SPO - Serviço de Psicologia e Orientação Minimizar

SPO - Serviço de Psicologia e Orientação
..............................................................................

O Serviço de Psicologia e Orientação da escola (SPO) é um serviço responsável pela realização de ações que contribuam para a promoção do desenvolvimento psicológico, sucesso escolar e integração social dos alunos, numa lógica colaborativa com os diversos agentes da comunidade educativa.

Numa perspetiva multinível e que valoriza a prevenção e o trabalho de colaboração com vários agentes educativos, a ação do SPO organiza-se em três principais dimensões, nomeadamente os seguintes:

- O apoio psicológico e psicopedagógico, o que inclui a avaliação e intervenção em situações relacionadas com a vivência e gestão do percurso escolar, incluindo questões emocionais e comportamentais, de desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, entre outras.

- A educação, orientação e aconselhamento de carreira, no sentido da promoção dos comportamentos de exploração e investimento, necessários ao desenvolvimento do autoconhecimento e do acesso às oportunidades de formação escolar e profissional, e ao mundo do trabalho.

- O apoio ao sistema de relações da comunidade educativa, o que inclui a colaboração com órgãos colegiais na escola, a participação em processos de tomada de decisão, a implementação de ações e programas de intervenção na comunidade, a colaboração com professores, pais ou encarregados de educação e outros agentes educativos, na perspetiva do seu aconselhamento psicossocial, a participação na Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva e a realização de estudos e projetos de investigação-ação relacionados com o fenómeno educativo.

O SPO pode ser contactado através dos seguintes meios:

Email: renato [at] edu.madeira.gov.pt (meio preferencial)

Telefone: 291950310 (ext. 134)

Presencialmente: Gabinete 3.07, no horário de serviço direto à comunidade educativa

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade