Ver notícia

ALUNOS PARTICIPAM PELA PRIMEIRA VEZ NO INCLUEUROPA

23-11-2018 | EB23DEBCastro

ESCOLA DO GALEÃO: ALUNOS PARTICIPAM PELA PRIMEIRA VEZ NO INCLUEUROPA

Dos 15 aos 70. São as idades dos alunos dos Cursos de Educação e Formação de Adultos da Escola Eduardo Brazão de Castro que vão participar, pela primeira vez, no ‘IncluEuropa’. Frequentam o ensino diurno, noturno e os Cursos de Educação e Formação de Adultos do referido estabelecimento. Ana Mateus, Márcio Melo e Susana Alves são os docentes envolvidos nesta iniciativa, que agrega o concurso ‘Olimpíadas da Europa’ e ‘Curtas-metragens’, sendo que ambos poderão contar com a participação dos que estudam nesta instituição.

Os docentes responsáveis pelo Clube Europeu pretendem sensibilizar os alunos para a necessidade de uma Europa inclusiva, fomentando em simultâneo a sua aproximação às instituições e temáticas europeias. Explicam que a participação no projeto permitirá a interação entre diferentes gerações de alunos, com diferenciadas perspetivas e experiências de vida, o que irá promover aprendizagens mútuas.

‘Que futuro para a Europa?’ é a questão que lança o mote para a curta-metragem. É respondida por Petra Gomes, de 17 anos, que pede uma Europa que não permita que situações como as que foram vividas pelos refugiados se voltem a repetir. E alerta para os muitos habitantes da União Europeia que necessitam de receber, das entidades, especial atenção para questões sociais e económicas.

Apologista da transição dos meios tradicionais para o digital, assunto que tem colocado desafios à Europa, é Sabrina Gouveia, de 18 anos. A jovem defende que é um processo que para além de permitir maior acesso à informação, contribui para uma melhoria do ambiente.

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro