Estudo do Meio - 4º Ano

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O Estudo do Meio é uma área fascinante do programa do 1º Ciclo do Ensino Básico, pois, permite descobrir e aprofundar alguns temas sobre os quais tens algum conhecimento e desejas saber mais. Vais estudar temas relacionados com o teu corpo, com a família, tradições, com o passado do meio local e alguns aspectos da história. Outros temas importantes são: os seres vivos, as rochas e os astros..., enfim o Estudo do Meio é mesmo a área da descoberta!

1. O Seu Corpo


• Os ossos:
• — reconhecer a existência dos ossos;
• — reconhecer a sua função (suporte e protecção);
• — observar em representações do corpo humano.

Texto    aula    vídeo 1     vídeo 2    Vídeo 3     legendar imagem   


• Os músculos:
• — reconhecer a existência dos músculos;
• — reconhecer a sua função (movimentos, suporte…);
• — observar em representações dos músculos humanos.

Texto    Vídeo    Vídeo 2    Vídeo 3  Video 4 


• A pele:

• — identificar a função de protecção da pele.  Vídeo "A Pele"      A pele (1)


2. A Segurança do Seu Corpo

• Identificar alguns cuidados a ter com a exposição ao sol.    Cuidados com o sol
• Conhecer algumas regras de primeiros socorros:
• — conhecer algumas medidas elementares a ter em conta em casos de queimaduras solares, fracturas e distensões.    Fracturas e mais
• Conhecer e aplicar regras de prevenção de incêndios (nas habitações, locais públicos, florestas…).      Propagação do fogo numa habitação     Fogo numa panela
• Conhecer regras de segurança anti-sísmicas (prevenção e comportamentos a ter durante e depois de um sismo).    Tectónica de placas e vulcanismo     vídeo 1  vídeo 2 

 

 

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1. O Passado do Meio Local

• Pesquisar sobre o passado de uma instituição local (escola, autarquia, instituições religiosas, associações…):
• — recorrer a fontes orais e documentais para a reconstituição do passado da instituição.

2. O Passado Nacional

• Conhecer personagens e factos da história nacional com relevância para o meio local (batalha ocorrida em local próximo, reis que concederam forais a localidades da região…).   12 histórias de reis de Portugal   D. Afonso Henriques


• Conhecer os factos históricos que se relacionam com os feriados nacionais e seu significado.    5 de Outubro de 1910   A Revolução de 1640


• Recolher dados sobre aspectos da vida quotidiana de tempo em que ocorreram esses factos.   República das crianças

Localizar os factos e as datas estudados no friso cronológico da História de Portugal.

1ª Dinastia, clique aqui.

• Conhecer unidades de tempo: o século.

3. Reconhecer Símbolos Nacionais


• Bandeira nacional.       

• Hino nacional.    

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1. Aspectos Físicos do Meio

• Reconhecer e observar fenómenos:   O ciclo da água1   Ciclo da água2 
 Ciclo da água3  Ciclo da água4  Ciclo da água5

• — de condensação (nuvens, nevoeiro, orvalho);
• — de solidificação (neve, granizo, geada);
• — de precipitação (chuva, neve, granizo).
• Realizar experiências que representem fenómenos de:
• — evaporação;
• — condensação;
• — solidificação;
• — precipitação.
• Compreender que a água das chuvas se infiltra no solo dando origem a lençóis de água.
• Reconhecer nascentes e cursos de água.

2. Os Astros

• Constatar a forma da Terra através de fotografias, ilustrações… 

• Observar e representar os aspectos da Lua nas diversas fases.
• Observar num modelo o sistema solar.
 

 

3. Aspectos Físicos de Portugal

• Identificar os maiores rios (Tejo, Douro, Guadiana, Mondego, Sado):
• — localizar no mapa de Portugal;
• — observar directa ou indirectamente (fotografias, ilustrações…).
• Identificar as maiores elevações (Pico, Serra da Estrela, Pico do Areeiro):
• — localizar no mapa de Portugal;
• — observar directa ou indirectamente (fotografias, ilustrações…).

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1. O Contacto Entre a Terra e o Mar

• Observar directa ou indirectamente:     O contacto entre a Terra e o Mar
• — alguns aspectos da costa (praias, arribas, dunas, cabos…);
• — alguns aspectos da costa portuguesa («Ria» de Aveiro, Cabo Carvoeiro, Cabo da Roca, Estuário do Tejo e do Sado, Ponta de Sagres).
• Localizar no mapa de Portugal.
• Localizar em mapas ilhas e arquipélagos (Açores e Madeira).
*• Localizar no planisfério e no globo os continentes e os oceanos.
*• Reconhecer o Oceano Atlântico como fronteira marítima de Portugal.
*• Observar a acção do mar sobre a costa.
*• Observar as marés.
*• Observar e recolher seres vivos e materiais encontrados na praia.
*• Identificar a sinalização das costas (faróis, sinais sonoros, bóias de sinalização…).

