ET

Minimizar

 

Título: “À Luz de ET”

 

Objetivo

Na sequência estabelecida com o grupo de EV/AV: desejamos proporcionar aos nossos alunos e comunidade em geral, orientações para a sua aprendizagem à distância, privilegiando o conhecimento na arte e dos meios artísticos, promovendo as áreas de competência, como: o desenvolvimento pessoal e autonomia, a sensibilidade estética e artística através da sensibilidade, criatividade, expressividade, sentido crítico, entre outros.
Com a variante de dar a conhecer alguns dos trabalhos realizados nas nossas aulas.

Parceria:
A Coordenação das TIC – Professora Adélia Gouveia.
Grupo de EV/AV – em articulação com a delegada de grupo professora Jesus Baeta

Ferramenta:
Website oficial da escola

 


 

Funcionamento

Com alguma frequência adicionaremos à página “algo novo”, passando por: sugestões, fotografias, vídeos, ebooks, desafios… 

Trata-se de um convite a uma visita virtual ao nosso espaço, sem nenhuma obrigatoriedade. 
 


1.ª Sugestão

Numa primeira abordagem remetemos-te a uma visita ao museu do brinquedo, através do seu site e do site da TripAdvisor, proporcionando-te a curiosidade e interesse de no futuro o poderes visitar presencialmente (para quem não o teve ainda oportunidade de o conhecer) assim que estas medidas de isolamento e distanciamento social terminarem.

  • Museu 
  • TripAdvisor
  • - Outra sugestão (lúdica) convida-te a visitares a rubrica lúdico-pedagógica lançada pelos Serviços Educativos do MEM, Queres "SABER-FAZER"? OVOS DA PÁSCOA, QUERES  "SABER-FAZER"? -Clique Aqui

 

 

 Desejos de uma Boa Páscoa

 


2.ª Sugestão

E a propósito do confinamento a que estamos “obrigados” pelas circunstâncias da “pandemia e do Covid19”, constatamos de outra forma as limitações da nossa liberdade e recordamos a História. 
Desta vez, remetemos-te a uma visita pela nossa história “A revolução de 25 de Abril de 1974”, recorrendo à plataforma educativa disponibilizada pela RTP: “RTP Ensina” https://ensina.rtp.pt/artigo/a-revolucao-de-25-de-abril-de-1974/
Haverá certamente, alguns aspetos que até ao momento desconhecias e que este vídeo poderá elucidar-te. A revolução de 25 de abril, também é conhecida como a revolução dos cravos, porque na tarde desse dia em Lisboa, os cravos vermelhos foram oferecidos aos soldados e colocados nos canos das espingardas. Assim “O cravo vermelho” tornou-se o símbolo da Revolução de Abril de 1974.
 
Uma vez que estamos a aproximar-nos da comemoração deste importante acontecimento da história de Portugal, desafiamos-te a executar cravos em papel, para comemorarmos o quadragésimo sexto aniversário do dia da liberdade! 
 
Depois de executado, capta uma fotografia do trabalho final e envia-nos para o email grupoETcamacha@gmail.com, de modo a prestarmos uma homenagem àqueles que fizeram desse dia um marco na nossa história.

 

 
 

3.ª Sugestão

Depois de passarmos por um prolongado estado de emergência e passando para o estado de calamidade, em que muito pouco será diferente do que vivemos até hoje, ficar em casa continua a ser uma regra preventiva para evitarmos possíveis contágios do coronavírus. E porque não podermos ainda voltar à escola, sugerimos-te a realização de manualidades divertidas e enriquecedoras para ocupares os teus tempos livres.
E que tal “brincarmos” com papel?
É verdade!!!! Papel!!!! ... qualquer tipo de papel que tenhas em casa: revistas, jornais, papeis de embrulho, sacos do pão, etc…

E como podemos “brincar” com o papel?

Através do ORIGAMI, uma arte tradicional e secular japonesa que consiste em dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com dobragens geométricas, sem corte e colagens.
Deste modo, a nossa proposta / desafio para esta semana, é que em família executes um objeto com a técnica de origami.

Depois de realizares esta proposta, “tira” uma fotografia do trabalho final e envia-nos para o email grupoETcamacha@gmail.com, ou para o email da tua professora de Educação Tecnológica. Gostávamos de apreciar a tua obra de arte e divulgá-la no Facebook da escola.


Apresentamos-te alguns links que podes consultar para te inspirares:

http://dicaspaisefilhos.com.br/diversao/brincadeiras/origami-dobraduras-de-papel-para-criancas/

 

https://catiaosorio.wordpress.com/2010/01/23/origami-um-pouco-de-matematica-e-arte/

 

https://comofazeremcasa.net/como-fazer-borboletas-de-origami-passo-passo-facil/

 

 

4.ª Sugestão - Upcycling
 
 
Pensar, idealizar, criar, recriar, reutilizar, dar nova vida a coisas que em princípio iriam para o lixo, pode ser uma atividade interessante e divertida para ocupar algum do nosso tempo livre.
 
Esta semana, o grupo de Educação Tecnológica, considerou a proposta lançada aos alunos na disciplina de “área artística”, e alargou esse desafio aos encarregados de educação, familiares, amigos e comunidade alargada.
 
Que tal????… vamos fazer Upcycling?
 
O Upcycling consiste na criação de novos produtos, mediante um processo transformação baseado no reaproveitamento de produtos que deixaram de ter alguma utilidade, numa outra funcionalidade.
 
Deste modo, sugerimos que a partir de “lixo” possam fazer “Arte”. Reaproveitem qualquer tipo de material, aplicando qualquer tipo de técnica e deixem a vossa criatividade fluir.
 
Podem fotografar o processo até ao resultado final e enviar algumas fotos desta nova aventura, para o email grupoETcamacha@gmail.com, ou para o email das professoras de Educação Tecnológica. Os trabalhos serão posteriormente divulgados no Facebook da escola.
 
 
O grupo de Educação Tecnológica agradece desde já o vosso contributo.
 
 

Nota Explicativa: O grupo de Educação Tecnológica de 2º e 3ºCiclos da EB23 Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, apresenta no contexto da parceria estabelecida com o grupo de EV/AV, “sugestões de exploração para o período de suspensão das atividades devido ao COVID-19”.

“Numa época muito atípica das nossas vidas, em que nos deparamos com uma mudança abrupta das rotinas quotidianas e obrigados por força das circunstâncias a ficar em casa, o grupo de Educação Tenológica associa-se ao grupo de EV/AV, com o intuito de proporcionar novas experiencias à nossa comunidade educativa.
Assim, procuraremos colocar à tua/vossa disposição e com alguma regularidade, sugestões, fotografias, vídeos e desafios que te possam suscitar o teu/vosso interesse.

Contamos com a tua visita regular” 

Pelo Grupo ET, a Delegada Fátima Fernandes

Agradecimento à Coordenadora de TIC, Adélia Gouveia, pela colaboração e à Delegada de Grupo EV/AV, Jesus Baeta, pela parceria estabelecida. 

Escola Básica com Pré-escolar e Creche Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior