Canal de Denúncias
Minimizar

canal denuncias

 Revista Bartolomeu
Minimizar
Edição N.º 31 Fevereiro 2024
 Novo Site da Escola
Minimizar

Informamos que já se encontra disponível o novo site da escola. 

Disponibilizamos abaixo o link para o site:

https://ebbp.pt/

 

 Programa XV Semana da Saúde
Minimizar

 

 Orçamento Participativo da CMF
Minimizar
"A escola Bartolomeu Perestrelo recebeu, hoje, 19 de janeiro, o 2ºlugar na categoria Educação,   no Orçamento Participativo da CMF.
 O Projeto Passos para a Igualdade, consiste na instalação de pisos tácteis para melhorar a acessibilidade dos alunos cegos e de baixa visão que frequentam este estabelecimento de ensino. A escola agradece a todos aqueles que contribuíram com o seu voto para esta causa."
 
 
 Nota de Falecimento
Minimizar
Nota de falecimento

É com profundo pesar que informamos o falecimento, durante a madrugada de ontem, da professora deste estabelecimento de ensino, Teresa Catarina Jesus Cassiano.
A Escola Bartolomeu Perestrelo congratula-se por ter sempre podido contar, durante longo tempo, com o seu empenho e dedicação profissional, junto dos seus alunos e colegas. 
Aos seus familiares e amigos apresentamos as nossas sentidas condolências.

O funeral será realizado amanhã, dia 23 de dezembro,  pelas 10 horas, no cemitério de São Martinho, com missa de "corpo presente", seguido de cremação. 

Descanse em Paz, Teresa!
 Trabalhos efetuados nas aulas de matemática
Minimizar

Trabalhos efetuados nas aulas de matemática com as turmas 1, 2 e 5 do 6.º ano, utilizando o scratch:

 

 Ação de Sensibilização sobre o Autismo
Minimizar

Estimada Comunidade Escolar

O grupo da Educação Especial da EB/PE Bartolomeu Perestrelo, ao longo mês de dezembro, irá promover um conjunto de ações de sensibilização sobre a deficiência.  

Gostaríamos de convidá-lo(a) para participar como público especial nesta importante ação de sensibilização sobre o Autismo, que será realizada no dia 5 de dezembro, às 18h30, no auditório da Escola. 

Esta iniciativa visa promover a compreensão e aceitação do Autismo, fornecendo informações valiosas sobre este espectro. 

Agradecemos a presença, 

Saudações 

 Ucrânia com amor
Minimizar

 Dia Mundial da Alimentação
Minimizar

 

 Informações - Início do Ano Letivo 2023/24
Minimizar

 ABERTURA DO ANO LETIVO 2023/2024_CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Minimizar

 

 Turmas do 2.° ciclo terão aulas no turno da manhã
Minimizar

Informamos a Comunidade Escolar que, no próximo ano letivo, todas as turmas do 2.° ciclo terão aulas no turno da manhã, havendo um dia em turno contrário para complemento das atividades letivas. 

As atividades extra-curriculares serão também em turno contrário, no sentido de os alunos se poderem inscrever na atividade pretendida.

O 3.° ciclo funcionará como funcionou durante este ano letivo:  com dois turnos.

 

Aproveitamos para desejar a todos umas excelentes férias!

 

 Horário dos apoios para 2ªfase das provas finais
Minimizar

 

 Manuais Escolares - 1.º, 2.º e 3.º Ciclos - 2023-2024
Minimizar
A Escola continuará a integrar o projeto dos Manuais Digitais da RAM para todas as turmas do 5.º ao 9.º Ano (todos os manuais serão facultados gratuitamente em formato digital, num tablet, no início do ano letivo).
 
 
 
 Matrículas dos alunos do 1.º e do 5.º ano - 2023/2024
Minimizar

 

 Matrículas 1º Ano - 2023/2024
Minimizar

 

 Matrículas 5º Ano - 2023/2024
Minimizar

 

 Festa de encerramento ano letivo 2022/23
Minimizar

 

 Cartaz da Festa de Final de Ano Letivo
Minimizar

 Festa do Desporto Escolar 2022/23
Minimizar

 

 II Encontro de Escolas Arthemis+ Madeira
Minimizar
"No dia 2 de junho, a turma do 7.º 8 participou no II Encontro de Escolas Arthemis+ Madeira, realizado na Escola Horácio Bento de Gouveia. Apresentaram os trabalhos sobre Violência no Namoro e Racismo e Xenofobia, elaborados nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento.
Agradecimento à técnica da UMAR, Carina Jasmins pelo trabalho realizado com a turma e ao professor Sérgio Amaral que a acompanhou."
 
 
 Comunicado - Condições Climatéricas
Minimizar

As escolas da ilha da Madeira vão estar encerradas no dia de amanhã (06/06/2023), acabou de anunciar Jorge Carvalho.

O secretário regional de Educação justificou a decisão com o facto de estar previso um "período crítico" entre as 6 e as 9 horas da manhã, período em que muitos encarregados de educação estão a caminho das escolas para deixar os seus filhos.

O encerramento aplica-se a todas as escolas da ilha da Madeira e a todos os níveis de ensino. A tutela não se responsabiliza por justificações para os pais que não tenham com quem deixar as crianças, apontando que "todos nós temos situações imponderáveis" que impedem qualquer pessoa de se apresentar no trabalho.

Em causa estão cerca de 40 mil alunos que vão ficar em casa no dia de amanhã, voltando tudo à normalidade na próxima quarta-feira. "A segurança desta massa humana", que inclui também 6 mil professores e outros 4 mil funcionários foi o que mais pesou na decisão de encerramento, apontou Jorge Carvalho.

Para amanhã estava marcada a prova de aferição de História e Geografia, para os alunos do 5º ano, que não será realizada.

 

 Condições Climatéricas
Minimizar

Boa noite,

Amanhã as escolas abrem e funcionarão normalmente (as medidas que se justificarem serão adotadas ao longo do dia e face à avaliação da situação que forem feitas).

Apenas foram canceladas, as atividades de enriquecimento do currículo: (Escolartes, desporto escolar e afins).

 

 "Recital Festa da Poesia" - Clube da Poesia - Ler com Amor 23.05.2023
Minimizar

 

 Cerimónia de Entrega dos Prémios de Mérito 2021-22
Minimizar

Cerimónia de entrega de Prémios de Mérito

          A entrega dos prémios de mérito aos alunos que se destacaram no ano letivo transato, pela excelência do trabalho desenvolvido, decorreu no dia 17 de maio, na nossa escola. Estiveram presentes os encarregados de educação dos alunos homenageados, numa cerimónia que contou com a participação do Secretário Regional de Educação, Dr. Jorge Carvalho, do Diretor Regional de Educação, Dr. Marco Gomes e do Presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Dr. Pedro Araújo e dos elementos do orgão de gestão da nossa Escola.

Segundo a Presidente do Conselho Executivo, “este é o momento de reconhecer e homenagear o esforço e as conquistas destes estudantes que se destacaram no ano letivo 2021-22. O prémio de mérito escolar é uma oportunidade para valorizar a dedicação, o talento e o compromisso dos alunos quer no estudo, assim como no seu desenvolvimento pessoal. E é muito gratificante ver que este trabalho só faz sentido quando resulta de um esforço conjunto: alunos, professores e encarregados de Educação. Acreditamos que os alunos hoje premiados, representam um exemplo inspirador para todos os demais estudantes.”

Parabéns aos alunos e aos seus encarregados de educação pelo sucesso alcançado!

 

 Desporto Escolar - Econáutica
Minimizar

 

 Núcleo das Atividades Motoras Adaptadas da Escola Bartolomeu Perestrelo
Minimizar

O núcleo das Atividades Motoras Adaptadas da escola Bartolomeu Perestrelo, iniciou o primeiro dia de aulas do terceiro período, participando numa atividade de golfe, no turno da manhã, no Santo da Serra, dinamizada pela Direção de Serviços do Desporto Escolar. Participaram nesta atividade 5 alunos deste núcleo que se fizeram acompanhar pelos professores Cristina Pereira e Jorge Silva.

 

 PROVAS DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO 2022/23
Minimizar

 

 "Campanha Eu Sou"!
Minimizar

 "O grupo da Educação Especial, da Escola Básica com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo, lançou a Campanha Eu sou! Esta campanha tem como desiderato o combate contra a discriminação de pessoas com necessidades especiais. 

  Deu-se rosto a um conjunto de figuras públicas e menos públicas, que além das suas necessidades específicas, possuem um conjunto de qualidades que devem ser elevadas. 

  Esta campanha acrescenta mais um ponto final na discriminação e na estigmatização, das nossas crianças e alunos."

 

 XIV Semana da Saúde
Minimizar

 

 



 Torneio Basquetebol na Cidade
Minimizar

A Escola Básica com Pré Escolar Bartolomeu Perestrelo participou no Torneio Basquetebol na Cidade, nos dias 8 e 9 de março, que se realizou na Praça do Povo, Cais 8, Heliporto e Centro do Funchal.

A participação neste torneio começou na quarta-feira, com um grupo de 24 alunos da Pré, do 1.º e 2.º anos acompanhados pelo professor Francisco Figueiredo.

Já na quinta-feira participaram no Torneio Escolar 3x3, 54 alunos dos 2.º e 3.º ciclos, dos quais 17 alunos realizaram funções de arbitragem. Estes alunos foram acompanhados pelos professores Pedro Granja, Paula Fagundes, Sofia Ferreira e Francisco Luís.

Ao longo destes dias, os alunos  participaram em jogos de Basquetebol, na variante 3x3, em skills de Basquetebol, na magia do primeiro cesto, nos insufláveis e numa prova de Orientação pelas ruas da cidade do Funchal. 

Os nossos alunos vivenciaram grandes momentos lúdicos e de competição saudável, tendo conseguido em dois escalões chegar ao pódio. Duas equipas da nossa escola ficaram em segundo lugar, sendo uma a de Infantis femininos e outra a de Iniciados masculinos. Todos os nossos árbitros foram premiados com uma medalha, como forma de agradecimento e participação responsável, nesta atividade.

 

 

 

 

 

 

 Circuito Gímnico - Complexo Desportivo do Nacional
Minimizar

No passado dia 15 de fevereiro, um grupo de alunos das turmas de 4.º ano, da escola Bartolomeu Perestrelo participou no Circuito Gímnico, que decorreu no complexo desportivo do Nacional. Esta atividade foi dinamizada pela Direção de Serviços do Desporto Escolar e contou com a participação de 16 alunos que foram acompanhados pelo professor Francisco Figueiredo.

 Desporto Escolar - Núcleo das Atividades Motoras Adaptadas
Minimizar

No dia 8 de fevereiro, o Núcleo das Atividades Motoras Adaptadas da Escola Bartolomeu Perestrelo participou com um grupo de 10 alunos, dos vários ciclos de ensino, nas Multiatividades Desportivas, no Parque Desportivo de Água de Pena. Estas atividades foram promovidas pela Direção de Serviços do Desporto Escolar e os alunos foram acompanhados pelo professores Cristina Pereira e Jorge Silva.


 Desporto Escolar - 1º Ciclo
Minimizar

Um grupo de 15 alunos do 1º ciclo, da Escola Bartolomeu Perestrelo, acompanhados pelo professor Jorge Silva, participou no passado dia 7 de fevereiro, numa atividade organizada pela Direção de Serviços do Desporto Escolar. Esta atividade incluiu modalidades tais como o Futebol, Ténis e Xadrez e realizou-se no estádio de Câmara de Lobos.

 

 Carnaval Escola Bartolomeu
Minimizar

 Regional de Goallball Escolar
Minimizar

No passado dia 18 de janeiro, quarta-feira, realizou-se na escola Bartolomeu Perestrelo uma atividade para o apuramento Regional de Goallball Escolar, dinamizada pela Direção de Serviços do Desporto Escolar.

A nossa escola participou com uma equipa formada por 7 alunos da turma 7.º4 e os professores Cristina Pereira e Jorge Silva, do núcleo das Atividades Motoras Adaptadas, prestaram todo o apoio necessário. A nossa escola participou em quatro jogos e obteve quatro vitórias. Excelente prestação. 

 

 

 FELIZ NATAL!
Minimizar

 Corta-Mato Escolar 2022
Minimizar

Irá realizar-se amanhã, dia 15 de dezembro, entre as 8h30 e as 12h30, o Corta-Mato Escolar Bartolomeu Perestrelo.

 Festa de Natal - 2022
Minimizar

 Alunos da Escola Bartolomeu Perestrelo no Programa Erasmus + em Cagliari, Itália
Minimizar

Entre os dias 6 e 13 de novembro, duas professoras e cinco alunos da Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo, participaram na terceira mobilidade do projeto R.E.A.D.Y. (Read, Enjoy and Develop Yourself), que se realizou em Cagliari, capital da ilha de Sardenha (Itália).

O propósito desta mobilidade, que se realizou na escola anfitriã IPSS Sandro Pertini (Istituto Professionale per i Servizi Socio Sanitari “Sandro Pertini”, foi sobretudo debater o cyberbullying e explorar os seus efeitos no cérebro humano, procurando melhorar o comportamento.

No primeiro dia, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar as suas respetivas escolas e dar a conhecer os países donde eram provenientes, nomeadamente Turquia, Noruega, Letónia e Hungria. Os alunos italianos fizeram uma apresentação sobre a sua ilha e sobre a sua escola, facultando uma calorosa receção.

De seguida, todos os intervenientes no projeto tiveram a possibilidade de conhecer Il Castello, um dos quatro bairros históricos da cidade, localizado numa colina, a qual oferece uma vista magnífica ao longo do percurso entre muralhas.

No segundo dia, todos os alunos provenientes dos países parceiros rumaram a Su Nuraxi, em Buramini, o qual constitui um complexo arqueológico classificado como Património Mundial da UNESCO. Com a colaboração de um guia, todos ficaram a conhecer o Nuraghe (torre fortaleza que data da Idade do Bronze e da civilização Nuráguica), sendo permitido visitar o seu interior e explorar as salas que o compunham.

No dia nove de novembro, foram criadas equipas, constituídas pelos alunos de diferentes nacionalidades, que se dirigiram a diferentes locais da cidade, sendo que os seus guias foram alunos e professores italianos. Durante a tarde, decorreu um workshop intitulado: “Improving health behavour by exploring its effects on human brain through reading and discovering how Cyberbullying works and affects our brain”, dinamizado pela professora Francesca Cadeddu. Este workshop culminou com a realização de trabalhos de grupo e a apresentação dos mesmos.

No dia dez, todos rumaram à Costa Inglesiente. A estrada costeira permite desfrutar de uma vista magnífica do mar Mediterâneo e das montanhas. Esta viagem culmina com a vista deslumbrante da pedra Pan di Zucchero, que recebeu este nome por se assemelhar ao Pão de Açúcar no Rio de Janeiro. Neste penhasco, encontra-se uma mina histórica: Porto Flavia, a qual foi visitada com a colaboração de um guia.

Após esta aventura, seguiu-se a visita ao Museu Arqueológico Ferruccio Barreca, em Sant` Antioco, o qual se divide em catorze secções.

No último dia, os alunos puderam descontrair e conviver na praia de Poetto. Após o contacto com o Mar Mediterrâneo, todos os elementos das diferentes comitivas dirigiram-se à escola, onde decorreu a cerimónia de encerramento. Esta incluiu a entrega dos certificados de participação na mobilidade e um jantar com as comidas típicas de Sardenha.

Esta mobilidade possibilitou que os alunos portugueses convivessem com alunos provenientes dos restantes países europeus que integram o projeto, promovendo o intercâmbio cultural e aperfeiçoando o domínio da língua inglesa.

 

 

 Observação do céu noturno
Minimizar

O Grupo de Físico-Química da Escola Bartolomeu Perestrelo, está a organizar na próxima sexta-feira, dia 4 de novembro, pelas 20h30min, uma atividade no Observatório de Astronomia do Pico do Areeiro!

A realização da atividade depende das condições meteorológicas (na manhã do dia 4, confirmaremos nas salas das turmas de 7º ano!).

 

Nota: Devido às más condições atmosféricas no Pico do Areeiro, foi cancelada a atividade.

 Alunos da Escola Bartolomeu Perestrelo no Programa Erasmus + na Alemanha
Minimizar

Entre os dias 22 e 28 de outubro, dois professores e quatro alunos da Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo, participaram na terceira mobilidade do projeto STORM, (Smart Teens One Ready Mission), que se realizou em Eggenfelden – Baviera, Alemanha.

O propósito desta mobilidade, que se realizou na escola anfitriã Escola Karl-von-Closen-Gymnasium, foi sobretudo analisar os efeitos das alterações climáticas.

No primeiro dia, durante a estadia na Alemanha, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar as suas respetivas escolas assim como os trabalhos relativos aos efeitos das alterações climáticas nos países de origem. Na parte da tarde, foi possível fazer uma visita à cidade anfitriã e conhecer os seus monumentos históricos.

No segundo dia foram criadas equipas de trabalho, constituídas por alunos de diferentes nacionalidades, que tinham a tarefa de fazer propostas na área da reciclagem, reutilização e redução.

Enquanto esta atividade decorria, os professores participaram num workshop na área do projeto Eco-escolas e do projeto K.I.D.Z 21 dinamizado pelo professor Matthias Rockl. A parte da tarde, ficou marcada por uma visita à floresta de Burgenwald.

No terceiro dia da mobilidade, realizaram uma visita à cidade de Burghausen, cidade esta que faz fronteira com a Áustria e que tem como um dos polos de atração o castelo com 1051m de comprimento.

No último dia da mobilidade foi marcado por uma visita à cidade de Passau, também conhecida com a "Cidade dos Três Rios", porque é nesta cidade que se cruzam o rio Danúbio o rio Inn (do sul) e Ilz (do norte, vindo da Floresta Bávara).

Neste dia, decorreu ainda a cerimónia de entrega dos certificados de participação.

Esta mobilidade possibilitou que os alunos portugueses convivessem com alunos provenientes dos restantes países europeus que integram o projeto, nomeadamente a Alemanha, Turquia, Roménia, Islândia   e Suécia, promovendo o intercâmbio cultural e aperfeiçoando o domínio da língua inglesa.

 

 Projeto Erasmus + SCORE leva “Bartolomeu Perestrelo” a Espanha (Tenerife)
Minimizar

     

Entre os dias 15 e 22 de Outubro deste ano letivo, um grupo de 3 alunos e 2 professores da EB com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo, no âmbito do Projeto Erasmus + SCORE (Six Colours of the Rainbow in Europe), mobilizaram-se para a Espanha, mais concretamente para Tenerife (Guia de Isora), nas Ilhas Canárias. Fomos recebidos pelos colegas anfitriões espanhóis e a nós juntaram-se os grupos da Turquia, Roménia e Itália. Nesta mobilidade, foi-nos dada, também, a oportunidade de conhecer Tenerife, na sua grandiosidade histórica, mas foi em Guia de Isora, localizada no sul de Tenerife que foram apresentados os trabalhos realizados pelos colegas dos outros países sob o tema: o meio ambiente e alterações climáticas. 

No primeiro dia de trabalho, as escolas participantes do projeto realizaram uma apresentação, em forma de vídeo, com o slogan sobre o tema do projeto e decoraram guarda-chuvas, que ficaram expostos na escola anfitriã.

O grupo teve oportunidade de conhecer a estação meteorológica da cidade, onde observou como se analisam os elementos climáticos, tendo também conhecido o impacto das alterações climáticas na região a nível da temperatura e precipitação.

Consideramos que os Projetos Erasmus tornam possível para nós, que neles nos envolvemos, o que nos parece impossível: conhecer sítios e pessoas de diversas culturas, dando-nos a capacidade de fazermos novos contactos, surgindo novas amizades que se prolongam no tempo.

 Projeto Erasmus + LUNNI leva “Bartolomeu Perestrelo” a Itália
Minimizar

         Entre os dias 1 e 7 de Outubro deste ano letivo, um grupo de 4 alunas e 2 professoras da EB com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo, no âmbito do Projeto Erasmus + LUNNI (Nature-National Identity-International Heritage), mobilizaram-se para a Itália, mais concretamente para S. Nicandro Garganico. Fomos recebidos pelos colegas anfitriões italianos e a nós juntaram-se os grupos da Turquia, Eslovénia e Alemanha. Nesta mobilidade, foi-nos dada, também, a oportunidade de conhecer Roma, na sua grandiosidade histórica e arquitetónico, mas foi em S. Nicandro Garganico, localizada no sudeste de Itália que foram apresentados os trabalhos realizados pelos colegas dos outros países sob o tema: We destroy Sociery if, we destroy Nature. Consideramos que os Projetos Erasmus tornam possível para nós, que neles nos envolvemos, o que nos parece impossível: conhecer sítios e pessoas de diversas culturas, dando-nos a capacidade de fazermos novos contactos, surgindo novas amizades que se prolongam no tempo.

      

 

 

 Dia Mundial da Alimentação
Minimizar

Entre os dias 10 e 21 de outubro, a Escola Bartolomeu Perestrelo celebra o Dia Mundial da Alimentação.

 O Dia Europeu das Línguas na Bartolomeu
Minimizar

O dia 26 de setembro é um dia especial para comemorar, para aprender línguas novas, descobrir novas culturas e fazer amigos. E, hoje, até tivemos a oportunidade de ir até à Sala dos Professores da nossa Escola.

Foi com grande responsabilidade e acanhamento que nos dirigimos para a Sala dos Professores para lermos e falarmos em várias línguas. Foi uma experiência diferente, estávamos ansiosos, curiosos, mas foi muito agradável e positivo. Todos tivemos a oportunidade de participar. Gostámos de ouvir os vários colegas a lerem na sua língua e toda a gente esteve muito bem.

Também sabemos que este dia é assinalado nas redes sociais, nas escolas, nas instituições, nos telejornais de vários países e para nós foi muito importante captarmos o nosso momento único com fotos e dois vídeos.

Queremos agradecer aos professores que estiveram connosco e um obrigado muito particular à Presidente do Conselho Executivo que teve a amabilidade de nos ouvir.

 

Descobrimos, aprendemos e partilhámos e foi muito bom.

 

Texto coletivo dos alunos de PLNM

 

Vídeo - O Dia Europeu das Línguas na Bartolomeu

 ABERTURA DO ANO LETIVO 2022/2023
Minimizar

Receção_Novos Alunos  

 

Receção aos novos alunos da Escola Bartolomeu Perestrelo, dando-lhes as boas-vindas, não esquecendo que "Estudar não é só ler nos livros que há nas escolas./ É também aprender a ser livres sem ideias tolas./ Ler um livro é importante, às vezes, urgente./ Mas os livros não são o bastante para a gente ser gente./ É preciso aprender a escrever, mas também a viver, mas também a sonhar..." 🍀
Ary dos Santos
 

MUITO OBRIGADO a estes meninos de ouro que passaram pela Bartolomeu!❤
 

Vídeo1_Receção Alunos 5º ano

Vídeo2_Receção Alunos 5º Ano

 

  CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

 

PRÉ-ESCOLAR e 1.º CICLO

Data

Hora

Atividade

 

05/09/2022

2.ª Feira

10:00

Reunião de docentes de Pré escolar e 1º ciclo.

17:00

Reunião com os Encarregados de Educação do Pré-escolar.

 

06/09/2022

3.ª Feira

 

Início das atividades letivas para todos os alunos do Pré-escolar.

 

 

DATA

VISITA À ESCOLA

1.º CICLO

2.º CICLO

 

 

 

 

 

 

09/09/2022

6.ª Feira

 

Sessão de Boas vindas aos alunos e Encarregados de Educação do 1º Ano, no Auditório.

Apresentação do novo Conselho Executivo e Professores Titulares de Turma, seguida de visita à escola, para os alunos e Encarregados de Educação do 1.º ano, de acordo com o seguinte horário:

 

Hora

Turmas

14:30

1.º 1

1.º 2

2.º 1

2.º 2

 

 

15:30

3.º 1

3.º 2

4.º 1

4.º 2

 

Sessão de Boas vindas aos alunos e Encarregados de Educação do 5.º Ano no Auditório.

Apresentação do novo Conselho Executivo e Professores Diretores de Turma, seguida de visita à escola, de acordo com o seguinte horário:

 

 

Hora

Turmas

9:30

às 10:30

5.º 1*

5.º 2*

11:00

às 12:00

5.º 3*

5.º 4*

 

* Inclui apresentação do Projeto Manuais Digitais pela Coordenadora do Projeto na escola.

 

 

2.º E 3.º CICLO

Data

Hora

Atividade

 

 

07/09/2022

4.ª Feira

09h30

Reunião do Conselho Pedagógico.

11:30

Reunião de Coordenação dos DT- 2.º e 3º ciclo

 

15:00

Reunião geral de professores/Receção de Boas Vindas: Lanche-convívio

 

08/09/2022

5.ª Feira

 

Reuniões dos Conselhos de Turma do 5.º e do 7.º ano para a caraterização das turmas, na presença dos docentes do Ensino Especial e Professores coadjuvantes.

