Arternautas - Um programa de rádio sobre arte e educação

07-05-2013 | Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia
O Artenautas é um programa mensal de rádio que está no ar nas rádios Popular e Zarco (à segunda-feira), Festival (à terça-feira), Palmeira (à quarta-feira) e Sol (à quinta-feira), todas as segundas semanas de cada mês, entre as 18h00 e as 20h00. E porquê Artenautas? Qual a essência da escolha deste nome para o programa? Artenauta é um termo criado a partir dos vocábulos arte e nauta e pretende simbolizar um viajante, um navegador que viaja através da arte. Pode referir-se simplesmente àqueles que fruem e gostam de arte no geral, aos que participam em processos e momentos de animação artística, ou aos que possuem o papel de educar pela e para a arte. Portanto, este programa pretende servir todos os que gostam, os que participam e os que educam: no final de contas, todos nós!

O projeto foi iniciado com um programa piloto em janeiro deste ano e, desde essa data, três programas foram já apresentados ao público e o quarto está já a caminho. Nasceu de uma parceria entre a DSEAM e o grupo de rádios apresentado e pretende divulgar aquilo que se faz no panorama artístico educacional regional, quer na DSEAM, quer pelas escolas da região. No alinhamento do programa, os três pivôs – João Caldeira, Filipa Silva e Francisco Caldeira – apresentam aos ouvintes várias rubricas que têm como fio condutor um tema geral, normalmente definido pelos eventos ou comemorações de maior destaque do mês corrente. De salientar, ainda, que a coordenação do projeto é de Paulo Esteireiro e a assistência técnica de Eduardo Gonçalves.

Na rubrica Artenautas com…, há sempre um convidado relacionado com a temática principal e diretamente ligado à DSEAM. Conversa-se sobre o tema – que geralmente é palco de algum evento – e tudo o que concerne à sua organização e apresentação, partilham-se opiniões sobre arte e educação, no geral, e existe sempre a tentativa de o conhecer de uma forma mais próxima convidando-o a trazer consigo um tema musical do seu agrado e a jogar o Letra-a-letra. Na rubrica Artenautas na rua, como o próprio nome indica, a equipa sai para as ruas do Funchal questionando os populares sobre antigas expressões regionais que, cada vez mais, desaparecem do uso comum. No Artenautas na escola, pode conhecer-se alguém com boas práticas artísticas nas escolas da região e comprovar que, efetivamente, existe uma dinâmica artística muito positiva no que concerne às áreas da música, do teatro, da dança e da expressão plástica. Um outro convidado é apresentado para, com sua arte e espírito crítico, escrever uma reflexão sobre a temática do programa, na rubrica Crónicas de um artenauta. Paralelamente a tudo isto, existe sempre um leque de escolhas musicais muito próprio, geralmente de edições da DSEAM ou relacionadas com os seus quinze grupos oficiais e que compõem a Temporada Artística da Direção Regional de Educação/Educação Artística. A divulgação dos principais eventos desta temporada – que pretende apresentar, de uma forma descentralizada por toda a região, as suas formações artísticas nas áreas da música, do teatro e da dança – é, também, um dos grandes objetivos deste programa.

Como pretende ser um programa inovador, na última edição foi colocada uma nova rubrica – Música ao vivo – onde se pretende dar a conhecer alunos ou docentes da Divisão de Expressões Artísticas da DSEAM, convidando-os para brindar os ouvintes com algo interpretado ao vivo no estúdio de gravações. Na próxima edição, será ainda introduzida mais uma novidade: a rubrica I Podes saber, um projeto que vai às escolas divulgar as edições da DSEAM e conhecer um pouco do que se faz por lá, trazendo depois para o estúdio um pouco da sua rotina e das suas atividades.

Não se esqueça, então, de ligar a sua rádio na segunda semana de cada mês, nas rádios e horários assinalados, e sintonizar o Artenautas: um programa diferente, divertido, pensado por artenautas para artenautas ouvirem!

EB1/PE/C de São Jorge