Sobre a Escola Minimizar

Caraterização da Escola

A Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade, criada em 2004, pela portaria nº 84-A/2004 de 30 de março, encontra-se situada na freguesia do Campanário, concelho de Ribeira Brava e é frequentada por alunos oriundos das freguesias do Campanário e da Quinta Grande.

A nível de população escolar, no presente ano letivo (2016/2017) a escola possui uma população de 360 alunos distribuídos por 19 turmas, das quais 2 delas diz respeito ao Curso de Educação e Formação Cozinheiro/a (2ºano) e Operador/a de Informática (1ºano) e uma turma de percurso curricular alternativo.

A nível de recursos materiais a escola disponibiliza diferentes recursos que permitirão o desenvolvimento das atividades previstas no Plano Anual de Escola, nomeadamente:

·         Biblioteca

·         Atelier de Aprendizagem

·         2 Laboratórios de Informática

·         Sala de Música

·         Laboratório de Física e Química

·         Laboratório de Ciências

·         Polidesportivo

·         Ginásio

·         Anfiteatro

·         2 Salas de Educação Visual e Tecnológica

·         1 Sala de Educação Tecnológica

A escola também disponibiliza outros recursos nomeadamente:

·         10 videoprojectores (8 fixos + 2 portáteis)

·         5 retroprojectores

·         2 Leitores de CD/DVD

·         2 Leitores de Vídeo

·         2 Televisores

·         2 Leitores de CD/Cassete

·         1 Máquina de filmar digital

Curiosidades Minimizar

Origem do Nome da Escola

Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade, nasceu na freguesia do Campanário a 10 de fevereiro de 1825, e faleceu em São Paulo a 16 de janeiro de 1898. Era filho do tenente Francisco Joaquim Gonçalves de Andrade e de D. Caetana de Macedo. Após ter sido ordenado presbítero emigrou para o Brasil onde era bispo o seu tio D. Manuel Joaquim Andrade e também lá se encontrava o seu irmão, o conselheiro Francisco Justino Andrade, acima mencionados. Residiu em Vassouras, Brasil e acabou por frequentar o curso de Direito, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde acabou sendo professor até 1891, data da sua jubilação. Apesar de ter exercido funções académicas, nunca abandonou as funções eclesiásticas. Foi um sacerdote exemplar, tendo gozado de um notável prestígio em São Paulo onde viveu e onde veio a falecer em 16 de janeiro de 1898.

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade