Notícias

Minimizar

Presidente do Governo recebeu Diretores de Escolas na Quinta Vigia

O Presidente do Governo recebeu Diretores de Escolas na Quinta Vigia, a nossa escola esteve representada pelo presidente da Comissão Provisória.

A Comissão Provisória

 



Visita à Rota dos Cetáceos

Na sequência da participação no concurso escolar “Rede de Escolas da Reserva da Biosfera”, promovido pela Câmara Municipal de Santana, os alunos da nossa escola auferiram o 1.º prémio, na sua categoria. Como prémio os alunos ganharam uma visita à Rota dos Cetáceos, o que lhes proporcionou navegarem no Oceano Atlântico, verem golfinhos e tartarugas, mesmo junto deles, tudo de forma contextualizada pelas biólogas marinhas. Muito Obrigado à CMS pela visita inesquecível!

As professoras responsáveis,
Margarida Ribeiro e Martha Briote



Passeio final de ano letivo

No dia 06 de julho, decorreu o passeio final de ano letivo. Assim, vários membros da comunidade educativa, desde alunos, professores, encarregados de educação, funcionários, etc., começaram a manhã com um fantástico passeio de catamarã, com saída da marina de Machico, no qual tiveram oportunidade de observar golfinhos e dar uns mergulhos.
De seguida, o passeio prosseguiu com um almoço-convívio no parque desportivo de Água de Pena, onde à boa disposição se juntou a animação e brincadeira.

Para ver mais imagens deste momento clique aqui!

A equipa da Animação Cultural



Marchas de São Pedro

A nossa escola participou no dia 25 de junho no desfile das marchas de São Pedro.

Para visualizar as imagens do evento clique no link.

A Comissão Provisória

 



Homenagem a Ana Beatriz Ferreira

A Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de São Jorge realizou no dia 24 de junho de 2016 a festa de encerramento do ano letivo, que incluiu o “jogo sabe tudo”, uma demonstração do grupo cinotécnico da GNR, a publicação da revista da escola “Momento” e um espetáculo musical em que se homenageou a aluna Ana Beatriz Ferreira, e no qual foi atribuído o nome da aluna ao auditório da Escola.

As fotos do evento podem ser consultadas neste link.

A Comissão provisória



Voto de Louvor e Reconhecimento

Aos 24 dias do mês de Junho de 2016 a Comissão Provisória da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de São Jorge – Cardeal D. Teodósio de Gouveia decidiu por unanimidade aprovar um voto de louvor à aluna Ana Beatriz Ferreira e atribuir o seu nome ao auditório da escola, em homenagem e reconhecimento dos valores que pautaram a sua vida e de que ela sempre foi exemplo nesta escola, a amizade, a camaradagem, a coragem, a generosidade, a alegria, a disponibilidade para ajudar os outros e para representar a escola; e por nos obrigar a sorrir sempre, e nos ter ensinado a amar e a apreciar tudo o que a vida de melhor tem para oferecer. Pela sua vontade de viver, ela viverá sempre entre nós.

A Comissão Provisória



Chegou o Verão e animação dos Santos Populares!

As Férias estão a chegar, existem bons livros, boas revistas, o que importa é LER!

I
Os Santos Populares
Aceitaram o convite
E vieram com arte
Embelezar a nossa Escola.

II
Venham daí juventude!
Integrem-se nas Marchas.
Vocês são os protagonistas da
Animação, Festa Popular de S. Pedro.

III
Os Santos Populares
Gostaram da nossa Escola
É Linda, é Jovem e dinâmica
Vieram encorajar os jovens a estudar

IV
Deixem-se fascinar pela leitura dos livros
E tirem proveito do bom uso das tecnologias.
Se os livros não existissem
Nunca haveria tecnologias.

 

  

O Projeto Biblioteca deseja a todos os alunos e à Comunidade Escolar Boas Férias!



EB23 São Jorge no Programa Atlântida da RTP-Madeira

A nossa escola bem como a freguesia de São Jorge foram notícia no programa "Atlântida" da RTP-Madeira, no dia 18 de junho de 2016.

 

Para visualizar esse programa clique nos links: 1ª parte e 2ª parte.

A Comissão Provisória



Desportos de Combate - Muay Thai

A Associação de Desportos de Combate da Madeira (ADCMAD), através da Associação Desportiva de Muay Thai da Madeira (ADMTM), aceitou o convite e esteve presente na nossa escola, na tarde do dia 16 de junho. Dirigiram esta atividade dois treinadores, acompanhados de cinco atletas desta arte marcial tailandesa, nos quais se incluíam um campeão ibérico e vários campeões regionais. Os alunos do 5º, 6º e 7º anos tiveram a oportunidade de contactar com esta disciplina de desportos de combate, quer observando os atletas em demonstração dos diversos golpes permitidos, quer através da prática, primeiramente exercitando as técnicas nas almofadas de treino e posteriormente aplicando os conhecimento em luta amigável com os seus colegas.

Para ver vídeos da atividade clique: vídeo1   vídeo2

Os docentes de educação física: Francisco Serafim e João Sá



E foi assim no Clube de Línguas

O lanche “five o ‘ clock tea”,  do clube de línguas teve lugar no dia 16 de junho, pelas 16h 35m.

Este foi mais um momento de convívio e de saborear iguarias diversas e também uma maneira de agradecer aos alunos que integraram o referido clube no presente ano letivo.

As dinamizadoras

Dina Santos e Luisa Andrade



Maleta Pedagógica “Eus escondidos”

Apesar da distância geográfica entre a nossa Escola e o Arquivo Regional da Madeira, os nossos alunos tiveram oportunidade de realizar atividades pedagógicas do Serviço Educativo e Extensão Cultural desta instituição, através da dinamização da maleta pedagógica “Eus escondidos”. Estas atividades pretenderam sensibilizar para a salvaguarda de documentos e do património arquivístico regional.

O grupo de História



Atividade desportiva 6ºA e CAO Santana - Boccia e Voleibol Adaptado

No dia 13 de junho, os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais de Santana realizaram uma atividade desportiva com os alunos da turma A do 6º ano. Esta iniciativa pretendeu reforçar a inclusão dos utentes na comunidade e proporcionar-lhes oportunidade e ferramentas para uma vida mais ativa. Os participantes realizaram um jogo de voleibol adaptado e um torneio de Boccia. Os alunos do 6ºA estão de parabéns pela cooperação e atitude desportiva demonstrada perante estes alunos tão ESPECIAIS.

 

Os docentes de educação física: Francisco Serafim e João Sá



Santos Populares

Junho, mês dedicado aos Santos Populares. Homens sábios e cultos sem conhecerem tecnologias. Pedimos-lhes proteção para os nossos alunos.

Ó meu rico Santo António
Homem da cultura
Despertai na juventude
O gosto pelos estudos.

Ó meu rico São João
Grande sábio do seu tempo
Ajudai a juventude
A serem sábios educados.

Ó meu rico São Pedro
Lutador perseverante
Aumentai na juventude
O gosto de ler livros.

 

 

Projeto Biblioteca: Profª Ana Maria



“Os Feriados da nossa História … 10 de Junho”

No dia 10 de junho, festejamos o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Este feriado sempre existiu com o intuito de relembrar os feitos passados do povo português, assim como todos os portugueses que vivem em qualquer parte do mundo. De forma a sensibilizar a comunidade escolar para este feriado da nossa História, alguns dos alunos da nossa escola efetuaram trabalhos relacionados com o tema, os quais originaram uma exposição que se encontra no átrio da escola.

O grupo de História



Sessão de Leitura de Poesia “ Vem ao Baile das Palavras”

No dia 3 de junho, na última aula de língua portuguesa, a turma do 9ºA realizou uma atividade de leitura de poesia intitulada “ Vem ao Baile das Palavras”.
Os alunos tiveram oportunidade de exercitar a competência da leitura, mais concretamente, técnicas específicas de leitura encenada.
A atividade foi realizada com a colaboração da Companhia “Contigo Teatro” do Funchal, no âmbito do Projeto Ler com Amor.
Os alunos estiveram todos de parabéns pela sua excelente prestação!
Os nossos agradecimentos à Companhia “Contigo Teatro”, pela preciosa ajuda nesta atividade, a todos quantos assistiram à mesma e à diretora de turma pelo agradável lanchinho!

A professora responsável,
Ana Rita António



Torneio Individual de Badmínton

Decorreu, na tarde de 1 de junho, o Torneio Individual de Badmínton, que contou com a participação de doze alunos da nossa escola. Na competição masculina, o vencedor foi o aluno David Sousa (9ºA), que venceu na final o aluno Luciano Gomes (7ºA). Na prova feminina, a vitória foi da aluna Érica Nascimento (7ºA), após vencer na final a aluna Marta Aguiar (6ºA).
O grupo de educação física felicita todos os participantes pelo seu empenho, quer na qualidade de atletas quer na função de árbitros dos jogos.

 

O grupo de educação física: Francisco Serafim e João Sá



Festa do Desporto Escolar 2016

A nossa escola participou na Festa do Desporto Escolar 2016 com uma comitiva de 40 alunos, nas modalidades de basquetebol e futsal. Na Cerimónia de Abertura, que decorreu no Estádio dos Barreiros, participaram 18 alunos, que após realizarem o desfile de apresentação da escola, assistiram a um espetáculo gímnico realizado por alunos, utentes dos CAO e centros de dia de toda a região. O núcleo de futsal competiu nos escalões de infantis e iniciados masculinos. O núcleo de basquetebol participou com duas equipas no escalão de infantis femininos e uma equipa de juvenis femininos. Destaca-se a equipa infantil A do núcleo de basquetebol, composta pelas alunas Érica Nascimento, Mafalda Andrade e Nádia Andrade, todas alunas do 7ºA, que para além de se terem sagrado campeãs no campeonato regular da modalidade, foram as grandes vencedoras, neste escalão, da Festa do Desporto Escolar 2016. Todos os alunos participantes estão de parabéns, pelo comportamento e empenho demonstrados ao longo desta competição.

Os orientadores de equipa/grupo:
Francisco Serafim e João Sá



Concurso Triatlo Literário

No dia 27 de maio, o aluno David Sousa, do 9.º ano, representou honradamente a nossa escola na 3.ª fase, a nível regional, do concurso Triatlo Literário, dinamizado pelo projeto Baú de leitura, no Fórum FNAC.
Após uma excelente prestação, fruto do empenho e motivação do aluno, o David arrecadou com êxito o primeiro lugar da final regional do concurso constituído por uma prova de leitura, escrita e cultura.
O David está de parabéns por este sucesso e pela forma como, mais uma vez, dignificou o nome da nossa escola.

Para ver mais imagens deste momento clique aqui.

Projeto Baú de Leitura



EB23 São Jorge no Jornal Local da RTP-Madeira

A nossa escola foi noticia no Jornal Local da RTP-Madeira de 22 de maio de 2016.

Clique na imagem para aceder ao video.

A Comissão Provisória



Realização de Simulacro Geral de Evacuação

Decorreu no dia 23 de maio de 2016, pelas 10H50, um simulacro geral de evacuação, o qual envolveu toda a comunidade educativa, tendo contado com a presença dos bombeiros voluntários de santana e de dois responsáveis do serviço regional de proteção civil. O cenário montado para o simulacro foi a ocorrência de um incêndio na cozinha, tendo os alunos Artur e Luciano, respetivamente das turmas CEF-Cozinheiro e 7º A feito o papel de "vitimas".

Este simulacro foi delineado por forma a testar os procedimentos de evacuação do plano de prevenção e emergência da escola, a aquisição de hábitos de prevenção e autoproteção de toda a comunidade educativa, bem como treinar todos os elementos das equipas de intervenção.

 A comissão provisória agradece a todos os participantes, a forma responsável e ordeira como o mesmo decorreu.

 

A Comissão Provisória



Departamento CENT na "semana da escola"

Na “semana da escola”, o dia 13 de maio foi dedicado ao departamento das Ciências Exatas, da Natureza e das Tecnologias (CENT). No decorrer deste dia, houve inúmeras atividades em que toda a comunidade educativa pode participar. Iniciamos a dia bem cedinho, com a confeção do bolo de São Jorge com a turma do 5ºA. A turma CEF-Cozinha participou na palestra sobre a temática “O mercado abastecedor de Santana”, foi muito interessante, pois tivemos oportunidade de debater e esclarecer ideias e conceções alternativas sobre o tema, com a ajuda do Professor Gil Cunha. Ainda durante a manhã de sexta–feira os alunos e professores assistiram a pequena palestra “Laurissilva”, seguida do atelier de espécies vegetais e fungos da Laurissilva, uma atividade bastante dinâmica onde os alunos puderam observar as diferentes espécies com a ajuda de lupas e microscópios.
O professor e investigador da Universidade da Madeira, Hélder Spínola, proferiu, às 14:00 horas, a conferência “O Nosso Património Natural”. Esta conferência encerrou a "semana da escola", tendo por objetivo divulgar o património natural da Madeira e, em particular, o da freguesia de São Jorge, abordando os elementos que mais se destacam desde as zonas litorais até às serras e procurando sensibilizar os alunos para a sua valorização e proteção.
Durante este dia, foram expostos trabalhos realizados pelos alunos sobre a atividade vulcânica e decorreu a Feira dos minerais, que, embora fosse apenas uma pequena amostra, permitiu aos alunos e a todos os que a visitaram visualizar e adquirir pequenos fósseis e minerais.
Fica aqui o nosso sincero agradecimento a todos os que participaram e permitiram a que este dia fosse cheio de atividade, vida e cor!

