CAMPEONATO REGIONAL DOS JOGOS MATEMÁTICOS

28-01-2018 | EB1PESJorge

Campeonato Regional de Jogos Matemáticos é uma iniciativa promovida pela Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Educação, parale-lamente ao Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

A final do 2.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos [2CRJM] reuniu no dia 26 de janeiro de 2018 62 escolas, num total de 184 alunos e mais de 62 professores do 1.º ciclo do ensino básico, no Pavilhão do Colégio de Santa Teresinha (Funchal). Tratou-se do culminar de todo o trabalho desenvolvido em cada escola, ao longo do ano letivo, constituindo-se como uma forma de promover o desenvolvimento de competências matemáticas dos alunos.

Na nossa escola, desde o início do ano letivo, os alunos praticaram os 3 jogos definidos para o 1º Ciclo: Semáforo, Rastros e Gatos & Cães e após o Campeonato de Escola, os alunos vencedores foram inscritos no supra citado Campeonato. Os que representaram e participaram foram a Joana Jesus da turma do 2º ano no jogo Semáforo, o Tiago Jesus da turma do 2º ano no jogo Rastros e a Nicole Freitas da turma do 4º ano no jogo Gatos & Cães.

O Campeonato foi composto pelos estes três jogos de tabuleiro, caraterizados pelo apelo ao raciocí-nio rigoroso e criativo. Os alunos, antes e depois de cada torneio, tinham à sua disposição um espaço lúdico com uma panóplia de jogos de estratégia, bem como atividades de robótica, que mereceram a adesão maciça.

Apesar de nenhum dos nossos alunos ter conseguido chegar aos lugares do “pódio”, todos fizeram uma boa prestação e, acima de tudo, divertiram-se muito, para além da camaradagem que vivenciaram. Foi sem dúvida uma experiência muito agradável.

Os alunos vencedores em cada um dos três jogos irão representar a Madeira na Final do 14.º Campe-onato Nacional de Jogos Matemáticos, agendada para 16 de Março, em Torres Vedras.

EB1/PE/C de São Jorge