eTwinning Minimizar

 



 Professoras da Madeira participaram no "eTwinning Seminar on Rural Areas" Minimizar

 



 Evento eTwinning - "Happiness in reading/Felicidade na Leitura/ le bonheur dans la lecture" Minimizar

A professora Graça Dias criou o evento "Happiness in reading/Felicidade na Leitura/ le bonheur dans la lecture" como uma das atividades de disseminação da frequência no curso estruturado "Happy Schools: Positive Education for Well-Being and Life-Skills Development". Este, no âmbito do projeto europeu ERASMUS + KA1 “AGE”, na semana de 21 a 25 de fevereiro, em que as docentes Carla Coutinho e Graça Dias auferiram de diferentes técnicas e atividades na área da educação positiva para promover o bem-estar e a felicidade numa perspetiva holística. Também partilharam e praticaram momentos de Mindfulness, com o intuito de auferir de técnicas por forma a motivar e aprimorar a atenção/concentração dos alunos.  



 Evento eTwinning - "Jobshadowing no Collège La Charme, em Clermont Ferrand - France" Minimizar

Evento eTwinning criado pela docente Graça Dias a fim de difundir o Jobshadowing.  No âmbito do Projeto Europeu Erasmus+ AGE Campanário realizou 31 de janeiro a  4 de fevereiro, Jobshadowing  no Collège La Charme, em Clermont Ferrand - France , onde os docentes Graça Dias, Paula Laje e Marcos Leitão tiveram a experiência de vivenciar uma semana de trabalho real e concreto, sendo “a sombra de alguém” permitindo uma reflexão prática sobre o sistema de educação francês, os seus alunos, professores, dificuldades e dinâmicas, bem como a troca de experiências entre docentes e alunos.  

 



 Eventos eTwinning - Campanário & le Monde Minimizar

Dans le cadre du projet Erasmus + KA2 "Playing With Maths" et de l'apprentissage du français, du portugais et la matière Orientação e Desenvolvimento Social et en partenariat avec Associação Desportiva do Campanário on organise un menu français, update du "little Erasmus Corner" et une exposition: France et Portugal, un showcooking, des moments musicaux et du hip hop/fitness dans un travail collaboratif, avec la participation des populations locales et pour la communauté scolaire et de la paroisse du Campanário.
As part of the Erasmus + KA2 project "Playing With Maths" and the learning of French, Portuguese and the subject Orientação e Desenvolvimento Social and in partnership with Associação Desportiva do Campanário we are organizing a French menu, update of the "little Erasmus Corner "and an exhibition: France and Portugal, a show cooking, musical moments and hip hop / fitness in a collaborative work, with the participation of local populations and for the school community and the parish of Campanário.

Para saber mais sobre este evento clique aqui ou na imagem.



 Evento eTwinning - Sabores Europeus Minimizar

 

O departamento de línguas no âmbito do 17º aniversário da Escola, do Erasmus Days e do projeto KA2 "Playing With Maths" realizará uma atividade no campo da gastronomia a fim de divulgar pratos da França, Portugal e Inglaterra.



 Dia Europeu das Línguas Minimizar



 Campanha de Outono - Semanas eTwinning 2021 | eTwinning PT Minimizar

SEMANAS ETWINNING

No decorrer desta campanha, serão dinamizados eventos online onde diferentes especialistas abordarão temáticas subordinadas ao tema do ano - Literacia para os média e desinformação.

  • Terça-feira, 19 de outubro 2021: eTwinning Webinar with the House of European History about the exhibition "Fake For Real, A History of Forgery and Falsification".  eTwinning Live
  • Quinta-feira, 21 de outubro de 2021: eTwinning Webinar with Anne Frank House about Media Literacy. eTwinning Live

 

Integrados também na campanha de outono / "eTwinning coaching", serão dinamizadas as seguintes sessões de divulgação de boas práticas: 

  • Quinta-feira, 14 de outubro de 2021: Sessão 2

Bons projetos!



 Seminário Bilateral eTwinning Portugal-Espanha – A Literacia para os Media e o combate à Desinformação (1 de outubro) Minimizar

Entre os dias 20 a 22 de outubro, decorrerá o Seminário Bilateral eTwinning Portugal - Espanha – A Literacia para os Media e o combate à Desinformação, dinamizado pela Organização Nacional de Apoio (NSO), da Direção-Geral da Educação. 

Este evento online, que contará com a presença de 50 docentes portugueses e espanhóis, de todas as áreas disciplinares, com alunos de idade igual ou superior a 10 anos, pretende proporcionar aos participantes momentos de reflexão, partilha e planificação de projetos colaborativos transnacionais sobre a temática do seminário.  

Os docentes poderão assistir a sessões plenárias apresentadas por especialistas, bem como participar em workshops e em momentos culturais, que contam com o apoio do Município de Campo Maior. 

Aos docentes que frequentarem as sessões plenárias e workshops será emitido um certificado de participação de 9 horas. 

As inscrições para a participação neste evento decorrem até ao dia 7 de outubro.  

Consulte o Programa



 Selo de Qualidade Nacional eTwinning - Projeto L@ngu@ge4all! (1 outubro 2021) Minimizar

Parabéns a todos os alunos das turmas 7ºA e B, 9ºA, B e C, pela obtenção do prémio de selo nacional de qualidade eTwinning, com o projeto L@ngu@ges4all, no ano letivo 2020/2021. Devido ao envolvimento neste projeto, com recurso às TIC, criou-se redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, e desenvolveu-se o espírito de cidadania europeia.

A professora responsável:

Graça Dias

 

 

 



 Webinar Viriato "Exploração da ferramenta Wakelet" Minimizar

Precisa de uma ferramenta para organizar os seus recursos online? E para criação de portefólios digitais? Talvez para planificação de trabalho?

Estas e outras funcionalidades estarão em destaque no próximo webinar Viriato, dia 26 de maio, quarta-feira, pelas 17:30, a partir da exploração da ferramenta Wakelet, com a Embaixadora Laura Filipe.

Inscreva-se em: https://forms.gle/Rmc9PHcLArgi4q939

 



 eTwinning Day 2021 Minimizar

 

“For the occassion, Mariya Gabriel, the European Commissioner for Innovation, Research, Culture, Education and Youth, has addressed all the eTwinners!

Watch the interview”

 



 As Partilhas à Quarta estão de regresso - abril Minimizar



 Webinares Viriato 2021 - abril Minimizar


Calendário dos webinares quinzenais com o grupo Viriato para o terceiro período 2020 /2021, com a apresentação de ferramentas úteis para utilizar com alunas e alunos.

 



 Seminário eTwinning para futuros professores (3 a 5 de fevereiro de 2021)) Minimizar

Em 2012 começou o projeto-piloto nas Instituições de Ensino Superior com o objetivo de dar a conhecer o eTwinning na formação inicial de professores. Em 2018, foi alargado a todos os países oficialmente, tornando-se uma peça-chave no desenvolvimento e aplicação prática das competências do século XXI, trabalho colaborativo e de projeto, experiência internacional e cidadania digital, entre muitas outras. 
Em Portugal existem diversas Instituições de Ensino Superior a participar nesta iniciativa eTwinning dirigida aos futuros professores.

 

Entre os dias 3 e 5 de fevereiro, a Organização Nacional de Apoio do eTwinning (ERTE / DGE) dinamiza o Seminário eTwinning para futuros professores: Abordagem transversal do currículo através do trabalho de projeto. Este Seminário destina-se a docentes de Instituições do Ensino Superior responsáveis pela formação inicial de professores em licenciaturas ou mestrado de ensino; orientadores de estágio em Jardins de Infância, ensino básico ou secundário e estudantes da formação inicial de professores a frequentar a licenciatura ou mestrado de ensino.

Clique aqui para se inscrever!



 30 janvier: La journée scolaire de la Non-violence et de la Paix Minimizar



  MOOC: Trabalho colaborativo e eTwinning - 15 janeiro de 2021 Minimizar

A Direção-Geral da Educação (DGE) promove o curso de formação online “Trabalho colaborativo com o eTwinning: Primeiros passos”, em formato MOOC (Massive Open Online Course), sobre o projeto eTwinning, desenvolvido pelo Serviço de Apoio Nacional eTwinning PT. O curso é gratuito e está disponível em língua portuguesa. O MOOC decorre entre 18 de janeiro e 01 de março de 2021.

Clique aqui.



 Partilhas à Quarta (2020/2021) Minimizar


 Conferência Europeia Online para futuros professores - 23 a 27 de novembro de 2020 Minimizar

A semana de 23 a 27 de novembro reserva muitas surpresas a todos/as os/as etwinners portugueses/as... Sigam-nos nas diferentes redes sociais, para não perderem nada do que se vai passar.

No dia 25 de novembro, pelas 17:30, a Ana, o Mário e a Daniela estarão à conversa com a Professora Ana Amélia Carvalho, da Universidade de Coimbra, e o Professor Nelson Zagalo, da Universidade de Aveiro, tendo como temática as Narrativas Digitais.

Inscrições: https://forms.gle/xBwbS8jB3zxNJ9Ja7

Assista à sessão nos canais do eTwinning.PT, no Youtube, Facebook e Twitter.

 

#webinaresviriato #etwinningon #etwinningpt



 O eTwinning em Contexto Europeu Minimizar


 eTwinning: Professores Europeus numa Comunidade em Rede Minimizar

📌 eTwinning: Professores Europeus numa Comunidade em Rede | ERTE

A Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com a Direção Regional da Educação (DRE) da Região Autónoma dos Açores, promove, nos dias 8, 10, 13, 14 e 16 de julho de 2020, o curso com sessões online síncronas (15 horas) eTwinning: Professores Europeus numa Comunidade em Rede, acreditado pela DRE Açores.
👉 Consulte o programa e inscreva-se. https://bit.ly/2YPxbfs

 

 

                                               



 Curso Learning and Teaching Online with eTwinning - (25 de junho) Minimizar

O Serviço Central de Apoio eTwinning vai promover o curso Learning and Teaching Online with eTwinning, com o objetivo de formar eTwinners, recentemente registados ou com muito pouca experiência no projeto, que pretendam desenvolver competências ao nível das TIC, no sentido de saber como integrá-las em sala de aula e, consequentemente, melhorar a sua prática letiva.

Esta formação decorrerá ao longo de 12 semanas - entre 7 de setembro e 30 de novembro - e será aberta a um número muito restrito de formandos por país. Caso esteja interessado/a em participar, faça o seu registo em https://bit.ly/eTwCourse20, até ao dia 31 de julho de 2020.

Não perca esta oportunidade!


 eTwinning - Boas práticas - Passo a passo (15 de junho) Minimizar

Abordagem de metodologias com recurso a tecnologias no desenvolvimento de competências fundamentais para o século XXI. O projeto eTwinning ajuda a desenvolver várias competências nos alunos, tais como: criatividade, colaboração, comunicação, valores, atitudes, resolução de problemas, digitais, entre outras. Neste sentido, é importante que os professores façam uma primeira incursão pela plataforma de suporte para: - Explorar e analisar os recursos disponibilizados pelo portal eTwinning. - Explorar e analisar o espaço do professor, o eTwinning Live. - Analisar e debater metodologias de trabalho na sala de aula, de acordo com o público-alvo e com os conteúdos curriculares. - Compreender a filosofia subjacente aos projetos eTwinning.

Evento online no dia 15 de Junho de 2020, das 18h30 às 20h.

https://live.etwinning.net/events/event/121516

 


 Erasmus & eTwinning - Métodos inovadores de ensino e trabalho colaborativo (8 de junho) Minimizar

Esta formação pretende ajudar os professores a perceberem como podem integrar o eTwinning nas suas práticas letivas, bem como recorrer a metodologia de projeto. O projeto eTwinning ajuda a desenvolver várias competências nos alunos, tais como: criatividade, colaboração, comunicação, valores, atitudes, resolução de problemas, digitais, entre outras. Neste sentido, é importante que os professores façam uma primeira incursão pela plataforma de suporte para: - Explorar e analisar os recursos disponibilizados pelo portal eTwinning. - Explorar e analisar o espaço do professor, o eTwinning Live. - Analisar e debater metodologias de trabalho na sala de aula, de acordo com o público-alvo e com os conteúdos curriculares. - Compreender a filosofia subjacente aos projetos eTwinning e consequentemente a sua relação com o programa Erasmus. Considerando que “Educar no século XXI exige a perceção de que é fundamental conseguir adaptar- se a novos contextos e novas estruturas e competências.

Dia 8 junho, das 19h às 20h30.
https://live.etwinning.net/events/event/121514



 Webinar "StoryJumper" - 9 de junho Minimizar

📌Webinars eTwinning - Grupo VIRIATO
💻 StoryJumper
📆 🕔 Não percam, dia 09 de junho, 3ª feira, pelas 15:00 (Portugal).
 Faça a sua inscrição e junte-se ao evento no Grupo Viriato do seu eTwinning Live❗️

❗️❗️ https://live.etwinning.net/events/event/121074



 Campanha SeguraNet “Estudo Em Casa: Dicas para te manteres seguro” - 5 de junho Minimizar

Campanha SeguraNet “Estudo Em Casa: Dicas para te manteres seguro”, a decorrer no #EstudoEmCasa, na RTP Memória, com um conjunto de animações que promovem a Cidadania Digital: 

https://www.seguranet.pt/pt/animacoes-estudo-em-casa-dicas-para-te-manteres-seguro

 

 



 Evento de Aprendizagem Online no seu eTwinningLive:SEL, Social and Emotional Learning Minimizar

📌 Não perca o Evento de Aprendizagem Online no seu eTwinningLive, separador Desenvolvimento Profissional: SEL, Social and Emotional Learning


📆 01.06.2020 - 12.06.2020


 Este evento preconiza os seguintes objetivos: aprender a importância da aplicação do SEL nas escolas; aprender sobre 5 áreas do SEL; aprender a implementar atividades e ferramentas para o desenvolvimento da inteligência emocional e social; aprender dicas para o desenvolvimento da resiliência (professores e alunos)


Saiba mais aqui 👉 https://live.etwinning.net/professiona…/learningevent/110526



 Seminário Online: How to engage the youth of today to protect the planet of tomorrow? Minimizar

📌 Próximo Seminário Online no seu eTwinningLive, separador Desenvolvimento Profissional:
 How to engage the youth of today to protect the planet of tomorrow?


📆 🕔 01.06.2020, 18:00 - 19:30 CEST


Eco-Escolas é o maior programa global de escolas sustentáveis. O programa Eco-Escolas tem engajado jovens em ações positivas que transformam suas vidas. Dois gerentes do programa Eco-Escolas em nível nacional da Inglaterra e Índia partilharão a experiência dos seus países e falarão sobre “Como motivar os jovens a fazer a diferença e como se tornar empreendedor com as Eco-Escolas”.


Saiba mais aqui 👉 https://live.etwinning.net/professionaldevelopment/onlineseminar/120454



 Evento de Aprendizagem Online no seu eTwinningLive: Escolas Rurais eTwinning Minimizar

📌 Não perca o Evento de Aprendizagem Online no seu eTwinningLive, separador Desenvolvimento Profissional: Escolas Rurais eTwinning


📆 01.06.2020 - 12.06.2020


 São objetivos, deste evento de aprendizagem: saber o que queremos dizer quando falamos sobre escolas rurais, descobrir desafios nas escolas rurais usando o eTwinning, partilhar ideias de projetos eTwinnning em escolas rurais e partilhar ferramentas colaborativas


Saiba mais aqui 👉 https://live.etwinning.net/professiona…/learningevent/110637



 Webinar "Descubra como dar os primeiros passos no eTwinning" - 26 de maio Minimizar

Terça-feira, 26 de maio, às 12 h (UTC+ 2) teremos o webinar em aberto "Descubra como dar os primeiros passos no eTwinning". Esperamos por vocês!

Acesso à sala: https://bbb.catedu.es/b/cp--fam-4d7

 



 Festivités/Festivities/ Festas/Fiestas: Noël/ Christmas/Natal/ Navidad 2019 Minimizar


 # Erasmusday 2019 Minimizar

 


Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade