Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)
 
É constituído pela psicóloga Joana Morna, especialista em Psicologia da Educação, reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
A atividade profissional do psicólogo do Serviço de Psicologia e Orientação divide-se em três grandes domínios: Apoio Psicológico Educacional ; Orientação Vocacional e Apoio ao Desenvolvimento do Sistema de Relações da Comunidade Educativa.
Quem pode solicitar o apoio psicológico do SPO? Qualquer elemento da comunidade educativa: alunos, pais/encarregados de educação, professores e funcionários.
 
População alvo: alunos do Pré-escolar, dos 1º, 2º e 3º Ciclos.
 
Onde funciona o SPO? Gabinete no 3º piso
 
Como pode recorrer ao apoio do SPO? Os alunos poderão ser encaminhados para o SPO através do Conselho Executivo, dos Coordenadores de Ciclos, do Educador do pré-escolar, do Professor Titular de turma do 1.º ciclo, do Diretor de Turma, Pais/Encarregados de Educação. Os alunos também podem dirigir-se autonomamente ao SPO.
 
IMPORTANTE: o apoio psicológico em contexto educativo será realizado após consentimento do encarregado de educação, exceto situações onde a intervenção tenha de ser imediata.
A ação do SPO é otimizada através da articulação com os docentes, família e recursos da comunidade.
 
Objetivo geral da ação do SPO: Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo assim o bem-estar geral dos mesmos, famílias e comunidade educativa.
 
Importante:

 

A informação confidencial é transmitida apenas a quem se considerar de direito e imprescindível para uma intervenção adequada e atempada face à situação em causa. O cliente é informado sobre a partilha de informação confidencial antes desta ocorrer, exceto em situações onde tal seja manifestamente impossível, pretendendo minimizar-se os danos que a quebra de confidencialidade poderá causar na relação profissional. De Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses Publicado na 2ª Série do Diário da República a 20 de Abril de 2011Regulamento Nº 258/2011. 
© 2018 EB123/PE Bartolomeu Perestrelo