da Baleia, integrada no Plano Anual de Atividades. Esta visita teve como principais objetivos reconhecer a importância do Património histórico da ilha da Madeira, adquirir conhecimentos sobre a história da produção do açúcar e a sua importância e conhecer a principal produção no engenho, identificar as características dos cetáceos e adquirir conhecimentos sobre a importância da caça à baleia para o desenvolvimento da região.

Ao chegarem ao Porto da Cruz, dirigiram-se ao Engenho, onde foram recebidos por uma guia que desde logo começou por dar a conhecer um pouco da história do edifício construído no início do século XX (1927), e que se encontra equipado com maquinaria que nos remete para a época da Revolução Industrial. Salientou ainda, que o Engenho do Porto da Cruz é um dos exemplos mais marcantes da importância da cana-de-açúcar na Madeira, e que constitui um núcleo museológico de grande importância patrimonial. Os alunos tiveram oportunidade de ver in loco todo o funcionamento do engenho, desde a moagem da cana, à produção de aguardente e, de experienciar os sons, os movimentos e os odores da sua fermentação. Visitara m ainda o espaço da destilação e observaram-se os alambiques antigos. No final, foram convidados a visitar a Casa do Rum mesmo ao lado do Engenho, onde puderam degustar um sumo de cana e broas de mel.

De seguida, dirigiram-se ao Caniçal para visitar o Museu da Baleia, onde estava à   espera a professora Sílvia, responsável pela visita guiada e que começou por organizar os alunos e distribuir uns rádios-guia para complementar a visita. Abordou-se a história da caça à baleia e das atividades a ela associadas, observaram-se os diferentes utensílios e foram visualizados alguns filmes 3D estereoscópicos que documentavam de forma rigorosa a história da baleação ocorrida na Madeira ao longo do século XX. Observamos ainda modelos de baleias e golfinhos em tamanho real.

Os alunos enriqueceram os seus conhecimentos acerca do património histórico da ilha bem como da importante produção do açúcar e da caça à baleia para o desenvolvimento da região. Mostraram-se muito recetivos e motivados em todos os momentos da visita de estudo, tendo o grupo primado por um bom comportamento.

EB1/PE/C de São Jorge