Coordenação das TIC Minimizar

Coodenação das TIC

• a elaboração de um plano de acção anual para as TIC (Plano TIC), de acordo com o projeto educativo da escola e do respetivo plano anual de atividades, de forma a promover a utilização das TIC nas atividades letivas e não letivas, abrangendo todos os elementos da comunidade educativa.
  • zelar pelo funcionamento dos computadores e das redes, recorrendo, se necessário, ao serviço de apoio TIC às escolas (call center), da responsabilidade da Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet nas Escolas (CRIE), ou servindo de interlocutor com os serviços ou empresas que asseguram a manutenção dos equipamentos.

Para mais informação consulte o seguinte despacho: despacho publicado em Diário da Repúblic

Documentos relativos à coordenação das TIC.

• Horário de ocupação da sala de informática 4.04
  • Horário de ocupação da sala de informática 4.03

A Coordenadora TIC

Vera Martins

O coordenador de TIC deve ser designado entre os docentes do grupo ou da escola, dando-se prioridade aos professores pertencentes aos quadros de escola, de modo a garantir a continuidade do projecto.

Ao nível técnico, compete ao coordenador:

Com o objetivo de rentabilizar os recursos tecnológicos nas escolas, o Ministério da Educação definiu as condições para a designação do coordenador de TIC, bem como as funções que este deve desempenhar, tanto ao nível pedagógico quanto ao nível técnico.

O Plano TIC surge da necessidade de integrar a utilização das TIC nas actividades lectivas e não lectivas, rentabilizando os recursos informáticos disponíveis e massificando a sua utilização, tirando partido das enormes potencialidades que incorpora, visando o sucesso educativo, a formação académica e cívica de todos os alunos.

Ao nível pedagógico, cabe ao coordenador:

Projetos Minimizar

Caper

Em que consiste?

Implementação do estudo tecnológico, moldado no processo criativo, utilizando a robótica como ferramenta lúdica e evidenciando o factor motivacional, como base de aquisição de conhecimento.

Destinatários

Todos os alunos e professores da RAM desde o 1º ano do Ensino Básico até o 12º ano de escolaridade. Alunos do projecto ENECMA.

O Mundo do Robôs é fascinante, embarque numa viagem de aprendizagem dinâmica e divertida. Envolva-se nas diferentes áreas curriculares dos diversos níveis de ensino, despertando assim a curiosidade e a imaginação dos alunos.

APLICABILIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL:

Este projecto propõe-se a constituir um momento de análise e de reflexão acerca das potencialidades do uso da robótica no âmbito da sala de aula como também em ambientes externos à escola, apresentando-se como artefacto de mediação entre os alunos e a aprendizagem.

Caper

A Direcção de Serviços de Tecnologias Educativas da Direcção Regional de Educação, apresenta o projecto CAPER (Capacitar a Aprendizagem Promovendo Estratégias na utilização da Robótica) como uma proposta tecnológica em apoio ao desenvolvimento das práticas pedagógicas, utilizando a robótica como ferramenta interdisciplinar. As actividades envolvidas no projecto possibilitam métodos práticos de ensino, envolvendo o aluno e estimulando-o a interagir com o ambiente de aprendizagem, aperfeiçoando aptidões nas disciplinas relacionadas à educação científica.

Para mais informações sobre este projecto consultar :

- http://www.educatic.info

- Coordenadora das TIC (veramartins@edu.madeira.gov.pt)

AEO

Em que consiste?

É um projecto da SREC, implementado pela DRE, que visa prestar apoio escolar a todos os alunos da RAM que frequentam o 3.º ciclo ou secundário, contribuindo para o seu sucesso educativo.

Destinatários

Alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.

O Apoio Escolar Online é um projecto da Secretaria Regional de Educação e Cultura, implementado pela Direcção Regional de Educação, destinando-se a alunos da Região Autónoma da Madeira. É prestado apoio escolar, recorrendo a metodologia de e-learning, dispondo de uma plataforma onde podes fazer o registo e obter apoio nas seguintes disciplinas:

Matemática;

Língua Portuguesa;

Ciências Naturais;

Ciências Físico-químicas;

Língua Inglesa;

Língua Francesa.

Para isso dispõe de uma equipa de professores, prontos para responder às questões dos alunos, através de fóruns e chat e com materiais interactivos para poderem adquirir novos conhecimentos. Os materiais têm os seguintes formatos:

Podcast;

Vídeos;

Questionários interactivos;

Conteúdos interactivos (SCORM);

Flash;

Powerpoint, Word e PDF.

As escolas têm aqui uma excelente ferramenta, para personalizar os apoios e de ter novas dinâmicas nas salas de estudo.

Para mais informações sobre este projecto consultar :

- www.apoioescolaronline.net/

- Coordenadora das TIC