EV/AV

Bem vindo

“A Arte como forma de apreender o Mundo permite desenvolver o pensamento crítico e criativo, a sensibilidade, e permite explorar e transmitir novos valores…”

Assim, convidamos os nossos alunos e restante comunidade educativa, independentemente da sua área de especialização, a explorarem os recursos didáticos que integram esta página.

Para além do que cada um poderá encontrar à medida da sua sensibilidade, salientamos que é a estratégia, cuja versatilidade permite supor que possam em diferentes contextos, serem utilizados e rentabilizados por todos.

Funcionamento

A necessidade de conhecer, compreender, entender e fomentar a partilha de experiências educativas e a vontade de aqui poderem ter acesso a materiais específicos das áreas artísticas, foram o mote para a criação desta página.

Com alguma frequência procederemos a uma atualização possível desta página, proporcionando-te “um olhar pela ARTE” através de viagens, visitas e algumas experiências interativas (com indicações para as visitas virtuais onde poderá haver lugar à reinterpretação de obras, exploração técnicas e obviamente melhorar a tua sensibilidade e criatividade tão transversal, mas muito importante na disciplina de Educação Visual).

Esperamos que esta página seja um contributo útil, para que neste momento da vida de todos nós “possamos sair quantas vezes quisermos, ficando dentro da nossa casa, cumprindo regras que nos são impostas a bem da saúde de todos nós”.

1.ª Experiência

“Vamos ao Museu” no Domínio da Apropriação e Reflexão.

A partir dos links que se seguem faz as tuas visitas virtuais e poderás adquirir as aprendizagens essências nos conhecimentos, capacidades e atitudes:

• Refletir sobre as manifestações culturais do património local e global (obras e artefactos de arte - pintura, escultura, desenho, assemblage, colagem, fotografia, instalação, land´art, banda desenhada, design, arquitetura, artesanato, multimédia e linguagens cinematográficas).

• Enquadrar os objetos artísticos de diferentes culturas e períodos históricos, tendo como referência os saberes da História da Arte (estilos, movimentos, intencionalidades e
    ruturas).

MUSEUS

Veja aqui os trabalhos realizados pelos alunos.

2.ª Experiência

"Worksho em Família" - 6º Edicção - "...menos é mais..."

(Clica na imagem para acederes à apresentação do Workshop)

Molde da Borboleta

Veja aqui os trabalhos realizados pela Comunidade Educativa

3.ª Experiência

"Momentos com flash"

(Clica na imagem para acederes à apresentação)

Um pouco de conhecimento sobre a fotografia e imagem digital Anexo 1, Anexo 2

Para adquirir um melhor desempenho sobre composição fotográfica consulte o Anexo 3 e o Anexo 4

Veja aqui o video com os trabalhos realizados pela Comunidade Educativa

4.ª Experiência

"Pincelada na Arte"

(Clica na imagem para acederes à apresentação)

Motivação / Inspiração - Anexo1
Técnicas e Materiais - Anexo 2
Expressão livre não condicionada - Anexo 3

Veja aqui o video com os trabalhos realizados pela Comunidade Educativa

Retrospetiva

A “Retrospetiva” é um review de das experiências realizadas na pagina do site da escola no “Olhar sobre a Arte”, na iniciativa do grupo AVEV desde o E@D.

Veja aqui o video

OLHA, VÊ, REPARA”

“OLHA, VÊ, REPARA” - exposição “virtual”

Veja aqui o video

O grupo de Artes Visuais e Educação Visual (600+240) da EB23 Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, apresenta uma “lista de sugestões para o período de suspensão das atividades devido ao COVID-19”.

Pelo Grupo AVEV2 a Delegada Maria de Jesus Baeta

Agradecimento à Coordenadora de TIC, Adélia Gouveia por tornar possível e operacional a nossa intenção. No trabalho cooperativo nascem grandes mudanças e inovações.

Escola Básica com Pré-escolar e Creche Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior