Estudo do Meio

 

Jogo da reciclagem

 

Realizado pela National Geographic, este jogo possibilita aos alunos separarem o lixo doméstico pelos respetivos recipientes de acordo com a sua natureza (orgânico, recicláveis ou não recicláveis). As instruções estão em inglês, pelo que é necessária uma breve explicação pelo professor ou por um familiar.

 

 

Jogo sobre os distritos de Portugal

 

Sítio Web contendo jogos relacionados com temáticas distintas como os rios, as serras, os cabos, as cidades de Portugal, entre outras. Poderás ainda descobrir aspetos interessantes acerca das mais variadas regiões do nosso planeta.

 

Português

 

 Reconhecimento auditivo

Nesta atividade desenvolvem-se competências fonológicas - é pedido aos alunos que, a partir de uma sequência de palavras lidas, registem a ordem pela qual as ouvem.

 

 

Palavras com sa, se, si, so, su, ca, co e cu 

Recurso disponível no site «Eu sei» do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação de Santarém. São apresentados vários exercícios relacionados com  a divisão silábica de palavras.

 

              

 

Sopa de Letras

Neste jogo, elaborado pelo Centro de Competência da CERCIFAF (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Fafe), os alunos deverão descobrir nomes de animais.

 

 

Aprender a brincar 

Dividido em três níveis de dificuldade, é possível trabalhar sobre a língua portuguesa em mais de uma dezena de jogos lexicais (palavras escondidas, profissões, caça ao intruso, associações, entre outros.).

 

Provérbios 

Preenchendo os espaços em branco encontrarás vários provérbios portugueses.

 

Reconstruir e sequenciar

São apresentados vários exercícios de compreensão oral a partir de textos de reconhecidos escritores portugueses.

 

 

Livros Digitais

Integrado nas ações do Plano Nacional de Leitura, a Biblioteca de Livros Digitais é um espaço dinamizador de iniciativas relacionadas com a leitura e a escrita, que se assume como um agregado de livros digitais de autores consagrados e aprovados pelo Plano Nacional de Leitura e, em simultâneo, como um repositório de trabalhos realizados por pessoas interessadas em criar outros textos motivados pelos livros disponibilizados.

 

Sítio Web onde se podem encontrar diferentes histórias, acerca de todas as temáticas, apresentando a caraterística de ser narrado e de diariamente ter uma história nova. O utilizador pode optar por ver a história do dia ou então procurar uma história por tema de interesse.

 

Nesta página poderás ler e ouvir encantadoras fábulas bem como variados contos tradicionais. São ainda disponibilizados aos seus utilizadores alguns passatempos. 

 

Disponibilizado online pelo Instituto Camões, este interessante jogo destina-se essencialmente a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Escolhe o nível de dificuldade e tenta responder acertadamente às questões apresentadas.

 

Contos de Hans Christian Andresen. Jogos e atividades educativas de exploração dos contos.

 

Fábulas de Esopo, Fedro e La Fontaine para ler e ouvir. Jogos e atividades de exploração dos textos para o Jardim de Infância e 1º  Ciclo do Ensino Básico.

 

Neste sítio web encontras informações acerca das várias coleções  de livros das autoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães. A destacar Uma Aventura, a coleção infanto-juvenil, iniciada em 1982, que segue as diversas aventuras de cinco jovens - as gémeas Teresa e Luísa, Pedro, Chico e João. O cão das gémeas (Caracol) e o de João (Faial) também participam nas mesmas.

Multi Disciplinares

 

 Jogos educativos para crianças a partir dos 5 anos, contemplando diversas áreas como  Meio Ambiente, Matemática, Geografia, Inglês, História, entre outras.

 

 

Sítio Web direcionado para a Educação Pré-Escolar, onde podemos encontrar histórias, poemas, lengalengas, fábulas, canções e até hiperligações para outros sítios Web de interesse.

 

Sítio Web português, narrado e de fácil acesso para as crianças inscritas na Educação Pré-Escolar, pois não precisam de saber ler para conseguirem realizar as distintas atividades. Aqui podemos encontrar variadas propostas de trabalho a serem concretizadas tanto no Pré-Escolar como no 1º Ciclo, desde conhecer caraterísticas de alguns animais, canções, jogos didáticos …

  

Sítio Web onde é possível encontrar várias atividades dirigidas à Educação Pré-Escolar que privilegiam o desenvolvimento do sentido estético, a expressão oral e escrita, entre outros.

 

Este sítio Web narrado promove a realização de atividades  relacionadas com a Educação Pré-Escolar e  o 1º Ciclo, contemplando áreas de conteúdo das Orientações Curriculares, numa vertente lúdica e inovadora.

 

Neste sítio Web são exploradas várias vertentes ao nível da segurança – segurança na internet, prevenção rodoviária, entre outras.

 

Sítio Web holandês com diversos  jogos, desenhos para colorir e outras interessantes atividades.

 

Este sítio Web oferece a todos aqueles que o visitam informações e variadas atividades.

 

Sala de Estudo Virtual ZONIX direcionada para os alunos inscritos no 1º Ciclo do Ensino Básico.

 

Viagem ao Mundo da Arte e dos Artistas – Aqui encontras informação sobre alguns artistas nacionais e estrangeiros das mais variadas áreas artísticas e bonitas imagens de algumas das suas obras.

 

 

  Sítio Web totalmente gratuito para crianças. Contém puzzles e milhares de desenhos para colorir sobre animais, filmes de desenhos animados, épocas festivas, contos infantis …..

 

Sítio Web destinado aos discentes inscritos quer no Pré-Escolar quer no 1º Ciclo do Ensino Básico.

 

Matemática

 

Combinatória

Este recurso foi elaborado pelo NCTM (National Council of Teachers of Mathematics). Os alunos são convidados a calcularem o número de combinações possíveis para vestir um boneco. As instruções estão em Inglês, pelo que é necessária uma breve explicação pelo professor ou por um familiar.

 

Que horas são? 

Recurso elaborado pelo Centro de Competência da CERCIFAF. Nesta atividade, os alunos identificam, registam as horas e os minutos num relógio analógico.

 

Construção de um triângulo numérico

Nesta proposta de trabalho, elaborada pela Universidade de Cambridge, Reino Unido, é pedido aos alunos que construam um triângulo numérico. As instruções estão em inglês, pelo que é necessária uma breve explicação pelo professor ou por um familiar.

 

Reta numérica

Elaborado pela Universidade de Cambridge, Reino Unido, este jogo promove o desenvolvimento das capacidades de posicionamento e representação dos números numa reta numérica, bem como das capacidades de cálculo (adição e subtração). As instruções estão em inglês, pelo que é necessária uma breve explicação pelo professor ou por um familiar.

 

 

Poliminós

Nesta atividade, os alunos têm de compor um quadrado a partir de formas geométricas geradas pela associação de peças de um poliminó. 

 

Todas as encomendas estão atrasadas e o chefe Agostino precisa de contratar um ajudante para entregar as pizzas, ainda hoje! Terás de conhecer bem as fracções para ajudares o nosso amigo.

(jogo educativo sobre frações)

 

 

 

 

 Assinala o produto correto.  Boa sorte!!!!!

 

Contador de visitas          |           Acessos ao Site  Free counter and web stats     |          Livro de Visitas                 |        Online Utilizadores

© 2024 EB1 / PE Tanque - Monte