CORONAVÍRUS (COVID-19) - Informações à Comunidade Educativa

Coronavírus (COVID-19)

“A escola tem como papel formar pessoas autónomas e responsáveis e cidadãos ativos. Perante os outros e a diversidade do mundo, a mudança e a incerteza, importa criar condições de equilíbrio entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico.” O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho

No momento que se vive cabe-nos alertar e educar todos aqueles que fazem parte direta ou indiretamente desta comunidade escolar acerca da pandemia de covid-19. Temos de estar conscientes que o nosso trabalho de educadores junto dos nossos alunos e encarregados de educação poderá contribuir para a consciencialização cívica.

Devemos reter que o contacto físico deverá ser evitado, privilegiar a higiene pessoal, espirrar e tossir para o antebraço são pequenos gestos que poderão contribuir para o bem-estar comum. Se for decretado o encerramento da escola  devemos cumprir o que as entidades de saúde recomendam e fazer quarentena nas nossas casas durante o tempo que for considerado necessário e  devemos observar o necessário isolamento social.

Não devemos esquecer a velha máxima de que “a nossa liberdade acaba quando começa a dos outros". Temos todos de trabalhar para o bem comum.

O presidente do Conselho Executivo

Nuno Jardim