História Minimizar

A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros conta já com dezoito anos de existência. Criada devido à necessidade de acolher alunos de vários sítios circundantes da área do Funchal, esta escola começou a funcionar na travessa do Lazareto, no ano 1983 como anexo à Escola de Artes de Francisco Franco (mais conhecida por Escola Secundária Francisco Franco).

As primeiras instalações da Escola dos Louros, eram do género pré-fabricado. Aí eram ministradas aulas a alunos do 2º ciclo. Mais tarde, em 1986, a Escola Preparatória dos Louros sofre nova alteração, passando a funcionar como anexo à Escola Bartolomeu Perestrelo.

Foi somente no ano de 1989, e devido sobretudo ao crescente aumento de população discente da escola dos Louros, que a mesma se tornou independente. Ainda durante esse ano, esta escola toma como anexo às suas instalações, a antiga Escola Primária do Faial, situada na Estrada Visconde Cacongo, que passou a ser conhecida por Escola Preparatória do Faial - anexo Louros.

Mesmo assim, e como os anos não perdoam, as instalações pertencentes a esta instituição começaram a apresentar indícios de precariedade, tornando-se deficientes e insuficientes para o bom desempenho das funções dos docentes e aprendizagem de seus alunos.

Assim, em Outubro de 2000, forma inauguradas as novas instalações, situadas na Rua dos Louros. A partir de então, esta escola lecciona o 2º e 3º ciclos de aprendizagem, sendo agora conhecida como Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros. Por ter uma vasta área, não houve necessidade de continuar a suportar as de um anexo, pelo que a Escola Preparatória do Faial foi dispensada, funcionamento presentemente com escola primária e creche.

As antigas instalações da Escola dos Louros foram também ocupadas, acolhendo actualmente alunos com deficiências intelectuais que aí aprendem alguns conhecimentos básicos.

EB23 dos Louros