“Somos parte desta bela e incrível Natureza. Somos a própria natureza. Portanto, preservar é a nossa responsabilidade.”

Rita Padoin

Projeto Eco-Escolas

Docentes responsáveis pelo Projeto:

Coordenadoras: Isabel Sousa e José Pedro Lameirinhos

Fátima Diniz

Filipe Lopes

Maria Alcina

(ecobartolomeu@gmail.com)

O que é o Eco-Escolas?

O Eco-Escolas é um Programa Internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/EDS. Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

O Eco-Escolas é um Programa Internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

O projeto pretende encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do seu espaço escolar e sensibilização da comunidade; estimular o hábito de participação envolvendo ativamente as crianças/alunos na tomada de decisões e implementação das ações; motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário; fornecer formação, enquadramento e apoio a muitas das atividades que a escola desenvolve; divulgar boas práticas e fortalecer o trabalho em rede a nível nacional e internacional; contribuir para a criação de parcerias e sinergias locais na perspetiva de implementação da Agenda 21 Local.

A atividade do Programa/ Projeto Eco-Escolas, tem como principal objetivo estimular a participação ativa dos alunos, na implementação de ações de sensibilização para com o ambiente. É importante criar interesse e entusiasmo pelas várias atividades, sendo um dos objetivos que as crianças ou jovens sejam observadores ativos. Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e saberes que vão acumulando ao longo da vida. Com as diversas atividades a realizar, pretende-se atingir os jovens das diferentes faixas etárias, de modo a valorizar, reforçar e ampliar essas mesmas experiências e saberes. As sinergias de projetos, podem criar canais de motivação para o interesse e participação dos alunos no seu desenvolvimento.

O Programa Eco-Escolas pretende ser um contributo metodológico para uma educação participada e esclarecida em escolas onde educar é criar cidadãos conscientes e ativos pelo ambiente.

Projeto Eco-Escolas na nossa escola

Já desde 2013/14 até à presente data, tem sido desenvolvido um bom trabalho nesta escola no âmbito deste Projeto, como o revela a Bandeira Verde hasteada na entrada principal, obtida como reconhecimento de todo o esforço que conduziu a um bom trabalho. Somos já uma Eco-Escola!

A equipa que, este ano letivo desenvolve este Projeto, pretende continuar o bom trabalho desenvolvido em anos anteriores, assegurando a continuidade do plano e a qualidade da sua ação. Para tal, solicitamos a vossa colaboração, pois este é um projeto direcionado a toda a comunidade escolar (alunos, professores e funcionários). Todos somos responsáveis pela qualidade ambiental da nossa escola, da nossa casa e do nosso Planeta.

Todos os anos, são lançados Temas Anuais para serem desenvolvidos nas escolas, assim como Temas Base. Este ano letivo, o Tema Anual é Comunidades Sustentáveis / Espaços Exteriores. Os Temas Base são os Resíduos, a Energia e a Água, a desenvolver no 1.º, 2.º e 3.º período.

Este Projeto possui uma dinâmica própria de atuação que envolve parcerias com agentes externos à escola: a Câmara Municipal do Funchal, Junta de Freguesia, Associação de Pais, cujos representantes têm assento no Conselho Eco-escolas, procurando contribuir para um maior envolvimento e participação dos municípios, empresas e outros interessados em todo o processo, visando um Desenvolvimento Sustentável.

Assim, no nosso Plano de Ação temos, para este 1º período, as seguintes atividades:

• Criação do Conselho Eco-escolas com a participação de um representante de cada turma;
  • Criação das Brigadas Verdes, constituídas por 2 alunos de cada turma (privilegiando a rotatividade entre os alunos da turma) cujas funções serão as seguintes:
    • Alertar para a redução do consumo energético da escola: um dos alunos ficará responsável por garantir que as luzes da sala de aula, ficam desligadas durante os intervalos;
    • Manter a sala de aula limpa: um dos alunos encarregar-se-á de garantir que a sala de aula fica limpa quando as aulas terminam e verificar se houve ou não separação correta dos resíduos.
  • Criação do Hino do Eco-escolas; Hastear da Bandeira Verde 2018/2019, recebida como reconhecimento do bom trabalho realizado na escola, em termos ambientais;
  • Elaboração de papelões a colocar nas salas de aula;
  • Auditoria ambiental interna à escola, sobre questões e práticas ambientais;
  • Comemoração do Dia Mundial da Alimentação e do Dia Mundial do Não Fumador;
  • Natal Ecológico: Decorações natalícias a partir da reutilização de materiais diversos.

Contamos convosco nesta nossa missão: Alertar para a Mudança de Atitudes face ao Ambiente, de forma a contribuir para o Bem-estar de Todos Nós!

Site oficial Eco-Escolas

Prémios

No ano letivo 2019/2020 a nossa escola encontra-se entre as escolas premiadas no projeto "Alimentação Saudável e Sustentável", no âmbito do desafio lançado "Na minha casa não desperdiçamos".

A adesão dos alunos ao referido desafio e a sua participação de forma interessada, responsável e autónoma, num momento difícil de confinamento com todas as suas adversidades, tornaram possível a apresentação de um trabalho com qualidade que levou a nossa escola até o 3.º lugar a nível nacional.

Rua Bartolomeu Perestrelo n.º 3 e 5,
9054-520 Imaculado Coração de Maria