“GALP-MISSÃO UP-UNIDOS PELO PLANETA”

27-04-2018 | EB1PESJorge
   No dia 24 de abril de 2018 a nossa Escola recebeu a Palestra em epígrafe, dinamizada pelo enge-nheiro António Ornelas tendo iniciado a sua intervenção perante todos os alunos, com a premissa “O que nos dá Energia ao Corpo?” ou ainda “Como surgiu o nosso Planeta?”.
   De seguida foi exibido um vídeo intitulado “Fontes de Energia” que em traços gerais expôs as caraterísticas de cada fonte energética: energias renováveis e não renováveis.
   No seguimento da apresentação, o orador questionou as crianças sobre formas de poupar energia e após vários exemplos e dicas sugeridos pelos alunos, passou-se à exibição de um novo vídeo relativo a “O que é Eficiência Energética?” - Fazer mais com menos energia. Seguiram-se outros vídeos esclarecedores, nomeadamente: “Experiência de Levitação” e “Balão Mágico” (com recurso a exemplos em que a eletricidade estática, repelência e atração de opostos se manifestam).
   Por último, houve a visualização de “Pegada Verde” (rasto que cada ser humano deixa na Terra gastando muita ou pouca energia) e Compromisso Missão Up – Ninja Verde – Green Ninja in Foot Print Renovation” – as crianças receberam uma pulseira de brinde, comprometendo-se poupar todos os recursos energéticos utilizados no seu quotidiano. Foram ainda, distribuídos às turmas, lápis ecológicos contendo sementes de coentro (para cultivo doméstico em vaso).

EB1/PE/C de São Jorge