Actividades Inglês

Ensino do Inglês no Pré-Escolar

Segundo o Programa de Generalização do Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, Orientações Programáticas, a Língua Inglesa é atualmente a língua de comunicação internacional por excelência, e a antecipaçãoda sua aprendizagem para o ensino pré-escolar é, à luz de várias teorias de aprendizagem, o caminho a seguir.

Está provado que as crianças que começam uma Língua Estrangeira (LE), em particular o Inglês, mais cedo têm uma visão cultural mais abrangente do que as crianças monolingues e que a aprendizagem dessa mesma línguacontribui significativamente para o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas.

Um dos objetivos fundamentais é fazer com que a criança esteja à vontade, que crie gosto pela língua inglesa, desenvolvendo paralelamente uma educação para a comunicação. Assim sendo, o ensino do Inglês no Pré-Escolar assenta numa tónica exclusivamente oral, de forma a despertar os sentidos de compreensão e expressão dos educandos.

Os objetivos do ensino da língua inglesa no Pré-escolar são:

- desenvolver uma relação positiva com a aprendizagem da língua;

- promover a educação para a comunicação, motivando para valores como o respeito pelo outro, a ajuda mútua, a solidariedade e a cidadania;

- proporcionar experiências de aprendizagem significativas, diversificadas, integradoras e socializadoras;

- sensibilizar para a diversidade linguística e cultural;

- promover o desenvolvimento da consciência da identidade linguística e cultural através do confronto com uma língua estrangeira e a(s) cultura(s) por ela veiculada(s).

Ensino do Inglês no 1º Ciclo

O principal objetivo da Língua Estrangeira no 1º ciclo é possibilitar aos alunos um contacto mais direto com a Língua Inglesa, criando neles o gosto pela aprendizagem.

Os temas abordados têm a ver com a realidade da criança, a sua identidade, gosto e preferências nunca descorando a componente lúdica. Esta facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social, cultural, colabora para uma saúde mental, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.

O portefólio: é um instrumento a privilegiar na avaliação das aprendizagens.

O Language Portfolio é pessoal e intransmissível. Foi criado com o intuito de promover a aprendizagem de uma nova língua. Acompanha o aluno ao longo da sua vida escolar e contempla  a sua aprendizagem dentro e fora da sala de aula:

*contém material que o aluno pode guardar e utilizar como registo da sua aprendizagem;

* pode incluir material extra que o professor for facultando ao longo do ano;

* dá ao aluno o poder de decidir o que pretende incluir no mesmo;

* pode incluir projetos ou qualquer tipo de trabalho escrito, disquetes, DVD,  certificados, relatórios dos professores ou até coleção de objetos ou imagens.

Eis uma breve explicação das secções em que o Language Portfolio se divide:

Passport (Language Passport) - É um relatório do progresso alcançado pelo aluno. Poder-se-á incluir qualquer comprovativo de aquisição de competências (certificados, diplomas, testes, notas, fichas de auto-avaliação,...);

My Works (Dossier) - Traduz-se numa compilação de trabalhos realizados (dentro e/ou fora da sala de aula) e selecionados pelo aluno, no sentido de ilustrar as suas capacidades linguísticas, experiências e aquisições da língua inglesa.

ME (Language Biography) - Trata-se de um registo individual que relata o historial do aluno no que compete à aprendizagem de uma nova língua. Ajuda-o a avaliar os seus objetivos e a refletir sobre as suas aprendizagens e experiências.

Algumas atividades inseridas na disciplina de inglês estão colocadas no nosso Blog:

EB1/PE Seara Velha