DIA ECO-ESCOLAS

22-03-2018 | EB1PESJorge

As comemorações do Dia Eco-Escolas e do Dia Mundial da Árvore, decorreram no dia 21 de março, com a presença de Eunice Pinto, coordenadora regional do Programa Eco-Escolas, bem como dos Vereadores do Ambiente e da Cultura da Câmara Municipal de Santana, do Delegado Escolar do Município e de vários encarregados de educação dos alunos.

Foi hasteada a bandeira verde ao som do hino Eco-Escolas, com letra e música inéditas, que alertam para a importância deste programa no sentido de preservar o ambiente, para a poupança de água e energia e separação dos resíduos.

De seguida foi inaugurada a exposição “Reutilizar para criar”, que integra trabalhos realizados com a reutilização de materiais, uns feitos na escola e outros com a colaboração das famílias.

O ponto alto das comemorações foi “A floresta d’Água”, que envolveu todos os alunos desde a Creche ao 4.º ano de escolaridade. Este espectáculo ilustra a destruição da floresta pelo fogo e pela poluição, alertando-nos para as questões ambientais subjacentes e para o papel de todos e de cada um no sentido de preservar a natureza.

Logo depois foi plantada uma das Lauráceas- um barbusano- no jardim da escola, que se juntou ao imponente til e ao loureiro aí existentes. Este jardim foi também palco da “Fuga dos espantalhos”, atividade que consiste na construção de espantalhos com a colaboração das famílias e que tem como objectivos pre-servar esta tradição e alertar para a agricultura biológica. Este projeto, desenvolvido há já cerca de 15 anos, já faz parte da identidade desta escola. Neste âmbito, os convidados visitaram a horta onde se pratica a agri-cultura biológica e onde os químicos não têm lógica.

Para finalizar esta comemoração, no Jardim da Laurissilva criado no âmbito do projecto “Guardiões da Laurissilva”, desenvolvido pelo Guardiões, os alunos do 4.º ano de escolaridade; foram observadas plan-tas que fazem parte da flora desta floresta: piorno, uveira da serra, ensaião, alegra campo, feto de botão, ca-brinhas e folhado. Este grupo distribuiu um folheto sobre a referida floresta, elaborado nas aulas TIC, para que toda a comunidade possa conhecer aquela que é a Floresta Património Natural da UNESCO, desde 1999.

Ver notícia http://freguesias.dnoticias.pt/eb1-pe-c-sao-jorge-comemorou-dia-mundial-da-arvore/

EB1/PE/C de São Jorge