A Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior – Camacha foi inaugurada a 30 de setembro de 1993. O seu nome ficou a dever-se a uma personalidade importante deste local – Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, nascido a 2 de julho de 1913 nesta Freguesia e falecido a 14 de abril de 2001. Licenciou-se na Faculdade de Letras de Lisboa, iniciando a sua vida de pedagogo em Portugal Continental, acabando por se fixar definitivamente como docente do Liceu Nacional de Jaime Moniz, no Funchal, a partir de 1942, onde desempenhou também funções na Direção. Foi fomentador de atividades de índole cultural e recreativa na vila que o viu nascer, sendo o fundador do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha.

Deixou em testamento que através da Fundação Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, se atribuísse, em cada ano letivo, um prémio em dinheiro ao melhor aluno (aproveitamento e comportamento) desta escola e da escola Santo Condestável.

A existência deste estabelecimento de ensino veio evitar a deslocação da população escolar da Freguesia da Camacha para outra, a fim de frequentarem os 2º e 3º ciclos de escolaridade.

Planta de localização geográfica da escola

A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior situa-se no sítio dos Casais D’Além, junto ao Complexo Habitacional com o mesmo nome  do sítio, na freguesia da Camacha.

A Escola está localizada na freguesia da Camacha, Concelho de Santa Cruz e situa-se a dez quilómetros da sede do Concelho. A economia desta freguesia, além das indústrias de serração, carpintaria, fabrico de móveis, serralharia civil, construção civil, panificação, hotelaria e serviços, assenta fundamentalmente na agricultura e agro-pecuária (aviários), no artesanato (indústria de vimes, barretes de lã e bordado regional), comércio geral e serviços.

Ao nível dos serviços municipais, a Camacha encontra-se equipada com os seguintes serviços: Segurança Social; Junta de Freguesia; Centro de Saúde; Praça de Táxis; Transportes Públicos; Casa do Povo da Camacha e Biblioteca.

Para a divulgação da música tradicional, contribuem também diversas coletividades recreativas tais como: o Grupo Coral da Casa do Povo da Camacha; a Tuna de Bandolins da Casa do Povo da Camacha e a Banda Paroquial de S. Lourenço, Grupo das Romarias Antigas, Grupo do Rochão e Encontros da Eira.

Text/HTML

Logótipo da escola- descarregar