Breve descrição da escola

A Escola do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Paulo é um edifício situado no sítio do Lombo Furado, freguesia e concelho da Ribeira Brava. Inicialmente era um edifício do plano centenário, tendo sido reconstruído durante o ano lectivo de 1995/96. Essa reconstrução tinha sido projectada com vista ao funcionamento da escola em regime de Escola a Tempo Inteiro. Porém, a não existência de espaços suficientes para as Actividades de Complemento Curricular inviabilizava que a escola pudesse proporcionar aos alunos as referidas actividades. Surgiu então a necessidade de acrescentar mais salas para o efeito.

O novo redimensionamento veio efectivamente apetrechar o edifício das condições necessárias ao trabalho no novo regime de funcionamento, que viria a iniciar-se em Janeiro de 2002, altura em que o edifício ganhou o aspecto que hoje apresenta.

Entre o final do ano lectivo de 2008/09 e o início de 2009/10, sofreu uma outra intervenção com o objectivo de resolver alguns problemas relacionados com a humidade e a consequente degradação do edifício, verificadas ao longo dos últimos anos.

No início do ano lectivo de 2010/2011 a escola foi equipada com um elevador e uma rampa eléctrica de forma a facilitar o acesso de pessoas portadoras de deficiência físico- motora.

Inicialmente, esta escola recebia os alunos dos sítios das Fontes, Ribeira Funda e do Lombo Furado. Desde Outubro de 1995 até à actualidade, passou a receber também os alunos dos sítios do Espigão e da Eira do Mourão, que foram transferidos para este edifício devido ao encerramento das escolas existentes nesses locais.

Muitas pessoas desta comunidade têm-se deslocado para outros locais mais urbanizados e outras têm emigrado para o estrangeiro. Como tal, de alguns anos a esta parte, tem-se verificado uma tendência para um decréscimo significativo da população discente e, consequentemente, da população docente e não docente.

O acesso a esta localidade é razoável e com pouco movimento apesar de, quando as condições climatéricas são adversas, se tornar complicado devido ao perigo das habituais derrocadas e deslizamentos de terras, pedras e até árvores!

Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-escolar de São Paulo