Educação para a Sexualidade e Afectos Minimizar

Educação para a Sexualidade e Afectos

A fim de ajudar “os alunos a serem capazes de fazerem escolhas livres, responsáveis e conscientes na sua vida sexual e reprodutiva, prevenindo as situações de risco ligadas à vivência da sexualidade, nomeadamente a gravidez não desejada e precoce, a infecção VIH, outras infecções de transmissão sexual e os abusos sexuais.
Deste modo poderão vivenciar a sua Sexualidade de forma mais informada, Saudável, Responsável e Gratificante”, surgiu no ano lectivo 2006/2007 o Projecto ESA - "Educação para a Sexualidade e Afectos", promovido pela Direcção Regional de Educação. Este está a ser implementado em todas as turmas da nossa escola, desde o 5º ao 9º ano de escolaridade, com carácter de obrigatoriedade. As aulas de ESA são em número de 10 por ano lectivo, com a duração de 45 minutos cada, sendo leccionadas, preferencialmente, na área curricular não disciplinar de Formação Cívica em 10 semanas consecutivas, durante o 1º, 2º ou 3º períodos. As sessões de ESA são ministradas por um docente com formação específica e coadjuvadas pelos directores de turma. O projecto é dado a conhecer aos pais e encarregados de educação, no início do ano lectivo, pelos directores de turma. A avaliação dos alunos integra a menção qualitativa de Formação Cívica no respectivo período.

O projecto deve proporcionar aos jovens:
- Oportunidade para desenvolverem capacidades, nomeadamente, de comunicação, de negociação, de escuta, de assertividade, de procura de ajuda, de tomada de decisão, de reconhecimento e de resistência às pressões, capacidades para lidar com desafios e com preconceitos, para seleccionar informação fidedigna e adequada, para reconhecer e ultrapassar barreiras, para discutir assuntos morais e
sociais;

- Oportunidade para obter informações mais objectivas relacionadas com os aspectos científicos e técnicos da sexualidade nas suas várias dimensões (biológica, pessoal e relacional, expressiva, histórica e social) e também os instrumentos para reorganizarem as informações, fragmentadas, enviesadas, incompletas, incorrectas, com que são bombardeados, não só pelos média mas também pelos amigos, pelos
adultos, pela própria família, etc.;

- Oportunidade para o debate sobre as escolhas morais em questões actuais ligadas à sexualidade humana, nomeadamente aspectos ligados à procriação, às infecções de transmissão sexual, ao uso do preservativo.

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade