Tecnologias de Informação e Comunicação

O recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação, na EB1/PE da Seara Velha, iniciou-se no ano lectivo 2008/09 e desde então professores e alunos têm mantido uma estreita relação com os recursos tecnológicos existentes na escola no desenrolar das atividades letivas.

Ao falarmos das TIC em contexto escolar é imprescindível o papel que a aprendizagem e as novas tecnologias desempenham na sociedade actual. Assim, hoje em dia, conceitos como aprendizagem, informação e conhecimento tornam-se indispensáveis numa escola que tem um papel decisivo na formação dos alunos.

O parque informático escolar é constituído por 14 computadores, um videoprojector móvel, 1 máquina fotográfica digital e 3 impressoras.

O Plano T.I.C. do ano letivo 2011-12 tem como objecto principal
promover os seguintes objectivos gerais:

• Apoiar a Comunidade Educativa para uma eficaz utilização dos recursos tecnológicos disponíveis;
  • Promover a utilização de espaços de partilha e de edição de documentos online necessários à organização curricular;
  • Promover a utilização de Software Livre.

Clique para visualizar o Plano T.I.C.

Projetos TIC

Projetos T.I.C.

• PensaRápido

O PensaRápido consiste num ambiente gráfico onde os alunos do 3º e 4º ano de escolaridade das diferentes escolas podem interagir (trabalho cooperativo em rede) e podem responder a questões relacionadas com os conteúdos que estão a ser leccionados na componente lectiva (curricular).

Este projeto tem como objetivos:
- Criar condições para o desenvolvimento de um espaço interdisciplinar;

- Fomentar o trabalho em rede e dinamizar relações de convívio, camaradagem e respeito mútuo;

- Permitir aos alunos acessos a recursos informáticos;

- Promover a interacção das escolas com o meio e o mundo;

- Motivar os alunos através do uso das novas tecnologias contribuindo para a promoção do sucesso escolar;

- Incentivar nos alunos o gosto pelo estudo, promovendo aprendizagens activas, interessantes e promissoras;

- Criar condições de acessibilidade cultural e tecnológica;

- Desenvolver um espaço virtual de cariz lúdico - didáctico;

- Utilizar de forma adequada a Língua Portuguesa em diferentes situações de comunicação.

• Seguranet

A Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP (UMIC), a Direção Geral da Educação/ Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (DGE/ERTE), a Fu
ndação para a Computação Cientifica Nacional (FCCN) e a Microsoft Portugal submeteram no Âmbito do programa Europeu Safer Internet Plus, uma candidatura para promoção e consciencialização pública da utilização segura da Internet.

Esta candidatura tem como objetivo promover uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet, quer pelas crianças e jovens, quer pelas famílias, trabalhadores e cidadãos no geral.

Clique para visitar o site da Seguranet

• Aprender com o cinema

O projeto "Aprender com o cinema" tem por base a projeção de diversos filmes durante o ano letivo, que foram selecionados segundo dois critérios: o conteúdo temático a ser desenvolvido na sala de aula e a idade do aluno.

Para cada um dos filmes a projetar, foi elaborado um guia didático que poderá ser utilizado pelos professores para desenvolver um trabalho transdisciplinar que tem como ponto de partida a sétima arte, neste caso filmes do circuito comercial. Desta forma, o professor terá disponível diversas atividades que podem ser desenvolvidas em diversos momentos.

Antes da projeção, é essencial proporcionar ao aluno elementos chave que o ajudarão a compreender melhor o que vai ver, sem desvendar muito o desenrolar da história. Neste caso, atividades de investigação sobre os aspetos mais relevantes da película, como por exemplo, a análise da ficha técnica.

Finalmente, através das atividades posteriores ao visionamento, pretende-se que em contexto de sala de aula, seja explorado o nível de compreensão do filme, a análise dos personagens, bem como desenvolvidas atividades relacionadas com as diferentes áreas do currículo.

Clique para visitar o site do Educamedia

• Pré-ROM

O enfoque do projeto está na construção de produtos multimédia interativos, enquadrados nas áreas de
conteúdos da educação pré-escolar.

- Elaborar recursos educativos orientados para a educação pré-escolar;

- Desenvolver recursos educativos, em formato digital, que sirvam de suporte ao processo de ensino e aprendizagem e investigação, assente numa estratégia de inovação e qualidade de difusão do conhecimento;

- Apoiar educadores de infância, aquando abordagens curriculares sobre determinados conteúdos programáticos;

- Promover o acesso de recursos de informação de carater educativo a educadores de infância, pais e encarregados de educação;

- Proporcionar a utilização de uma ferramenta de consulta, de exploração, com uma vertente lúdica;

- Difundir recursos educativos multimédia para a educação pré-escolar.

EB1/PE Seara Velha