You are here:   Escola > História > Escola 2011/2012
Register  |  Login
 Origami- Atividade de Enceramento do 3.º Periodo
Minimize

 

 A turma do 5.ºC elaborou o cartaz e folheto referente à atividade de Origami apresentada no cataz de actividades de encerramente do 3.º Periodo da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Curral das Freiras. Os melhores cartazes e folhetos foram selecionados para a página Web da Escola.

 

Aluno:Enio Turma: 5.ºC
Aluno: Leandro
Turma: 5.ºC

 


 Conferência: “História, tradição e costumes do Curral das Freiras”
Minimize

A turma do CEF B organiza esta conferência com a finalidade de aprofundar conhecimentos ou simplesmente redescobrir as nossas tradições, costumes e história da nossa linda freguesia “Curral das Freiras”. Agradecem a vossa presença nesta ação no dia 31 de maio de 2012, pelas 14h00min no Auditório da escola.

 Google Analitics
Minimize
 Dia da Geografia na Nossa Escola
Minimize

O Departamento de Ciências Humanas e Sociais e Grupo de Geografia, organiza no dia 29 de maio de 2012 uma Conferência intitulada “ A Geografia, a Autonomia e o Futuro dos Nossos Jovens.” com a amável participação do Drº Alberto João Jardim, às 15h30 no Auditório da Escola.

 Dia da Europa na Nossa Escola
Minimize

O Departamento de Ciências Humanas e Sociais e Clube Europeu, organiza no dia 29 de maio de 2012 uma Conferência/Debate  sobre a temática“ A Região Autónoma da Madeira na União Europeia (Antes e Depois)” com a participação do Drº Sérgio Marques, às 11h45 no Auditório da Escola.

 O Departamento de Ciências Exatas, Natureza e Tecnologias
Minimize


O Departamento de Ciências Exatas, Natureza e Tecnologias  levou a efeito a atividade "Quem quer ser Cientista/Singtar” e Jogos Didáticos/Apresentação de trabalhos sob informática e matemática. O evento apresentou diversas atividades dinâmicas a qual os alunos participaram com muito entusiasmo.

O jogo entre turmas de "Quem quer ser Cientista” foi um dos mais apreciados pelos alunos onde competiram com os seus conhecimentos em tom de brincadeira promovendo um espirito de partilha  de conteúdos.

 

 

 Ciências Físico-Químicas
Minimize

Mais uma vez a disciplina de Ciências Físico-Químicas participou no dia do Departamento, disponibilizando aos alunos demonstrações de atividades experimentais muito divertidas e que eles podem repetir em casa. A falta de reagentes químicos não foi problema pois os docentes apresentaram experiências com materiais comuns do dia-a-dia, que toda a gente tem em casa. Este foi também um ponto de interesse desta exposição de trabalhos. Mais uma vez, houve muita diversão e aprendizagem à mistura, com miúdos e graúdos a procurarem fixar o procedimento de modo a repetir a experiência em casa. A satisfação era evidente e ficou provado que a Físico-química é uma disciplina interessante e que também é muito divertida.

 

 Semana dos Departamentos
Minimize

 

Departamento de Ciências Exatas, Natureza e Tecnologias- Quarta-feira, dia 18 de Abril

Auditório

Quem quer ser Cientista/Singtar

Tour 1

Sala de Informática;

Laboratório Ciências- Experiências;

Laboratório de FQ- Experiências.

Tour 2

Espaço Aluno

Sala 4.0.3- Jogos de matemática

Departamento de Ciências Humanos e Sociais-Quinta feira, dia 19 de Abril

Auditório

Conferencia /debate “ A Revolta da Madeira”

Prof Convidada: Alexandrina Alves.

Auditório

Exibição “Capitães de Abril” um filme de Maria Medeiros

Escola

Concurso de Fotografia: “ Uma imagem vale mais que 1000 Palavras”

Auditório

À Conversa com Pedro Sousa- treinador da equipa Sénior do Centro Social e Desportivo de Câmara de Lobos.

Escola

Jogos Tradicionais

Dia das Línguas- Sexta-feira, dia 20 de Abril

Auditório

Concurso de Cultura Geral e Línguas/Literatura Portuguesa

Auditório

Sessão de Karaoke

Auditório

Sessão de Cinema

 Atividades de Encerramento do 2.º Período
Minimize

 

 À conversa com Valter Hugo Mãe
Minimize

 

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Curral das Freiras promove a rubrica À Conversa com...

Com o privilegio de ter presente o Prémio José Saramago 2006, Valter Hugo Mãe, sexta-feira, 16 de março de 2012 às 14h40min no auditório da escola. Aberto a toda a comunidade.