 

 

 

  

Os professores do departamento CENT



Inauguração do Mural da Carta da Convivialidade junto à entrada da Cantina

No dia 9 de maio no âmbito da Semana da Escola, foi inaugurado um novo mural da Carta da Convivialidade na entrada junto à cantina. Desta forma, a nossa escola conta já com três murais dinamizados em prol deste projeto da DRE.
Esta inauguração contou com a presença do Excelentíssimo Sr. Diretor da Educação, bem como dos dinamizadores do projeto por parte da DRE, toda a comunidade educativa bem como os membros da Comissão Provisória.
Este projeto é uma iniciativa da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos (SRE) que visa proporcionar um ambiente escolar seguro, inclusivo, respeitador e propício às aprendizagens de todos os alunos, pois pretende-se acima de tudo criar uma escola inclusiva, onde todos os alunos possam «aprender a aprender».
A coordenadora do projeto agradece às professoras Liliana Bota e Nélia Freitas, toda a dedicação e empenho que demonstraram na realização do mural.

  

A coordenadora: Carina Câmara 



Parlamento Jovem Regional- XVI Edição

O presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes, presidiu na quinta-feira, 12 de Maio, à cerimónia de abertura da Sessão Plenária do Parlamento Jovem Regional, uma iniciativa da Assembleia Legislativa da Madeira, em parceria com a Direção Regional de Educação.
A edição deste ano do Parlamento Jovem teve como tema 'Ensino Académico ou Ensino Profissionalizante?' e decorreu com base num regimento especialmente elaborado para o efeito.
Trata-se de um exercício de simulação do processo legislativo, de uma forma simplificada, que envolveu alunos de 25 escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico.
Este projeto teve como principais objetivos: Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; Dar as regras e normas de funcionamento da Assembleia Legislativa da Madeira; Promover o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões; Incentivar a reflexão e o debate sobre o tema; Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais; Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias; Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem a sociedade, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.
A nossa escola foi muito bem representada pelos alunos David de Sousa e Margarida Ferreira.
Os jovens deputados fizeram a apresentação das cinco medidas, pertencentes ao Projeto de recomendação elaborado e estruturado em reuniões anteriores. Várias questões foram discutidas pelos jovens deputados e pelos deputados com assento parlamentar.

 

 

Professora responsável: Martha Briote



O Programa Eco-Escolas na semana da escola

Para além da promoção das conferências subordinadas aos temas “Proteção da Natureza e do Ambiente” e “Floresta Laurissilva – Património Mundial Natural”, o programa Eco-Escolas participou ativamente nas celebrações da semana da escola, através da exposição “A Laurissilva da Madeira”, do Parque Natural da Madeira e da demonstração do Grupo de Intervenção Cinotécnico da GNR – SEPNA de forma a sensibilizar a comunidade educativa para a preservação do nosso património natural.
Agradecemos às entidades convidadas pela sua disponibilidade em colaborar connosco!
Pelo nosso ambiente, pela nossa terra, pelo nosso património… Muito Obrigado!

  

 

A coordenação do programa Eco-Escolas



A nossa terra… o nosso património cultural

No âmbito da semana da escola, sob a temática “A nossa terra… o nosso património!”, o departamento de ciências, sociais e humanas promoveu o património cultural desta nossa Terra, através de uma exposição etnográfica, com testemunhos materiais das tradições, dos costumes e usos socioculturais, desde tempos ancestrais.
As atividades contaram ainda com uma palestra, intitulada “Memória das gentes que fazem a História”, promovida pelo Centro de Estudos de História do Atlântico e por uma visita guiada à Igreja Matriz de São Jorge.
Agradecemos o contributo e a participação de toda a comunidade educativa!

 

Os professores do departamento CSH 



“A nossa terra… o nosso património”

Os formandos do Curso EFA NS – Tipo A, associaram-se às atividades desenvolvidas na semana da Escola, cujo tema aglutinador é: “A nossa terra… o nosso património”. Nesse sentido e no âmbito da atividade integradora foi elaborado um calendário, no qual é valorizado o património de São Jorge, e um almanaque relativo à agricultura, festividades, tradições e algumas curiosidades. Estes trabalhos deram origem a uma exposição que está patente no bar dos alunos.

A equipa técnico-pedagógico



Comemoração do Dia da Família

No passado dia 11 de maio celebrou-se o dia da família na nossa escola. As festividades começaram com um almoço-convívio para alunos, encarregados de educação, pessoal docente e não docente, sendo a espetada e o frango assado os pratos principais.
De seguida, toda a comunidade educativa teve a oportunidade de assistir a várias atuações musicais, nomeadamente, o grupo coral da escola EB 1/PE/C de São Jorge, os alunos do CAO de São Jorge, a Banda Rock de Santana e os grupos de vozes, de dança e de cordofones da nossa escola.
Posteriormente, passou-se para a parte desportiva com o torneio de futsal entre a escola de São Jorge, a escola de Santana e o CDR Santanense.
Agradecemos a colaboração e participação de todos os elementos dos grupos supracitados na semana da nossa escola, pois proporcionaram-nos momentos únicos de convívio e divertimento.

Para verem fotografias deste dia cliquem aqui.

A equipa da Animação Cultural



Atividades do departamento de línguas

No âmbito da semana da escola, no dia 10 de maio, o departamento de línguas dinamizou atividades diversificadas, a fim de promover a cultura e a tradição dos países lusófonos, anglófonos e francófonos, mas também fomentar o gosto pela leitura e escrita.
Assim, a manhã começou com uma sessão de cinema francês, com o filme Astérix et Obélix – Mission Cléopâtre.
De seguida, os alunos do segundo ciclo participaram com bastante empenho e imaginação numa atividade de escrita criativa orientada pela escritora Maria do Rosário Antunes.
A meio da manhã, pessoal docente, pessoal não docente e alunos saborearam algumas iguarias dos países acima mencionados.
Posteriormente, os discentes do terceiro ciclo assistiram a uma palestra sobre o Feiticeiro do Norte a cargo da Casa do Povo do Arco de São Jorge.
À tarde, as atividades encerraram com uma sessão de cinema inglês, com a visualização do filme The Good Dinosaur.

