Notícias

Minimizar

Cerimónia Oficial e Abertura do Ano Letivo 2014/2015

 Informa-se toda a comunidade educativa que o início das aulas ocorrerá no dia 22 de Setembro de de 2014.

A cerimónia oficial de abertura do ano letivo 2014/2015, decorrerá na sexta-feira, dia 19 de setembro de 2014, conforme convite e programa em anexo.

A Comissão Provisória



Horário das Turmas

 Informamos que o horário das turmas poderá ser consultado no ficheiro que se encontra em anexo.

A Comissão Provisória



Refeições/Transporte, Afixação das Turmas e Entrega de Manuais

Informa-se que o pagamento das refeições e dos transportes ocorrerá nos dias 12, 15 e 16 de Setembro de 2014.

Informamos também que a partir do dia 12 de Setembro de 2014 serão afixados os horários das turmas e as listas de alunos.

A entrega dos manuais escolares será realizada a partir do dia 12 de Setembro de 2014.

A Comissão provisória.



Manuais escolares

Já pode consultar a lista de manuais escolares adotados para o próximo ano letivo, bem como consultar a lista de manuais escolares a emprestar pela ação social escolar. Clique aqui.



Auditório da Escola recebeu apresentação de livros sobre São Jorge

A Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes, através da Direção Regional dos Assuntos Culturais (Serviço de Publicações), procedeu à apresentação púbica de três livros inscritos no ‘Programa Editorial DRAC / Município da Cultura (Santana), nomeadamente a 'Linguagem Popular da Madeira' (de António Marques da Silva), 'A Igreja Grande de São Jorge' (de Rui Carita) e 'O Lugar de São Jorge' (de António Ribeiro Marques da Silva). A referida cerimónia decorreu no auditório da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de São Jorge - Cardeal Teodósio de Gouveia e  contou com a presença do Grupo Vozes da Escola, que fez uma breve atuação na abertura do evento. Dos três títulos apresentados, a Linguagem Popular da Madeira, embora diretamente ligado a São Jorge, é o livro que tem uma feição mais genérica, dele se retirando asserções em uso um pouco por todo o arquipélago. O livro em causa é uma coletânea de breves mas importantes estudos de etnolinguística, que ilustram a linguagem popular madeirense. A obra de Rui Carita, 'A Igreja Grande de São Jorge', é uma história completa da Igreja Matriz de São Jorge, profusamente ilustrada, com análise de documentação inédita e até agora desconhecida, e que inclui apontamentos breves de história de arte, nomeadamente ao nível da talha dourada. Já o livro de António Ribeiro Marques da Silva (Filho), 'O Lugar de S. Jorge, na Ilha da Madeira – Séculos XVII a XX', constitui um excelente ensaio de história, com muita documentação inédita e que confere lugar (Colecção Lugares’) a esta freguesia, na História da Madeira. O evento foi antecedido pela abertura de uma exposição com trabalhos dos professores de EVT desta escola e dos alunos do Curso CEF sobre a freguesia de São Jorge.

A Escola agradece a colaboração dos professores, funcionários,  alunos e encarregados de educação que com a sua colaboração e participação ajudaram ao sucesso do evento. 

Dinis Mendonça, Presidente da Comissão provisória



Convite

Convidamos toda a comunidade educativa para a cerimónia de lançamento de três livros históricos sobre  a freguesia de São Jorge que irá decorrer no Auditório da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de São Jorge - Cardeal D. Teodósio de Gouveia, no dia 15 de Julho, pelas 18 Horas. O evento contará com a presença da Secretária Regional da Cultura, Turismo e Transportes.

 



Intercâmbio com escola da Ilha Graciosa

Um grupo de alunos da escola Básica e Secundária  da Graciosa, Açores, está a realizar um intercambio com alunos da escola básica dos 2º e 3º ciclos de São Jorge – Cardeal D. Teodósio de Gouveia. O evento decorre na Madeira até ao dia 6 de Julho. O projeto envolve a visita durante a corrente semana de dez alunos açorianos e tem por tema as Reservas da Biosfera da Unesco, cujo galardão aquela ilha  açoriana ostenta desde 2007. Entre os objetivos deste projeto  destacam-se a partilha de hábitos e tradições e práticas culturais destas duas comunidades insulares; o aprofundamento do conhecimento mutuo das realidades sociais e  culturais e ambientais; a divulgação da importância das Regiões Classificadas como Reservas da Biosfera da Unesco quer em termos ambientais quer em termos económicos; e a promoção do turismo sustentado nos dois territórios. O intercâmbio visa permitir aos alunos o aprofundamento do conhecimento mútuo das características que levaram a que o município de Santana e a Ilha da Graciosa recebessem a classificação de Reserva Biosfera da Unesco.A escola Básica e Secundária da Graciosa contou com o apoio da Direção Regional da Juventude dos Açores, através do Projeto "Bento de Góis" - Ação I - "Intercâmbio Reservas da Biosfera". O programa da visita inclui a visita ao Parque Temático da Madeira, aos principais pontos turísticos se Santana e  da costa Norte da Madeira, uma visita ao Funchal e uma caminhada ao Pico Ruivo. Esta é uma iniciativa pioneira  da escola básica dos 2º e 3º ciclos de São Jorge – Cardeal D. Teodósio de Gouveia, que foi inaugurada em 5 de Outubro de 2010, e que apesar de ser uma escola com cerca de 120 alunos,  tem por objetivo a abertura de horizontes que este tipo de projetos proporcionam a todos os elementos envolvidos. 

O presidente da Comissão Provisória, Dinis Mendonça



Marchas de São Pedro

A nossa escola, pela primeira vez, participou nas marchas populares de São Pedro, em São Jorge, que ocorreu no dia 28 de junho à noite. Na marcha participaram alunos, funcionários e professores perfazendo um total de cinquenta elementos. Nesta marcha reinou a boa disposição e alegria.

Agradecemos a todos os participantes.

A Animação Cultural



Festa de encerramento do 3.o período

A festa de encerramento do 3.o período ocorreu no passado dia 27 de junho, na parte da manhã. Nesta manhã foram realizadas diversas atividades, a saber: jogo “Sabe tudo”; atividades desportivas; concurso de elásticos e de declamação de poesia; visita à horta; atuação dos alunos que integram a banda filarmónica do Arco de São Jorge; espetáculo musical e de dança; magia com números e atuação dos alunos do CAO. Houve também um lanche partilhado e entrega de prémios aos seguintes vencedores: do corta mato escolar; do problema do mês de matemática; do concurso de elásticos; do concurso de poesia. Foram, ainda entregues certificados a todos os vencedores e aos alunos que participaram no concurso de poesia e no Baú de leitura. O fim das atividades culminou com a apresentação da revista da escola “Momentos” e com o ensaio geral das marchas. A animação cultural agradece aos alunos, encarregados de educação, pessoal docente e não docente que contribuíram de uma forma direta ou indireta para a realização desta festa e deseja a todos umas boas férias.

A Animação Cultural



Futsal - EB2/3 São Jorge vs CDR Santanense

Na tarde de 26 de junho realizaram-se, no polivalente de São Jorge, dois jogos de futsal entre os núcleos da nossa escola e as equipas homólogas do CDR Santanense. Representaram as cores da nossa escola vinte e oito alunos, incluindo três alunas e dois ex-alunos. Este convívio desportivo proporcionou mais uma oportunidade para os alunos colocarem em prática as competências adquiridas ao longo dos treinos semanais. O bom comportamento desportivo e uma excelente atitude perante as circunstâncias do jogo, demonstrada pelos nossos alunos, traduziu-se em duas vitórias. A equipa infantil por 6-5 e a equipa de iniciados por 5-3. Clique aqui.

O grupo de educação física



Revista Momentos

A nossa escola apresenta mais uma edição da Revista Momentos. Para poder visualizar clique sobre a imagem.

Obrigada a todos pela colaboração.

A coordenadora TIC, Octávia Figueira



Matrículas

Para ter acesso à calendarização das matrículas, clique sobre a imagem.

 



Clube de Línguas

 School is out!

No more pencils,

No more books,

No more teachers ́ dirty looks.

Happy summer holidays, everyone!!!

 

The languages club teachers: Dina Santos e Luísa Andrade



Corta Mato Escolar 2014

Realizou-se no passado dia 20 de junho, o Corta Mato Escolar 2014, que contou com a presença de 61 alunos da nossa escola e, este ano letivo, contou com a participação de 15 alunos do 4o ano da escola do 1o ciclo de São Jorge. Esta atividade decorreu nas ruas da localidade de São Jorge, num percurso entre a capela de São Pedro e o miradouro da Vigia. O grupo de educação física felicita todos os atletas pelo esforço e empenho dedicados, assim como agradece a cooperação de todos os docentes envolvidos.

Consulte aqui a classificação desta prova.

O grupo de educação física



Mega Salto em Altura

Realizou-se, no decorrer dos intervalos da manhã, dos dias 18, 19 e 20 de junho, um concurso individual de salto em altura. Esta competição contou com a participação de quinze alunos. Os alunos tiveram a oportunidade de demonstrar os seus conhecimentos técnicos nesta modalidade, assim como, aproveitar os intervalos letivos para conviver e realizar atividade física. Os vencedores desta prova foram: o aluno Túlio Luís, e a aluna Alícia Teles.

Os docentes, Francisco Serafim e Rita Fernandes



Trabalhos de Francês

Clique aqui para visualizar alguns trabalhos realizados pelos alunos do 8º ano, na disciplina de francês.



Inter escolas de futsal (4º ano vs 5º ano)

Realizou-se, no dia treze de junho, um torneio de futsal entre o 5o ano da nossa escola e o 4o ano da escola básica 1o ciclo/pe de São Jorge. No jogo disputado pelas alunas, verificou-se um grande equilíbrio, que culminou com um resultado final de 0-0. Empate que também se registou no jogo entre os alunos, desta vez por 1-1. Esta atividade serviu para os alunos aplicarem os seus conhecimentos nesta modalidade, e integrar desde já os alunos do 4o ano com alunos e rotinas da nossa escola.

