Destaques Minimizar

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Pesquisa Minimizar

PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA INFEÇÕES EMERGENTES

NOVO CORONAVÍRUS 2019 – COVID 19
1.Estrutura de Coordenação
Perante um caso suspeito, os professores e funcionários informam o Conselho Executivo (CE).
A pessoa em causa será acompanhada pelo funcionário destacado para o efeito até à sala de isolamento.
A família é contactada bem como a linha de Saúde regional do IASaúde 800 24 24 20.

2.Medidas de Prevenção de Risco tomadas
- Colocação de sabão em todos os espaços da escola: WC; bares; cantina.
- Colocação de loção desinfetante em todos os pisos.
- Limpeza cuidada e frequente das superfícies, tocadas pelas mãos, nomeadamente corrimãos, mesas, teclados e ratos de computador.
- Afixação de informação na escola, em diferentes placares.
- Divulgação de um folheto informativo a todos os alunos com todos os cuidados pessoais de higiene a adotar de forma mais cuidada e frequente.
- Informação aos Encarregados de educação com o seguinte teor:
Os alunos que apresentem os sintomas da gripe não podem vir para a escola, devendo o encarregado de educação contactar a linha de saúde atrás referida e informar, de imediato, o estabelecimento de ensino.
Sintomas a ter em consideração:
- tosse (dificuldades respiratórias)
- febre
- mal estar
- viagem a área com transmissão comunitária ativa

3.Vigilância da possível doença
Os profissionais da Instituição (professores e funcionários) devem prestar atenção ao estado de saúde dos alunos, nomeadamente aos sintomas atrás referidos, comunicando, de imediato, o caso ao CE.
Os profissionais da instituição, em caso de dúvida, por terem estado em contacto com alguém infetado ou numa zona de risco, devem comunicar a situação ao CE.

4.Isolamento e gestão de caso provável
O utente com suspeita de infeção por Covid 19 terá acesso à solução alcoólica para a desinfeção das mãos após a colocação da máscara, sendo orientado para:
- Manter a máscara cirúrgica sempre bem colocada e ajustada;
- Evitar mexer na máscara e na face ou tocar nos olhos, boca ou nariz e se o fizer, deve higienizar de imediato as mãos;
- Evitar tossir para as mãos e aplicar a etiqueta respiratória: tossir ou espirar para o antebraço ou manga, com o antebraço fletido ou usar lenço de papel. Neste caso, deve deitar o lenço para o contentor de resíduos e higienizar as mãos de imediato;
- Manter uma distância mínima superior a 1 metro dos outros utentes;
- Retirar a máscara apenas quando tiver autorização do profissional de saúde;
- Retirar a máscara, sempre que esta se encontrar molhada, pegando numa das extremidades, e descartando para o contentor de resíduos apropriado, higienizando as mãos de seguida e antes de colocar nova máscara.
- A família e o IASaúde são informados, imediatamente.
- O aluno (a pessoa suspeita) é isolado num espaço preparado para o efeito (sala de apoio ao polidesportivo exterior) onde  aguarda a chegada da ambulância.
- Sala equipada com WC; mobiliário confortável e material de proteção para o funcionário que acompanha o aluno: máscaras; luvas; sabão; kit de água potável.

5.Caso confirmado
- Em situação de dúvida de infeção, todas as pessoas com contacto próximo (colegas de turma; de trabalho…) terão de ficar de quarentena, no prazo provável de 14 dias.
- Em caso de possibilidade de risco elevado, confirmado pelas autoridades de Saúde Regional, será considerado imediatamente o encerramento da escola pelo período necessário e imprescindível, de modo a evitar a contaminação de outros elementos da comunidade escolar.

Tags:
Categories: