Semana da Poesia Minimizar

 No âmbito da atividade Semana da Poesia dinamizada pelo grupo de Português, os alunos de 5º e 6º anos, turmas A e B, tiveram a oportunidade de interagir com a poesia, por meio da declamação e da recriação poética. 

 A sessão de partilha poética decorreu no espaço da biblioteca escolar, decorado com os trabalhos desenvolvidos no âmbito dos projetos “Poesia e inspiração” e “Poesia a retalho”, à luz de velas e de um fundo musical.  

A poesia possui o condão de unir alunos, professores, funcionários e outros convidados, através da manifestação artística de cada um e de todos para todos.  Assim, esta atividade foi abrilhantada com um momento de expressão poética que articulou a coreografia à declamação, no espaço da cantina escolar, levado a cabo pelas artistas convidadas Jéssica Andrade e Carolina Coutinho. 

Um bem-haja a todos! 

 


 Educação Tecnológica - 9ºA, B e C (16 junho) Minimizar

Trabalhos realizados na disciplina de Educação Tecnológica, nas turmas do 9ºA, B e C, no âmbito dos projetos interdisciplinares.

9ºA – Solidariedade e bem-estar animal
9ºB – Poluição e Sustentabilidade das Águas e dos Oceanos
9ºC – Ambiente, saúde e alimentação: “A importância das abelhas para o desenvolvimento sustentável”
Professora: Manuela Reis
 


 Prémio do concurso dos 25 anos da Associação Desportiva do Campanário (16 junho)) Minimizar

Os alunos do 7ºA e alguns convidados do 8ºA, usufruíram de uma ida ao cinema, no Fórum Madeira, como prémio de participação no concurso dos 25 anos da Associação Desportiva do Campanário.

Um agradecimento à associação, aos professores e a todos que tornaram isto possível.

 Visita de estudo à Sociedade Protetora dos Animais Domésticos e ao Museu 3D FunArt (13 junho) Minimizar

No dia 6 de junho, a turma do 9ºA visitou a Sociedade Protetora dos Animais Domésticos, acompanhada pelas professoras Fátima Rodrigues e Liliana Aguiar.

Os objetivos desta visita foram: entregar os alimentos recolhidos durante a Campanha de solidariedade realizada na escola; visitar as instalações do canil e gatil; conhecer os serviços que prestam, nomeadamente o processo de esterilização e adoção de animais e passear alguns dos cães. 

É de salientar que neste espaço se encontram cerca de 300 cães e 50 gatos disponíveis para adoção e que precisam de um lar.

Seguidamente, os alunos tiveram oportunidade de visitar o museu 3D FunArt, um espaço, onde puderam não só fazer parte da arte em 3D como também mergulhar por momentos num mundo de ilusões de ótica, através de cerca de 40 cenários que aliam a ciência da perceção visual à magia da ilusão e fazem tudo parecer possível.


 Mercadinho de produtos agrícolas e plantas suculentas - Clube ECO (12 junho) Minimizar

No dia 8 de junho, os alunos do clube ECO fizeram um mercadinho de produtos agrícolas e plantas suculentas, para aproveitar os produtos da horta bio e partilhá-los com a comunidade educativa.


 10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10 junho) Minimizar

Decoração elaborada pela Oficina da Leitura e da Escrita, para assinalar o dia 10 de junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.


 Entrega de prémios do concurso de escrita e artes plásticas dos 25 anos da ADC (9 junho) Minimizar

 

Dia 9 de junho, a Associação Desportiva do Campanário veio à nossa escola fazer a entrega dos prémios alusivos ao concurso de escrita e artes plásticas dos 25 anos da ADC, que decorreu durante o presente ano letivo e teve a participação de mais de 2 centenas de participantes.

 

Foram entregues 2 brindes de reconhecimento pelo trabalho, empenho de cooperação ao longo do concurso pela professora Miquelina e ao longo dos anos, pela professora Elizabete de EF. Parabéns a todos os participantes!



 Dia Mundial dos Oceanos - Poluição e Sustentabilidade da Água e dos Oceanos - 9ºB (7 junho) Minimizar

 

Os alunos do 9ºB que têm como projeto interdisciplinar o tema "Poluição e Sustentabilidade da Água e dos Oceanos", aproveitaram para assinalar o  Dia Mundial dos Oceanos, que se celebra a 8 de junho, com uma exposição de trabalhos realizados em diferentes disciplinas. A exposição encontra-se no piso 2, em frente à reprografia.



 Mercadinho de produtos agrícolas e plantas suculentas (7 junho) Minimizar

 



 Desafios Bué Seguro - Campanha Segurança Digital (6 junho) Minimizar

 Vídeo criado pelos alunos do 7ºA, no âmbito dos desafios Bué Seguro, a apelar para a segurança digital. 