O professor, Francisco Serafim



Salão de primavera vs Salão de verão

Os alunos do 6.ºA e 8.ºA são os autores das criações plásticas que se encontram patentes na exposição intitulada Salão de Primavera e Salão de Verão, no piso um da nossa escola. Esta mostra integra os seguintes projetos, técnicas e temáticas: Criação de um candeeiro e de um jogo; Diários gráficos; Protótipo de uma cadeira; Desenho; Forma / Fundo e por último, a representação de um monumento arquitetónico de estilo barroco, em articulação com a disciplina de história. 

 



Reinterpretação da obra de Arcimboldo e a criação do logótipo do projeto RBES

Encontra-se patente no piso dois da nossa escola uma exposição de trabalhos dos alunos de oitavo ano, subordinada à reinterpretação de algumas obras do artista Arcimboldo e uma mostra de logótipos. Estas atividades foram realizadas no contexto das aulas de formação pessoal e social em articulação com as disciplinas de educação visual e ciências naturais. 

Os professores: Adriano Ferreira e Fabiana Matos



Visita de estudo - Jardim Tropical Monte Palace

No dia 11 de junho de 2014, os alunos do 7o ano, turma A, realizaram uma visita de estudo ao Jardim Tropical Monte Palace, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e de Educação Visual. Esta visita realizou-se com o intuito de estimular nos alunos a curiosidade cientifica, o interesse pela arte, e proporcionar um ambiente de aprendizagem fora do contexto da sala de aula.

Os professores, Adriano Ferreira e Fabiana Matos



Peça de Teatro - «O Principezinho»

No dia 09 de junho, a escola recebeu com grande entusiasmo a companhia teatral Et7ra Teatro que representou com muito êxito «O Principezinho» de Antoine de Saint-Exupéry. 

As docentes do departamento de línguas



Festa do Desporto Escolar – Basquetebol

No dia 30 de maio as atletas do núcleo de basquetebol participaram nos jogos da Festa do Desporto Escolar conseguindo ambos os escalões (infantis e iniciadas) o apuramento para as meias-finais no dia 31 de maio. Nesta fase, a equipa de infantis defrontou o colégio Santa Teresinha tendo sido derrotada após um jogo muito disputado até ao final. A equipa das iniciadas conseguiu chegar à tão desejada final defrontando igualmente o colégio Santa Teresinha, mais uma vez esta escola levou a melhor embora as nossas atletas tenham exibido um excelente desempenho e espírito de sacrifício e dedicação. Ambas as equipas estão de parabéns pela excelente exibição e esforço demonstrado e pela notória classificação atingida a nível regional. 

A orientadora de equipa



Atividades do departamento CENT

Nos dias 29 e 30 de maio, os docentes do departamento das ciências exatas, da natureza e das tecnologias dinamizaram várias atividades com os alunos das diversas turmas da escola com o intuito de cultivar o gosto destes pela área das ciências e tecnologias e promover a aprendizagem dos mesmos. As atividades realizadas foram: experiências de física e de química, observação de preparações com recurso ao microscópio, exposição e utilização de telescópios e realização de jogos lúdico-didáticos.

Os docentes do departamento.



Exposição comemorativa do dia mundial da criança

No átrio do piso 1 da nossa escola podemos encontrar uma exposição alusiva ao dia mundial da criança onde se relembra que este dia não é só uma festa onde as crianças ganham presentes, mas também, e mais importante, um dia em que se deve pensar que ainda existem centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminação. Este trabalho é da autoria das turmas A dos 5º e 9º anos de escolaridade. 

As professoras Dorita Santo e Eulália Rodrigues



Plano de Prevenção e Emergência – Simulacro Geral

No dia 29 de maio de 2014 ocorreu na nossa escola um simulacro geral envolvendo toda a comunidade educativa, bem como entidades externas, nomeadamente a polícia de segurança pública de santana, os bombeiros voluntários de santana e um elemento da secretaria regional da educação e recursos humanos. Esta atividade tinha como principal objetivo fomentar uma educação que permitisse a toda a comunidade educativa a aquisição de hábitos de prevenção e autoproteção em situações de emergência. O cenário montado para este simulacro implicou a realização de um “incêndio” no auditório da escola, envolvendo as turmas do 8º e 9ºA, com dois alunos a desempenharem o papel de “vítimas”.

A Comissão Provisória



Cerimónia de Abertura da Festa do Desporto Escolar 2014

A nossa escola participou na cerimónia de Abertura da Festa do Desporto Escolar 2014, no passado dia 28 de Maio, no Estádio do Marítimo. O tema deste ano é a família que serviu de base a toda a coreografia  da cerimónia, na qual participaram cerca de dois mil figurantes. No evento, além do presidente da Comissão Provisória, estiveram presentes o padrinho da nossa escola, o professor Francisco Serafim e um grupo de alunos em representação das modalidades com que a escola participará nos Jogos, o Futsal e o Basquetebol.



Campanha "Roupas usadas não estão acabadas"

Encontra-se a decorrer na nossa escola uma campanha de recolha de roupa, calçado, brinquedos e material escolar. Apelamos a toda a comunidade educativa que contribua, pois, assim, pode ajudar não só o ambiente, como uma instituição de solidariedade.

Obrigado pelo seu contributo!

O Eco-Escolas e o departamento de CSH



Património e cultura da freguesia de São Jorge

No âmbito da disciplina de cidadania e mundo actual, em cooperação com o projeto da Biosfera, a turma do CEF promoveu um trabalho de inventário do património natural e cultural da freguesia, o qual foi exposto na semana da escola. O desenvolvimento deste trabalho inserido no módulo C6 – Património e cultura: a nossa identidade cultural foi fundamental para que os alunos se consciencializassem, promovessem, preservassem e divulgassem o património da sua terra.

A professora, Margarida Ribeiro



O Programa Eco-Escolas na semana da escola

No dia 16 de maio de comemorou-se o dia Eco-Escolas, inserido na semana da escola com o tema “A agricultura – um olhar sobre a nossa terra”. Escolhemos este dia par consciencializar a comunidade escolar para a importância de todas as temáticas trabalhadas pelo programa. Assim, esteve presente na nossa escola a carrinha ambiental da câmara municipal do Funchal, que através de exposições e jogos temáticos diversificados valorizou os nossos espaços exteriores e enriqueceu o conhecimento dos nossos alunos, ao longo de todo o dia. O programa participou ativamente nas celebrações da semana da escola, nomeadamente, através de uma exposição “Eco-compatível” do Parque Natural da Madeira, a qual ainda pode ser visitada, e da promoção de uma conferência subordinada ao tema “A Agricultura biológica”, ministrada por técnicos da Direção Regional de Agricultura. Foi ainda inaugurada a horta da escola a qual tem como objetivo consciencializar os alunos para este tipo de prática agrícola.

A coordenação do programa Eco-Escolas



“Dengue” e “Doenças Cardiovasculares”

No passado dia 15 de maio, ocorreu na escola uma conferência sobre “Dengue” e “Doenças Cardiovasculares”, proferida pelas enfermeiras Sandra Pestana e Sofia Abreu. Os presentes foram elucidados sobre os sintomas e cuidados a ter perante os temas supracitados. Esta conferência foi organizada, pelos formandos do Curso EFA NS – Tipo A, no âmbito da semana da Saúde e enquadrada na semana da escola.

Agradecemos às conferencistas por terem aceitado o nosso convite.



Atividades da Semana da Escola

No âmbito da semana da escola decorreu na quinta-feira, dia 15 de maio, um dia destinado a atuações musicais e a poesia. Os presentes tiveram a oportunidade de assistir a diversas atuações, nomeadamente, aos grupos de vozes, de cordofones e de dança da nossa escola. Foi possível assistir, ainda, à atuação do grupo coral da escola do 1.º ciclo e dos alunos do CAO. Entre as atuações ocorreu a declamação de poesia em inglês e português.

Agradecemos a todos os participantes pelos bons momentos que nos proporcionaram com as suas atuações.



Atividades desportivas

O dia 14 de maio foi, na nossa escola, dedicado à prática desportiva. Realizou-se um jogo de treino, na modalidade de futsal, entre o núcleo de infantis da nossa escola e a equipa de infantis do CDR Santanense. Ao mesmo tempo realizou-se o III Torneio Inter Escolas de Ténis de Mesa, entre a nossa escola e a escola B+S de Santana. Com o total de 46 participantes, o grupo de educação física faz um balanço muito positivo das atividades realizadas. Clique aqui para visualizar algumas imagens das atividades.

Os docentes: Francisco Serafim e Rita Fernandes

 



Saúde e Desporto

O Curso EFA NS – Tipo A assistiu a uma ação de sensibilização subordinada ao tema “Saúde e Desporto”. Esta atividade está integrada no núcleo gerador sobre a saúde e na semana da escola, fazendo parte da atividade integradora intitulada “Feira da Saúde”. Os formandos puderam aliar a teoria à prática uma vez que depois da palestra decorreu uma aula. Agradecemos, ao professor Francisco Serafim, as dicas e o incentivo à prática desportiva e pela diversidade de exercícios que proporcionou aos formandos e formadores.



Feira do Livro

No âmbito da semana do departamento das línguas, integrada na comemoração da Semana do Patrono, está a decorrer a IV Feira do Livro no gabinete do departamento das línguas. Toda a comunidade educativa está convidada a visitar a mesma.

As docentes do departamento



Ação de sensibilização

No dia 13 de maio, inserido na semana da escola, realizou-se uma ação se sensibilização sobre “Suporte Básico de Vida” proferida pelos Bombeiros Voluntários de Santana. Esta ação de sensibilização foi dirigida aos formandos do Curso EFA NS –Tipo A, onde foi exposto uma parte teórica e prática. Os formandos tiveram a possibilidade de contactar com materiais e técnicas de suporte básico de vida.

Agradecemos a disponibilidade dos Bombeiros Voluntários de Santana, mais precisamente ao Adjunto de Comando Paulo Leme que foi quem proferiu a referida ação.



Agricultando

No dia treze de maio, pelas 15h, os alunos do 3.º ciclo assistiram à conferência promovida pelo Engenheiro Joaquim Leça que apresentou a sua obra «Agricultando» e partilhou, com os presentes, os seus conhecimentos acerca da agricultura madeirense e da indústria agroalimentar local.

As docentes do Departamento de Línguas



Escola de São Jorge promove semana sobre a Agricultura

Decorre em São Jorge, até ao dia 17 de Maio  a Semana da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de São Jorge - Cardeal  D. Teodósio Gouveia, cuja temática é: “A Agricultura: um olhar sobre a nossa terra”, durante a qual serão convidados diversos oradores no sentido de abordarem a temática em questão.

A sessão solene de abertura decorreu durante a manhã de hoje, 12 de Maio, e contou com a presença do diretor regional de Agricultura e com o presidente da Câmara Municipal de Santana que assistiram às atuações dos grupos das modalidades artísticas da escola e visitaram as diferentes exposições e a horta biológica da escola. Durante a tarde realizou-se uma conferência sobre a agricultura biológica ministrada por técnicos da direção regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Esta semana pretende ser uma oportunidade para que os alunos da escola possam aprofundar o conhecimento das tradições agrícolas locais e valorizarem esta atividade económica que é uma marca da localidade, levando-os a  refletir sobre as perspetivas de futuro neste sector para a Região.

Esta será também uma semana em que a escola se abre à comunidade para mostrar as atividades dinamizadas ao longo de todo o ano letivo, tanto nas áreas curriculares como extracurriculares, com exposições, uma feira do livro, dramatizações, atuações de grupos musicais da escola e de grupos locais e regionais convidados.

O programa da semana encerra no próximo sábado, dia 17 de Maio, pelas 18 horas, com a atuação no auditório da escola do grupo “Si que Brade” da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia.

O Presidente da Comissão Provisória, Dinis Mendonça



Semana da Escola - A Agricultura: Um olhar sobre a nossa terra

A nossa escola tem o prazer convidar toda a comunidade educativa a participar nas atividades da Semana da Escola Cardeal D. Teodósio de Gouveia que decorrem de 12 a 17 de Maio de 2014. Clique aqui para visualizar o programa.

A escola está a preparar a realização de um Mercado Agrícola durante esta semana, cujas receitas se destinarão ao pagamento da vinda da peça de teatro “O Principezinho” à escola. Ajude-nos contribuindo com alguns produtos agrícolas para serem vendidos no mercado.



Visita de Estudo à Reserva Natural Rocha do Navio

No âmbito do programa Eco-Escolas e da disciplina de geografia, no dia 08 de maio de 2014, os alunos da turma A, do 9º ano, efetuaram uma visita de estudo à Reserva Natural Rocha do Navio. A visita foi guiada por um técnico do Parque Natural da Madeira, o que contribuiu para a compreensão da importância da Reserva, através de explicações dos vários espaços e espécies e importância do património edificado. Ao longo da visita os alunos procederam à recolha de lixo que se encontrava espalhado na Reserva Natural, pelo que estão de parabéns pela sua boa ação!

A coordenação do programa Eco-Escolas



Torneio de Futsal “Lubriana” (Benjamins)

A equipa de benjamins da nossa escola participou, no dia 3 de maio, no Torneio de Futsal “Lubriana”, organizado pelo CDR Santanense. Este torneio contou com a presença de quatro equipas: CDR Santanense, FC Valour (S. Vicente), CS Marítimo e EB2/3 de São Jorge. Este torneio serviu de preparação dos nossos alunos para a competição na Festa do Desporto Escolar 2014, que se realizará nos dias 27, 28, 29 e 30 de maio. Para visualizar alguns momentos desta atividade clique sobre a imagem.

O orientador de equipa/grupo: Francisco Serafim

  



O 25 de Abril

Comemora-se o dia da liberdade… Já vem sendo uma tradição, nesta escola, lembrar esta data importante para a história contemporânea de Portugal, pelo que, o grupo de história, em parceria com o grupo de vozes dinamizou atividades evocativas do 25 de Abril de 1974. A comemoração iniciou-se com a declamação do poema “Abril de Abril”, da autoria de Manuel Alegre pelo aluno Alexandre Freitas, do 9ºA. De seguida, alunos, funcionários e professores cantaram o poema musicado “A gaivota”, da autoria de Ermelinda Duarte, foram distribuídos cravos, visualizado um powerpoint com fotografias da época, para contextualizar o acontecimento retratado e, finalmente, ouvimos um testemunho, emocionado, da Sra. Marieta sobre a vida antes do 25 de Abril.

Com a evocação desta data pretende-se uma reflexão acerca dos ideais da liberdade que todos estão convidados a deixar no mural da liberdade. 

Em nome do grupo de história, agradecemos a forte participação de todos nesta atividade.

Bom feriado!



Campanha de Prevenção no desporto

No dia 24 de abril, decorreu uma ação de sensibilização/debate de prevenção de comportamentos aditivos, para alunos do 6º, 7º e 8º anos de escolaridade. Esta ação decorreu em colaboração com a UCAD - Unidade operacional de intervenção em comportamentos aditivos e dependências (antigo Serviço de Prevenção da Toxicodependência) e contou com a intervenção da Dr.ª Idalina Sampaio, da Dr.ª Rubina Nóbrega e do atleta Rodrigo Caires. Pretendeu-se alertar os alunos para a importância do desporto na prevenção da toxicodependência e sensibilizar para a necessidade de tomarem decisões de forma racional e autónoma perante as solicitações diárias. 

Agradecemos a todos os intervenientes pelo trabalho desenvolvido pois permitiu uma grande participação por parte dos alunos e respetivo esclarecimento das suas dúvidas.

A coordenadora do programa ATLANTE, Eulália Rodrigues



Jogos tradicionais

O encerramento das aulas, neste 2.º período, culminou com a realização de jogos tradicionais, nomeadamente, o jogo do lenço, a bandeirinha e saltar à corda. Os alunos ainda tiveram a oportunidade de deixar uma mensagem alusiva à Páscoa. 

A animação cultural deseja a toda a comunidade educativa uma FELIZ PÁSCOA.

A animação cultural

 



Torneio Interescolar de Ténis de mesa

No dia 2 de abril decorreu na nossa escola um torneio de ténis de mesa com a participação da escola B+S de Santana. Este torneio contou com a presença de vinte cinco alunos e alguns professores, o que possibilitou organizar esta competição do escalão infantil ao sénior. Mais uma vez, esta iniciativa permitiu dinamizar a atividade desportiva da nossa escola e proporcionou aos alunos competir em excelentes condições de convívio e cordialidade.

Os docentes do grupo de educação física



Caça aos ovos!

No âmbito do projeto baú de leitura os alunos comemoraram a Páscoa com a realização de uma atividade lúdica, seguida uma caça aos ovos na biblioteca. 

As dinamizadoras do projeto baú de leitura. 



Exposição – A Menina do Mar

Na biblioteca encontra-se uma exposição de ilustrações da obra de Sophia de Mello Breyner Andersen – A Menina do Mar, realizada pela turma do 5ºA no âmbito da disciplina de português.

A professora, Dorita Santo



Poisson d’Avril

Os alunos do 3.º ciclo comemoram o 1er avril com uma exposição alusiva ao tema Poison d'Avril, que se encontra no corredor do primeiro piso, junto à biblioteca.

As professoras de francês



A Páscoa

A Páscoa está a chegar! E para comemorar esta efeméride o clube de línguas elaborou os símbolos alusivos a esta época, nomeadamente os ovos e os coelhinhos, os quais foram dependurados nas lâmpadas dos corredores, com o objetivo de decorar a escola. Está igualmente patente uma exposição sobre costumes e tradições no Reino Unido e Estados Unidos. Os alunos tiveram também a oportunidade de testar os seus conhecimentos, relativamente às celebrações da Páscoa no Reino Unido e Estados Unidos através do quiz online disponibilizado no site da escola.

As professoras responsáveis: Dina Santos e Luísa Andrade



Dia mundial da floresta

Os alunos de 8.ºA e 6.ºA levaram a cabo a criação de esculturas subordinadas ao dia mundial da floresta, com o intuito de fomentar o respeito pela natureza e explorar técnicas diversificadas que colocam o pendor na tridimensionalidade e no reaproveitamento de materiais. É de salientar que os alunos de 8.ºA desenvolveram este projeto em formação pessoal e social em articulação com a disciplina de educação visual. O projeto dos alunos do 6.ºA foi concebido nas aulas de educação visual em articulação com a disciplina de educação tecnológica. Estes trabalhos estão expostos no piso um da nossa escola. 

Professora Fabiana Matos



Dia Mundial da Árvore

A nossa Escola comemorou o dia mundial da Árvore através da promoção de uma ação de sensibilização, no âmbito da vermicompostagem, ministrada pelo técnico Abílio Velosa, bem como da plantação de árvores, gentilmente cedidas pela Câmara Municipal de Santana. Estas atividades contribuíram para a compreensão da importância de recorrer a distintas práticas agrícolas e de preservar as árvores e consequentemente proteger o meio ambiente. Clique sobre a imagem.

O Programa Eco-Escolas



Dia Mundial da Poesia

A escola celebrou o dia Mundial da Poesia com a visita de três ilustres poetas, Luís de Camões, Fernando Pessoa e Eugénio de Andrade, que declamaram os seus melhores poemas pelas salas de aula. Clique sobre a imagem.

O grupo de português



Cinema Imersivo

No dia 20 de março, os alunos e professores da nossa escola tiveram a oportunidade de assistir à projeção de dois filmes designados “A minha casa é um planeta” e “Descobrimentos portugueses”, apresentados pela Odisseia Imersiva. Desta forma, os alunos tomaram contacto com algumas temáticas dos seus currículos, através da visualização destes filmes no interior de uma cúpula insuflável apetrechada de suportes digitais, com imagens tridimensionais e projetado a 360º.

A docente responsável, Andreia Silva



Exposição de Paper Toys - 8.ºA

Encontra-se patente no piso um da nossa escola uma exposição de trabalhos dos alunos do oitavo A, subordinada ao projeto "Criação de um Paper Toy", o qual foi desenvolvido no âmbito da disciplina de expressão plástica. Clique na imagem.