   

O departamento de línguas



Cerimónia de abertura da Semana da Escola

No dia 09 de maio celebrou-se a sessão de abertura da Semana da Escola, cujo tema é “A nossa terra… o nosso património”.
A cerimónia contou com a presença do Sr. Secretário Regional de Educação, Dr. Jorge Carvalho, assim como de entidades de instituições locais e regionais e de toda a comunidade educativa.
No decorrer da sessão, foi possível assistir à atuação de alguns elementos dos grupos Vozes da escola e Dança criativa, à visualização de um vídeo, “Momentos”, que retratou algumas atividades realizadas ao longo deste ano letivo e à apresentação, pelo Chef Octávio Freitas, do livro Receitas tradicionais de São Jorge.
Posteriormente, efetuou-se a visita às exposições e procedeu-se à inauguração do painel da Convivialidade situado na entrada da cantina.
Na parte da tarde realizou-se uma demonstração de taekwondo.

 

 

Para verem mais fotografias deste dia cliquem aqui.

A equipa da animação cultural 



Primavera é....

Pretende-se com a chegada da Primavera, dar vida e cor à nossa escola.
A ornamentação de uma escola traz magia, cor, alegria, o renascer da vida, o desabrochar das flores, os pássaros começam a chegar e não param de chilrear.
O sol brilha, as borboletas voam, o tempo aquece, as pessoas alegram-se, a criatividade aparece e transforma os materiais reutilizados em beleza. 

  

  

  

Serviço Biblioteca - Profª Ana Maria



A Biblioteca é a fonte mágica dos Livros! Quem não lê fica vazio

Como forma de incentivo à leitura, convidou-se todos os alunos das turmas: 5º, 6º, 7º, 8º, 9º anos, CEF e EFA a participar, escrevendo uma mensagem de um livro que tivessem gostado muito, no bloco de notas fornecido, para ser colocado no cartaz que foi construído para o dia do Livro!

 

  

Serviço de Biblioteca: Profª Ana Maria



O teatro veio à escola!

No dia 28 de abril decorreu no auditório da escola a representação da peça de teatro A Maior Flor do Mundo, de José Saramago, pela companhia de teatro ET7RA.
Os professores e os alunos da escola tiveram a oportunidade de assistir a este momento cultural, sendo que todos se deslumbraram com esta apresentação, proporcionado pelo departamento das línguas.

 

 

O Departamento das Línguas  



Ação de sensibilização “Conhecimento do Euro”

No dia 4 de maio de 2016, pelas 11h30m decorreu na escola uma ação de sensibilização sobre o “Conhecimento da nota do Euro”, promovida pelo Banco de Portugal. Esta ação contou com a presença dos alunos dos 8º e 9º anos e de pessoal docente. Agradecemos a disponibilidade do Banco de Portugal, na qualidade do Dr. Rui Rajado e Drª Helena Capelo, pela oportunidade que possibilitou à nossa comunidade escolar na tomada de consciência da evolução, vicissitudes e importância do conhecimento das moedas e notas do Euro, bem como pela documentação cedida a todos os alunos presentes.

 

Departamento de Ciências Sociais e Humanas



Visita de estudo

No dia 21 de abril de 2016, um grupo de alunos da nossa escola, que integrava as turmas do 5ºA, 6ºA e do 9ºA realizou uma visita de estudo a vários locais com grande valor patrimonial, museológico e científico.
O primeiro ponto de paragem dos alunos da Escola de São Jorge foi o Engenho do Porto da Cruz. Neste local, alunos e professores tiveram a oportunidade de observar em plena laboração o Engenho que devorava toneladas de cana-de-açúcar.
De seguida, a “expedição” tomou de assalto as terras do Funchal. Aí, o grupo separou-se, tendo cada turma visitado um local diferente. O 5ºA visitou o Museu de História Natural. Já o 6ºA teve a oportunidade de conhecer o interior do Palácio de São Lourenço. Por fim, a turma do 9ºA percorreu as galerias do Museu de Arte Sacra.
Para o período da tarde estavam previstas várias atividades integradas na visita à Reserva Natural do Garajau, nomeadamente uma viagem de barco. Infelizmente, as más condições climatéricas não permitiram um “mergulho” na biodiversidade da Madeira, mas deixaram todos “bem molhados”. A visita de estudo acabou com um lanche no Calhau de São Jorge, antes do regresso à escola.

 

 

 

Os professores responsáveis 



Concurso “Energy Games”

No dia 15 de abril decorreu na nossa escola, a dinamização do concurso “Energy Games”, promovido pela Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira. A nossa escola contou com a participação de quatro equipas, dos sexto e sétimo anos, tendo vencido a equipa dos “Rebeldes”, do sétimo ano.
Neste dia foi-nos ainda possível ter a experiência de contactar diretamente com um carro híbrido.
Esperemos que esta equipa seja apurada para a final Regional.

 

A coordenação do Programa Eco-Escolas



O ambiente da nossa escola está de Parabéns!

No âmbito do programa Eco-Escolas, no dia 15 de abril de 2016, a nossa Escola foi auditada por uma equipa da Secretaria Regional do Ambiente. Desta auditoria resultou uma avaliação de 84,17%, passando, assim, a nossa escola a ser detentora de um Certificado de Qualidade.


A coordenação do Programa Eco-Escolas



Parlamento Jovem Regional

No dia 20 de abril, das 14:00 hora às 17:30, realizou-se na Assembleia Legislativa da Madeira a Reunião de Comissão no âmbito do Projeto Parlamento Jovem Regional, cujo tema é “Ensino Académico ou Ensino Profissionalizante”. Nesta reunião foram apresentados e debatidos os cinco projetos aprovados no decorrer das reuniões preparatórias. A representar a nossa escola, esteve o aluno David de Sousa.
Este projeto é uma iniciativa da Assembleia Legislativa da Madeira, realizada com a colaboração da Secretaria Regional de Educação que visa incentivar os jovens a uma participação cívica e política mais ativa.
O projeto trabalhado nesta reunião será apresentado na Sessão Plenária, no dia 12 de maio de 2016.
O aluno David de Sousa está de parabéns, pois teve um papel bastante interventivo e oportuno no decorrer da reunião.
Fica aqui também o nosso agradecimento à Dra. Anabela Pita que disponibilizou o transporte para que o nosso aluno pudesse participar neste projeto.
 

 

Professora responsável: Martha Briote



Os feriados da nossa História - 25 de Abril

 



Exposições e trabalhos dos alunos do final do segundo período

No final do segundo período esteve patente no piso dois da nossa escola uma mostra de trabalhos dos alunos, efetuados durante as aulas de educação visual. E no âmbito da disciplina de formação pessoal e social foi efetuado: o poster eco-código; representação de ilusões óticas em composições plásticas, bi eou tridimensionais (figuras impossíveis, imagens ambíguas) - alunos do nono ano; exposição máscaras - alunos dos sétimo e nono anos.

   

 Grupo de EVT



Exposições

No final do 2.º período o projeto RBES dinamizou duas exposições, no piso dois da nossa escola, cujos trabalhos contaram com a participação dos alunos dos sexto, sétimo e nono anos, a saber: sete alimentos mais ricos em vitamina C e o dia mundial da árvore e da floresta.

  

 

Projeto RBES 



Realização de Ação de Sensibilização - "Higiene Pessoal"

No dia 5 de abril de 2016, pelas 11H45, decorreu no auditório da escola uma ação de sensibilização sobre a higiene pessoal, com a preleção a cargo da Enfermeira Dorita, destinada às turmas 5ºA, 6ºA e CEF-Cozinheiro.

A Comissão de Formação

Marco Igreja e Luísa Andrade



Dia Mundial da Árvore

A nossa Escola comemorou o dia mundial da Árvore através da realização da exposição “Património Natural da Madeira”, do Parque Natural da Madeira, bem como da plantação de árvores, da colocação de placas de identificação da flora, presente no jardim da escola e de casas para pássaros, elaboradas pelos alunos da escola.
Estas atividades contribuíram para a compreensão da importância da preservação das árvores, da nossa floresta e, consequentemente da proteção do meio ambiente.
Agradecemos a colaboração dos professores Dina Santos e Francisco Serafim, bem como da Câmara Municipal de Santana e do Parque Natural da Madeira.

O Programa Eco-Escolas 



Dia Mundial da Poesia

O Dia Mundial da Poesia é comemorado a 21 de março e celebra a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação.
Com o intuito de comemorar esta efeméride, encontra-se patente no corredor junto à biblioteca, uma exposição de trabalhos dos alunos do 6.º, 7.º e 8.º anos de escolaridade. Os alunos foram convidados a expressar a sua criatividade através das palavras e da imagem, criando assim um poema visual.
Também para celebrar esta data decorreu no dia 18 de março mais uma edição do concurso de “Declamação de Poesia”, que contou com a participação de 4 alunos. Estes declamaram poemas de diversos autores portugueses com muita emotividade e criatividade.
No final, o aluno Vítor Pacheco (7.ºA) foi considerado o melhor declamador, no entanto todos os participantes estão de parabéns pelo seu excelente desempenho.
Por fim, um agradecimento aos membros do júri pela sua colaboração.

 

O grupo de português / Baú de leitura



Dia internacional da francofonia

Os alunos do terceiro ciclo comemoraram o dia internacional da francofonia, celebrado a 20 de março, com uma exposição sobre celebridades francófonas ou produtos típicos de países francófonos.

A professora de francês 



A Páscoa

A Páscoa está a chegar! E para comemorar esta efeméride o clube de línguas elaborou os símbolos alusivos a esta época, nomeadamente os ovos, os coelhinhos e as manhãs de Páscoa, com o objetivo de decorar a escola. Está igualmente patente uma exposição sobre costumes e tradições no Reino Unido e Estados Unidos. Os alunos tiveram também a oportunidade de testar os seus conhecimentos, relativamente às celebrações da Páscoa no Reino Unido e Estados Unidos através deste QUIZ.

O clube de línguas deseja a toda a comunidade escolar Uma Santa Páscoa! Happy and sweet Easter! Joyeuses Pâques! Frohe Ostern!

O clube de línguas



O Valor dos Resíduos

No dia dezasseis de março, pelas catorze horas e trinta minutos, realizou-se uma palestra subordinada à temática “O Valor dos Resíduos”, ministrada pela Dr.ª Ricarda Barbosa, da ARM.
Esta palestra, destinada ao pessoal não docente e docente da escola, teve como principais objetivos refletir sobre os hábitos ambientais de cada um, adquirir ferramentas que incentivem à correta separação do lixo e consciencializar para uma atitude mais responsável e cidadã.
Este tipo de iniciativas é fundamental para que se construam novos hábitos que contribuam de forma significativa para o crescimento de mentalidades e para a tomada de consciência dos seus atos e deveres enquanto cidadãos responsáveis, educados e preservadores.

 

A coordenação Eco-Escolas



O curso EFA desenvolve práticas de cuidados básicos de saúde

Na semana de 7 a 11 de março, no âmbito do núcleo gerador “Saúde”, os alunos do curso EFA dinamizaram várias atividades práticas, de forma a promover hábitos de vida saudáveis.
A prática de exercício físico, através da realização de diversos jogos, contribuiu para a consciencialização da necessidade de combater o sedentarismo, para a obtenção de uma vida com qualidade.
A palestra “Alimentação Saudável – adultos informados, precisam-se!”, ministrada pela nutricionista Mariana teve como objetivos elucidar e esclarecer conceções alternativas sobre o tema.
Agora… mãos à obra!

 

As formadoras de STC e CLC



Tempo Pascal

Ao finalizar o 2º período que se enquadra no tempo Pascal, solicitou-se os alunos das turmas do: 5º, 6º, 7º, 8º, 9º ano, CEF e EFA a escrever frases ou um poema sobre o significado da Pascoa para cada um. Organizou-se uma exposição, utilizando material reutilizado para criar o cenário Pascal, através dos símbolos: galinha, jarras de flores, ovos de páscoa onde foram colocados as mensagens dos alunos.
Pretendeu-se com este trabalho, levar os alunos a tomar consciência da sua responsabilidade como cidadãos com direitos e deveres, tem de respeitar as regras, as pessoas, o espaço que ocupam, zelar e conservar os materiais, contribuir para o bem de todos.

Profª Ana Maria Freitas responsável pelo Projeto Biblioteca, deseja a toda a Comunidade Escolar uma FELIZ PÁSCOA! 