2. Os Aglomerados Populacionais

∗• Reconhecer aglomerados populacionais (aldeias, vilas e cidades).  
∗• Identificar as cidades do seu distrito:
∗• — localizar no mapa.
∗• Localizar no mapa a capital do País.
∗• Localizar as capitais de distrito.

3. Portugal na Europa e no Mundo

∗• Localizar Portugal no mapa da Europa, no planisfério e no globo.
∗• Reconhecer a fronteira terrestre com a Espanha.
∗• Localizar no planisfério e no globo os países lusófonos.
∗• Fazer o levantamento de países onde os alunos tenham familiares emigrados.

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 1. Realizar Experiências com Alguns Materiais e Objectos de Uso Corrente

(sal, açúcar, leite, madeira, barro, rochas, cortiça, areia, papel, cera, objectos variados…)
• Classificar os materiais em sólidos, líquidos e gasosos segundo as suas propriedades.
• Observar o comportamento dos materiais face à variação da temperatura (fusão, solidificação, dilatação…).
• Realizar experiências que envolvam mudanças de estado.

2. Realizar Experiências com a Água

• Realizar experiências que permitam constatar o princípio dos vasos comunicantes (construir um repuxo).
• Observar os efeitos da temperatura sobre a água (ebulição, evaporação, solidificação, fusão e condensação).

3. Realizar Experiências com a Electricidade

• Produzir electricidade por fricção entre objectos.
• Realizar experiências simples com pilhas, lâmpadas, fios e outros materiais condutores e não condutores.
• Construir circuitos eléctricos simples (alimentados por pilhas).

4. Realizar Experiências com o Ar

• Reconhecer, através de experiências, a existência do oxigénio no ar (combustões).
• Reconhecer, através de experiências, a pressão atmosférica (pipetas, conta-gotas, palhinhas de refresco…).

5. Realizar Experiências Com o Som

• Realizar experiências, de transmissão do som através dos sólidos, líquidos e gases (construir um telefone de cordel, campainha dentro de
um recipiente com água…).

6. Manusear Objectos em Situações Concretas

(tesoura, martelo, sacho, serrote, máquina fotográfica e de escrever, gravador, retroprojector, projector de diapositivos, lupa, bússola, microscópio…)
• Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilização e conservação.
• Reconhecer a importância da leitura das instruções e/ou normas de utilização.

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1. Principais Actividades Produtivas Nacionais

• Reconhecer a agricultura, pecuária, silvicultura, pesca, indústria, comércio e serviços como actividades económicas importantes em Portugal.
• Identificar os principais produtos agrícolas portugueses (vinho, azeite, frutos, cereais, cortiça…).
• Identificar os principais produtos da floresta portuguesa (madeira, resina…).
• Identificar os principais produtos ligados à pecuária (produção de carne, ovos, leite…).
• Identificar os principais produtos da indústria portuguesa (têxteis, calçado, pasta de papel, conservas, derivados de cortiça…).

2. A Qualidade do Ambiente

• A qualidade do ambiente próximo:
• — identificar e observar alguns factores que contribuem para a degradação do meio próximo (lixeiras, indústrias poluentes, destruição do
património histórico…);
• — enumerar possíveis soluções;  

• — identificar e participar em formas de promoção do ambiente.  Separar e reciclar (vídeo)    Jogo da separação    Jogo das perguntas   Valorização orgânica (vídeo)    Valorização energética (vídeo) 

• A qualidade do ar:
• — reconhecer os efeitos da poluição atmosférica (efeito de estufa, a rarefacção do ozono, chuvas ácidas…);
• — reconhecer a importância das florestas para a qualidade do ar.
• A qualidade da água:
• — reconhecer algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, fluentes industriais, marés negras…).
• Reconhecer algumas formas de poluição sonora (fábricas, automóveis, motos…):
• — identificar alguns efeitos prejudiciais do ruído.
• Identificar alguns desequilíbrios ambientais provocados pela actividade humana:
• — extinção de recursos;


• — extinção de espécies animais e vegetais; Preservar os animais selvagens (texto de apoio)
• — reconhecer a importância das reservas e parques naturais para a preservação do equilíbrio entre a Natureza e a Sociedade.

 

 

 

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EB1/PE Visconde Cacongo