Parlamento dos Jovens

Docente responsável pelo projeto:

Élia Fernandes (Coordenadora) (e.fernandes@edu.madeira.gov.pt)

Horário/Local de Funcionamento:

3ª Feira das 13h50 às 14h35 e das 14h50 às 15h35 – Sala EV1

4ª Feira das 13h30 às 14h35 - Sala EV1

O programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

O Parlamento Jovem Regional é uma iniciativa da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), realizada com a colaboração da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos (SRERH), desenvolvida ao longo do ano letivo com as Escolas de 3º Ciclo do Ensino Básico, do universo do ensino público e privado. O presente Projeto vai ao encontro do Projeto Educativo de Escola “Educar para a Cidadania”, contribuindo para formação dos jovens, alicerçando o conhecimento e os valores cívicos e de cidadania bem como fomentar o pensamento crítico e de análise e a criatividade, como competências essenciais na educação dos jovens de forma a promover os princípios básicos da sociedade democrática e dos seus direitos, garantias e liberdade.

Objetivos Gerais

1. Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;
  2. Dar a conhecer a Assembleia da República e a Assembleia Legislativa Regional, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;
  3. Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões;
  4. Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;
  5. Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;
  6. Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria;
  7. Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

Rua Bartolomeu Perestrelo n.º 3 e 5,
9054-520 Imaculado Coração de Maria