História

Minimizar

A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de São Jorge, também designada por Cardeal D. Teodósio de Gouveia, foi inaugurada no dia 5 de Outubro de 2010 e deve o seu nome à figura histórica mais emblemática desta freguesia. O Cardeal D. Teodósio de Gouveia, patrono desta escola, nasceu a 13 de Maio de 1889, no sítio de São Pedro. Entrou para o seminário claretiano do Funchal a 4 de Outubro de 1905. Em 1916 dirigiu-se a Roma onde frequentou a Universidade Pontifícia Gregoriana, doutorando-se em Teologia e Direito Canónico. Foi ordenado sacerdote a 19 de Abril de 1919. De 1920 a 1921 frequentou a Escola de Estudos Sociais de Bérgamo, tendo sido admitido na Universidade de Louvain. Regressando à Madeira em 1922, foi nomeado secretário da Câmara Eclesiástica e professor no seminário diocesano. De volta a Roma, foi vice-reitor (1929-1934) e reitor (1934-1936) do Colégio Pontifício Português, sendo também reitor da Igreja de Santo António dos Portugueses na mesma cidade. A 26 de Novembro de 1931 foi nomeado, por Pio XI, Camerlengo Privado de Sua Santidade e a 23 de Abril (dia de São Jorge) de 1934, Prelado Doméstico de Sua Santidade com o título honorífico de Monsenhor. A 18 de Maio de 1936, D. Teodósio é nomeado Prelado de Moçambique e bispo titular de Leuce, sendo ordenado bispo no dia 5 de Julho desse mesmo ano. Mais tarde, a 4 de Setembro de 1940, é nomeado primeiro Arcebispo de Lourenço Marques (Maputo), tendo tomado posse da arquidiocese a 18 de Janeiro de 1941. O papa Pio XII elevou-o a Cardeal-Presbítero a 18 de Fevereiro de 1946, tornando-se o primeiro cardeal residente em África. Em 1958 participa, como cardeal eleitor, no conclave que elege o Papa João XXIII. Morreu no dia 6 de Fevereiro de 1962, na residência arcepiscopal da sua diocese de Lourenço Marques. Está sepultado na Catedral da Imaculada Conceição, atrás do altar-mor. Recebeu a Grã Cruz da Ordem de Cristo em 1939 e a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique em 1961. Foi um grande missionário e defensor do sistema educacional, criando várias escolas; o Papa Pio XI, que o enviara para Moçambique, confiante no entusiasmo e fé de D. Teodósio, disse em jeito de profecia: "Já vejo aquela mancha de falta de fé desaparecer!" 

 

Apresentação

Minimizar

Situada a norte da Ilha da Madeira, Freguesia de São Jorge, Concelho de Santana, a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de São Jorge - Cardeal D. Teodósio de Gouveia é um edifício construído de raiz, cuja inauguração foi realizada no dia 5 de Outubro de 2010. Este estabelecimento de ensino é constituído por 3 edifícios, 2 dos quais em betão – edifício principal e auditório e 1 em madeira/acrílico/tartan – polidesportivo coberto. O rés-do-chão do edifício principal destina-se, sobretudo, às atividades de apoio a toda a comunidade educativa, nomeadamente cantina, cozinha, bar de alunos e professores/funcionários e sanitários. Por outro lado, no primeiro piso estão concentrados os serviços administrativos, biblioteca, reprografia/papelaria, comissão provisória, salas de trabalho dos professores, ginásio e salas de aula. No segundo piso funcionam algumas salas de aula e sobretudo todos os laboratórios da escola – informática, ciências, físico-química, música e EVT.  

Dispõe também de um segundo edifício térreo, o auditório, espaço dedicado à dinamização das atividades socioculturais da escola, nomeadamente, exposições, espetáculos musicais, peças de teatro e outras. 

Relativamente ao terceiro edifício, o polidesportivo coberto, é um espaço especificamente dedicado a todo o tipo de atividades desportivas realizadas nesta escola.

Este estabelecimento de ensino funciona presentemente com segundo e terceiro ciclos e EFA-Secundário (noturno), curso de educação e formação de adultos que se iniciou no ano letivo 2013/2014.

Para visualizar os principais espaços desta escola clique aqui.

Secretaria Regional de Educação