Educação Especial
 «De coração na inclusão» é o lema da Educação Especial da EB123/PE Bartolomeu Perestrelo.
Trata-se de um serviço de apoio que engloba uma equipa dinâmica com formações diversificadas, a qual trabalha numa dinâmica de apoio global às aprendizagens e aos comportamentos, tendo em vista o sucesso educativo dos alunos com Necessidades Educativas Especiais.

Falando dos trilhos da inclusão à comunidade...
  • Segundo Sérgio Niza: «o princípio fundamental das Escolas Inclusivas surgido da Declaração de Salamanca, em 1994, consiste em que todos os alunos devem aprender juntos independentemente das dificuldades e das diferenças que apresentem».
  • De acordo com Mantoan: «Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças».
  • Para Bénard da Costa: «A escola Inclusiva, tal como foi já amplamente demonstrado, é uma escola melhor para todos os alunos. É nestas escolas que se formará uma geração mais solidária e mais tolerante e é nestas escolas que aqueles que têm problemas, dificuldades ou deficiências, aprenderão a conviver no mundo heterogéneo que é o seu, para mais tarde poderem exercer plenamente a sua cidadania».

De salientar que somos uma escola de referência para alunos cegos e com baixa visão.

Citando o DLR33/2009/M, «Artigo 36.º - Educação de alunos cegos – 1. Os estabelecimentos de educação e ensino de referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão concentram as crianças e jovens de um ou mais concelhos, em função da sua localização, especificidade dos recursos humanos, materiais didácticos e equipamentos informáticos adequados e rede de transportes existentes».
Quer isto dizer que a nossa escola está preparada para desenvolver a melhor resposta educativa no processo de inclusão dos alunos cegos e com baixa visão.

A equipa especializada da Educação Especial,
De coração na inclusão