 

09/09/2022

6.ª Feira

 

Continuação das reuniões dos Conselhos de Turma do 7.º ano para a caraterização das turmas, na presença dos docentes do Ensino Especial e Professores coadjuvantes.

 

12/09/2022

2.ª Feira

Início das atividades letivas do 2.º e 3.º ciclos.

 

 

 

 

Funchal, 24 de agosto de 2022

 

O Conselho Executivo

 Tomada de posse do Orgão de Gestão para o Quadriénio 2022/2026

O atual Conselho Executivo, constituído por:

Presidente – Ana Paula Viveiros Cardoso

Vice-presidente – Ana Freire

Vice- Presidente- Dina Nóia

Pretende ser uma equipa motivada, coesa com capacidade de comunicação que pretende apostar num diálogo permanente com todos os elementos que constituem a nossa Comunidade Educativa. O nosso propósito é manter um ambiente escolar pautado pelo respeito, pela cordialidade, pela entreajuda, pelo trabalho colaborativo, para que os seus membros se sintam valorizados no esforço e no trabalho que desenvolvem diariamente. Faremos das relações humanas o elemento aglutinador da nossa prática no dia a dia, pois acreditamos numa escola onde todos possam sentir-se felizes. Consideramos que as relações humanas são o elemento aglutinador e empreendedor dos grandes desafios que a Escola nos apresenta. Pretende-se que Alunos, Pessoal Docente e Não Docente, Encarregados de Educação e Comunidade Educativa estejam sempre na linha da frente, fomentando e preconizando laços afetivos, na procura incessante do sucesso educativo e na realização pessoal dos nossos alunos.

A Presidente do Conselho Executivo

Ana Paula Viveiros Cardoso

 

 

 Provas de Equivalência à Frequência

Provas de equivalência à frequência do 3.º Ciclo - 1.ª Fase:

Prova

Data/Hora

24 - TIC

24-06-2022 às 09h30m

31 - Educação Tecnológica

24-06-2022 às 14h30m

11 - Físico-química

27-06-2022 às 09h30m (escrita) e 10h30m (prática)

21 - Inglês

28-06-2022 às 09h30m (escrita) e 11h30m (oral)

18 - Geografia

29-06-2022 às 09h30m

10 - Ciências Naturais

30-06-2022 às 09h30m (teórica) e 10h30m (prática)

19 - História

04-07-2022 às 09h30m

16 - Francês

05-07-2022 às 09h30m (escrita) e 11h30m (oral)

14 - Educação Visual

06-07-2022 às 09h30m 

96 - Cidadania e Desenvolvimento

07-07-2022 às 09h30m

26 - Educação Física

08-07-2022 às 09h30m

 Provas Finais 2022

9.º ANO

A conceção das provas de avaliação externa para o ano letivo 2021/2022 é da responsabilidade do Instituto de Avaliação Educativa, I.P. (IAVE), de acordo com a legislação em vigor.

Despacho Normativo n.º 7-A/2022 determina a aprovação do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico para o ano letivo de 2021-2022.

Decreto-Lei n.º 27-B/2022, de 23 de março, estabelece medidas excecionais e temporárias relativamente à avaliação, aprovação e conclusão dos ensinos básico.

 Prova

1.ª Fase

PLNM (93) (94)

Componente de produção e interação orais

17 de junho às 9h30

17 de junho a 6 de julho

Matemática (92)

   21 de junho às 9h30

Português (91)

23 de junho às 9h30

     

 Afixação das pautas:

  •  1.ª fase 11 de julho

 

 Provas de Aferição 2022

 

Provas de Aferição:

Ano

Prova

Turma

Calendarização

2.º ano

Educação Artística - Música, Teatro e Dança (27)

2.º1

11 de maio às 09h00

2.º2

11 de maio às 14h00

Educação Artística – Artes Visuais (27)

2.º1

11 de maio às 11h00

2.º2

11 de maio às 16h00

Educação Física (28)

2.º1

04 de maio às 09h00

2.º2

04 de maio às 11h00

Português e Estudo do Meio (25)

2.º1 e 2.º2

15 de junho às 10h00

Matemática e Estudo do Meio (26)

2.º1 e 2.º2

20 de junho às 10h00

5.º ano

Educação Visual e Educação Tecnológica (53)

5.º1

19 de maio às 09h45

5.º2

23 de maio às 09h45

5.º3

20 de maio às 09h45

5.º4

18 de maio às 09h45

5.º5

17 de maio às 09h45

Matemática e Ciências Naturais (58)

Todas

3 de junho às 11h30

8.º ano

Educação Física (84)

 

8.º1

25 de maio às 09h00

26 de maio às 13h30

8.º2

25 de maio às 12h00

26 de maio às 15h00

8.º3

24 de maio às 09h00

26 de maio às 10h30

8.º4

25 de maio às 10h30

26 de maio às 16h30

8.º5

24 de maio às 10h30

26 de maio às 12h00

8.º6

24 de maio às 12h00

 

26 de maio às 09h00

Português (85)

Todas

3 de junho às 9h30

História e Geografia (87)

Todas

8 de junho às 9h30

 Páscoa 2022

 Testagem COVID-19

31/01/2022

No seguimento das deliberações tomadas em reunião extraordinária do Conselho do Governo Regional da RAM, do dia 31 de janeiro, para as novas regras no combate à pandemia, a nossa escola não irá continuar a realizar a testagem semanal à COVID-19 do seu pessoal docente e não docente bem como de todos os seus alunos do 2.º e 3.º ciclos de escolaridade.

Deste modo, a testagem agendada para o dia de amanhã (terça feira, 1 de fevereiro) não se irá realizar.

 

07/01/2022

 No seguimento da prática regular de testagem, a nossa escola irá continuar a realizar a testagem semanal ao pessoal docente e não docente bem como de todos os seus alunos do 2.º e 3.º ciclos de escolaridade (que tenham a anuência dos respetivos encarregados de educação). A testagem COVID-19, com teste TRAg, será realizada no piso 0 (próximo das mesas de ténis de mesa) à terça-feira.

As crianças do pré-escolar (a partir dos 5 anos) e os alunos do 1.º Ciclo serão testados no próximo dia 13 de Janeiro, através de teste RT PCR SARS-COV-2 a partir da recolha de amostra de saliva.

02/01/2022

Na sequência das resoluções do Conselho do Governo da RAM, de 29 de dezembro, vimos por este meio informar que:

- No âmbito da contenção e controle da pandemia causada pela doença COVID-19 e face à necessidade de garantir a maior segurança, e no seguimento da prática regular de testagem, a nossa escola irá continuar a realizar a testagem semanal do seu pessoal docente e não docente bem como de todos os seus alunos com idade igual ou superior a 12 anos (que tenham a anuência dos respetivos encarregados de educação).

- A testagem COVID-19, com teste TRAg, será realizada todas as terças-feiras entre as 9h00 e as 13h00.

- Relembramos que cada cidadão apenas tem direito a realizar gratuitamente um teste rápido a cada sete dias.

- Apelamos a toda a comunidade escolar para a importância da vacinação e testagem como medidas de promoção e salvaguarda da saúde pública da população na contenção da pandemia.

NOTA:

Todo o pessoal docente, não docente e alunos deverá fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão.

O Conselho Executivo

 Bom Natal

Desejamos a toda a Comunidade Educativa da nossa escola um Feliz Natal!

 Evento - Circo de Natal 2021

16/12/2021 (atualização)

É com muito gosto que Associação de Pais e Encarregados de Educação da nossa Escola informa que se mantém a sessão do Circo Mundial no dia 17 pelas 15h e que, para quem for mais oportuno, poderá frequentar a sessão do dia 18 pelas 18h ao invés da do dia 17.

Para todos os que compraram bilhetes, e nenhum dos dias é favorável, poderá participar em qualquer outra sessão aberta ao público em geral. Informamos ainda que a venda de bilhetes estará disponível até dia 17 às 14h no PBX da Escola Bartolomeu Perestrelo, a um custo unitário de 5 euros.

A APEBP deseja, a todas as pessoas que compraram bilhetes, uma sessão de circo bem animada e prazerosa. A todos no geral desejamos um Santo e Feliz Natal. 

 

 

15/12/2021 

Associação de Pais e Encarregados de Educação da nossa Escola informa, dado o baixo número de vendas de bilhetes para a sessão de circo do dia 17 às 15h, que surgiu a oportunidade de venda de bilhetes para sábado, dia 18, pelas 18h.

Assim sendo, pedimos a todas as pessoas que compraram os bilhetes para a sexta feira que aguardem por novas informações até sexta feira de manhã, pois caso a venda não atinja o número mínimo para abrir a sessão, a mesma ficará sem efeito, sendo que, nesse caso, todas essas pessoas poderão frequentar a sessão de sábado, ou de outro dia que seja oportuno.

Relembramos que o valor de cada bilhete é 5 euros, sendo que as crianças menores de 4 anos não pagam. E que os bilhetes encontram-se à venda no PBX da Escola Bartolomeu Perestrelo até sexta feira pelas 14h.

 

Qualquer dúvida poderão enviar email diretamente para a APEBP: geral.apebp@gmail.com

 

05/12/2021

Numa iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação da nossa Escola, os bilhetes para a sessão do Circo de Natal (17 de dezembro) estão disponíveis para toda a comunidade educativa, a partir do dia 6 de dezembro, no PBX (2.º piso) da nossa escola.

 

 Testes COVID-19 - Resolução n.º 1208/2021

25/11/2021

Na sequência da publicação da Resolução n.º 1208/2021, de 19 de novembro, da Presidência do Governo Regional da RAM, vimos por este meio informar que:

- No âmbito da contenção e controle da pandemia causada pela doença COVID-19 e face à necessidade de garantir a maior segurança, e no seguimento da prática regular de testagem, a nossa escola irá realizar a testagem semanal do seu pessoal docente e não docente bem como de todos os seus alunos com idade igual ou superior a 12 anos (que tenham a anuência dos respectivos encarregados de educação).

- A testagem COVID-19, com teste TRAg, será realizada todas as 3.ª feiras no recinto escolar.

- Relembramos que cada cidadão apenas tem direito a realizar gratuitamente um teste rápido por semana.

- Apelamos a toda a comunidade escolar para a importância da vacinação e testagem como medidas de promoção e salvaguarda da saúde pública da população na contenção da pandemia.

 Agendamento dos Testes COVID-19 - novembro

09/11/2021

No âmbito da contenção e controle da pandemia causada pela doença COVID-19 e face à necessidade de garantir a maior segurança no próximo ano escolar, e de acordo com a recomendação da Direção Regional da Saúde, irá realizar-se um rastreio à COVID-19 dirigido a toda a comunidade escolar, a decorrer no início do ano letivo 2021/2022.

Assim, o pessoal docente e não docente de todos os anos de escolaridade, bem como os alunos do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, independentemente do seu estado vacinal, deverão ser testados à COVID-l9:

* As crianças do pré-escolar (a partir dos 5 anos) e os alunos do 1.º Ciclo deverão ser testados através de teste RT PCR SARS-COV-2 a partir da recolha de amostra de saliva;

* Os restantes alunos (2.º e 3.º Ciclos) e pessoal docente e não docente farão Teste Rápido de Antigénio em amostra naso e orofaríngea.

O processo de testagem ocorrerá no dia 15 de novembro.

 Projeto READY - Primeira Mobilidade

01/11/2021

As docentes Ana Cristina Silva, Paula Ramos e Sílvia Silva participaram, entre os dias 25 e 30 de Outubro, na primeira mobilidade do projeto R.E.A.D.Y. (Read, Enjoy and Develop Yourself) no âmbito do programa Erasmus +, que se realizou na cidade Manavgat, Turquia.

Este projeto europeu, que integra os países Noruega, Letónia, Itália, Hungria e Turquia, visa promover a importância da leitura nos alunos e dotar professores de diferentes técnicas a utilizar nas suas aulas.

Os participantes visitaram a escola anfitriã Manavgat Anadolu Imam-Hatip Lisesi e, posteriormente, foram recebidos pelo Diretor da Educação Nacional.

Durante a estada na Turquia, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar as suas respetivas escolas e ainda dar a conhecer os países e as cidades donde eram provenientes.

Os professores assistiram a palestras sobre as diferentes técnicas de leitura, as quais deverão ser aplicadas nas suas aulas, de modo a possibilitar a plena compreensão e interpretação dos textos pelos alunos.

Finalmente, os parceiros agendaram a próxima mobilidade que se realizará no país coordenador do projeto, nomeadamente a Noruega, na cidade de Stavanger, durante o mês de maio do próximo ano.

 

 Projeto STORM - Primeira Mobilidade

01/11/2021

Os docentes Dulce Silva, Àlvaro Palricas e César Gonçalves participaram na primeira mobilidade do projeto 'STORM - Smart Teens One Ready Mission', no âmbito do programa Erasmus +, que decorreu na cidade Västerås, na Suécia, de 25 a 29 de outubro.

Este projeto tem como objetivos principais: aumentar o conhecimento e a consciencialização dos jovens sobre as alterações climáticas, os ecossistemas, as energias renováveis, a gestão de resíduos, a reciclagem, a poluição ambiental e a pegada de carbono. Nesta mobilidade participaram os parceiros do projeto da Turquia, Suécia, Roménia, Islândia e Alemanha.

Teve como objetivo a partilha de experiências e conhecimento, bem como ultimar os preparativos para a construção de uma rede internacional, alargada aos alunos que beneficiarão e participarão nestas experiências de promoção das aprendizagens nas próximas mobilidades.

 Agendamento dos Testes COVID-19 - setembro

09/09/2021

No âmbito da contenção e controle da pandemia causada pela doença COVID-19 e face à necessidade de garantir a maior segurança no próximo ano escolar, e de acordo com a recomendação da Direção Regional da Saúde, irá realizar-se um rastreio à COVID-19 dirigido a toda a comunidade escolar, a decorrer no início do ano letivo 2021/2022.

Assim, o pessoal docente e não docente de todos os anos de escolaridade, bem como os alunos do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, independentemente do seu estado vacinal, deverão ser testados à COVID-l9:

* As crianças do pré-escolar (a partir dos 5 anos) e os alunos do 1.º Ciclo deverão ser testados através de teste RT PCR SARS-COV-2 a partir da recolha de amostra de saliva;

* Os restantes alunos (2.º e 3.º Ciclos) e pessoal docente e não docente farão Teste Rápido de Antigénio em amostra naso e orofaríngea.

O processo de testagem ocorrerá no dia 20 de setembro.

 Horários 2021/2022

01/09/2021

Pode consultar os horários para o 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ano letivo 2021/2022:

 * 1.º Ciclo  

 * 5.º ano

 * 6.º ano

 * 7.º ano

 * 8.º ano

 * 9.º ano

 Informações

01/09/2021

Receção aos alunos e Encarregados de Educação de 1.º e 5. º anos de escolaridade, coordenada pelo Titular de Turma/Diretor de Turma (reunião no Auditório e visita à escola):

 

Reuniões com os Encarregados de Educação de Pré-escolar, 2.º, 3.º 4.º e 7.º anos de escolaridade, coordenada pelo Titular de Turma/Diretor de Turma:

 
 

 Manuais Escolares

12/08/2021

 A entrega de manuais escolares para os alunos do 8.º e 9.º anos de escolaridade com Ação Social  Escolar (ASE) decorrerá a partir do dia 17 de agosto

 

 Calendário Escolar 2021-2022

12/08/2021

 

   Pré Escolar:

  • 3 de setembro (início das atividades letivas para os antigos alunos);
  • 6 de setembro (início das atividades letivas para os novos alunos);

   1.º, 2.º e 3.º ciclos:

  • 10 de setembro (início das atividades letivas).

 

   Consulte aqui o Calendário Escolar completo para o ano letivo 2021-2022

 Manuais Escolares 2021-2022

A Escola continuará a integrar o projeto dos Manuais Digitais da RAM para todas as turmas do 5.º, 6.º Ano e 7.º ano (todos os manuais destes anos curriculares serão facultados gratuitamente em formato digital, num tablet, no início do ano letivo).

 

 

 

 Publicitação

01/06/2021

Divulgação e Publicitação do Apoio Concedido pelo Fundo Europeu - Madeira 14-20 aos laboratórios de Físico-química.

 

 

 Campanha Trash Hack

Participação da nossa escola na Campanha Trash Hack no âmbito da Conferência Internacional da UNESCO da Educação para o Desenvolvimento Sustentável que decorreu de 17 a 19 de maio em Berlim (online).

 

 

 

 Estudo amostral de aferição das aprendizagens

25/05/2021

 

Na sequência do ofício circular n.º 049/2021 da DRE, de 19 de maio, e dando cumprimento ao n.º 1 do artigo 3.º-E do Decreto-Lei n.º 22-D/2021, de 22 de março, que alterou o Decreto-Lei n.º 10-B/2021, de 4 de fevereiro, a RAM vai aplicar o estudo amostral de aferição de aprendizagens apenas aos alunos do 8.º ano, utilizando os instrumentos de avaliação construídos para a realização das provas de aferição, nas disciplinas de Matemática e lnglês, de acordo com o seguinte calendário:

 

DATA 

HORA 

PROVA 

14 de junho 

(2.ª feira) 

9h30 

Matemática (86) 

16 de junho 

(4.ª feira) 

9h30 

Inglês (81) 

 

 Comunicado à Comunidade Educativa

30/04/2021

 

Na sequência das novas medidas de controlo da pandemia anunciadas pelo Governo Regional informamos que a partir do dia 3 de maio:

- as aulas do Pré-escolar e 1.º ciclo terminam às 18h15m;

- as aulas do 2.º e 3.º ciclos terminam às 18h05m;

- todas as atividades desenvolvem-se de forma presencial.

Outras informações ou eventuais alterações serão comunicadas via correio eletrónico pelo Professor Titular ou Diretor de Turma.

 

O Conselho Executivo

 

09/04/2021 

Informamos que a partir do dia 12 de abril todos os níveis de ensino, designadamente Pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo e 3.º ciclo e Ensino Especial desenvolvem as suas atividades de forma presencial.

Horário de funcionamento da escola:

- as aulas do Pré-escolar e 1.º ciclo terminam às 17h45m;

- as aulas do 2.º e 3.º ciclos terminam às 17h50m;

- a escola encerra às 18h.

 

Outras informações ou eventuais alterações serão comunicadas via correio eletrónico pelo Professor Titular ou Diretor de Turma.

 

O Conselho Executivo

 

 Informações 3.º Período

30/03/2021

 

Início da atividade letiva do 3.° período:

6 de abril:

- em regime presencial para o Pré-escolar, 1.° e 2.° ciclos;

- em regime de ensino à distância para o 3.° ciclo.

12 de abril:

- início do regime presencial para o 3.° ciclo.

 

Final da atividade letiva do 3.º período:

16 de julho - Pré-escolar 

30 de junho - 1.º e 2.º ciclo

25 de junho - 3.º ciclo

 

   O Conselho Executivo

 

 Comunicado
Minimizar

05/03/2021 

Informamos que foi prorrogado, no Conselho de Governo de ontem, até ao próximo dia 15 de março de 2021, a continuidade da suspensão das aulas presenciais para os alunos do 3.º ciclo e todas as atividades extraescolares, de natureza presencial.

Todos os restantes níveis de ensino, designadamente Pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo e Ensino Especial, mantêm as suas atividades letivas de forma presencial.

As referidas medidas serão avaliadas semanalmente no Plenário de Governo.

Horário de funcionamento da escola:

- as aulas do Pré-escolar e 1.º ciclo terminam às 17h45m;

- as aulas do 2.º ciclo terminam às 17h50m;

- a escola encerra às 18h.

Outras informações ou eventuais alterações serão comunicadas via correio eletrónico pelo Professor Titular ou Diretor de Turma.

 

O Conselho Executivo

 

26/02/2021 

Informamos que foi prorrogado, no Conselho de Governo de ontem, até ao próximo dia 8 de março de 2021:

- a continuidade da suspensão das aulas presenciais e de todas as atividades extraescolares, de natureza presencial, para os alunos do 3.º ciclo;

- os restantes níveis de ensino, designadamente Pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo e Ensino Especial, mantêm as suas atividades letivas de forma presencial.


As referidas medidas, tal como já anunciado pelo Sr. Presidente do Governo Regional, serão avaliadas semanalmente no Plenário de Governo.


Horário de funcionamento da escola:

- as aulas do Pré-escolar e 1.º ciclo terminam às 17h45m;

- as aulas do 2.º ciclo terminam às 17h50m;

- a escola encerra às 18h.


Outras informações ou eventuais alterações serão comunicadas via correio eletrónico pelo Professor Titular ou Diretor de Turma.


O Conselho Executivo


19/02/2021 

Informamos que foi prorrogado, no Conselho de Governo de ontem, até ao próximo dia 1 de março de 2021:

- a continuidade da suspensão das aulas presenciais e de todas as atividades extraescolares, de natureza presencial, para os alunos do 3.º ciclo;

- os restantes níveis de ensino, designadamente Pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo e Ensino Especial, mantêm as suas atividades letivas de forma presencial.


As referidas medidas, tal como já anunciado pelo Sr. Presidente do Governo Regional, serão avaliadas semanalmente no Plenário de Governo.


Adaptação do horário de funcionamento da escola:

- as aulas do Pré-escolar e 1.º ciclo terminam às 17h45m;

- as aulas do 2.º ciclo terminam às 17h50m;

- a escola encerra às 18h.


Outras informações ou eventuais alterações serão comunicadas via correio eletrónico pelo Professor Titular ou Diretor de Turma.


O Conselho Executivo


12/02/2021

Por decisão do Governo Regional da Madeira, relativamente ao recolher obrigatório às 18 horas na semana de Carnaval, nos dias 18 e 19 de fevereiro as aulas das 16:15h terminam às 16:45h. A escola encerra às 17 horas.


O Conselho Executivo



29/01/2021

Na sequência das resoluções do Conselho do Governo, do dia 28 de janeiro, prorrogação das medidas de confinamento, as medidas adoptadas pela escola mantêm-se ate ao dia 21 de fevereiro:

 

Para o 3.°ciclo:


- aulas em regime não presencial conforme o Plano de Ensino à Distância da escola;
- as atividades extracurriculares continuam suspensas.


Para o Pré Escolar, 1.º e 2.º Ciclos:

- as atividades letivas e não letivas mantêm o regime presencial, no horário de funcionamento definido no dia 12 de janeiro.


Outras informações ou eventuais alterações serão comunicadas via correio eletrónico pelo Professor Titular ou Diretor de Turma.


O Conselho Executivo 


12/01/2021

De acordo com o Comunicado de Governo Regional do dia 11 de Janeiro de 2021, a escola tomou as seguintes medidas:


Para o 3.°ciclo:

- a partir do dia 13 de Janeiro e até ao dia 31 de Janeiro, estará ativo o Plano de Ensino à Distância da escola;

- as atividades letivas respeitam o horário da turma e decorrem online, através da plataforma Microsoft Teams;

- o dever de assiduidade mantém-se, as eventuais faltas deverão ser devidamente justificadas ao Diretor de Turma;

- as atividades extracurriculares estão suspensas.


Para o Pré Escolar, 1.º e 2.º Ciclos:


- as atividades letivas e não letivas mantêm o regime presencial.


 

Adaptação do horário de funcionamento da escola:

 

- as aulas do Pré Escolar e 1.º Ciclo terminam às 17h45m;

- as aulas do 2.º Ciclo terminam às 17h50m;

- a escola encerra às 18h.



Outras informações ou eventuais alterações serão comunicadas via correio eletrónico pelo Professor Titular ou Diretor de Turma.

 

O Conselho Executivo

 

 Início do 2.º Período

09/01/2021

Cumpridos os procedimentos estipulados pela resolução n. ° 1/2021, de 4 de Janeiro, do Governo Regional, a escola reinicia as suas atividades educativas presenciais no próximo dia 11 de Janeiro (segunda-feira) no seu horário habitual.

O Conselho Executivo

 

03/01/2021

Na sequência do comunicado, de hoje, do Governo Regional, o início do 2.º período, na nossa escola, não ocorrerá no dia 4 de janeiro. Deste modo os nossos alunos e os nossos docentes devem aguardar por novas indicações (calendarização das testagens e início das aulas).

O Conselho Executivo

 Concurso para coordenador Técnico

07/12/2020    

Procedimento concursal comum para preenchimento de um posto de trabalho na categoria de coordenador técnico, do mapa de pessoal da Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos c/PE Bartolomeu Perestrelo - Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia: Aviso n.º 648/2020.

 


Consultar
 JORAM, II Série, n.º 228, de 04 de dezembro.

 

 Comunicação

19/10/2020

 

A escola, face ao caso Covid-19 confirmado, está a seguir as recomendações e orientações emanadas pela Autoridade de Saúde, articulando com a Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia. A partir do momento que o Conselho Executivo teve conhecimento do assunto supra citado, acionou o plano de contingência, movimentando ao mesmo tempo as estruturas intermédias de gestão (Diretores de Turma das duas turmas envolvidas - de 3.º ciclo - e Coordenador de Diretores de Turma.

 

Por indicação da autoridade de saúde, a turma que envolve o caso positivo, os pais foram informados que os seus educandos ficam a partir do dia 19 de outubro em casa, até informação contrária. Assim acontece com a outra turma. Ambas as turmas terão a partir de 20 de outubro, aulas online de acordo com o plano aprovado em reunião extraordinária de cada direção de turma. Em relação à limpeza e desinfeção, a escola continua a fazer com a frequência exigida face à situação que se vive relacionado com o Covid-19.

 

O Conselho Executivo apela a toda a comunidade educativa, à serenidade e confiança, face às medidas implementadas em prol da segurança de todos.

 

O Conselho Executivo

A Associação de Pais

 Plano de Contigência

08/09/2020

Sendo a escola um local de convívio e partilha, importa estabelecer medidas de saúde pública por forma a minimizar o risco de infeção por SARS-CoV-2 adotando procedimentos de prevenção e controlo da COVD-19. Neste sentido a EB 123/PE Bartolomeu Perestrelo elaborou o seu Plano de Contingência.

O Plano de Contingência visa garantir a retoma do ensino presencial, dando prioridade à prevenção da doença e minimização do risco de transmissão, com condições de higiene segurança e, dele consta um conjunto de medidas preventivas a adotar.

O Plano de contingência será atualizado face a evolução da Pandemia, seguindo as orientações das entidades competentes.

 Horários 2020/2021

08/09/2020

 Já pode consultar os horários:

Pré-Escolar

1.º Ciclo

- 2.º Ciclo

- 3.º Ciclo

 

 As turmas podem ser consultadas no PLACE Alunos ou no hall de entrada da escola.

 Informações de início do ano letivo
PRÉ-ESCOLAR

Dia 3 de setembro, no horário normal (das 08h15 – 18h15) dá-se início à entrada dos antigos alunos das salas Azul e Verde, garantindo o atendimento das crianças, nomeadamente a componente de apoio à família (apenas com a presença das ajudantes de sala). 

 - Dia 7 de setembro
- 16h - Reunião com os Encarregados de Educação (apenas um adulto) da sala Azul e sala Verde.
- Iniciar-se-ão as adaptações dos novos alunos 
- Das 9h -9h45 | Sala Azul – 9 crianças acompanhados do Encarregado de Educação (pede-se que o Encarregado de Educação traga um par de sapatos para a criança utilizar dentro do edifício)
- Das 10h – 10h45 | Sala Verde – 7 crianças acompanhados pelo Encarregado de Educação (pede-se que o Encarregado de Educação traga um par de sapatos para a criança utilizar dentro do edifício)
- Dia 8 de setembro
- Sala Azul – 9h – 10h as crianças entram sem o Encarregado de Educação
- Sala Verde -10h - 11h as crianças entram sem o Encarregado de Educação
- Dia 9 de setembro 
Sala Azul - entram às 9h e saem às 11h após o lanche
Sala verde - entram às 9h30 e saem às 11h30 após o lanche 
- Dia 10 de setembro
Sala Azul - entram às 9h e saem às 12h30 após o almoço
Sala verde - entram às 9h30 e saem às 13h após o almoço 
- Dia 11 de setembro 
Sala Azul e Sala Verde – as crianças entram até às 9h, almoçam, dormem e saem após o lanche da tarde.
Sala Azul - entram às 9h, almoçam, dormem e saem às 16h após o lanche
Sala verde - entram às 9h30, almoçam, dormem e saem às 16h30 após o lanche
- A partir do dia 14 de setembro – todas as crianças frequentam já no horário normal 

  • A porta estará fechada e o Encarregado de Educação deverá tocar à campainha para que responsável de sala receba a criança.

    • Entrada pela direita do edifício/ Saída pela esquerda
      • Sala Azul – entrada pelo refeitório
      • Sala Verde – entrada pela porta principal

 
1.º CICLO

- Dia 10 de setembro 
- receção aos alunos de 1.º e 2.º anos às 8h15 
- receção aos alunos de 3.º e 4.º anos às 13h15 
 
Os alunos deverão entrar na escola pelo Portão Norte do Edifício (Rua bartolomeu Perestrelo, 3) acompanhados pelo seu Encarregado de Educação (apenas o pai ou a mãe). No portão encontrarão um funcionário que receberá e indicará o percurso até à sala.
Nesse dia, os alunos não terão atividades letivas. Será realizada uma reunião/encontro com alunos, Encarregado de Educação e docentes para entrega do material da atividade curricular ao professor titular de turma.

- Dia 11 de setembro – início da atividade letiva.

A entrada dos alunos dá-se junto ao Kiss & Ride (Rua bartolomeu Perestrelo, 3), rececionados por uma funcionária e encaminhados posteriormente para a sala.
 
Almoço – Bar dos alunos
1.º turno: 12h15
2.º turno: 13h15



2.º e 3.º CICLOS

- Dia 10 de Setembro: Recepção aos novos alunos de 5.º ano – reunião, no auditório da escola, com o Diretor de Turma e visita à escola. Os alunos deverão ser acompanhados pelo seu Encarregado de Educação (apenas um adulto):
9h - 5.º1 
10h - 5.º2 
11h - 5.º3 
12h - 5.º4 
13h - 5.º5 
14h - 5.º6 
15h - 5.º7 

- Dia 11 de setembro – início da atividade letiva.

Entrada/saída da escola:

A entrada dos alunos faz-se pelo portão principal (Rua Bartolomeu Perestrelo, nº 5).

Entrada/saída no edifício escolar:
2.º ciclo: piso térreo – frente da escola
3.º ciclo: piso térreo – junto à escada de emergência

Funcionamento:
5.º, 7.º e 9.º - turno da manhã; aulas em turno contrário duas vezes por semana
6.º e 8.º - turno da tarde; aulas em turno contrário três vezes por semana

Almoço - cantina:
1.º turno: 12h20 – 12h50
2.º turno: 13h – 13h30
3.º turno: 13h35 – 14h05

Utilização dos pátios:
2.º ciclo: pátio junto ao portão do lado da Rua do Til
3.º ciclo: pátio junto ao portão principal da escola

 

 
Nota 1: foram estabelecidos corredores (hall principal da escola) para os alunos que entram e saem, consoante o ciclo a que pertençam.

Nota 2: foram elaborados planos específicos de todas as disciplinas com componente eminentemente de caráter prático.

Nota 3: foram colocados doseadores com gel desinfetante em todos os andares, e tapetes desinfetantes (no ginásio e cantina).

Nota 4: poderão ocorer alterações das informações supracitadas, decorrente de qualquer mudança relacianada com o COVID-19 ou optimização das medidas implementadas em função da experiência adquirida.

 

Apelamos a todos compreensão e colaboração durante todo o ano letivo, na certeza que juntos saberemos enfrentar os desafios que se avizinham.

 

Bartolomeu Perestrelo, 02 de setembro de 2020

O Conselho Executivo

 

 Manuais Escolares - ASE

A entrega dos manuais escolares para os alunos com apoio da Ação Social Escolar (ASE) decorrerá da seguinte forma:

  • 1.º ciclo: o professor titular de turma irá entregar os manuais escolares e o material aos alunos no início do ano letivo;

  • 3.º ciclo: a entrega dos manuais escolares irá ocorrer no bar dos alunos nas seguintes datas:

7.º ano: 25 e 26 de agosto

8.º ano: 27 e 28 de agosto

9.º ano: 31 de agosto e 1 de setembro

 

Relembramos que para o 2.º Ciclo a Escola continuará a integrar o projeto dos Manuais Digitais da RAM para todas as turmas do 5.º e 6.º Ano (todos os manuais serão facultados gratuitamente em formato digital, num tablet, no início do ano letivo).

 

Mais informações sobre o início do ano letivo brevemente.

 

 

 Projeto EcoEscolas

No ano letivo 2019/2020 a nossa escola encontra-se entre as escolas premiadas no projeto "Alimentação Saudável e Sustentável", no âmbito do desafio lançado "Na minha casa não desperdiçamos".

A adesão dos alunos ao referido desafio e a sua participação de forma interessada, responsável e autónoma, num momento difícil de confinamento com todas as suas adversidades, tornaram possível a apresentação de um trabalho com qualidade que levou a nossa escola até o 3.º lugar a nível nacional.

 Inscrições & Matrículas 2020/2021

As inscrições (novos frequentadores na educação pré-escolar e no 1.º ano) iniciam-se a 2 de julho, decorrendo até 8 de julho. Mais informações aqui.

 

As novas inscrições (educação pré-escolar e 1.º Ciclo) são concretizadas através de formulário devidamente preenchido, de modo presencial, nos serviços competentes do estabelecimento de educação e de ensino da área de residência da criança/aluno, independentemente do desejo de frequentar outro estabelecimento (o que é sempre possível) bastando, para tal, a indicação, no boletim de matrícula das opções desejadas, por ordem de preferência. A escolha do estabelecimento é livre, sendo a colocação limitada apenas pela capacidade do estabelecimento em questão. A seriação dos alunos faz-se nos termos da regulamentação.

 

As inscrições para o 5.º ano fazem-se na Escola onde o aluno frequenta o 4.º ano, entre 2 de julho e 8 de julho, na sequência da decisão de progressão (após a avaliação realizada) pela escola.

 

As renovações de matrícula serão realizadas pelo Professor Titular ou Diretor de Turma na sequência da avaliação do final de ano letivo.

 

 

 Informações Úteis

Candidaturas à Ação Social Escolar para o ano letivo 2020-2021: 

Excecionalmente e para facilitar processos no âmbito do COVID 19, caso o escalão ASE não tenha descido por redução de rendimentos ou por qualquer outra razão, é considerado o escalão atribuído no ano anterior, dispensando-se o processo de validação para este ano.

 

Os impressos/boletins para a Ação Social Escolar, para os alunos do 2.º e 3.º ciclos que precisem validaçção para o próximo ano letivo, já podem ser levantados na reprografia da escola ou através do impresso disponível aqui. Deve ser entregue nos Serviços Administrativos da escola até 15 de julho, devidamente assinado pelo encarregado de educação.

 

Devolução dos Manuais Escolares para os alunos com Ação Social Escolar:

No Bar do Alunos entre as 9h e as 16h30, de acordo com o seguinte calendário:

6.º ano - dias 29 e 30 de junho e 2 de julho

7.º ano - dias 3, 6 e 7 de julho

8.º ano - dias 8, 9 e 10 de julho

9.º ano - dias 13, 14 e 15 de julho

 

Manuais Escolares - Câmara Municipal do Funchal

 

Devolução dos Manuais Escolares do ano letivo 2019/2020 de 29 de junho a 24 de julho  no  Edifício da Universidade Sénior do Funchal (antigo edifício do Pré-Escolar da Nazaré) – Azinhaga da Nazaré, 9000-160 Funchal:

 Horário de atendimento: 9h30 às 16h00 (sem interrupção para almoço)

Datas:

29 de junho a 3 de julho – 5.º e 6.º anos de escolaridade

7 a 10 de julho – 7.º ano de escolaridade

14 a 17 de julho – 8.º ano de escolaridade

21 a 24 de julho – 9.º ano de escolaridade

 

Candidaturas para 2020/2021

 

1.º Ciclo

As candidaturas poderão ser efetuadas a partir de dia 29 de junho e até dia 9 de outubro, em http://funchalapoia.cm-funchal.pt/manuaisescolares

 

2.º e 3.º Ciclo

As candidaturas poderão ser efetuadas a partir de dia 29 de junho e até dia 24 de julho, em http://funchalapoia.cm-funchal.pt/manuaisescolares

 

 Calendário Escolar

Despacho n.º 185/2020, de 25 de maio Alteração ao fim das atividades letivas previsto no Anexo I do Despacho n.º 192/2019, de 12 de agosto, que aprovou o calendário escolar dos estabelecimentos de educação e ensino da Região Autónoma da Madeira:

a) 1.º ciclo do ensino básico, dia 26 de junho de 2020;

b) 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, dia 26 de junho de 2020.

 

 

 Boa Páscoa!

 Revista Bartolomeu

Já saiu a primeira edição da Revista Bartolomeu deste ano letivo.

 

 Cantar dos Reis
 Projeto ECO-Escolas
 Informação

Apoio Escolar Online

 

Apoio Escolar Online (AEO) é uma plataforma online disponível para todos os alunos da RAM que abrange as disciplinas de ciências naturais/ biologia e geologia, português, física e química, inglês e matemática, do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. O acesso à plataforma é gratuito e está disponível sempre e quando o aluno precisar.

O AEO permite consultar apresentações, resolver exercícios, ver vídeos, explorar simulações e animações adequados às aprendizagens essenciais em articulação com o perfil dos alunos.

Disponibiliza também ferramentas de contacto direto com os professores do AEO para o esclarecimento de dúvidas. Para que o aluno tenha acesso à plataforma AEO deverá fazer a sua inscrição em: http://moodle.madeira-edu.pt/aeo/login/signup.php

Poderá consultar mais informações no nosso website www.apoioescolaronline.net.

 

 

Prova do Conhecimento da Língua Portuguesa para Aquisição de Nacionalidade

 

Aviso de Abertura para a inscrição na Prova do Conhecimento da Língua Portuguesa para Aquisição de Nacionalidade (PaN), nos termos do previsto na Portaria n.º 176/2014, de 11 de setembro, e no Despacho n.º 12941/2014, de 23 de outubro, e ao abrigo do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 237 -A/2006, de 14 de dezembro, na sua redação atual.

 

O período de inscrição para a realização da prova decorrerá entre o dia 18 de outubro e o dia 5 de novembro de 2019. A PaN realizar -se -á entre os dias 2 e 6 de dezembro de 2019, em Lisboa nas instalações do IAVE, I. P. Se a inscrição de candidatos o justificar, poderá realizar -se nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira em local a designar.

 

Inscrições - http://www.iave.pt/index.php/pan-prova-de-nacionalidade/205-pan-inscricoes

 

Na RAM as escolas onde se realizará esta prova são as seguintes:

 

  • Ilha da Madeira - Escola Secundária Francisco Franco.
  • Ilha do Porto Santo - Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco Freitas Branco.

 

 Calendário Escolar 2019/2020

Informamos que as atividades letivas iniciam-se no dia 10 de setembro de 2019 para o Pré-escolar e no dia 16 de setembro de 2019 para o 1.º, 2.º e 3.º ciclos, conforme o Calendário Escolar para o ano letivo 2019/2020.

 

Mais informações sobre o início do ano letivo brevemente.

 

 Manuais 2019/2020

5.º Ano

A Escola vai integrar o projeto dos Manuais Digitais da RAM para todas as turmas do 5.º Ano.

 

6.º Ano 

Lista de Manuais

Lista de Material EV e ET

 

7.º Ano

Lista de Manuais

Lista de Material EV

 

8.º Ano

Lista de Manuais

Lista de Material EV

 

9.º Ano

Lista de Manuais

Lista de Material EV

 

Português Língua Não Materna

Lista de Manuais

 

 

 Matrículas

 

    De acordo com o Ofício Circular n.º 5.0.0-094/2019:

 

Pré- Escolar e 1.º ano

A inscrição é efetuada entre 2 de julho e 8 de julho, na escola mais próxima do local de morada, independentemente do facto de ser pretendida a frequência noutra escola. Mais informações... 

 

2.º, 3.º e 4.º ano

A renovação de matrícula é realizada até 28 de junho na escola do 1.º Ciclo frequentada pelo aluno em 2018/2019. A renovação é efetuada online pelo professor titular da turma.

 

5.º ano

As inscrições para o 5.º ano fazem-se na Escola onde o aluno frequenta o 4º ano, até dia 28 de Junho, na sequência da decisão de progressão.

 

6.º, 7.º, 8.º e 9.º ano

A renovação de matrícula é realizada até 28 de junho na escola frequentada pelo aluno em 2018/2019. A renovação é efetuada online pelo professor diretor de turma.

 

 

 Aconteceu...
 Em Destaque

 

 

 

 

Eventos

<março de 2024>
domsegterquaquisexsáb
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31
 

CONTACTOS

Morada
Rua Bartolomeu Perestrelo n.º 3 e 5,  
9054-520 Imaculado Coração de Maria
Funchal - Madeira

Contactos
Geral - Telefone: 291 203 400
Email: bartolomeuperestrelo@edu.madeira.gov.pt 
© 2024 EB com PE Bartolomeu Perestrelo