 Dia Internacional da Mulher- 8 de Março
Minimize

Dia Internacional da Mulher . Data marcada pela luta por melhores condições de vida para as mulheres. A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos não pode deixar passar a data sem um Muito Obridada pela força de União e Familia, a todas as mulheres desta comunidade, às jovens que formamos e ao futuro delas que ai se avizinha.

 A Matemática está para por todo o Lado
Minimize

O grupo disciplinar de Matemática está a organizar um concurso de fotografia intitulado por “A Matemática está para por todo o Lado”. O Concurso decorrerá de 5 de Março a 11 de Abril do corrente ano e destina-se a todos os alunos da Escola 2º e 3º Ciclos do Curral das Freiras. Os participantes poderão dar asas à sua imaginação (paisagens, objetos, casas, monumentos…);
Serão atribuídos prémios às três melhores fotografias!
 

 Regulamento

 

 17 de Fevereiro de 2012 -Carnaval
Minimize

 

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Curral das Freiras juntamente com as escolas primarias da zona, irão comemorar esta época com um pequeno desfilhe de fantasias, pela manhã de sexta feira, 17 de Fevereiro de 2012.

O Carnaval começou a ser festejado pelo povo grego em 600 a 520 a.C., como forma de agradecimento aos deuses pela boas colheitas do ano. No ano 590 d.C, o Carnaval começou a ser festejado pela Igreja Católica. O período de Carnaval era apelidado como o "adeus à carne", marcando a véspera de um período de jejum e privações antes de iniciar a quaresma. As populações festejavam e degustavam manjares para preparar o período de privações que ia iniciar no dia seguinte.

Hoje o Carnaval assume-se como uma festa onde reinam fantasias e disfarces, na qual miúdos e graúdos festejam usando máscaras e trajes coloridos que não têm possibilidade de usar durante o resto do ano. É uma época de diversão e onde são permitidas brincadeiras, seguindo o provérbio popular "No Carnaval ninguém leva a mal".

Mantendo a tradição, a  Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Curral das Freiras, conjuntamente com, os alunos finalistas de 9.º Ano irão organizar um baile de Carnaval , convivio aberto a toda a comunidade escolar.

 

 

 14 de Fevereiro- Dia de São Valentim
Minimize

 

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo fora, aproximadamente mil milhões (Portugal)  de cartões com mensagens românticas são enviados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano.

 Conferência “Segurança na Internet”
Minimize

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Curral das Freiras promoveu no dia de 07 de Fevereiro de 2012, no Auditório da Escola, a Conferência “Segurança na Internet” que visou sensibilizar os alunos para as vantagens e os perigos no uso da Internet. Esta conferência teve como orador convidado o Inspetor da Polícia Judiciária José Carlos Custódio.

 

 

 Semana da Internet Segura
Minimize

Decorrente do dia da Internet Mais Segura, desenvolvem-se atividades ao longo de toda a semana, de 6 a 10 de fevereiro, sendo que o dia 7 é  o dia oficial da Internet Mais Segura.

Na Região Autónoma da Madeira, a Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos, propõe um conjunto de iniciativas/atividades a desenvolver no sentido de:

    Promover uma utilização mais consciente da Internet;
    Dar a conhecer os perigos reais de uma utilização inconsciente da Internet;
    Aproximar gerações;
    Desenvolver comportamentos de segurança;
    Promover comportamentos que respeitam as regras de conduta online.

Na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Curral das freiras irão desenvolver atividades nesse sentido. Aqui deixamos o cartaz das apelando a participação de toda a comunidade.
 

 

 

Aqui está  um link com algum material que vos pode interessar: http://www.seguranet.pt/repositorymodule/category_view/id/25/
 

 

 

 

 Triatlo Literário
Minimize

No dia 25 de janeiro de 2012, pelas 14 horas, realizou-se a primeira fase do concurso Triatlo Literário, promovido pelo projeto Baú de Leitura. As alunas participantes: Cátia Sá e Oriana Caires, do 7º A; e Marisol Vieira do 8ºA, sujeitaram-se às já características provas deste concurso regional: leitura, cultura e escrita, avaliadas pelos professores Dorita Furtado, Fátima Pinto, João Lourenço, Mónica Pereira e Teodósio Parreira, que integraram o júri do concurso.
A todas as participantes lhes foi entregue um diploma, tendo a aluna vencedora, Marisol Vieira, recebido também um livro, oferta da Fnac.
O presidente da escola, professor Joaquim Sousa, também esteve presente e, no final, congratulou as alunas pela sua participação e interesse e ressalvou a importância destas iniciativas para a promoção da leitura e da literatura regional.

 

 Dia dos Reis Magos
Minimize

6 de Janeiro Dia dos Reis Magos. Os Reis Magos são personagens que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Deus Menino, em Belém.

 Dia Mundial do Braille
Minimize

4 de Janeiro – Dia Mundial do Braille. Este dia pretende, acima de tudo chamar a atenção para os problemas dos cidadãos invisuais e da responsabilidade de todos nós nesta problemática

 Dia Mundial da Paz
Minimize

1 ou 1º de janeiro (AO 1945: 1 de Janeiro) é o 1º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 364 para acabar o ano (365 em anos bissextos).
Esta data é o Dia Mundial da Paz, além de Dia da Fraternidade Universal, sendo assim, um feriado internacional, adotado por quase todas as nações do planeta.

  Programa de Atividades de Encerramento do 1º Período
Minimize

Horas

Atividade

Local

8:00

Concentração dos Docentes

Sala de Professores

8:15

Receção aos Alunos

Sala destinada

8:30 às 11:00

Peddy-papper

"À Descoberta do Curral"

Escola

9:00 às 11:00

Tabuleiro de Damas

Pavilhão

9:00 às 11:00

Karaoke

Pavilhão

11:00

Lanche

Cantina

11:30

Teatro

Auditório do Curral

12:30

Amigo secreto

Bar dos Professores

13:00

Almoço

Cantina

 

 Feliz Natal
Minimize

 

A melhor mensagem de natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.  A Escola dos 2.º e 3.º Ciclos do Curral das Freiras Deseja a toda Comunidade Educativa um Feliz Natal 2001!

Dada a actividade de Postais de Natal na disciplina de TIC, partilhamos com toda a comunidade os melhores postais de Natal das turmas envolvidas.

Joana Lúcia e leocádia Sá- 9ºA _João Jesus e Jesus Daniel-9ºA
Jacinta EFA turma B3-1 Mariana EFA turma B3-1

 

 Sites e Blogs no Apoio ao Ensino
Minimize

O Gabinete de Formação irá promover uma sessão de apresentação de ferramentas de Apoio ao Ensino.

14 de Dezembro de 2011 pelas 14 horas, na sala de informática.

Objectivo:Apresentar ferramentas de criação rápida de sites e blogs com recurso ao ebloger, google sites e Wix.

Oradores: Professores Ana Melo, Jorge Carvalhal e Magda Ascensão

 Árvore de Natal
Minimize

O Clube de Alimentação Saudável juntamente com a Disciplina de Educação Moral Religiosa Católica promoveu à construção da Árvore de Natal da Escola no dia 13 de Dezembro de 2011.

 

 Atividade no Ámbito da semana regional de Pessoas com necessidades Especiais
Minimize

 

No dia 7 de Dezembro de 2011 foi promovida, uma atividade que consiste na assistência ao jogo de Basquetebol em cadeira de rodas, no ámbito da semana regional de pessoas com necessidades especiais.

 

 

 Atividade integradora o dia de São Martinho e o Magusto
Minimize

 

No passado dia 2 de Novembro d foi realizado um convívio sobre o tema o dia de São Martinho e o Magusto, com objetivo de promover os aspetos culturais da localidade, de acordo com o tema de vida “Aprendizagens da minha vida” e foi dinamizada pelos formandos dos cursos de Educação e Formação de Adultos a qual produziram alguns postais nas aulas.

Desta forma aproveitamos para promover os trabalhos desenvolvidos.

 

 Programa que cria jornais e revistas online!
Minimize

ProsePoint é um software gratuito (open source) que permite criar de uma forma simples e rápida jornais e revistas online, sem necessidade de ter qualquer conhecimento de programação ou HTML.

O programa permite organizar a informação por temas, bem como a possibilidade de efetuar uploads de ficheiros (fotografias, áudio, vídeos, etc.).

Sugestão: Esta aplicação poderia ser utilizada, por exemplo, na elaboração de um jornal escolar.

Conheça estas e outras funcionalidades em http://www.prosepoint.org/

 Eco-Escola
Minimize

Teve lugar a cerimónia do hastear da Bandeira Verde Eco- Escola na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Curral das Freiras no passado dia 29 de Novembro de 2011.

Este momento contou com a presença de algumas entidades e é sempre oportuno relembrar que a Bandeira Verde Eco-Escola é atribuída às escolas que se candidataram e implementaram os princípios definidos na metodologia de uma Eco-Escola, pretendendo incentivá-las a melhorar o seu desempenho ambiental e sensibilização da comunidade.

A atribuição deste galardão vem assim reconhecer o trabalho desenvolvido por toda a Comunidade Educativa, em benefício e na defesa do ambiente.

Um agradecimento especial a todos que participaram e colaboraram neste projeto.

 

 Magusto da Escola do Curral
Minimize

O Magusto é uma festa popular, e com esse intuito alunos, pessoal docente e não docente e familiares juntaram-se à festa. À volta de uma fogueira improvisada, com muita criatividade assaram-se castanhas, fizeram-se brincadeiras, as pessoas enfarruscam-se com as cinzas e cantam-se cantigas. Mais um belo momento para recordar da Escola.

 

 Dia da Escola
Minimize

No dia 22 de Setembro de 2011, a Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Curral das Freiras festejou o seu segundo aniversário.
A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.

 


 

 Acordo Ortográfico
Minimize

De que é que falamos quando nos referimos ao acordo ortográfico?

Referimo-nos a um acordo assinado em 1990 entre os sete países de língua oficial portuguesa de então que estabelece normas ortográficas, ou seja regras de como escrever palavras.

Guia Acordo Ortográfico

O Conversor do Acordo Ortográfico da Porto Editora é uma ferramenta gratuita que possibilita a adaptação à nova ortografia. O Conversor de texto converte palavras conforme a ortografia antiga para a nova grafia e resolve no mesmo instante qualquer dúvida ortográfica.

 Conversor

Como se instala o novo corretor ortográfico no Microsoft Office Word?

Foi criado um Guia rápido para ajuda da instalação no corrector ortográfico para o Word 2007 e 2010. Faça o download do ficheiro e siga os passos.

 Descarregue as instruções de instalação

O Lince é uma ferramenta de apoio à implementação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa que converte o conteúdo de ficheiros de texto para a grafia neste momento a ser introduzida em vários países do espaço da CPLP.

Lince

 Nomeação da Comissão Provisória- Ano escolar 2011-2012
Minimize

 

Por despacho do Excelentíssimo Senhor Secretário Regional de Educação e Cultura de 05/07/2011, somos a informar. que foram nomeados os elementos abaixo mencionados para a Comissão Provisória da Escola Básica do 2.º e 3º. Ciclos do Curral das Freiras:

- Joaquim José Batalha de Sousa

- Mónica Alexandra Amaral Martins Pereira

- Marco Paulo Lopes de Melo

 

Ler Mais

 Abertura no Ano Escolar
Minimize

No ano escolar 2011/2012, as actividades lectivas dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário iniciam-se a 19 de Setembro de 2011. Podem os estabelecimentos do Ensino Básico e Secundário dar início às actividades de recepção dos novos alunos, no dia 16 de Setembro de 2011.A duração dos períodos lectivos, para os Ensinos Básico e Secundário, deve observar as seguintes datas:

Níveis de ensino

Período

Início

Termo

 

Ensino Básico e Secundário

1.º

16/19 de Setembro de 2011

16 de Dezembro de 2011

2.º

3 de Janeiro de 2012

23 de Março de 2012

3.º

10 de Abril de 2012

Junho de 2012 (a) (b)

      a) 6.º e 9.º anos de escolaridade – dia 08 de Junho de 2012, em conformidade com o calendário dos exames nacionais.

b)      5.º, 7.º e 8.º anos – dia 26 de Junho de 2012.

As interrupções das actividades escolares dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário ocorrem nas seguintes datas:

Interrupções

Início

Termo

Natal

19 de Dezembro de 2011

02 de Janeiro de 2012, inclusive

Carnaval

20 de Fevereiro de 2012

22 de Fevereiro de 2012, inclusive

Páscoa

26 de Março de 2012

09 de Abril de 2012, inclusive

 A festa do Desporto Escolar para os 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e para o Ensino Secundário ocorrerá de 18 a 20 de Abril de 2012.

Despacho n.º 005_2011 - calendário escolar

Calendário para descarregar em Excel

 Oferta Educativa 2011/2012
Minimize

Longe vão os tempos em que os alunos não tinham opções. A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Curral das Freiras abre as portas à comunidade para dar a conhecer a oferta formativa que tem disponível para os jovens.

Entre cursos profissionais ou ensino recorrente, as opções são muitas e passamos a apresentar:



CURSOS PROFISSIONAIS - NOVIDADE

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
  Técnico de Gestão Desportiva

CURSOS CEF (Cursos de Educação e Formação de Jovens)
- Tipo 2 : Operador de Informática

CURSOS EFA (Educação e Formação de Adultos)
- Tipo B3
- Secundário - Tipo A (Escolar)

 

Faz já a pré-inscrição