Coordenação das TIC Minimizar

Coodenação das TIC

• a elaboração de um plano de acção anual para as TIC (Plano TIC), de acordo com o projeto educativo da escola e do respetivo plano anual de atividades, de forma a promover a utilização das TIC nas atividades letivas e não letivas, abrangendo todos os elementos da comunidade educativa.
  • zelar pelo funcionamento dos computadores e das redes, recorrendo, se necessário, ao serviço de apoio TIC às escolas (call center), da responsabilidade da Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet nas Escolas (CRIE), ou servindo de interlocutor com os serviços ou empresas que asseguram a manutenção dos equipamentos.

Para mais informação consulte o seguinte despacho: despacho publicado em Diário da Repúblic

Documentos relativos à coordenação das TIC.

A Coordenadora TIC

Vera Martins

O coordenador de TIC deve ser designado entre os docentes do grupo ou da escola, dando-se prioridade aos professores pertencentes aos quadros de escola, de modo a garantir a continuidade do projecto.

Ao nível técnico, compete ao coordenador:

Com o objetivo de rentabilizar os recursos tecnológicos nas escolas, o Ministério da Educação definiu as condições para a designação do coordenador de TIC, bem como as funções que este deve desempenhar, tanto ao nível pedagógico quanto ao nível técnico.

O Plano TIC surge da necessidade de integrar a utilização das TIC nas actividades lectivas e não lectivas, rentabilizando os recursos informáticos disponíveis e massificando a sua utilização, tirando partido das enormes potencialidades que incorpora, visando o sucesso educativo, a formação académica e cívica de todos os alunos.

Ao nível pedagógico, cabe ao coordenador:

Projectos Minimizar

Caper

Em que consiste?

Implementação do estudo tecnológico, moldado no processo criativo, utilizando a robótica como ferramenta lúdica e evidenciando o factor motivacional, como base de aquisição de conhecimento.

Destinatários

Todos os alunos e professores da RAM desde o 1º ano do Ensino Básico até o 12º ano de escolaridade. Alunos do projecto ENECMA.

O Mundo do Robôs é fascinante, embarque numa viagem de aprendizagem dinâmica e divertida. Envolva-se nas diferentes áreas curriculares dos diversos níveis de ensino, despertando assim a curiosidade e a imaginação dos alunos.

APLICABILIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL:

Este projecto propõe-se a constituir um momento de análise e de reflexão acerca das potencialidades do uso da robótica no âmbito da sala de aula como também em ambientes externos à escola, apresentando-se como artefacto de mediação entre os alunos e a aprendizagem.

Caper

A Direcção de Serviços de Tecnologias Educativas da Direcção Regional de Educação, apresenta o projecto CAPER (Capacitar a Aprendizagem Promovendo Estratégias na utilização da Robótica) como uma proposta tecnológica em apoio ao desenvolvimento das práticas pedagógicas, utilizando a robótica como ferramenta interdisciplinar. As actividades envolvidas no projecto possibilitam métodos práticos de ensino, envolvendo o aluno e estimulando-o a interagir com o ambiente de aprendizagem, aperfeiçoando aptidões nas disciplinas relacionadas à educação científica.

- http://www.educatic.info

- Coordenadora das TIC (verasusanam@gmail.com)

Em que consiste?

Criação de instrumentos que possibilitem a crianças ou jovens, afastados do meio escolar por motivos de saúde, acederem não só aos conteúdos, mas a toda a experiência educativa que as TIC possibilitam.

Destinatários

Crianças/jovens, que se encontram ausentes da escola por motivos de doença.

OBJECTIVOS

• Impulsionar a inclusão de alunos, que por motivos de saúde ou outros, tiveram de se afastar do sistema escolar, através da criação de uma “Escola Virtual”, que recrie nas suas metáforas os diversos serviços disponíveis numa escola, desde a sala de aula (em tempo real ou diferido) até à biblioteca;
  • Promover a mudança de paradigma no papel dos professores, com a integração das TIC em contexto escolar;
  • Definir abordagens pedagógicas, metodologias e processuais.

Como funciona:

ENECMA

- http://www.estounaescola.net/

- Coordenadora das TIC

AEO

Em que consiste?

É um projecto da SREC, implementado pela DRE, que visa prestar apoio escolar a todos os alunos da RAM que frequentam o 3.º ciclo ou secundário, contribuindo para o seu sucesso educativo.

Destinatários

Alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.

O Apoio Escolar Online é um projecto da Secretaria Regional de Educação e Cultura, implementado pela Direcção Regional de Educação, destinando-se a alunos da Região Autónoma da Madeira. É prestado apoio escolar, recorrendo a metodologia de e-learning, dispondo de uma plataforma onde podes fazer o registo e obter apoio nas seguintes disciplinas:

Matemática;

Língua Portuguesa;

Ciências Naturais;

Ciências Físico-químicas;

Língua Inglesa;

Língua Francesa.

Para isso dispõe de uma equipa de professores, prontos para responder às questões dos alunos, através de fóruns e chat e com materiais interactivos para poderem adquirir novos conhecimentos. Os materiais têm os seguintes formatos:

Podcast;

Vídeos;

Questionários interactivos;

Conteúdos interactivos (SCORM);

Flash;

Powerpoint, Word e PDF.

As escolas têm aqui uma excelente ferramenta, para personalizar os apoios e de ter novas dinâmicas nas salas de estudo.

- www.apoioescolaronline.net/

- Coordenadora das TIC

Em que consiste?

É um projecto que permite potencializar os Quadros Interactivos Multimédia na RAM, promovendo a criação de redes de aprendizagem colaborativa.

Destinatários

Ensino Básico e Ensino Secundário.

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade