Departamento de Línguas visitou turmas
São Valentim surpreende com poesia e dramatização

As comemorações do Dia de São Valentim animaram a nossa escola no passado dia 12 de fevereiro, fruto de várias atividades desenvolvidas pelas disciplinas afetas ao Departamento de Línguas.

Através de dramatizações, declamação de poesia e apresentação de episódios clássicos da literatura portuguesa e universal, as disciplinas de Português, Inglês e Francês trouxeram às salas e aos corredores dos Louros um significado multicultural da palavra AMOR. De forma inesperada e criativa.
Durante a manhã, vários grupos de alunos, acompanhados dos respetivos professores, visitaram cerca de quinze salas com o objetivo de dar a conhecer o seu trabalho, tanto na pesquisa como na declamação e interpretação.
Alguns alunos de 9.º ano foram às salas de diferentes anos de escolaridade declamar poesia e narrar a história do famoso par amoroso “Pedro e Inês”, episódio que é contado pelo nosso poeta maior, Luís Vaz de Camões, n’ Os Lusíadas, obra de estudo obrigatória no 9.º ano.
Da parte do Francês, os alunos declamaram poesia alusiva ao Dia de São Valentim, naquela que é uma das línguas mais ricas e graciosas quando se trata de falar de Amor. Os grupos de declamadores levaram consigo mensagens em francês e deixaram doces lembranças às turmas visitadas.
Quanto ao Inglês, o tema escolhido para este St. Valentine’s Day foi o incontornável “Romeo & Juliet”, de William Shakespeare. Seis alunos do WEnglish Club vestiram-se à época renascentista e dramatizaram parte da cena 2, do Ato 2, da famosa peça de teatro assinada por um dos dramaturgos mais representados universalmente. Esta dramatização resultou de um trabalho de pesquisa sobre a vida e a obra do autor, assim como de algumas semanas de ensaios. O grupo de “Romeus e Julietas”, todos do 2º Ciclo, apresentou-se igualmente na sala de professores, fazendo recordar que, apesar da tragédia, o amor tudo vence.
O desempenho de todos foi notável e as turmas que receberam os trovadores e atores ficaram surpreendidas com o trabalho realizado, tendo recebido os colegas com muita atenção e entusiasmo.

Doce e iluminado Halloween

Halloween é tempo de diversão e de aprendizagem. Na nossa escola, a efeméride voltou a decorar espaços e a desafiar a criatividade.

Uma vez mais os grupos disciplinares de Inglês de 2º e 3º Ciclos reavivaram os monstros e bruxinhas neste Halloween de 2014, realizando diversas atividades extracurriculares junto dos alunos e demais elementos da comunidade educativa. Como já vem sendo hábito, desenvolveram-se parcerias com outros projetos e disciplinas de forma a reforçar o espírito de equipa e a cultura de escola que se pretende unida.
Para além dos espaços escolares, promoveram-se a seguintes iniciativas:
* Concurso de lanternas – Make-o-Lantern Contest. Este certame, que desafiou a criatividade dos alunos na construção de lanternas recicláveis, contou com mais de 40 trabalhos, dando corpo ao tema globalizante da escola (SER Louros-25 anos a iluminar futuros). Sagraram-se vencedoras a Andreína do 5º 4 e a Edna Patrícia do 7º1.
* Degustação de frutos e legumes – BE(a)ST BITES. Esta atividade, realizada em conjunto com o Clube dos Nutricionistas e o WEnglish Club, levou à cantina da escola saborosos frutos e legumes em apresentações curiosas e divertidas. Os alunos foram incentivados a provar os sabores e a comprovar os seus conhecimentos em inglês no jogo dos olhos vendados. Uma oportunidade para apurar paladares e promover comportamentos saudáveis. Agradecimento especial ao Centro de Desenvolvimento de Fruticultura, na pessoa do eng. Alcino Silva, que nos ofereceu mangas e bananas da Madeira.
* Pequeno-almoço assustador – Scary Breakfast. Aos alunos e professores foi possível provarem acepipes e bebidas saudáveis de Halloween, servidos por uma equipa de alegres bruxinhas. “Scary Mary” e “Toad puke” foram as sugestivas bebidas naturais oferecidas.
Os docentes de inglês e o Departamento de Línguas agradecem a colaboração dos professores Adriano Rodrigues e Sónia Gouveia (Clube Artes e Ideias), que ajudaram os alunos na construção das lanternas e nas pinturas faciais temáticas.
Um especial agradecimento também aos docentes Nuno Matado, Fátima Abreu e Lubélia Ferreira que animaram os intervalos do dia 31 de outubro com danças e música alusiva ao Halloween.

Helena Mota Gonçalves

EB23 dos Louros