A professora, Fabiana Matos

 



Semana da alimentação

O projeto RBES desenvolveu uma panóplia de atividades atinentes à Semana da Alimentação a saber: 

  • Pintura e exposição de um painel de grandes dimensões, o qual tem a finalidade de fomentar os hábitos de alimentação saudável;
  • Promoção de um concurso de mascotes da RBES e exposição das mesmas;
  • Confeção e venda de espetadas de frutas no bar do pessoal docente, não docente e alunos.

Os professores, Adriano Ferreira e Fabiana Matos



Feira de fósseis e minerais

No dia 18 de março de 2014, esteve patente uma exposição de Minerais e Fosseis, no hall dos alunos, entre as 09h00 e as 19h00. Esta exposição foi realizada no âmbito das Ciências Naturais, com o intuito de estimular o interesse dos alunos pela geologia.

O Professor de Ciências Naturais



Dia internacional do Pi

Os alunos do Clube de Matemática desta escola celebraram o dia internacional do Pi (π), 14 de março, elaborando um conjunto de trabalhos que se encontra em exposição no placar localizado no 1.ºandar da nossa escola. Com a elaboração destes trabalhos pretende-se sensibilizar a comunidade escolar para a relevância deste número. A importância desta constante matemática (π) é de suma importância para a matemática, tendo inúmeras aplicações no nosso dia-a-dia pois é impossível calcular tanto a área e o perímetro de qualquer curva fechada como o volume de qualquer figura curva tridimensional sem recorrer a este número. O número irracional Pi tem assombrado os matemáticos ao longo dos tempos devido às suas propriedades, ou falta delas. É dos poucos números transcendentais conhecidos (apesar destes números constituírem a maioria dos números existentes) no entanto, apesar de ser um auxiliar importante para a matemática ainda levanta algumas dúvidas. O conhecimento de todas as suas propriedades iria com certeza revolucionar a nossa perceção do universo.

Os professores, Jaime Vieira e Laura Pacheco



Torneio Interescolar de Futsal

No dia 13 de março a equipa de infantis do núcleo de futsal participaram num torneio de futsal na escola B+S de Santana. A nossa equipa fez uma excelente exibição, conseguindo alcançar três vitórias e um empate nos jogos realizados, conquistando desta forma o 1º lugar na classificação final. Este torneio permitiu dinamizar a atividade desportiva da escola e proporcionou aos alunos excelentes condições de convívio.

Os docentes do grupo de educação física



Visita de estudo ao Madeira Story Center

Ontem, dia 12 de março de 2014, a turma do 5ºA realizou uma visita de estudo ao Madeira Story Center, no Funchal. Esta visita foi realizada no âmbito da disciplina história e geografia de Portugal. Com a realização desta visita de estudo pretendeu-se incutir nos alunos a motivação para conhecer e, também, divulgar os episódios mais marcantes da história do arquipélago da Madeira, desde a primeira erupção, cerca de 18 milhões de anos até à atualidade. A exposição revisita temas tão diversos como os primeiros exploradores, a economia do açúcar, os antigos transportes típicos da Madeira, as tradições etnográficas, entre outros. A turma teve ainda a possibilidade de contactar mais de perto com os antigos períodos históricos através de diversos jogos interativos. Assim, foi garantido um despertar do interesse sobra a história madeirense.

Os professores Margarida Ribeiro e Filipe Gonçalves



2.ª fase do Triatlo Literário

Decorreu no dia 12 de março, na Escola Básica e Secundária de Machico, a segunda fase do concurso Triatlo Literário, dinamizado pelo Projeto Baú de Leitura. A nossa escola foi muito bem representada pelo aluno David Sousa, do sétimo ano, que arrecadou o quarto lugar e que está de parabéns. 

As dinamizadoras do Projeto Baú de Leitura



Feliz Dia Internacional da Mulher!

No final do século XIX e princípios do século XX, as lutas pelos direitos da Mulher começaram a ter um maior impacto na sociedade. Invocando a luta das operárias de uma fábrica de Nova Iorque, a 8 de março de 1857, este dia passou a ser comemorado internacionalmente. O “Dia Internacional da Mulher” foi instituído oficialmente pela ONU, em 1975, para relembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres. Devemos, portanto, recordar este dia como um símbolo da luta pela igualdade de género.

O grupo de História



Carnaval invadiu ruas de São Jorge

A Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de São Jorge - Cardeal D. Teodósio de Gouveia, juntamente com a escola do 1º ciclo, Centro de Atividades de Ocupacionais e Centro Social da Ribeira Funda desfilaram na passada sexta-feira pelas ruas do centro da freguesia de São Jorge. O desfile da nossa escola teve por tema base recriação da vindima e do precioso néctar, o vinho jaqué, como forma de homenagem aos nossos agricultores. Os rapazes ostentaram o tradicional colete e representaram os homens que carregavam as uvas nos cestos de vimes, apoiados pelos bordões de conto e pelas molhelhas e que depois transportavam o vinho em baris e borrachos. As raparigas recriaram os cachos de uvas que seriam colhidos para levar para o lagar, a fim de serem esmagados. A coreografia apresentada pretendeu recriar a pisa da uva e toda a azáfama aquando da apanha da mesma. No carro alegórico, foi possível vislumbrar o tradicional garrafão que era utilizado para as vendas particulares do vinho. A Comissão Provisória agradece a todos os professores, alunos e funcionários que se empenharam de uma forma notável na preparação, confeção, organização e participação neste evento que mais uma vez demonstrou a qualidade do trabalho realizado e que em muito dignificaram o nome desta escola e de todos aqueles que a frequentam e que nela trabalham.

Muito obrigado a todos!

Clique aqui para visualizar um vídeo.

A Comissão Provisória



Visita de estudo ao Madeira Story Centre

No dia 25 de fevereiro de 2014 foi efetuada uma visita de estudo com os alunos do 8ºA, no âmbito da disciplina de história, ao Madeira Story Centre. Através desta visita os alunos puderam ter uma visão global da história e cultura da ilha da Madeira. Os conteúdos foram apresentados de uma forma moderna e interativa, desde as origens da ilha até ao século XX, com maior incidência na época moderna. Consideramos que esta visita foi bastante profícua, motivando para o interesse da história e da cultura regional.

Clique sobre a imagem.

O grupo de História



Torneio Escolar de Basquetebol 3X3

No dia 26 de fevereiro realizou-se na escola Horácio Bento Gouveia um torneio de basquetebol destinado a todos os jovens em idade escolar das diversas escolas da Região Autónoma da Madeira. A nossa escola participou com quatro equipas das quais três femininas e uma masculina de diferentes escalões. Todas as equipas participaram com empenho e dedicação nos jogos realizados, sendo que a equipa juvenil feminina conseguiu um honroso primeiro lugar. Este torneio permitiu dinamizar a atividade desportiva da escola e proporcionou aos alunos excelentes condições de convívio. 

Os docentes de educação física:

Francisco Serafim e Rita Fernandes



Exposição “O Consumismo”

No átrio do piso 1 da nossa escola podemos encontrar uma exposição subordinada ao tema: “O Consumismo”. Esta exposição pretende chamar à atenção para o ato de consumir (comprar) produtos de forma exagerada, sem consciência e as suas consequências, nomeadamente, o endividamento das famílias e as consequências nefastas para o ambiente. Este trabalho é da autoria da turma CEF-Empregado Comercial, no âmbito da disciplina atividades económicas.

A professora responsável, Eulália Rodrigues

 



Plano de Prevenção e Emergência - Exercício Geral de Evacuação

No dia 25 de fevereiro de 2014 ocorreu na nossa escola um exercício geral de evacuação, tendo como ponto de encontro o estacionamento. Este evento estava inserido nas atividades definidas no plano anual e tinha como principal objetivo a aquisição de hábitos de prevenção e autoproteção, de acordo com os procedimentos definidos no plano de prevenção e emergência da escola. Esta atividade contou com a colaboração dos bombeiros voluntários de santana, os quais procuraram acompanhar os procedimentos de segurança e respetivas equipas de intervenção, estabelecidos no plano de prevenção e emergência da escola.

A Comissão Provisória

 



Arte Reciclável

No âmbito da atividade integradora do segundo núcleo gerador: ambiente e sustentabilidade e complexidade e mudança os formandos do EFA - Secundário, dando azo à sua imaginação e à sua criatividade, conceberam, a partir de materiais inutilizados, objetos deveras originais. Criaram diversas peças decorativas, nomeadamente, molduras, guarda-joias, candeeiro, casas típicas das freguesias de Santana e de São Jorge, entre outros. Os formandos elaboraram uma descrição dos objetos construídos em português e em inglês. Nesta exposição é possível observar alguns trabalhos sobre as organizações e associações ambientais que atuam nas áreas da conservação, investigação, defesa e recuperação ambiental. Estes trabalhos encontram-se patentes na exposição denominada Arte Reciclável, presente no primeiro piso da escola, para que toda a comunidade escolar possa visitar, observar e admirar.

Do velho se fez novo e o ambiente agradece!

Os formadores



Escola teve uma participação brilhante na Festa dos Compadres

A Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de São Jorge - Cardeal D. Teodósio de Gouveia participou no Cortejo Folião, no dia 22 de Fevereiro, em Santana, integrado na Festa dos Compadres, com a recriação da vindima e do precioso néctar, o vinho jaqué, como forma de homenagem aos nossos agricultores do Arco de São Jorge e de São Jorge. Participaram 82 figurantes, os quais recriaram as várias etapas do trabalho ligado à produção do vinho e à faina das vindimas. Os rapazes ostentaram o tradicional colete e representaram os homens que carregavam as uvas nos cestos de vimes, apoiados pelos bordões de conto e pelas molhelhas e que depois transportavam o vinho em barris e borrachos. As raparigas recriaram os cachos de uvas que seriam colhidos para levar para o lagar, a fim de serem esmagados. A coreografia apresentada pretendeu recriar a pisa da uva e toda a azáfama aquando da apanha da mesma. No carro alegórico, foi possível vislumbrar o tradicional garrafão que era utilizado para as vendas particulares do vinho. A Comissão Provisória agradece a todos os professores, alunos e funcionários que se empenharam de uma forma notável na preparação, confeção, organização e participação neste evento que mais uma vez demonstrou a qualidade do trabalho realizado e que em muito dignificaram o nome desta escola e de todos aqueles que a frequentam e que nela trabalham.

Clique sobre a imagem para visualizar algumas imagens do cortejo e aqui para visualizar um vídeo.

Muito obrigado a todos!

A Comissão Provisória

 



3ª Divisão Regional de Ténis de Mesa

A escola EB 2/3 de São Jorge, foi o palco da primeira jornada, da 3ª divisão regional de ténis de mesa, onde se defrontaram as equipas “A” e “B” do CDR Santanense, ambas as equipas formadas por alunos e professores da nossa escola. Após um jogo equilibrado, que chegou à “negra”, a vitória foi para o CDR Santanense “A” (de equipamento azul na foto), por 3-2.



Visita de estudo à Igreja Matriz de São Jorge

No dia 18 de fevereiro de 2014 foi efetuada uma visita de estudo, realizada no âmbito da disciplina de história, à Igreja Matriz de São Jorge, com os alunos do 8ºA. Esta visita de estudo teve como objetivos essenciais conhecer e identificar as características do Barroco e reconhecer a Igreja Matriz de São Jorge como monumento característico deste estilo artístico.

Assim, consideramos que esta visita foi bastante profícua, motivando para o interesse, preservação e valorização do património local. 

A professora, Margarida Ribeiro



Torneio de badmínton

Realizou-se a 12 de fevereiro o torneio individual de Badmínton da nossa escola. Esta atividade contou com a presença de 16 alunos. No quadro masculino, composto por seis atletas, o vencedor foi Tomás Jesus do 8ºA, que venceu na final o aluno António Edgar do 7ºA. Na competição feminina, composta por dez atletas, a vitória foi para uma aluna já habituada às vitórias nesta modalidade, Liane Jardim do 8ºA, que venceu outra ex-campeã deste torneio, Vanessa Abreu do 9ºA. Os dois vencedores desta prova receberam uma raquete de badmínton. Clique sobre a imagem.

Os docentes de educação física:

Francisco Serafim e Rita Fernandes.



A matemática e o amor

Os alunos do Clube de Matemática desta escola não quiseram deixar passar em branco o Dia dos Namorados e resolveram associar-se a uma data tão emocionante. Assim sendo, elaboram juntamente com os docentes responsáveis pelo clube, um conjunto de trabalhos alusivos ao dia de S. Valentim. Estes trabalhos foram compilados no placar da matemática e encontram-se expostos no primeiro piso deste estabelecimento escolar. Desta forma, os alunos mostraram que o amor também pode ser expresso matematicamente.

Os responsáveis pelo clube: Jaime Vieira e Laura Pacheco



Top Leitor

No primeiro semestre, vários alunos alimentaram a sua imaginação com livros requisitados no Baú de Leitura. Assim, entusiasmados, os livros solitários percorreram diferentes lares e foram apreciados por diferentes amigos leitores. Após terem sido manuseados muitos livros e folheadas muitas páginas, destacou-se um Top Leitor que leu o maior número de livros, nomeadamente, a aluna número onze do quinto ano, Paula Beatriz Teixeira. Clica aqui.

Agora que o Baú de Leitura recebeu novos livros, descobre as novas aventuras e histórias que este te oferece e sê o próximo Top Leitor!

As Dinamizadoras do Projeto.



Concentração do Desporto Escolar - Núcleo de basquetebol

No dia 15 de fevereiro as atletas do núcleo de basquetebol participaram na concentração do Desporto Escolar com uma equipa de infantis e outra de iniciadas. A competição das infantis decorreu no pavilhão da escola Francisco Franco, tendo estas atletas conseguido um excelente resultando, alcançando um 2º lugar na classificação final. Foi notória uma excelente evolução no desempenho destas atletas desde a sua primeira participação neste tipo de competição, demonstrando um progresso bastante significativo tanto ao nível das ações técnico-táticas como no trabalho em equipa. A competição das iniciadas realizou-se no pavilhão da Levada tendo esta equipa alcançado igualmente o 2º lugar na classificação final. Foram realizados apenas dois jogos devido à falta de comparência de uma das escolas, sendo que estas atletas conseguiram uma vitória bastante expressiva contra a escola Bartolomeu Prestelo e uma derrota bastante disputada com a equipa da Ribeira Brava. O bom desempenho das nossas atletas tem sido notório, o esforço e dedicação demonstrado nestas competições merece ser realçado.

Orientadora do núcleo de basquetebol

Rita Fernandes



Visita de Estudo à Quinta do Mitra

No âmbito do programa Eco-Escolas, no dia 13 de fevereiro de 2014, os alunos da turma A, do 8º ano, efetuaram uma visita de estudo à Quinta do Mitra. A visita foi guiada por um dos sócios desta exploração de agricultura biológica, Sr. Eric Henriques. Ao longo da visita os alunos tiveram oportunidade de contactar diretamente com uma exploração de agricultura biológica, conhecer as diferentes técnicas utilizadas e reconhecer esta atividade como impulsionadora do desenvolvimento sustentável. Esta visita contribuiu para a compreensão da importância desta prática agrícola, como uma importante fonte de rendimento para o concelho de Santana, assim como uma forma de promover a saúde e proteger o ambiente.

O Programa Eco-Escolas

Margarida Ribeiro e Eulália Rodrigues



Feira do Amor

No dia 14 de fevereiro, o departamento das línguas realizou, como tem sido habitual, “A Feira do Amor”. Nesta, o amor e a amizade foram agraciados com os docinhos de São Valentim, para que todos se lembrem dos valores da amizade e do amor.

As professoras do departamento das línguas



Internet Segura

Hoje em dia é cada vez mais importante protegermos os nossos dados quando navegamos na internet. Quando acedemos  à Internet, são muitas as informação sobre nós que ficam registadas.

Clique aqui para saber alguns lugares onde deve ter cuidado no acesso à internet.

A Coordenadora TIC, Octávia Figueira

 



Feliz dia de São Valentim - RBES

O projeto RBES deseja a toda a comunidade educativa um feliz dia de São Valentim.

Os dinamizadores: 

Professor Adriano Ferreira e Professora Fabiana Matos



Projeto RBES

O projeto RBES ao longo da semana promocional dos vegetais proporcionou a toda a comunidade educativa a degustação de um bolo de cenoura e de uma quiche de vegetais. A semana primou igualmente pela cor e criatividade através da elaboração e exposição de um painel publicitário.

Os dinamizadores do projeto:

Professor Adriano e Professora Fabiana



Semana promocional dos vegetais

Os Vegetais

...são alimentos muito ricos em fibras alimentares, vitaminas (carotenos, vitaminas do complexo B e C) e minerais (cálcio e ferro). São alimentos integrais, naturais, benéficos em muitos aspectos. Uma ingestão adequada de vegetais pode ajudar a prevenir a obesidade, não só porque são alimentos ricos em nutrientes e com poucas calorias, mas também porque ajudam as crianças a sentirem-se com menos fome durante mais tempo. 

Dinamizadores do projeto, Professor Adriano e Professora Fabiana



Lista de selecionados - Novo Acordo Ortográfico

Para visualizar a lista de selecionados para a formação Novo Acordo Ortogáfico, clique aqui



Lista de selecionados - Gestão de Tempo

Para poder visualizar a lista de selecionados para a formação Gestão do Tempo, clique aqui.



Visita de estudo à Assembleia Legislativa da RAM e ao Teatro Baltazar Dias

No dia 27 de janeiro de 2014 foi efetuada uma visita de estudo com os alunos do 9ºA e do CEF, à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira e ao Teatro Baltazar Dias. Esta visita foi realizada no âmbito das disciplinas de cidadania e mundo atual, de língua portuguesa e de história. Com a realização desta visita de estudo foi notório o interesse demonstrado pela maioria dos alunos em assistirem a uma peça de teatro, bem como a uma sessão plenária na Assembleia. Assim, consideramos que estas visitas foram bastante úteis e proveitosas, despertando ainda mais o interesse, por parte dos nossos discentes, para a cultura e política regionais.

As professoras Margarida Ribeiro e Elsa Barreto

 



Ténis de mesa

Oito alunos da nossa escola, que representam as cores do CDR Santanense, realizaram um estágio/treino, com os alunos do núcleo de ténis de mesa da escola B+S de Santana.Esta atividade, proporcionou a primeira competição formal a estes atletas, que se encontram inscritos na 3ª divisão regional de ténis de mesa e, juntamente com os docentes da nossa escola, Jaime Vieira e Francisco Serafim, formarão duas equipas.No torneio que pôs à prova as capacidades e aprendizagem de cada um dos atletas em competição, a vitória foi para o aluno Ricardo Spínola, 8ºA, sem qualquer derrota. 

Atletas: Alex Freitas, Marco Lourenço, Ana Jesus, David Sousa, Daniel Freitas, Ricardo Spínola, Rui Abreu e José Pacheco.

Clique sobre a imagem para visualizar outras fotografias da atividade.

O coordenador do desporto escolar

Francisco Serafim



Ação de sensibilização - Sindrome de Burnout

No dia vinte e três pelas catorze horas realizou-se uma ação de sensibilização, intitulada Síndrome de Burnout: Como prevenir?, destinada a pessoal docente. Esta ação de sensibilização, foi desenvolvida pela responsável do serviço de psicologia e orientação da escola e teve como principais objetivos perceber o que é a síndrome de burnout; distinguir síndrome de burnout, stress e depressão; identificar os sintomas típicos da síndrome de burnout e saber como prevenir o síndrome de burnout.

A psicóloga, Liliana Roque



Triátlo Literário

Realizou-se no dia 16 de janeiro a primeira fase do concurso Triatlo Literário, dinamizado pelo Projeto Baú de Leitura. Esta primeira fase, a nível de escola, incidiu sobre a obra A história de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar de Luís Sepúlveda e contou com a
participação de três alunos do sétimo ano, a saber, Beatriz Freitas, David Sousa e Margarida Ferreira.
Após a realização das provas de leitura, escrita e cultura, foi apurado o discente que representará a nossa escola na segunda fase, sendo o aluno David Sousa o vencedor desta primeira fase.



Festa de encerramento do 1º Período

No dia dezoito de dezembro decorreu na nossa escola a festa de encerramento do primeiro período. As atividades tiveram início com o jogo “Sabe - tudo”, onde os alunos demonstraram os seus conhecimentos. A seguir decorreu uma aula de zumba. Depois, foi possível assistir à atuação musical dos alunos que integram as vozes da escola e o grupo de cordofones. Os presentes foram presenteados com a declamação de poesia e com a recitação de mensagens de natal. Posteriormente ocorreu um espetáculo de dança seguido de acrobacias. O final da manhã foi preenchido com um concurso de soletração e com um jogo de voleibol entre professores e alunos. Este dia terminou com um jantar para pessoal docente, não docente e alunos do Curso EFA.

Clique sobre a imagem para visualizar algumas fotografias das atividades realizadas.

A equipa da animação cultural



Concentração do Desporto Escolar - Núcleo de basquetebol

No dia 14 de Dezembro as atletas do núcleo de basquetebol participaram na concentração do Desporto Escolar que decorreu no Pavilhão Francisco Franco no Funchal. A equipa das infantis participou pela primeira vez nesta competição, tendo defrontado as escolas Bartolomeu Perestelo, Caniçal e Caniço, alcançando duas vitórias contra Bartolomeu Perestelo B e Caniçal, sendo derrotadas pelas equipas Bartolomeu Perestelo A e Caniço. A equipa das iniciadas defrontou as escolas Bartolomeu Perestelo e Santa Cruz saindo vitoriosas em todos os jogos realizados. Esta atividade decorreu num ambiente bastante positivo, proporcionando às alunas excelentes condições de convívio e a prática da modalidade em contexto de competição.

Orientadora do núcleo de basquetebol

Rita Fernandes



Hora do Conto

No passado dia 10 de dezembro de 2013, os alunos dos 5.º e 6.º anos participaram na atividade da Hora do Conto, promovida pelo grupo de português e dinamizada pela Biblioteca de Culturas Estrangeiras. Deste modo, os discentes ouviram o conto “A Alegria de (Re)viver a Festa”, de Lília Mata, que, retratando as tradições natalícias madeirenses, foi ao encontro do seu universo de referência, permitindo-lhes, assim, escutar e participar ao longo da atividade.

Resumindo, ler é uma fonte inesgotável de prazer, que permite aos leitores sonhar, viajar e, até, reviver memórias do passado, com o qual nos identificamos. Aliás, foi o que aconteceu durante a Hora do Conto.

Grupo de português



Cerimónia de encerramento do 1.º período

Convida-se todos os professores, funcionários, alunos e encarregados de educação da escola dos 2.º e 3.º ciclos de São Jorge – Cardeal D. Teodósio de Gouveia para a cerimónia de encerramento do 1.º período, na quarta-feira, dia 18 de dezembro de 2013. Para ter acesso ao programa clique sobre a imagem.



Convite - Romagem de Natal

Com o objetivo de perpetuar as tradições a escola irá organizar uma romagem de Natal, à semelhança dos anos anteriores, para participar na Missa do Galo na Igreja Matriz de São Jorge, no dia 24 de dezembro de 2013, pelo que o(a) convidamos a participar nos ensaios e na romaria. 

Os ensaios serão, na escola, nos seguintes dias: 16/12/13 (2.ª f das 18h00 às 19h00), 17/12/13 (3.ª f das 18h00 às 19h00) e 18/12/13 (4.ª f das 19h00 às 19h30).

Votos de um Santo e Feliz Natal!

 



Retomar das atividades letivas no turno da tarde e da noite

Informamos que tendo em conta a melhoria das condições climatéricas, a escola irá retomar as atividades letivas a partir das 13H00 do dia 11/12/2013.

A Comissão Provisória



Dia internacional dos direitos humanos

No dia 10 de dezembro comemorou-se, na nossa escola, o dia internacional dos direitos humanos, dia em que foi aprovada, em 1948, pela ONU, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

Foi efetuada uma exposição “Os Direitos Humanos”, com trabalhos elaborados por alunos e com recursos disponibilizados pela Amnistia Internacional, visualizado um vídeo que reporta à necessidade de proteger os direitos humanos e organizada uma palestra subordinada ao tema “A violência no namoro/adolescência”, ministrada pela Dr.ª Helena Pestana, da Associação Presença Feminina. Celebramos este dia com o objetivo de alertar todas as pessoas para o cumprimento dos direitos e das liberdades individuais e coletivas, assegurando a igualdade de todos os cidadãos, o direito a uma vida digna, ao trabalho, à segurança, à saúde e à educação, o respeito pela diversidade e pela dignidade de todas as pessoas. 

Departamento das Ciências Sociais e Humanas



Salão de outono

Salão de outono - exposição de trabalhos dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos - promovido pelo grupo de educação visual e tecnológica. Mostra de trabalhos que contempla a sinalética, a embalagem, o desenho, a colagem e a fotomontagem.



Cancelamento de aulas no turno da manhã do dia 11/12/2013

Informamos que devido às más condições climatéricas, as aulas do turno da manhã do dia 11/12/2013 foram canceladas. Durante a manhã serão dadas novas informações sobre as atividades letivas do turno da tarde e da noite.

A Comissão Provisória



Aviso - Cancelamento das aulas

Informamos que devido às más condições climatéricas, as aulas do curso EFA-Secundário previstas para o dia 10 de dezembro de 2013 foram canceladas.



Baú de leitura

 



A natureza da Madeira vista por escritores

Foram vários os escritores, nacionais e estrangeiros, que pintaram a beleza natural da Madeira nas suas obras. No corredor do primeiro andar poderá encontrar vários excertos que ilustram a natureza do Arquipélago.

O grupo de Português.



A árvore da Matemática

Os alunos que frequentam o clube de matemática, enfeitaram uma árvore de Natal com motivos alusivos à matemática. Nesta árvore é possível observar números, sólidos geométricos, letras gregas, símbolos e operadores. O clube de matemática D353J4 UM 80M N47A1 P4R4 70D05 V05.

Os professores, Jaime Vieira e Laura Pacheco



Plano de Prevenção e Emergência da Escola-Formação CEF-Emp.Comercial

No dia 5 de dezembro de 2013, pelas 14H00, no âmbito das formações sobre o plano de prevenção e emergência da escola aos alunos da turma CEF-Emp. Comercial, decorreu uma sessão que contou com a colaboração dos bombeiros voluntários de santana. Nesta sessão, os alunos além de terem recebido formação ao nível dos procedimentos de segurança na escola em situações de evacuação e abrigo, também tiveram oportunidade de adquirir competências ao nível da intervenção com uma das viaturas dos bombeiros voluntários de santana. Para visualizar outras imagens desta formação clique aqui.

Hélder Andrade,

Vice-Presidente da Comissão Provisória



Exposição: Programa ATLANTE

Encontra-se em exibição no átrio da nossa escola uma exposição no âmbito do Programa ATLANTE. Estes trabalhos da autoria da turma A do 7º ano têm como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para de risco associados ao consumo de tabaco e de álcool. Pela tua saúde!!!!

A professora responsável, Eulália Rodrigues



Aviso - Cancelamento das aulas

Informamos que devido às más condições climatéricas, as aulas dos cursos EFA-Secundário e de informática para encarregados de educação previstos para o dia 29 de novembro de 2013 foram canceladas.



Dramatização alusiva à Restauração da Independência

No dia 29 de novembro de 2013 decorreu na nossa escola uma dramatização alusiva à Restauração da Independência, efetuada por alunos dos 5º e 8º anos. O texto utilizado resultou da adaptação de um excerto da obra, O sabor da Liberdade, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Os alunos aderiram a esta incitativa com total empenho e dedicação às tarefas destinadas a cada grupo de trabalho, contribuindo decisivamente para o sucesso da atividade. Ao realizarem esta dramatização, quase sem mácula, tomaram a consciência do significado do dia da Restauração da Independência, 1 de dezembro de 1640, bem como da importância da sua comemoração.

Com este evento o grupo disciplinar de História pretendeu contribuir paraum maior envolvimento da comunidade educativa com a história e identidade do seu país. 

O grupo disciplinar de História

Margarida Ribeiro e Filipe Gonçalves



Mudam-se os tempos…mudam-se os equipamentos

Os formandos do Curso EFA Secundário - Tipo A, no âmbito do primeiro núcleo gerador, realizaram trabalhos alusivos aos temas: equipamentos e sistemas técnicos e direitos e deveres, os quais culminaram numa exposição intitulada “Mudam-se os tempos…mudam-se os equipamentos…”. Esta exposição está patente ao público no primeiro piso da escola.

A mediadora, Laura Pacheco



Concurso de Leitura

 No dia 28 de novembro, pelas 15h 35m, decorreu o “Concurso de Leitura” destinado aos alunos do 2.º ciclo no âmbito do Projeto Baú de Leitura. Após terem lido o conto “O Príncipe Feliz” de Oscar Wilde, 8 alunos do 5.º ano participaram neste concurso, sendo o par vencedor os alunos Rodrigo Jesus e Vítor Pacheco. 

As dinamizadoras do projeto, Catarina Correia e Dorita Santo

 



A nossa escola no World Days of Action

Venha visitar a escola no sitio web internacional do programa Eco-Escolas. Clique aqui.                                                               O programa Eco-Escolas



As moedas da União Europeia

O átrio do piso 1 da nossa escola ganhou cor com uma exposição intitulada: “As moedas da União Europeia”. Estes trabalhos são da autoria da turma CEF- Empregado Comercial, no âmbito da disciplina actividades económicas.

A professora responsável, Eulália Rodrigues



Ação de sensibilização “A Agricultura biológica”

No dia 18 de novembro de 2013 decorreu na nossa escola uma palestra subordinada ao tema “A Agricultura biológica/compostagem”, ministrada pelo Eng.º Adelino Ornelas e dinamizada pelo Programa Eco-Escolas. Participaram nesta ação os alunos do 2º ciclos e respetivos encarregados de educação, professores e funcionários desta escola. Esta ação de sensibilização teve como objetivo essencial promover a agricultura biológica como sistema agrícola que fornece alimentos frescos, saborosos e autênticos, minimizando o impacto humano sobre o ambiente, respeitando-o.O balanço desta atividade foi bastante positivo!