O Dia do Bibliotecário

O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março, e foi instituído no dia 12 de abril de 1980 pelo Decreto nº 84.631, para ser recordado em todo o território nacional.
O dia do Bibliotecário decorreu no dia 11 de março por ser sexta feira. Construiu-se uma estante especial, onde foram colocados vários livros de poesia, com a designação-Biografia: Poemas e Poesia, colocou-se em exposição o poema: “A Biblioteca e o Leitor Aprendiz que Lendo Quer Ser Feliz”, do autor: José Jorge Letria, de modo a despertar a curiosidade e o interesse dos alunos.
Foi pedido aos alunos que lessem o poema deste autor de modo a sensibilizá-los para o gosto da leitura, levá-los a consultarem e a lerem mais poesia.

 

Profª Ana Freitas responsável pelo Projeto Biblioteca, deseja a toda a comunidade escolar Uma Santa Páscoa! 



Visita de estudo ao Concelho de São Vicente e Arco de São Jorge

No dia 3 de março, as turmas A do sétimo e oitavo anos de escolaridade, bem como o CEF (Cozinheiro) partiram rumo à descoberta…
O primeiro ponto de paragem foi no restaurante Quebra-mar bem no centro de S. Vicente onde a turma do CEF pode contatar diretamente os assuntos que são abordados nas aulas e observar futuras perspetivas de trabalho. Enquanto isso, as turmas do sétimo e oitavo ano iam encosta acima à descoberta da Rota da Cal. A Rota da Cal foi classificada, pelo Governo Regional da Madeira, como Conjunto de Interesse Público Regional. Aqui podemos observar as pedreiras de extração calcária bem como o museu. O percurso de 30 minutos que fizemos, era o percurso realizado pelos trabalhadores do forno da cal, há muitos anos atrás, no transporte da lenha, calcário e água. Após esta aventura juntamo-nos todos e fomos descobrir as grutas de São Vicente….
As grutas proporcionaram uma visita muito bem organizada, com duração de cerca de 30 minutos, devidamente conduzida por uma guia especializada. A visita foi suplementa através da visita ao centro do Vulcanismo. Esta parte da visita terminou com uma projeção audiovisual muito bem concebida, onde estão recriados todos os passos necessários para o entendimento das próprias Grutas
No regresso para São Jorge, tivemos a oportunidade de conhecer a Quinta do Mitro, uma quinta de exploração agrícola, com produção biológica. No término e mesmo alia ao lado, fomos visitar o Museu do Vinho e da Vinha, ou seja um regresso ao passado, com os vários utensílios que eram utilizados nas vindimas, bem como ficamos a conhecer todo o processo de produção do vinho.
Agradecemos a todos os professores responsáveis pela visita, professores acompanhantes, à Comissão Provisória, ao Senhor Renato, gerente do Restaurante Quebra-Mar, bem como ao Professor Dinis Pacheco, que tão bem nos recebeu na Rota da Cal.
Aqui ficam algumas fotos para um dia mais tarde relembrar… 

 

 

 

 Professores responsáveis : Carina Câmara, Martha Briote



Dia Internacional da mulher

No passado dia 8 de março o clube de línguas e o departamento de línguas comemoraram o dia internacional da mulher através de uma exposição intitulada: «Powerful women» e «Vive les femmes» a qual esteve patente no corredor junto à biblioteca da escola. Esta exposição tinha como principal objetivo dar a conhecer as mulheres mais importantes a nível da história, sociedade e cultura nos países de língua portuguesa, inglesa, francesa e alemã.

 

O departamento de línguas



Projeto do Parlamento Jovem Regional XVI edição

No 04 de março de 2016, realizou-se no auditório da escola a 4º reunião preparatória, no âmbito do Projeto do Parlamento Jovem Regional XVI edição. O tema do projeto para o ano letivo 2015/2016 debruça-se sobre "Ensino Académico ou Ensino Profissionalizante?".
Foram apresentados os Projetos de recomendação, pelos deputados efetivos, das escolas EB 2º e 3º do Caniçal, EB 2º e 3º do Caniço, EB 2º3º Porto da Cruz, EB 2º3º Machico e o da nossa escola. A nossa escola foi representada pelos jovens deputados, David Sousa, Margarida Ferreira, Marta Pestana e Athenas Francesco, o papel de jornalista foi representado pelo aluno Rodrigo Jesus.
A reunião preparatória teve o seu início às 09:00 horas e o seu términus às 12:30 horas. Depois da apresentação de todos os projetos passou se a fase do debate na generalidade, um dos momentos altos da sessão. Cada escola dispôs de 3 minutos para: apresentar o seu projeto e defende-lo, perante as questões das outras escolas.
Salienta-se que este tipo de atividades permitem estimular a capacidade de expressão e argumentação na defesa de ideias e possibilita educar para a cidadania.
A escola agradece a todos os participantes desta atividade, em especial aos alunos que representaram a nossa escola.

  

 

A professora responsável: Martha Briote



Exposição “Mulheres Ativistas”

No âmbito da comemoração do dia internacional da mulher, o departamento de ciências sociais e humanas, no dia 8 de março, inaugurou a exposição “Mulheres Ativistas”, patente no auditório da escola, até ao final do período.
Esta exposição “Mulheres Ativistas”, gentilmente cedida pela Amnistia Internacional, tem denunciado as mais variadas violações de Direitos Humanos sofridas pelas mulheres em todo o mundo. Desta forma, devemos homenageá-las, pelo seu trabalho e para que estes percursos inspirem outras mulheres. Não quisemos, portanto, deixar passar esta data em claro, pois todos devemos dar um pequeno contributo para que, de futuro, já não seja necessário comemorar este dia como sinal de que as mentalidades mudaram.
Feliz dia da Mulher!

 

O departamento de CSH



Atividades Experimentais- Observatório Microbiano do Açores

No dia 1 de março, foram dinamizadas atividades experimentais, ministradas por duas técnicas do Observatório Microbiano dos Açores. Os objetivos principais desta atividade são: estimular os alunos para temas da Ciência e despertar a vocação para carreiras científicas e promover a interação e cooperação entre os alunos por meio de atividades diversificadas. Todos os alunos da escola participaram nesta atividade, podendo aplicar os seus conhecimentos e interesses a situações novas.
As turmas do 5º, 6º e 7º ano realizaram a experiência “Bolores - Fungos amigos ou inimigos?”, o 8º ano e o CEF–Cozinha realizaram a atividade” Separação de pigmentos fotossintéticos”, o 9º ano realizou a atividade “Extração do D.N.A. e a turma EFA realizou a atividade “O mundo dos plásticos.”
Todas as turmas tiveram a oportunidade de realizar a atividade “Fronteira para o invisível”. 
Como observado nas fotografias as atividades foram bastante apelativas e ficou provado que a ciência pode ser divertida.
Fica o nosso enorme agradecimento ao Observatório Microbiano dos Açores, por possibilitar esta oportunidade que em muito contribui para uma tarde bem passada em Ciência!

 

  

Grupo de ciências naturais



Resultados da Taça Escolar da Educação Rodoviária (fase escola)


 



2.ª fase do Triatlo Literário

Decorreu no dia 23 de fevereiro, na EB23 do Caniçal, a segunda fase do concurso Triatlo Literário, dinamizado pelo Projeto Baú de Leitura. A nossa escola foi muito bem representada pelo aluno David Sousa, do nono ano, que arrecadou o primeiro lugar, após uma competição bastante renhida. É de salientar que na prova de leitura o David destacou-se de forma brilhante uma vez que o júri ficou fascinado com o seu desempenho.
O David está de parabéns pelo seu excelente prestação e irá representar a nossa escola na final regional deste concurso, em maio, no Fórum FNAC.

 

As professoras
Catarina Correia e Dorita Santo



Realização de Exercício Geral de Evacuação

No dia 25 de fevereiro de 2016, pelas 10H10, realizou-se um exercício geral de evacuação, tendo envolvido toda a comunidade educativa.

Esta actividade tinha por objetivo permitir a toda a comunidade educativa a aquisição de hábitos de prevenção e autoproteção em situações de risco, tendo contado com a presença de um elemento dos Bombeiros Voluntários de Santana.

A Equipa da ESPR



Taça escolar da educação rodoviária (fase escola)

 



Dia de São Valentim - Departamento das línguas

No passado dia 12 de fevereiro, no âmbito da celebração do Dia de São Valentim e da Amizade, o departamento das línguas promoveu mais uma edição da Feira do Amor.
Nesta feira a comunidade escolar teve a oportunidade de adquirir várias guloseimas (bolo de chocolate, maçãs de amor, crocantes e salame de amor, doces, etc.).
O referido departamento também desenvolveu uma exposição com mensagens de amor e de amizade, que foram elaboradas pelos alunos nas diversas línguas lecionadas, e colaborou com a rádio da escola através de algumas músicas que foram passadas nos intervalos.

     

 Os professores do departamento das línguas



Formação Inglês Comunidade Educativa

Informa-se que no dia 23 de fevereiro, entre as 17h00 e as 18h30m começam as aulas de inglês, nível iniciação. Os interessados poderão dirigir-se à sala 1.3 deste estabelecimento de ensino e mediante o pagamento de 10 Euros usufruirão desta formação.

A Comissão de Formação



Semana promocional dos hortícolas

No dia 16 de fevereiro de 2016 o agrião será a personagem principal, venha provar o bolo de agrião e verá que vai chorar por mais!

 

Projeto RBES



Retrospeção

Ocupar-me-ei deste espaço para efetuar uma breve retrospetiva da atividade efetuada pelo projeto RBES no início do mês de fevereiro, a saber:
- Elaboração de cartazes e dos rótulos para colocar nas embalagens dos frutos secos;
- Promoção e venda de frutos secos no bar;
- Criação e exposição de máscaras de carnaval (técnica mista e colagem de leguminosas diversificadas sobre cartolinas) pelos alunos da turma A do sexto ano.

 

Projeto RBES



Raízes e Tradições

No âmbito do ano Internacional das Leguminosas 2016, designado pela (AIL) pela 68ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, pretendemos chamar atenção das novas gerações de compadres e comadres, que apesar de, possuírem conhecimento científico sobre o valor nutritivo do grupo designado Leguminosas da Roda dos Alimentos, consomem pouco.
Os nossos antepassados compadres e comadres deixaram o seu exemplo: produziram e introduziram na sua alimentação diária o consumo de leguminosas, viveram com perfeita saúde, isto é, tiveram uma alimentação mais equilibrada do que as novas gerações.

   

Projeto Biblioteca, Profª Ana Maria Freitas



Atividade de São Valentim

O Dia de São Valentim será comemorado na nossa escola no dia 12 de fevereiro com a feira do amor e da amizade. A turma CEF-Cozinheiro não quis deixar de contribuir com a confeção de iguarias, salame de chocolate e docinhos de flocos de milho com chocolate, que estarão à venda nesse dia. Com a ajuda das professoras de língua portuguesa e inglês, os alunos participaram nesta atividade com motivação, gosto e alegria.
Convida-se toda a comunidade escolar a colaborar nesta atividade, deliciando-se com estas doçarias.

 

 

As professoras de língua portuguesa e inglês



Valentine´s Day!

Valentine´s Day is a «must» in our school

O clube de línguas celebrou o Dia do Amor e da Amizade com uma exposição denominada «Pieces of our Hearts», a qual reuniu poemas escritos pelos nossos alunos. Houve um concurso de poemas e o aluno mais inspirado e criativo foi o Rodrigo Jesus, do 7º A que arrecadou uma pen drive. O clube de línguas agradece as contribuições amorosas, de todos os que colaboraram na exposição.

  

Happy Valentine´s Day!
O Clube de Línguas



Exposição: “Os alargamentos da União Europeia”

Uma exposição intitulada “Os alargamentos da União Europeia” encontra-se em exibição no 2º piso da escola.
Estes trabalhos foram elaborados no âmbito da disciplina de cidadania e mundo atual, pelos alunos da turma CEF - Cozinheiro.
Para conhecimento geral, deixamos uma breve resenha histórica do aparecimento e alargamento desta parceria económica e política com características únicas, constituída por 28 países europeus, que, em conjunto, abarcam uma grande parte do continente europeu:
A União Europeia (EU) é uma união económica e política de 28 Estados-membros independentes. Teve as suas origens na Comunidade Europeia do Carvão e do Aço e na Comunidade Económica Europeia, formadas por seis países em 1957. Nos anos que se seguiram, o território da UE foi aumentando de dimensão através da adesão de novos Estados-membros, ao mesmo tempo que aumentava a sua esfera de influência, através da inclusão de novas competências políticas. O Tratado de Maastricht instituiu a União Europeia com o nome atual, em 1993. A última revisão significativa aos princípios constitucionais da UE, o Tratado de Lisboa, entrou em vigor em 2009.

  

A professora da disciplina: Eulália Rodrigues 



Juntos por um ambiente melhor!!!

 



Realização de Formação - "A Importância da Atividade Física"

No dia dia 4 de fevereiro de 2016, pelas 15H00, decorreu no auditório da escola a formação "A Importância da Atividade Física", que teve como preletor o professor doutor João Gabriel Caldeira. Esta formação teve como destinatários todo o pessoal docente e não docente da nossa escola.

A Comissão de Formação



Exposição: “Os países da CPLP e seus pratos típicos”

Uma exposição intitulada “Os países da CPLP e seus pratos típicos” encontra-se em exibição no 2º piso da escola. Estes trabalhos foram elaborados no âmbito das disciplinas de cidadania e mundo atual e de tecnologias de informação e comunicação, pelos alunos da turma CEF - Cozinheiro.
A ideia de criação de uma comunidade de países e povos que partilham a Língua Portuguesa – nações irmanadas por uma herança histórica, pelo idioma comum e por uma visão compartilhada do desenvolvimento e da democracia, é já antiga.
A 17 de Julho de 1996, em Lisboa, na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, Cimeira que marcou a criação desta comunidade, reunindo os países - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Seis anos mais tarde, em 20 de Maio de 2002, com a conquista de sua independência, Timor-Leste tornou-se o oitavo país membro da Comunidade. Depois de um minucioso processo de adesão, em 2014, a Guiné Equatorial tornou-se o nono membro de pleno direito.

 

Os professores: Eulália Rodrigues e Marco Igreja



Festa dos compadres

Os formandos do curso EFA NS – tipo A associaram-se à festa dos compadres, que se realizou em Santana, através da construção de uma comadre e de um compadre.
Os nossos compadres estiveram expostos no palco da festa dos compadres acompanhados cada um de uma sátira, “saudável”, sobre o quotidiano do nosso concelho. Um agradecimento, especial, ao senhor Narciso pela sua colaboração.

  

 A equipa técnico-pedagógica



Festa dos compadres

No passado dia 31 de janeiro, alunos, funcionários e professores representaram a Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de São Jorge – Cardeal D. Teodósio de Gouveia no Cortejo Folião da Festa dos Compadres em Santana, juntamente com os alunos do CAO de São Jorge. O grupo, denominado «O jardim das leguminosas cintilantes», contou com a participação de 53 elementos que desfilaram com brilho, animação, alegria e diversão.

Animação Cultural



Concurso Triatlo Literário - 1ª fase

Realizou-se, no dia 19 de janeiro, a 1.ª fase do concurso Triatlo Literário, no âmbito do projeto Baú de Leitura. Este concurso incidiu sobre a obra “O cavaleiro da Dinamarca”, de Sophia de Mello Breyner Andresen e contou com a participação de três alunos: Luciano Gomes (7.ºA); Alícia Teles (8.ºA) e David Sousa (9.ºA).
Após a realização das provas de leitura, escrita e cultura, o júri, constituído pelos professores Catarina Correia, Dorita Santo e Filipe Gonçalves, apurou o discente que irá representar a nossa escola na 2.ª fase, sendo o aluno David Sousa o vencedor desta 1.ª fase.
Todos os participantes estão de parabéns pelo seu fantástico desempenho.

  

 

A dinamizadora do Baú de Leitura,
Dorita Santo



Formação de Inglês para a Comunidade Educativa

Informamos que devido ao facto de não existir o número suficiente de inscritos, a realização da formação de inglês, dirigida a toda a comunidade educativa, com início previsto para o dia 19 de janeiro de 2016 será adiada para o dia 16 de fevereiro do ano em curso.

A Comissão de Formação



Realização de Formações

No dia 13 de janeiro de 2016, foram realizadas no auditório da escola duas formações, "Os 1ºs Socorros" e "Os Meios de 1ª Intervenção", pelas 15 e 16 horas respetivamente. A preleção destas formações foi da responsabilidade dos bombeiros César e Eugénio, dos Bombeiros Voluntários de Santana, tendo como público alvo todo o pessoal docente e não docente desta escola.

 A Equipa da ESPR



Realização de Formação-"A Importância da Atividade Física"

No dia 11 de janeiro de 2016, pelas 11H45, realizou-se no auditório da escola a formação-"A Importância da Atividade Física", tendo como preletor o professor doutor João Gabriel Caldeira. Esta formação teve como principais destinatários os alunos das turmas do 7º, 8º e 9ºA e CEF-Cozinheiro.

A Comissão de Formação



CEM COMENTÁRIOS NO TRÂNSITO

 



Formação-Aulas de Inglês

Está interessado em aprender Inglês?

Para tal, contacte a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de São Jorge através do telefone 291576295 ou pode dirigir-se aos serviços administrativos da nossa escola.

Mais informamos que as aulas serão às terças-feiras das 17h00 às 18h30, a partir de 19 de janeiro de 2016, mediante o pagamento de 10 Euros.

Informamos também que o curso vai funcionar nos níveis de iniciação ou intermédio.

Contamos consigo.

A formadora: Luísa Andrade 



Boas Festas e Próspero 2016!

A Comissão Provisória apresenta a toda a Comunidade Educativa os seus votos de um
Santo e Feliz Natal e de um ano de 2016 pleno de prosperidade!

A Comissão Provisória



Festa de Natal - Homenagem à Bia

A nossa escola realizou, no dia 17 de dezembro, a sua habitual Festa de Natal, que este ano teve a particularidade de ter sido em homenagem à Bia.

O evento contou com a realização do concurso “Sabe-tudo”, com atividade desportivas, de futevólei, culminando com o espetáculo musical no auditório, em que se destacaram os alunos das modalidades artísticas, mas ao qual se juntaram todos os alunos, professores, funcionários e encarregados de educação.

No evento foi apresentado um quadro da autoria da Profª Liliana Bota, em memória da Bia e dos valores de que ela sempre foi exemplo nesta escola e na vida: a camaradagem, a amizade, a generosidade, a alegria, a coragem; por nos obrigar a sorrir sempre, e nos ensinar a amar e a apreciar tudo o que a vida tem de bom para oferecer. Pela sua vontade de viver e por tudo de bom que ela nos ensinou, ela viverá sempre entre nós.

A escola agradece a todos os que organizaram, participaram e assistiram a mais esta singela homenagem, cujas fotos e vídeos podem ser vistos em: http://1drv.ms/1ZfBSaf .

A Comissão Provisória agradece também a todo(a)s pelo empenho nas decorações de Natal, que tornam a nossa escola nesta época um lugar ainda mais especial.

A todos desejamos votos de um Bom Natal e um Próspero ano de 2016