Erasmus Innovative Schools

Erasmus Innovative Schools - 25 de outubro de 2021

A Escola Visconde Cacongo e o Projeto Erasmus+

Visconde Cacongo aposta na dimensão europeia

A EB1/PE Visconde Cacongo tem vindo a apostar numa dimensão europeia desde 2008 através do anterior Programa Comenius e atualmente com o Programa Erasmus+. Os projetos desenvolvidos até à data, e outros que se iniciarão, tornam a escola mais recetiva a novas experiências; à aquisição de saberes e competências; à partilha do conhecimento; à inovação e à criatividade; às novas tecnologias; à história e às tradições bem como à diversidade cultural e linguística dos países envolvidos.

A escola tem a decorrer dois projetos Erasmus+, iniciados no ano letivo 2018/19 no âmbito da Ação Chave 2 – projetos de parceria para o intercâmbio de boas práticas, com a duração de dois anos. Os mesmos intitulam-se ‘Innovative schools together’ coordenado por Chipre e com a parceria de escolas da Alemanha, Itália (Sicília), Croácia e Portugal (Madeira) e ‘United Colours of Europe’ coordenado por França (La Reunion) tendo como países parceiros a Suécia, a Alemanha e Portugal (Madeira). Este projeto resultou de uma Atividade Transnacional de Cooperação (TCA) que teve lugar em Varsóvia – na Polónia, em dezembro de 2017.

Estes projetos irão promover a diversidade europeia, a igualdade de oportunidades, a tolerância, o espírito crítico, a aceitação e o apreço mútuo entre outros valores subjacentes ao trabalho colaborativo e que contribuem para as competências do século XXI.

EB1/PE Visconde Cacongo com novo projeto Erasmus+

A EB1/PE Visconde Cacongo iniciou este ano letivo um novo projeto Erasmus+. Intitulado ‘A school...in Europe’, no âmbito da Ação Chave 1. Este projeto prevê a realização de três cursos estruturados de formação para os professores da escola.

Trata-se de “uma nova aposta na formação e internacionalização do currículo, sendo o primeiro projeto no âmbito da Ação Chave 1 na EB1/PE Visconde Cacongo”.

Os objetivos deste projeto centram-se em: “melhorar as competências de gestão e de pessoal na aprendizagem inclusiva; introduzir métodos e instrumentos inovadores de ensino que reforcem a cidadania comum; integrar a dimensão europeia no currículo para promover valores sociais; melhorar as competências linguísticas; modernizar o currículo; reforçar a cooperação com parceiros de outros países e aumentar a qualidade de projetos internacionais”.

Os cursos previstos, ministrados pela instituição ONG Bienal Kaunas, serão os seguintes:

- ‘Hidden in Open Space’: curso centrado na compreensão do património cultural imaterial, a decorrer na Islândia;

- ‘Classroom to the world’: curso que visa o re-design de um currículo escolar que maximize a inclusão social, a decorrer na ilha de Guadalupe-França;

- Mosaic of Communication: curso que destaca a importância de uma comunicação eficaz, a decorrer na Lituânia.

Paralelamente a escola continua a desenvolver projetos Erasmus+, no âmbito da Ação Chave 2.

'Erasmusday'

Decorreu no dia 12 de outubro de 2019 a iniciativa 'Erasmusday', na Direção Regional de Juventude.  O evento foi organizado por Rubina Silva, coordenadora Erasmus + na EB1/PE Visconde Cacongo e EB1/PE Ribeiro Domingos Dias. O objetivo partilha foi essencialmente divulgar e disseminar os Projetos Erasmus+, desenvolvidos em ambas as escolas e assim incentivar outras escolas a participar no programa Erasmus+.

EB1/PE Visconde Cacongo