História

Vargem
Sítio pertencente à freguesia do Estreito de Câmara de Lobos.
De acordo com testamento efectuado pelo Coronel de Melicias do Regimento da Madeira, João Gualberto Pinto, aos 11 dias de Junho de 1827 e registado no livro de notas 122 folhas 78vº do tabelião Januário Francisco Costa este sítio surge com a denominação de Várgea. Com efeito, pelo conteúdo do testamento não restam dúvidas de que a primitiva denominação do sítio a que corresponde à Vargem foi o de Várzea o que significa planície cultivada, denominação que posteriormente terá então evoluído naturalmente para Vargem.
Neste sítio existem duas capelas: a capela das Almas e a capela de Nossa Senhora da Encarnação.

Rua António Prócoro de Macedo Júnior
A rua António Prócoro Macedo Júnior situa-se na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, constituindo um dos três troços em que se encontra toponimicamente dividida a estrada do Covão e Panasqueira, estrada esta que faz a ligação do centro da freguesia de Câmara de Lobos, ao centro da freguesia do Estreito, passando pelo Covão e Panasqueira. Estende-se a rua António Prócoro de Macedo Júnior entre o sítio do Covão e Panasqueira, no limite entre as freguesias de Câmara de Lobos e do Estreito, e a ponte do Gato, continuando-se através da sua extremidade Leste com a rua padre Manuel Juvenal Pita Ferreira e, na sua extremidade Oeste, com a rua João Augusto de Ornelas.

A rua António Prócoro de Macedo Júnior é um três dos segmentos em que toponimicamente se encontra dividida a estrada que se estende entre a freguesia de Câmara de Lobos e do Estreito de Câmara de Lobos, no seu trajecto pelo Covão . As obras de construção desta estrada, na extensão hoje correspondente ao conjunto das ruas António Prócoro de Macedo Júnior e João Augusto de Ornelas, iniciaram-se em 1972 e foram oficialmente inauguradas a 11 de Dezembro de 1985.

As referências mais importantes
Este arruamento, que se estende entre o Covão e Panasqueira e a ponte do Gato e que passou a ostentar o nome de António Prócoro de Macedo Júnior, por deliberação camarária de 18 de Maio de 1995, possui uma extensão de quase 3 mil metros e nele se concentra um significativo número de oficinas e stands de venda do ramo automóvel.
Para além desta sua importância comercial e industrial, haverá a destacar a existência, nesta rua, ou nas suas imediações, da igreja paroquial de Nossa Senhora da Encarnação, da escola primária da Vargem, da capela das Almas e ainda de uma antiga pedreira de cantaria que durante muitos anos existiu numa das margens do caminho velho do Covão, a escassas dezenas de metros da transição entre as ruas António Prócoro de Macedo e padre Manuel Juvenal Pita Ferreira.

A igreja de N. S. da Encarnação
A igreja de Nossa Senhora da Encarnação situa-se no lugar do Pico, no sítio da Vargem, freguesia do Estreito de Câmara de Lobos e o seu projecto terá sido elaborado pelo Eng. Fernando Pereira Ribeiro.
O lançamento da 1ª pedra teve lugar a 4 de Setembro de 1966 e a bênção da igreja a 27 de Agosto de 1967.

Escola Primária da Vargem
Com uma área de 2.445 m2 e dotada de seis salas, com capacidade para 240 alunos e ainda com um polidesportivo, a escola primária da Vargem foi inaugurada a 14 de Novembro de 1982 pelo presidente do Governo Regional, num dia em que teriam também lugar outras inaugurações, nomeadamente da escola primária da Igreja, da ampliação do mercado e da biblioteca, todas na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos.
Desde o ano lectivo de 1992/93, passou esta escola a ficar também dotada de ensino pré-primário.

A capela das Almas
Pese o facto de se situar a algumas dezenas de metros da rua António Prócoro de Macedo Júnior, não podemos deixar de fazer uma breve referência à capela das Almas, cuja propriedade terá sido transferida, em 1999, desde os descendentes do seu fundador, para a paróquia de Nossa Senhora da Encarnação.
Foi esta capela mandada construir pelo Alferes Pascoal Pestana Ennes, na sua propriedade, ao sítio da Vargem, tendo a sua bênção lugar em data anterior e próxima a 22 de Junho de 1767, altura em que, já tendo sido benzida pelo reverendo vigário da freguesia foi, pelo Prelado Diocesano, concedido licença para nela poder ser celebrada missa.

António Prócoro de Macedo Júnior
António Prócoro de Macedo Júnior, era natural da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, onde nasceu no dia 10 de Março de 1910, tendo falecido no Funchal, a 29 de Março de 1986. Era filho de António Prócoro de Macedo, natural do Estreito de Câmara de Lobos e de Elvira Fulgêncio Baptista Macedo.
Casou em Novembro de 1943, na igreja do Estreito de Câmara de Lobos, com Maria Celeste Figueira de Jesus Macedo, filha de Manuel Faustino de Jesus e de Filomena Elisa Figueira Pereira de quem houve: Dr. António Faustino Prócoro de Macedo, a Dra. Teresa Maria Pereira de Macedo, o Dr. José Luís Pereira de Macedo e Jorge Manuel Pereira de Macedo.
Depois de ter feito a instrução primária, começou a ajudar seu pai nas suas actividades comerciais. Alguns anos depois, viria a retomar os estudos, tendo concluído, em três anos, o curso dos liceus. Preparando-se para ingressar na faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, acabaria por desistir dessa sua pretensão, por imposição familiar, que na altura privilegiou a actividade comercial, em detrimento da sua formação académica.
Ainda que ao longo da sua vida a sua principal actividade fosse a comercial, haverá a referir uma sua passagem pela secretaria da Câmara Municipal, onde anos mais tarde haveria de regressar como presidente. Com efeito, no dia 11 de Junho de 1937, aos 27 anos de idade, entrou para os quadros da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, como amanuense, onde se manteve até 31 de Dezembro de 1945, altura em que ocupava a categoria de escriturário de 3ª classe e viu aceite o pedido de licença ilimitada das funções que vinha exercendo, para melhor se dedicar ao comércio .
A 18 de Abril de 1959, é empossado no cargo de presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, substituindo nessas funções o Dr. Vasco dos Reis Gonçalves, cargo para que haveria de ser reconduzido por mais dois mandatos e cujas tomadas de posse tiveram lugar, no dia 10 de Dezembro de 1963, para o quadriénio de 1964 a 1967 e, no dia 10 de Dezembro de 1967, para o quadriénio de 1968 a 1971.
A 14 de Abril de 1971 preside à sua ultima sessão camarária como presidente, sendo substituído por João Mimoso de Aragão Figueira de Freitas.
Sendo, na altura, o exercício das actividades autárquicas não remunerado, foi com prejuízo da sua vida pessoal e familiar que conseguiu levar a cabo, com reconhecido mérito, as responsabilidades de presidente da Câmara, sacrificando muitos domingos e feriados em visitas a obras em curso ou a programar. Apesar de, na altura, a escolha e nomeação dos membros da Comissão Administrativa da Câmara ser feita pelo Governador Civil, não era seu hábito abdicar das suas convicções, nem ceder em assuntos que julgava de interesse da população, o que lhe criou alguns problemas. Com efeito, em determinado momento, o governador Braancamp Sobral terá pretendido exonerá-lo, o que só não aconteceu porque terá sido confrontado com um relatório sobre a importância do seu trabalho realizado em prol do concelho de Câmara de Lobos.
Para além da sua actividade comercial, António Prócoro de Macedo Júnior, tinha como hobbies preferidos a leitura e a apicultura, cultivando ainda a arte musical, gosto talvez nascido ou cimentado quando fez parte do Grupo Familiar Estreitense, um grupo de bandolins, chefiado por João Albino de Barros, que nos anos 30 e 40 existiu na freguesia do Estreito.

  

Localização

A Nossa Escola localiza-se:
 
No Oceano Atlantico
 
Na Ilha da Madeira
 
 
No Concelho de Câmara de Lobos
 
 
 
Na Rua António Prócoro Macedo Júnior