Educação Musical Minimizar

Add Content...

O Grupo de Educação Musical desta Escola é composto pelos professores.

Rubina Fernandes

Lubélia Jardim

Ana Paula Alves

Rui Pereira

Vitúrio Baptista, Delegado de Grupo

Desejamos a todos os membros da Comunidade Educativa, um Bom Ano Novo, cheio das maiores felicidades!

Queremos dar conhecimento de que foi realizada pelos alunos dos 2º e 3º Ciclos, uma audição musical de Natal no dia 18. 12. 2008. Os alunos estão de parabéns pela forma como ensaiaram e actuaram, tendo conseguido deixar a ideia de que são capazes de fazer coisas interessantes na arte musical.

A variabilidade das definições de “Música”

O conceito de Música pode ser familiar a todos os seres humanos, já que estes estabelecem contacto com o mundo que respira, vive e desfruta desta arte. Mas, possivelmente, teríamos dificuldade em encontrar para ela uma definição adequada.

Deste modo, existem algumas definições de o “que é a música” a nível filosófico, racional, como conjunto de sons, experiência subjectiva, previsão, construção social e fonte histórica.

Vários filósofos e pensadores, ao longo da história, deram diferentes interpretações, devido, precisamente, à sua grande complexidade

“ Arte educativa por excelência; Penetra a alma e converte-a em virtude”. –Platão, séc.V ac. – IV ac.

“A música é uma revelação maior que a ciência ou filosofia”..- Ludwig Van Beetoven, Sécs. XVIII – XIX.

Mário Laginha: Pianista e compositor

Músico Português na Área do Jazz

Escreveu no prefácio do livro de 5º ano (100% Música) uma definição de música, segundo o seu ponto de vista.

«Se me perguntarem de que tipo de música eu gosto mais, tenho dificuldade em responder. Sabem porquê? Porque existem muitos estilos de música diferentes e eu gosto muito deles.

Quando eu estudava no ensino secundário, lembro-me de tentar alinhar o meu gosto musical pelo dos meus colegas de turma. Este meu comportamento ainda durou algum tempo. Sucede que um dia comecei a falar de alguns músicos de quem eu gostava (e que mais ninguém conhecia) e muitos dos meus amigos começaram a ter curiosidade em saber quem eram e em descobrir a música que faziam. Isto criou uma onda de curiosidade musical que, para além do prazer que deu, foi um dos factores que fizeram crescer ainda mais a minha paixão pela música. Conto-vos esta história porque acho que também vocês, tal como toda a gente têm um gosto musical. Esse gosto não deve, nem pode ser imposto por ninguém. Mas vocês devem tentar conhecer a maior variedade possível de estilos, Garanto-vos que têm mais probabilidades de descobrir um músico, ou um grupo, que adoram num universo de 100 do que num de 10.

É sempre melhor gostar de alguma coisa por conhecimento do que por ignorância.»

Mário Laginha

Curiosidades musicais / Internet

Procura nos sites, as seguintes curiosidades acerca de musicas universalmente conhecidas.

SUITE MUSICAL

OS PLANETAS: Compositor, GUSTAV HOLST

Gustav Holst (Gustavus Theodor von Holst) nasceu em Cheltenham, Inglaterra, em 21 de setembro de 1874. Foi aluno do Colégio Real de Música, onde viria a ser professor de composição em 1919. Holst procurou estabelecer um estilo musical inglês, baseando suas pesquisas na canção folclórica britânica. Fascinou-se pelo oculto e pelo misticismo religioso e acabou tornando-se mundialmente conhecido como autor de “Os Planetas”, uma suíte sinfônica na qual cada parte representa um planeta, seu mito e sua astrologia (com exceção da Terra, sob a influencia dos outros planetas e de Plutão, que ainda não havia sido descoberto). Suas influências musicais foram Schoenberg e Stravinsky. Inicialmente Holst deu à sua obra “Os Planetas” o titulo provisório de “Sete Peças Orquestrais”, homenagem à “Cinco Peças Orquestrais”, de Schoenberg e “Marte, O Portador da Guerra” traz referências musicais à “A Sagração da Primavera” de Stravinsky. No final de sua vida, os problemas de saúde e a magoa de ter suas outras obras relegadas ao esquecimento, fizeram com que Holst odiasse sua própria popularidade. Aos fãs que lhe pediam um autógrafo, entregava um papelzinho datilografado escrito: “Não dou autógrafos”. Morreu em Londres, em 25 de maio de 1934.

MÚSICA DE BAILADO

BOLERO DE RAVEL: Compositor, MAURICE RAVEL

Bolero (Boléro, no título original francês) é uma obra musical de um único movimento escrita para orquestra por Maurice Ravel. Originalmente composta para um Ballet, a obra, que teve sua première em 1928, é considerada a obra mais famosa de Ravel.[1]                                                  Wikipédia

Outras curiosidades serão sugeridas ao longo do ano.

Cumprimentos.

EB23 dos Louros