 Projeto Brigada #AMARoMAR (5 junho) Minimizar

Síntese do projeto Brigada #AMARoMAr, desenvolvido na nossa escola e integrado no projeto interdisciplinar do 8ºB "Poluição - Oceanos de Lixo".

 


 Pérola - A mascote do projeto interdisciplinar "Poluição - Oceanos de lixo" e Brigada #AMARoMAR (5 junho) Minimizar

 Construção da Pérola, a mascote do projeto interdisciplinar do 8ºB "Poluição - Oceanos de Lixo" e da Brigada #amaromar, com a colaboração do clube Eco-Escolas e da professora de Educação Visual/Tecnológica, Manuela Reis.

 


 GRUPO CORAL DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DA RIBEIRA BRAVA (1) Minimizar

Na quinta-feira, dia 2 de junho, pelas 10 horas e 30 minutos, o grupo coral da Universidade Sénior da Ribeira Brava, veio à nossa escola partilhar algum do trabalho realizado ao longo deste ano letivo. Os alunos do 2º ciclo participaram no final da atuação com duas canções, juntamente com o coro. Foram momentos de partilha, boa disposição e alegria!

 

 

 



 Dia Mundial da Criança (1 junho) Minimizar

Decoração elaborada pelas responsáveis da Oficina da Leitura e da Escrita para assinalar o Dia Mundial da Criança.



 Ação de sensibilização sobre a causa animal (30 maio) Minimizar

 



 Concurso "Descobre o Enigma" (27 maio) Minimizar

 


 Workshop "Partilhas Erasmus + AGE Campanário" (25 maio) Minimizar

 Workshop "Partilhas Erasmus + AGE Campanário" a decorrer no dia 26 de maio (5ªF), das 17H30 às 20H30, no Piso 2 da escola.

Será um momento de partilha com a realização de exercícios práticos e a reflexão de aprendizagens Erasmus, num sunset com convívio e um Madeira de Honra. Inscrição no quadro da sala de professores.


 Concursos Eco-Escolas - 21 março Minimizar

Estes são os concursos a decorrer ao longo do ano letivo 2021/2022 na nossa escola, no âmbito do programa Eco-Escolas. No final do ano letivo há prémios.

 

Participa!

 

Download do folheto informativo


 Dia Mundial das Abelhas (20 maio)- Workshop "Pequeno-almoço saudável" (25 maio) Minimizar

 

No âmbito do Projeto interdisciplinar da turma do 9ºC, “A Importância das Abelhas para o Desenvolvimento Sustentável” e para comemoração do Dia Mundial das Abelhas (20 de maio), foi realizado um Workshop "Pequeno-almoço saudável” que incluiu o mel de abelha, para acompanhar as panquecas que foram confecionadas pelos alunos da turma e seus professores. Com esta atividade, pretendia-se sensibilizar para a importância das abelhas, bem como para os benefícios do mel que elas produzem.

 

Os trabalhos realizados pelos alunos em diferentes disciplinas, também puderam ser vistos por toda a comunidade escolar, numa exposição que foi preparada durante a semana e se encontrava à entrada do refeitório.  

 


 Dia Mundial das Abelhas - Curiosidades sobre as abelhas (20 maio) Minimizar

Para o dia Mundial das Abelhas (20 de maio) e no âmbito do projeto interdisciplinar "A importância das abelhas para o desenvolvimento sustentável”, os alunos do 9ºC, elaboraram um pequeno vídeo com algumas curiosidades sobre as abelhas, este ser pequenino, mas com tanta importância para o planeta e o equilíbrio dos ecossistemas.

 


 Ação de sensibilização "Ser Empreendedor" (20 maio) Minimizar

 

No âmbito do projeto Erasmus+ YEB, “United Colors of Young European Businessmen – Ceative Students in Action” em parceria com a Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi, realizou-se no dia 9 de maio, uma ação de sensibilização sobre “Ser Empreendedor”, dinamizada pelo Drº Bruno Miguel Melim, envolvendo 55 alunos do 9ºano e quatro professores.  

Esta atividade integra-se na ação de cidadania ativa e empreendedorismo de como podemos desenvolver a sustentabilidade ambiental e responsabilidade individual de acordo com objetivos do projeto Erasmus+ YEB, que tem  como missão principal, proteger e preservar o meio ambiente.

   

Poderá consultar mais informação sobre o projeto em:

https://www.facebook.com/Yeb-Madeira-111380168171743/

 

 


 2º lugar do concurso CriaPOESIA - 7.ª Edição (18 maio) Minimizar

 

A nossa escola acaba de conquistar o 2º lugar do concurso CriaPOESIA - 7.ª Edição, modalidade poesia, 3º ciclo, com o poema "Um livro, um universo" da aluna Cristiana Mendes do 9º ano. Uma participação que ocorreu no âmbito da Oficina da Leitura e da Escrita e que envolveu a participação de mais 7 alunos. O concurso CriaPOESIA - Encontro Juvenil do Atlântico é um concurso de âmbito internacional e envolve a participação de alunos do 3 ciclo e secundario dos arquipélagos da Madeira, Açores, Cabo Verde e Canárias. Ou seja, um espaço de expressão poética das ilhas da macaronésia.

Parabéns aos participantes que levaram o nome da nossa escola a este concurso, em particular à Cristiana Mendes. Bem-haja!

 


 LABORATÓRIO ABERTO - CIÊNCIAS NATURAIS (18 maio) Minimizar

 

No dia 11 de maio, realizou-se a atividade LABORATÓRIO ABERTO (Ciências Naturais), em que foram realizadas várias experiências e observação de insetos, flores, grãos de pólen à lupa binocular e ao microscópio ótico. 

Participaram na atividade 7 turmas ao longo do dia e desfrutaram da ciência ao vivo no laboratório.


 Atividades no lab. de Físico-Química com os alunos do 4ºano (18 maio) Minimizar

No dia 12 de maio foram realizadas diversas atividades no Laboratório de Físico-Química, dinamizadas pelo grupo disciplinar, tendo como objetivo primordial fomentar a curiosidade e o gosto pela referida disciplina. Estas atividades contaram com a colaboração dos alunos do 4.º ano da escola do 1º Ciclo do Campanário acompanhados pela docente, que aderiram muito bem a esta iniciativa, revelando interesse e curiosidade ao longo da visita.

Esta atividade está inserida no Plano anual de atividades da Escola. 


 I Festival Aquático do Campanário (18 maio) Minimizar

 


 Diver-Jogos 2022 (18 maio) Minimizar

 


 Limpeza da Praia Fajã dos Padres integrada no projeto “Brigada #AMARoMar” (17 maio) Minimizar

No dia 5 de maio, a turma B, do oitavo ano de escolaridade, da Escola básica 2º/3ºciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade, juntamente com os alunos do clube Eco-Escolas, realizaram uma visita de estudo à Fajã dos Padres, que decorreu entre as 9h e as 15h. Esta atividade insere-se no projeto “Brigada #AMARoMar”, que vai ao encontro do Projeto Interdisciplinar da turma, 8ºB, intitulado” Poluição – Oceanos de lixo”. A “Brigada #AMARoMar”, é um projeto a nível nacional, que visa alertar para a problemática do lixo marinho. 

 Veja a notícia completa aqui


 Visita de Estudo ao Laboratório da Direção Regional do Mar (17 maio) Minimizar

 



 Visita de Estudo ao Museu 3D Fun Art (17 maio) Minimizar

 



 Dia Internacional da Família (15 maio) Minimizar

 O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio.

A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou o dia 15 de maio como o Dia Internacional da Família.

O primeiro Dia Internacional da Família foi celebrado em 1994.


 Três docentes da Escola 2+3 em formação no Chipre (13 maio) Minimizar

 

Veja a Notícia aqui

 

No âmbito do programa ERASMUS+, foi o Chipre o palco escolhido para três docentes da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade, Liliana Aguiar, Paula Lage e Sónia Fernandes aperfeiçoarem a sua actividade profissional nomeadamente no que concerne às estratégias que pretendem levar a uma melhor conduta da sala de aula através do curso estruturado “Effective Classroom Management – Techniques, methodologies and disciplinar strategies”. O curso enfatizou entre outras coisas o lidar com o racismo, o buling e a importância da linguagem corporal. Foi ainda possível constatar a importância do tema deste curso, pelo facto do problema de a indisciplina ser transversal a vários países incluindo este e o nosso e impactar directamente nas aprendizagens dos alunos.

Este curso permitiu ainda conhecer um país de contrastes onde o bom clima e a boa comida contrastam com a desorganização urbanística e esta por sua vez contrasta com a ostentação.

 


 Dia da Europa – “Nós, a Europa e a Ucrânia” (9 maio) Minimizar

 Associação Raquel Lombardi e Escola do Campanário no Erasmus+ (5 maio)) Minimizar

Clique aqui ou na imagem para ouvir a entrevista com os participantes no projeto empreendedorismo ambiental no âmbito do Erasmus +


 Dia da Mãe - 7ºA (4 maio) Minimizar

Em articulação com algumas disciplinas (ODS/Educação Visual, TIC e Clube Eco-Escolas), os alunos do 7ºA, prepararam um miminho para o dia da mãe.

 


 Atividades na nossa escola (29 abril) Minimizar

A turma do 9ºA, da escola 2+3 ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves Andrade – Campanário, no âmbito do projeto Postal Amigo e sob orientação da diretora de turma, Liliana Aguiar, tem desenvolvido, ao longo do ano letivo, troca de correspondência com alunos de uma escola Suíça, com o objetivo de partilhar informações e conhecimentos, de divulgar a cultura Portuguesa e de conhecer a cultura Suíça e de promover a flexibilidade curricular.

Veja aqui a notícia na íntegra


 FORMAÇÃO EM DUBLIN NO ÂMBITO DO ‘ERASMUS + KA1 AGE CAMPANÁRIO’ (24 abril) Minimizar

 Comemoração do dia 25 de Abril de 1974 (24 abril) Minimizar

Decorações elaboradas pelo grupo de História e pela Oficina da Leitura e da Escrita, no âmbito da comemoração do dia 25 de Abril de 1974.

 


 Festival Aquático do Campanário - ADC (22 abril) Minimizar

 Peddy-paper alunos e encarregados de educação - Final 2ºperíodo (21 abril) Minimizar

No âmbito do PAE, as Coordenadoras de ciclo e diretores de turma dinamizaram uma atividade no dia 4 de abril, pelas 14 horas, no recinto escolar, a qual consistiu na realização de jogos/ atividades que envolveram os alunos e respetivos encarregados de educação, com o objetivo de estreitar o relacionamento mútuo e os laços afetivos.

Durante uma hora encarregados de educação e alunos tiveram oportunidade de percorrer diversas etapas/estações (Peddy-paper), preparadas pelo professor Aldónio Berimbau, e desenvolveram atividades lúdicas e didáticas em parceria, com empenho, dedicação e alegria.

Imperou o espírito de equipa e a partilha de experiências que proporcionaram aos participantes momentos inesquecíveis.

 


 Festival Aquático do Campanário (18 abril) Minimizar

 


 Feliz Páscoa 2022 (12 abril) Minimizar

Mensagens de Feliz Páscoa da comunidade escolar da Escola básica 2º/3ºciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade. Decoração elaborada pela Oficina da Leitura e da Escrita

 



 Dia Mundial da Floresta 2022 (11 abril) Minimizar

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março.

Os alunos do 5ºB e 7ºB, juntamente com alguns professores, reuniram-se para comemorar esta data, fazendo algumas plantações nos canteiros da nossa escola. De árvore em árvore salvamos a Natureza!

Vídeo elaborado pelo Clube Cinema e Arte Digital.

 


 Diver-Jogos 2022 - Final 2ºperíodo (4 abril)) Minimizar

A nossa escola encerrou o 2º período com muita animação! Realizaram-se diversas atividades organizadas em diferentes espaços, interiores e exteriores da escola. Foi uma manhã bem passada e divertida. Feliz Páscoa! Vídeo elaborado pelo Clube Cinema e Arte Digital

 


 Ação de sensibilização "Internet Segura" - 2ºciclo (25 março)) Minimizar

No dia 25 de março de 2022, contamos com a presença da embaixadora SeguraNet da Região Autónoma da Madeira, Mónica Velosa, na nossa escola, para sensibilizar os alunos do 2ºciclo, para os perigos da Internet. Foi uma sessão bastante esclarecedora em que os alunos tiveram a oportunidade de participar e expor as suas dúvidas. O grupo de Informática agradeceu a disponibilidade da embaixadora.

 


 Dia Internacional da Mulher - Conferência "Mulheres na política" (21 março)) Minimizar

No dia 11 de Março, o Grupo de História, em colaboração com a coordenação dos Projetos Erasmus KA1 e KA2, convidaram a Dr.ª Sara Cerdas, para uma conferência subordinada ao tema "Mulheres na política", que abordou o percurso político e pessoal da Eurodeputada. Num tom muito informal, houve espaço para debate e troca de ideias, enaltecendo o papel das mulheres na sociedade e na política. Uma lição marcada pelos valores europeus, mas sobretudo pelas questões da igualdade de género, respeito, tolerância,... No final, os alunos receberam uma generosa oferta da Dr.ª Sara Cerdas e agradeceram a sua disponibilidade em se deslocar à nossa escola. O grupo de História

 


 Dia Mundial da Poesia e Dia Mundial da Árvore ou da Floresta Minimizar

Decoração elaborada pela equipa da Oficina da Leitura e da Escrita para assinalar o "Dia Mundial da Poesia e Dia Mundial da Árvore ou da Floresta".

 


 Dia do Pai - Oficina da Leitura e da Escrita (21 março)) Minimizar

Decoração elaborada pela equipa da Oficina da Leitura e da Escrita para assinalar o dia do PAI.



 Internet Segura - Fevereiro 2022(19 março) Minimizar

Atividades realizadas ao longo do mês de fevereiro no âmbito do dia da Internet mais segura 2022, que se comemorou no dia 8 de fevereiro.



 St Patrick´s Day Minimizar

No dia 17 de março, o grupo de Inglês comemorou o St Patrick´s Day, santo padroeiro da Irlanda, país cuja língua oficial é o inglês. Os alunos do 3ºciclo visualizaram um vídeo alusivo ao tema e os do 2ºciclo pesquisaram informações e realizaram trabalhos diversos sobre o "St Patrick´s Day".



 Final Regional da Prova de Orientação Rodoviária 2022 (11 março) Minimizar

A nossa escola participou a 11 de Março, na ​Final Regional da Prova de Orientação Rodoviária, que se realizou no Parque de Santa Catarina, no Funchal. Os nossos representantes foram os alunos:

 Bruno Filipe Fiqueli de Sousa (6ºA)

Salvador Abreu Serrão (7ºC)



 1ºPeríodo Minimizar



 FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO Minimizar

 



 Concurso “Natal bate à porta” - Resultados Minimizar

 

Os prémios serão revelados em janeiro e só serão atribuídos ao primeiro lugar no concurso, quer no 2º e 3º ciclos.

 

 


 O Natal bate à porta! Minimizar

Neste Natal a nossa escola revestiu-se de cor e alegria com a decoração nas portas das salas de aulas e espaços comuns. Trabalho feito nas aulas de Expressão Plástica. A música, letra e edição foram trabalhadas nos clubes Grupo Instrumental e Cinema e Arte Digital. A todos desejamos boas festas e próspero ano 2022 com saúde e muitas alegrias!

 



 Christmas cards 2º/3ºciclos Minimizar

 


 Árvore/Presépio no Laboratório de Físico-Química Minimizar

Com a época natalícia a chegar, o Grupo de Físico-Química não podia deixar de proporcionar um ambiente natalício no laboratório de Físico-Química, para tal montaram uma árvore de natal e um presépio na hotte com material de laboratório. Os materiais de laboratório utilizados foram essencialmente: suportes universais, garras, erlenmeyers, gobelets, balões volumétricos, tubos de ensaio, provetas, lamparinas e modelos moleculares. Para tornar tudo mais colorido utilizaram misturas coradas, utilizando corantes alimentares. Na disciplina de Físico-Química, tudo é possível, basta ter imaginação! 

O Grupo de Físico-Química deseja a toda a Comunidade Escolar um Feliz Natal! 


 Intercâmbio “Postais de Natal" Minimizar

 Intercâmbio "Postais de Natal" entre os alunos das turmas 7ºA, 7ºB e 8ºA da nossa Escola com alunos da EB23 Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Junior, Camacha.

Veja aqui os postais


 O Património Regional aqui e além fronteiras... Minimizar

Os alunos do 9.º ano, da turma A, realizaram um conjunto de postais temáticos, na aula de História. Trata-se de uma atividade interdisciplinar com a disciplina de Francês e ODS cujo objetivo é enviar os postais para uma escola na Suíça. 

Cada postal tinha a imagem de um monumento ou sítio histórico e os alunos tinham de fazer a pesquisa histórica para posteriormente fazerem a descrição e contextualização do monumento na mensagem que pretendiam enviar aos colegas da Escola Suíça. A distribuição dos postais foi feita de forma aleatória. 

Nesta atividade pretendia-se conhecer e divulgar o património Histórico Local e Regional. Para além da dimensão interdisciplinar esta atividade permitiu adaptar a História Local e Regional aos conteúdos programáticos da disciplina. 

O prof. de História, Marcos Miguel

  

 



 Clube “Oficina do Cientista” Minimizar

De forma a apelar à capacidade cognitiva dos alunos para a resolução de pequenos problemas relacionados com o quotidiano, o grupo de Físico-Química dinamizou o placard do laboratório, com o intuito de despertar o interesse e a curiosidade para a prática de pesquisa e fomentar o gosto pela disciplina através de passatempos/jogos.  

Os vencedores do desafio foram os alunos: Jéni Calheta e Rúben Duarte, da turma A, do 9ºano. 

Grupo de Físico-Química 

 


 Exposição “Os Planetas do Sistema Solar” Minimizar

Entre os dias 06 e 10 de dezembro, estiveram em exposição, no corredor do 3.º piso da escola, os trabalhos sobre “Os Planetas do Sistema Solar”, realizados pelos alunos das turmas do 7.º ano no âmbito da disciplina de Físico-Química. 

 Os alunos, através de pesquisa e seleção de informação, desenvolveram diversos trabalhos, para consolidar e aprofundar conhecimentos do capítulo trabalhado nas aulas da componente de Física de modo a dar a conhecer à Comunidade Escolar a importância do saber científico.  

Esta atividade está inserida no Plano anual de Atividades. A docente agradece a colaboração do grupo disciplinar na montagem da exposição.

 


 8ºB - O Natal está a “bater” à porta! Minimizar

 

Com o Natal a “bater” à porta, os alunos da turma B do oitavo ano de escolaridade, participaram numa atividade integrada no plano anual de atividades de coordenação de ciclos. Esta atividade apresentou-se sob a forma de desafio, tendo como finalidade a decoração da porta da sala da turma na nossa escola, para promover o espírito natalício entre todos. 

Veja aqui a descrição da atividade

 



 Solidariedade e bem estar animal Minimizar

 


 Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro) Minimizar

 10 décembre, lá Journée Internationale des Droits de l'Homme, alors les élèves de la classe 8A ont eu comme declencheur du travail sur les Droits Humains & Odd (Objectifs de Développement Durable) deux vidéos:

 

 Professora da disciplina de Frânces: Graça Dias


 É Hora do Código para o 5ºano! Minimizar

Os alunos do 5ºano tiveram a oportunidade de participar no movimento "Hora do Código". Foi uma hora enriquecedora para todos, a programação conseguiu despertar a curiosidade e o espírito de entreajuda entre todos.

 


 Hora do Código 2021 (6 a 12 de dezembro)) Minimizar

À semelhança dos outros anos, os alunos da nossa escola participaram no movimento global Hora do Código, realizando atividades em sala de aula, recorrendo aos conteúdos disponibilizados na plataforma Code.org. Esta atividade pretende desenvolver a consciência sobre o que é a Ciência da Computação e ensinar os nossos alunos conceitos de programação de forma divertida, ao mesmo tempo que assinala a Semana de Educação em Ciência da Computação (6 a 12 de dezembro), comemorando o aniversário da pioneira da computação Almirante Grace Murray Hopper (9 de dezembro de 1906).



 Dia da Imaculada Conceição - 8 de dezembro Minimizar

 



 Dia Nacional da Cultura Científica - 24 de novembro Minimizar

 



 Hora do Código (6 a 11 de dezembro) Minimizar

 



 Projeto "Postal Amigo" Minimizar

 

Um projeto a ser realizado ao longo do presente ano escolar, contudo nesta época natalícia, os alunos das turmas do 7ºA, 7ºB e 8ºA de forma voluntária, individualmente ou em modo colaborativo e num espírito de solidariedade natalícia procuram "combater a solidão e o isolamento" daqueles que mais necessitam de uma palavrinha e de um docinho, com postais alusivos ao Natal e alguns dos quais com imagens da "A nossa terra, numa cidadania global", com mensagens escritas em português & francês.

Ainda vais a tempo de participar juntamente com a tua turma e com a ajuda do teu professor através da página do FacebooK: @postalamigo e/ou email: projetopostalamigo@gmail.com


 Projet eTwining “Acts of Kindness” e projet interdisciplinaire “Artes&Valores” Minimizar

Dans le cadre des projets eTwining “Acts of Kindness” et du projet interdisciplinaire “Artes&Valores” les élèves des classes 8eA et B ont recherché une liste d'actes de gentillesse pour le calendrier de l'Avent de Noël; des actes de bonnes actions à réaliser individuellement, à deux ou en groupe et/ou en famille. 

Et ça sent Noël!

Les élèves des classes 7eA et B et  8eA ont  créé des cartes postales avec des photographies/images des lieux où ils vivent selon les objectives des projets eTwinning.

 Ainsi, nous invitons les partnaires etwinners à découvrir notre île de Madère à travers des cartes postales de Noël avec des messages faisant allusion à la saison. 

Ça sent Noël!

A professora de Francês: Graça Dias

 



 Make A Wish Minimizar

 

 

Para participar nesta iniciativa consulte o site: www.makeawish.pt.

 



 1 de Dezembro de 1640 – Restauração da Independência Minimizar

 


 EB23CJJGAndrade recebeu parceiros europeus Minimizar

A nossa escola, no âmbito do projeto europeu ERASMUS + KA2 “Playing with Maths”, recebeu na semana de 21 a 27 de novembro os parceiros europeus: da França, da Grécia, da Turquia e da Croácia.

 

Veja a notícia aqui


 MAZE-O na Eb23CJJGAndrade - 29 de novembro de 2021 Minimizar

 

Atividade MAZE-O, realizada na nossa escola, nos dias 26 e 29 de novembro. Todos os alunos realizaram esta atividade de Orientação, dinamizada pelo professor Nuno Gonçalves, da Associação de Orientação da RAM.

Organização - Professora Elisabete Silva (Delegada do grupo de Educação Física)

 

 



 Eramus+ KA2 "Playing With Maths" Minimizar

 

Durante a semana de 22 a 26 de novembro de 2021, os parceiros europeus  de escolas da França: Collège Albert Camus e Collège La Charme em  Clermont-Ferrand , da  Croácia: Osnovna škola Matije Petra Katančića em Valpovo, da Grécia:  10th Primary school em  Xanthi e Turquia Ted Ege koleji, em Aydin estão na Ilha da Madeira e na nossa Escola em atividades no âmbito da mobilidade à nossa região do projeto Eramus+ KA2: "Playing With Maths".  

 



 Missa na Igreja do Campanário Minimizar

 


 4ª edição da Escola Amiga Minimizar

Pelo segundo ano consecutivo, devido ao empenho e excelente trabalho colaborativo dos alunos, pais/encarregados de educação e colegas envolvidos nos projetos, mesmo em E@D, no ano 2020-2021, a nossa escola foi uma das Escolas distinguidas na 4ª edição da Escola Amiga com vários projetos submetidos, cujos nomes dos mesmos se encontram no link do blog e conforme a colagem abaixo:

4.ª edição - escolas distinguidas e vencedoras (escolaamiga.pt)

(Clique na imagem para ver os projetos desenvolvidos)



 Atividades do Dia Nacional do Não Fumador Minimizar

Atividades dinamizadas no dia 17 de novembro, no âmbito do Dia Nacional do Não Fumador.

Organização: Professoras Elisabete Silva e Paula Lage.

 


 Noite Galáctica Minimizar

 

Uma vez que as condições meteorológicas se mostram favoráveis a atividade irá realizar-se no horário previsto (19:30).

 

Nota: Evento sujeito às condições meteorológicas da tarde, pelo que deve consultar-se o site da escola no próprio dia. 



 17 de novembro - Dia Mundial do Não Fumador Minimizar

 



 Visita de Estudo 8ºB - Associação Desportiva do Campanário Minimizar

 



 PRER - Ação de sensibilização para a segurança e manutenção de bicicletas Minimizar

 



 São Martinho - 6ºA Minimizar

 Os alunos do 6ºA comemoraram o São Martinho com a criação de quadras.


 Assim Sim, Assim Não! Minimizar

Vídeo elaborado pela aluna Carolina Leonor Sousa, do 7ºA, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade escolar, para a adoção de boas práticas, de forma a preservar o espaço escolar e criar um bom ambiente na nossa escola.



 ERASMUSDAYS - "O que provoca conflitos e como resolvê-los?" Minimizar

No âmbito do ERASMUSDAYS, nos dias 12 e 19 de outubro, a professora Liliana Aguiar efetuou na disciplina de ODS, na turma do 9ºA, uma sensibilização designada de "O que provoca conflitos e como resolvê-los?". Neste contexto, os alunos também pesquisaram a palavra a palavra "Olá" em diversas línguas.



 A Educação no Estado Novo (Conferência) Minimizar

No dia 8 de novembro esteve na nossa Escola o professor Francisco Cantanhede, professor de História e autor de manuais escolares para uma conferência subordinada ao tema “A Educação no Estado Novo”.  

As turmas de 9.º ano tiveram a oportunidade de “ver, ouvir e sentir” uma aula diferente, em que o professor Francisco falou da sua experiência enquanto estudante no período da Ditadura.  

Durante noventa minutos “contou-se” a História, na primeira pessoa, num misto de conhecimento e emoção. Aos alunos foi possível perceber o valor da Liberdade e sobretudo ouvir as experiências de quem viveu sob um regime autoritário.  

Foi uma excelente oportunidade para os alunos perceberem as diferenças da escola do Estado Novo para a Democracia.  

(O Grupo de História)

 

 



 Atividades do Dia Mundial do Judo (28 de outubro) Minimizar


 Projeto África Minimizar

 O projeto África continua com a doação de material escolar a partir do mês de novembro 2021, até fevereiro de 2022.  

Toda a comunidade educativa é convidada a dar a seu contributo. Este pode ser colocado no caixote que se encontra perto da reprografia da Escola. 

Desde já agradecemos todas as doações e a colaboração de todos.


 8ºA - Projetos "Dia de Aulas ao Ar Livre" e "Arte&Valores" Minimizar

 

A turma do 8ºA realizou uma pluriatividade na Associação Desportiva do Campanário (ADC), no dia 4 de novembro, das 10h05 às 11h35. 

No presente MS Sway estão alguns registos das aprendizagens.

 



 São Martinho 2021 Minimizar

 



 A Terra treme - 5 de novembro de 2021 Minimizar

 


 Joyeux Halloween! - 31 de outubro Minimizar

 Les 7e A+B et 8e A et B ont fêté Halloween avec des activités en classe, telles que: (réviser) le vocabulaire, un labyrinthe, la bande-annonce du film “Hubbie Halloween”, la chasse d’Halloween, un escape game sur Genially et des cocottes-en-papier d’halloween.

truc et friandise = trick and treat

(ciquez sur l'image)

 

Joue toi le jeu en cliquant sur ce lien: 

 


 Halloween 2021 Minimizar

 

Os alunos do 2º e 3º ciclos, na disciplina de Inglês, realizaram vários trabalhos alusivos ao Halloween, para decorar a nossa escola e comemorar esta data.

This is Halloween. Don´t be afraid to be afraid!


 Visita de estudo ao cinema- 8ºC- 25 de outubro Minimizar

 

A turma 8ºC realizou, no dia 25 de outubro, uma visita de estudo ao cinema, na companhia das professoras de Físico-Química, Francês e Português. 

«Fátima», realizado por Marco Pontecorvo em 2020, foi o filme selecionado e servirá de tema para a produção escrita de uma crítica e de um texto argumentativo, na disciplina de Português. 



 Visita de estudo 8ºA - Rota da Cal -22 de outubro Minimizar

 

 


 CAMPANÁRIO & LE MONDE - #ERASMUSDAYS Minimizar

 

Dans le cadre du projet Erasmus + KA2 "Playing With Maths" et de l'apprentissage du français, du portugais et la matière Orientação e Desenvolvimento Social et en partenariat avec Associação Desportiva do Campanário on organise un menu français, update du "little Erasmus Corner" et une exposition: France et Portugal, un showcooking, des moments musicaux et du hip hop/fitness dans un travail collaboratif, avec la participation des populations locales et pour la communauté scolaire et de la paroisse du Campanário.

 

Notícia


 Ação de sensibilização - Cibersegurança - Outubro Minimizar

 

https://www.dnoticias.pt/2021/10/20/281806-escola-basica-23-conego-joao-jacinto-goncalves-de-andrade-assinala-mes-europeu-da-ciberseguranca/

 


 Semana Europeia da programação 2021(#CodeWeek) Minimizar

 

Participação dos alunos do 5ºe 9ºanos, na Semana Europeia da Programação (#CodeWeek) que decorreu entre os dias 9 e 24 de outubro.

 



 Ação de sensibilização para a segurança e manutenção de bicicletas Minimizar

 


 Dia Mundial de Combate ao Bullying, 20 de outubro Minimizar

 

No sentindo de assinalar o dia mundial de Combate ao Bullying20 de outubro, os docentes que integram o Projeto Age Campanário, KA1, Erasmus + vêm por este meio solicitar que esta data seja assinalada pela comunidade escolar com a veste de uma camisola branca.  

Contamos com a sua adesão! 



 Truques de magia - Grupo disciplina de Físico-Química - 17ºAniversário Minimizar

 O grupo disciplinar de Físico-Química comemorou o 17.º Aniversário da Escola, para tal realizou com as turmas atividades experimentais intituladas “Truques de magia”. Foi uma atividade muito divertida e dinâmica! Esta atividade insere-se no Plano Anual de Atividades da Escola.

Muito obrigada a todos!

Grupo disciplinar de Físico-Química


 17º Aniversário da Escola - Parabéns! (Ginástica Grandes Superfícies) Minimizar

 

Registo de alguns momentos do 17º aniversário da nossa escola, que decorreu no dia 11 de outubro.

Parabéns a todos os que dinamizaram, colaboraram e tornaram possível esta comemoração. Apesar do momento atual ainda ser de restrições, é sempre bom festejar esta data e partilhá-la com toda a comunidade educativa.

Um bem-haja a todos!

 



 Eco Escolas - Concurso "Dá tampas" Minimizar

 

Recolha das tampas entregues pela comunidade educativa durante o ano letivo 2020/2021 e colocação da manga para o concurso do ano letivo 2021/2022.

Conseguimos entregar 167 Kg de tampas à associação portuguesa de deficientes. Agradecemos a colaboração de toda a comunidade educativa e continuamos a contar com a colaboração de todos no presente ano letivo.



 Outubro - Mês Europeu da Cibersegurança Minimizar



 Comemoração do 17º aniversário da Escola Minimizar

 



 17º Aniversário da Escola Minimizar

 



 A MINHA ESCOLA Minimizar

No âmbito do 17.º aniversário da escola, os alunos de 6.º ano, na disciplina de Português foram convidados a produzir um texto individual intitulado “A minha escola…” e desafiados à escrita coletiva na construção do texto “A minha escola é assim…”, através de uma chuva de ideias. 

 



 Sabores Europeus - 12 a 14 outubro Minimizar

 

O departamento de línguas no âmbito do 17º aniversário da Escola, do Erasmus Days e do projeto KA2 "Playing With Maths" realizará uma atividade no campo da gastronomia a fim de divulgar pratos da França, Portugal e Inglaterra.



 Comemoração do dia Mundial da Música - 1 de outubro Minimizar

 


Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade