Educar para a Sexualidade e Afetos

Docente Responsável pelo Projeto:

Gisela Vanessa Ferreira Marques Silva

(g.silva@edu.madeira.gov.pt)

O Projeto ESA - Educar para a Sexualidade e Afetos - integra-se no âmbito da Educação para a Saúde e é dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Está estruturado para ser aplicado de forma diferenciada, do 5º ao 9º ano de escolaridade, e sequencial, em 10 sessões consecutivas de 45 minutos.

Pretende-se uma abordagem formal, intencional e pedagogicamente organizada do tema, através do desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

O Projeto visa promover a qualidade das relações interpessoais, a qualidade da vivência da intimidade e a contextualização destas na sua raiz cultural e sócio-histórica. Deste modo, e sempre numa perspetiva crítica e comunicacional, dentro de uma conceção holística do ser humano, pretende-se que os nossos alunos vivenciem a sua Sexualidade de forma mais Informada, Saudável, Responsável e gratificante e assim, se eduquem para a prevenção dos comportamentos de risco, tais como a gravidez não desejada e precoce, as doenças sexualmente transmissíveis e os abusos sexuais, bem como a promoção da equidade de género e a eliminação dos casos de violência no namoro. Tem como finalidades, não só atenuar os comportamentos de risco, mas também promover a qualidade das relações interpessoais, a qualidade da vivência da intimidade e a contextualização destas na sua raiz cultural e socio-histórica. Deste modo, numa perspetiva sistémica e numa conceção holística do ser humano, pretende-se que os nossos alunos vivenciem a sua Sexualidade da forma mais saudável possível.

As turmas abrangidas por este projeto no ano de 2022/2023 são:

• 6.º3, 7.º2, 7.º3, 8.º1, 9.º2 (1.º período)
  • 6.º1, 6.º4, 8.º2, 8.º3, 9.º5 (2.º período)
  • 6.º5, 7.º4, 8.º4, 8.º5, 9.º3 (3.º período)

Rua Bartolomeu Perestrelo n.º 3 e 5,
9054-520 Imaculado Coração de Maria