A coordenação do Eco-Escolas



Semana Promocional - RBES

A RBES está a promover a Semana Promocional Leite e iogurte, de 18 até 29 de novembro de 2013.

Os dinamizadores, Adriano Ferreira e Fabiana Matos



Ação de sensibilização - “Como ajudar o seu filho a estudar”

No dia quinze de novembro pelas dezoito horas realizou-se uma ação de sensibilização, intitulada “Como ajudar o seu filho a estudar”, destinada a encarregados de educação. Esta ação de sensibilização, foi desenvolvida pela psicóloga da escola e teve como principais objetivos refletir sobre os hábitos de estudo que influenciam o processo de aprendizagem; fornecer ferramentas que permitem melhorar o desempenho académico dos educandos; propiciar estratégias de auxílio na organização e planeamento de estudo.

A psicóloga, Liliana Roque



Ação de sensibilização

No dia treze de novembro pelas quinze horas realizou-se uma ação de sensibilização, na escola dos segundo e terceiro ciclos de São Jorge, intitulada “Truques e Dicas para Lidar Adequadamente com um Adolescente”, destinada a pessoal não docente. Esta acção de sensibilização, foi desenvolvida pela psicóloga da escola e teve como principais objetivos compreender a adolescência enquanto fase do ciclo vital; enumerar as mudanças que ocorrem na adolescência e nomear estratégias para lidar adequadamente com um adolescente.

A psicóloga, Liliana Roque



Exposição "Tintas pré-históricas e linhas contemporâneas"

O primeiro piso da escola ganhou cor com a história da ilustração e a biografia de alguns ilustradores.

O grupo de Português



Comemoração do Dia de São Martinho

Comemoração do Dia de São Martinho no âmbito do Projeto Rede de Bufetes Escolares Saudáveis (RBES) - Venda de frutos secos no bar da nossa escola (de 12-11-13 até 15-11-2013).

A coordenadora RBES, Fabiana Matos



Dia de São Martinho

Hoje, dia 11 de novembro, não se prova o vinho, nem se come castanhas, no entanto, comemora-se o Dia de São Martinho com as exposições do Baú de Leitura (1º piso) e dos alunos do 2.º ciclo de EMRC (entrada da escola).

As professoras Catarina Correia e Dorita Santo



Jantar de São Martinho

No dia 8 de novembro realizou-se na nossa escola um jantar de angariação de fundos, cujo objetivo era custear a compra de colunas e de uma mesa de som para a escola.Este jantar contou com a presença do pessoal docente, não docente, com os encarregados de educação e com outras pessoas da comunidade.Graças à participação e colaboração de todos, foi possível concretizar parte do objetivo, ou seja, a compra das colunas de som.

A todos, o nosso muito obrigado!

A equipa da animação cultural

 



InterEscolas de Futsal

No passado dia 6, realizou-se o primeiro jogo de preparação para o campeonato de futsal do desporto escolar 13-14, da equipa de infantis/masculinos da nossa escola. O “jogo treino” decorreu no polidesportivo de São Jorge, frente aos homólogos da escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral – Santana.

Para a história fica um longo trabalho que as duas equipas terão pela frente, para obterem resultados positivos na prova do desporto escolar, e um resultado de 3-1 para a EB 2/3 de São Jorge – Cardeal D. Teodósio de Gouveia, com dois golos de Gabriel Aguiar e um golo de André Gouveia, ambos alunos do 7ºA.

Os árbitros do jogo, Joseph Brian, António Freitas e Michael Jesus, concluíram no dia 5 de novembro, a formação para árbitros de futsal, promovida pela DSDE, em Machico, colocando deste modo os conhecimentos adquiridos em prática.

O orientador de equipa/grupo

Francisco Serafim



Hastear da Bandeira Verde

No dia 7 de novembro de 2013, pelas 11h15m, realizou-se na nossa escola a cerimónia do hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas a qual contou com a presença da Sra. Vereadora da Educação da Câmara de Municipal de Santana, Élia Gouveia, e do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de S. Jorge, Nuno Matos. Este evento contou com a colaboração de toda a comunidade escolar. Iniciou-se com a declamação de um poema dedicado ao ambiente, por um aluno do 7º A, poema este da sua autoria. Seguidamente, foi hasteada a bandeira por alunos, ao som do hino do ambiente cantado pelo grupo de vozes da escola. Pelo terceiro ano consecutivo, a nossa escola é premiada pelos seus esforços em conseguir um ambiente mais saudável e por formar cidadãos com uma consciência cívica e sustentável.

Agradecemos a presença e colaboração das entidades locais, comissão provisória e, em particular, dos professores, funcionários, pais e alunos. 

Os valores ambientais continuarão a ser incentivados através da união de esforços. A todos os que se empenharam, muito obrigado, agora resta-nos continuar a trabalhar para conseguirmos UM AMBIENTE MELHOR!..

A Coordenação do Programa Eco-Escolas



Ação de sensibilização

No dia 6 de novembro de 2013 decorreu no auditório da nossa escola uma ação de sensibilização sobre o plano de prevenção e emergência e o manuseamento dos meios de 1ª intervenção. A formação foi dirigida a toda a comunidade educativa e tinha como principais objetivos promover uma educação que permitisse a aquisição de hábitos de prevenção e autoproteção e proporcionar competências relacionadas com os meios de 1ª intervenção. Esta formação teve como preletores os elementos da equipa do plano de prevenção e emergência da escola, bem como um elemento dos bombeiros voluntários de santana.



Como integrar o encarregado de educação no processo educativo

No dia seis de novembro pelas catorze horas realizou-se uma ação de sensibilização, na escola dos segundo e terceiro ciclos de São Jorge, intitulada “Como integrar o encarregado de educação no processo educativo”, destinada à coordenadora dos segundo e terceiro ciclos e aos diretores de turma. Esta ação de sensibilização, foi desenvolvida pela psicóloga da escola e teve como intuito dar a conhecer a importância da comunicação verbal e não verbal na transmissão de uma mensagem e sensibilizar os participantes para a importância da integração da encarregado de educação no processo educativo.

A psicóloga, Liliana Roque



Quiz Guy Fawkes

SABES QUE…

Guy Fawkes , foi um soldado inglês católico que teve participação na "Conspiração da pólvora" (Gunpowder Plot) na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime VI & I da Inglaterra e todos os membros do parlamento, durante uma sessão em 1605, objetivando o início de um levante católico. Atualmente a 5 de novembro celebra-se no Reino Unido esta efeméride. 

RESPONDE ao quiz sobre o Guy Fawkes, clicando aqui, e habilita-te a um PRÉMIO.

Clube de Línguas e Grupo de Inglês



Hastear da Bandeira Verde

 



Convite - Ação de sensibilização - "Como ajudar o seu filho a estudar"

Vimos por este meio convidar todos os pais/encarregados de educação a assistirem a uma ação de sensibilização a dinamizar pela responsável do serviço de psicologia e orientação da escola, Drª Liliana Roque, no dia 15 de novembro de 2013 no auditório da escola. A ação terá uma duração de 45 minutos. Pode visualizar o convite aqui.

O presidente da comissão provisória,

Dinis Mendonça



Baile de Halloween

O dia 31 de outubro é conhecido como sendo o “dia das bruxas” ou “Halloween”. Na nossa escola foi comemorada esta festividade com um baile de Halloween onde reinou as bruxas e a diversão. Neste dia festivo não faltaram as partidas e travessuras bem como as guloseimas e outras iguarias. 

A escola foi engalanada, com motivos alusivos e com uma exposição de abóboras, para receber as bruxas e para ver desfilar os participantes, sendo que foram premiados as três “piores” fantasias. O primeiro prémio foi atribuído ao José Pacheco do CEF, o segundo ao António Freitas do 7.º ano e o terceiro ao Ricardo do CAO, estão todos de parabéns!

A animação cultural agradece a colaboração e participação dos alunos, do DJ, do pessoal docente e não docente.

A equipa da animação cultural



It's Halloween

O Halloween foi comemorado na escola de São Jorge pelo grupo de inglês e pelo clube de línguas. Os alunos elaboraram moldes reciclando materiais para construir os símbolos alusivos a esta temática, os quais enfeitaram as portas e outros espaços da escola. Os desenhos de caveiras, bruxas, fantasmas, aranhas e abóboras foram dependurados nas lâmpadas dos corredores. Os alunos do clube participaram num jogo de Halloween intitulado: «bobbing for apples» cuja vencedora foi a aluna Margarida Ferreira do 7º A e também percorreram alguns espaços da escola na atividade do «trick or treat». Foi ainda elaborada uma exposição com os trabalhos realizados pelos alunos. Estas atividades tiveram um feedback positivo, uma vez que os alunos participaram com gosto e alegria nesta efeméride.



Ténis de mesa

Decorreu, no dia 30 de outubro, a primeira atividade dinamizada pelo grupo de educação física 13/14, o Torneio Individual de Ténis de Mesa, que contou com a participação de 16 alunos, sete atletas femininas e oito masculinos. 

No setor feminino, a aluna Ana Jesus, 8ºA, derrotou na final a sua colega de turma Mariana Mendonça, por 2-0, e arrecadou o prémio da prova, uma pochete Nike. No setor masculino, repetiu-se a final realizada no ano passado, mas desta vez o vice-campeão do ano transato, Marco Lourenço, 6ºA, viu recompensado o trabalho que tem desenvolvido nesta modalidade, e venceu por 2-1 o detentor do troféu, Joseph Brian, 8ºA, conquistando uma bolsa para transporte de equipamento desportivo. 

Para visualizar um vídeo do torneio, clique aqui. Clique sobre a imagem para ver outras imagens

Os docentes de educação física:

Francisco Serafim e Rita Fernandes



Ação de Sensibilização - Carta da Convivialidade Escolar

No dia 30 de outubro realizou-se, na nossa escola, uma ação de sensibilização acerca da iniciativa da Carta da Convivialidade Escolar, destinada ao pessoal docente e não docente. Esta atividade, foi desenvolvida pela equipa responsável pelo projeto na escola e teve como intuito dar a conhecer os principais objetivos, pressupostos e os moldes em que será implementada esta iniciativa.

A coordenadora do projeto Carta da Convivialidade

Liliana Roque



Dia da Biblioteca Escolar

No dia 28 de outubro, comemora-se o Dia da Biblioteca Escolar. 

Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura. As bibliotecas escolares desempenham um papel muito importante nas escolas, pois são um veículo de transmissão de conhecimento, não apenas através dos livros mas também das atividades que são desenvolvidas neste espaço.

No âmbito desta data encontra-se no placard à entrada da biblioteca uma pequena exposição alusiva aos livros e ao espaço da biblioteca.

A responsável pela equipa da biblioteca,

 Dorita Santo



Torneio Ténis de Mesa

O grupo de educação física vem comunicar a realização de um torneio individual de ténis de mesa, a realizar no dia 30 de outubro de 2013, entre as 15h35 e as 17h15  no ginásio da nossa escola. As inscrições deverão ser feitas junto dos docentes de educação física, até ao dia 29 de outubro.

Inscreve-te e vem mostrar os teus conhecimentos nesta modalidade. Clica aqui para conheceres o regulamento geral do torneio.



Baile de halloween

Decorrerá no dia 31 de Outubro de 2013 um baile de Halloween. Aparece, no pátio coberto da nossa escola, a partir das 15 horas até às 17 horas.

A pior fantasia será premiada. Aparece e diverte-te!



Exposição RBES

No dia 16 de outubro decorreu uma exposição realizada pelos alunos do 8ºA a qual reuniu variadas formas de expressão, texturas e aromas, subordinada à comemoração do dia mundial da alimentação.

A coordenadora da RBES, Fabiana Matos

 



Halloween

 

 



O CEF em visita ao Continente – Santana

No dia 08 de outubro a turma CEF – Empregado Comercial esteve de visita ao Continente – Santana, no âmbito da disciplina Atividades Económicas.

Esta visita teve como objetivo conhecer a importância da logística inerente a uma grande superfície comercial, assim como, os diferentes circuitos de distribuição.

Agradecemos a disponibilidade e simpatia da coordenadora e aprovisionadora alimentar e de bazar que nos conduziu nesta visita, Sra. Fátima Sousa, assim como, ao Dr. Manuel Sousa, diretor desta loja pela solicitude em receber-nos.

A professora responsável, Eulália Rodrigues



Clube de Línguas



Clube da Matemática - Bons Raios Te Meçam

No âmbito do Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra (MPT2013), o Clube de Matemática realizou, no dia 23 de setembro, a atividade “Bons Raios Te Meçam”. Esta atividade tinha por objetivo medir o raio do Planeta Terra. Os alunos tiveram que efetuar várias medições do comprimento da sombra projetada por um gnómon (vara de madeira). Após alguns cálculos foi possível constatar que o raio da Terra é aproximadamente 6342,034042 Km.

Agradecemos a colaboração da turma A do sétimo ano e da respetiva diretora de turma.

O Clube de Matemática

 



Cerimónia oficial de abertura do ano letivo 2013/2014

A Escola dos 2.º e 3.º ciclos de São Jorge procedeu no dia 17 de setembro à abertura oficial do ano letivo 2013/2014, a qual contou com a presença de várias entidades locais e regionais e de toda a comunidade educativa.

Nesta sessão foi possível assistir à atuação do grupo de clarinete e de flautas, do grupo de cordofones, vozes da escola e do grupo de dança criativa.

Na cerimónia foram distinguidos, com um certificado de excelência, os melhores alunos de cada turma do ano letivo transato. Procedeu-se também à entrega dos certificados aos alunos que concluíram com aproveitamento o 9.º ano de escolaridade assim como aos formandos do Curso EFA B3, tendo ainda sido entregue o certificado de formação ao pessoal docente, não docente e encarregados de educação que frequentaram o curso de inglês.

A coordenadora da animação cultural

Laura Pacheco



Horários das Turmas

A partir de 12 de setembro de 2013 estarão disponíveis para consulta os horários das turmas.

A Comissão Provisória



Pagamentos

Informa-se que a partir do dia 12 de setembro de 2013 poderão ser efetuados os pagamentos dos transportes e almoços dos alunos.

A comissão Provisória



Passeio Pedestre ao Pico Ruivo

A nossa escola organizou um passeio pedestre ao Pico Ruivo a que se seguiu um almoço convívio no Pico das Pedras.O evento organizado pela coordenação da animação cultural da escola contou com a presença de professores, funcionários, alunos do curso EFA e familiares e decorreu num ambiente de alegria, confraternização  e descontração.

Um muito obrigado a todos quantos quiseram viver e se associar a mais um belo momento da nossa escola.

Clique sobre a imagem para visualizar alguns momentos do dia!



Ação de sensibilização - Operação Stop

No âmbito do Plano Regional de Educação Rodoviária, no dia 21 de março, a turma do 8.º ano participou numa “Operação Stop” promovida pela PSP de santana. Estes alunos assumiram o papel de agentes da autoridade na fiscalização dos condutores, tomando conhecimento dos procedimentos necessários para circular na estrada com segurança ao mesmo tempo que sensibilizavam e alertavam a comunidade para os perigos rodoviários, distribuindo panfletos.

A responsável pelo PRER, Rita Fernandes



Atividade de Boccia

Nos dias 6 e 18 de junho as turmas do 5º e 6ºanos participaram numa atividade de Boccia com os utentes do CAO. Esta ação permitiu aos nossos alunos tomaram conhecimento acerca deste desporto, assim como promover a integração e a convivialidade entre utentes do CAO e alunos da escola. Evidencia-se o interesse que os discentes manifestaram por este jogo como também a satisfação dos utentes do CAO pelo fato de poderem competir e mostrar as suas habilidades nesta modalidade aos nossos alunos.

Os professores, Francisco Serafim e Rita Fernandes



Torneio inter-escolas de Esgrima

Após o apuramento dos três melhores atiradores do 5º e 6º anos, da nossa escola, realizou-se a final inter-escolas de esgrima, com a escola B+S de Santana. Este torneio pretendeu encontrar os três melhores atiradores, dos respetivos anos de escolaridade e sexos, do concelho de Santana. Relativamente ao sexto ano, o aluno Edgar Teixeira classificou-se em segundo lugar, a sua colega de turma, Teresa Afonseca obteve a terceira posição. No que concerne ao quinto ano, a aluna Luísa Pacheco classificou-se em terceiro lugar e a aluna Tatiana Cró, após uma final emotiva (10-9), foi a vencedora do torneio, no setor feminino. No quadro masculino, o aluno Pedro Gomes foi o quarto classificado, já o seu colega de turma, Lucas Domingos, que disputou uma final intensa (10-9), sagrou-se campeão deste torneio.

Os nossos alunos estão de parabéns, pelos resultados, empenho e comportamento demonstrado, confirmando que a aposta feita com a introdução da modalidade de esgrima, nas aulas de educação física do 2º ciclo, no decorrer do terceiro período, estimulou os alunos para a prática desportiva, desenvolveu o seu desportivismo e camaradagem. 

Clique sobre a imagem para visualizar alguns momentos desta atividade e clique aqui para visualizar um video.

O Professor, Francisco Serafim



Auditório da Escola recebe exposição com Postais sobre a Flora da Madeira

A nossa escola abriu ao público a exposição “O Mundo Ilustrado dos Postais” cuja temática é a flora da Madeira, numa cerimónia que decorreu no Dia Mundial do Ambiente e que contou com o Presidente da Câmara Municipal de Santana.

Esta iniciativa conjunta da nossa escola, da Câmara Municipal de Santana, e da Biblioteca Pública Regional da Madeira, está integrada no Programa de Santana Município da Cultura 2013.

Esta exposição mostra algumas das plantas endémicas da Madeira e que são apenas uma pequena amostra do espólio da Biblioteca Pública Regional da Madeira que ultrapassa os dois mil postais. 

O Presidente da comissão provisória, Dinis Mendonça



Simulacro na Escola

No dia 31 de maio ocorreu na nossa escola um simulacro que envolveu toda a comunidade educativa, bem como algumas entidades externas, nomeadamente, o serviço regional de proteção civil, a polícia de segurança pública de santana e os bombeiros voluntários de santana. Esta atividade tinha como principal objetivo fomentar uma educação que permitisse toda a comunidade educativa a aquisição de hábitos de prevenção e autoproteção, em situações de emergência. O cenário montado para este simulacro envolveu a implementação de um “incêndio” na sala 2.9 – Lab. EVT, turma do 6ºA, com dois alunos a terem uma participação especial, os quais fizeram o papel de “vítimas”.

Vice-Presidente da comissão provisória, Hélder Andrade



II Torneio InterEscolas de São Jorge

Pelo segundo ano consecutivo realizou-se um torneio entre o 4º e 5º ano das escolas da nossa freguesia (EB1/PE e EB 2/3), iniciativa que pretende aproximar e integrar os futuros alunos da nossa escola. No setor masculino, na modalidade de futsal, a turma do quinto ano saiu vencedora, conseguindo um resultado de 4-1. No setor feminino, e na modalidade de voleibol (3x3), a equipa de alunas do quarto ano triunfou, conquistando para a sua turma a taça deste torneio, que privilegiou a competição feminina. 

Foi nítido, por parte dos alunos, o respeito pelas regras das modalidades, pelos companheiros de equipa e adversários, facto que evoca a continuação da realização desta atividade nos próximos anos letivos.

Clique aqui para visualizar algumas fotos.

O professor: Francisco Serafim



Dia Mundial da Criança

Encontra-se no átrio de entrada da escola uma exposição alusiva ao Dia Mundial da Criança e à necessidade de proteger os seus direitos.

Os trabalhos foram elaborados pelos alunos das turmas do 5º ano e 9º anos, nas disciplinas de EMRC e Geografia, respetivamente.

As professoras, Dorita Santo e Eulália Rodrigues



Visita de estudo ao Jardim Tropical Monte Palace

No âmbito das disciplinas de ciências físico-químicas e de ciências naturais, os alunos da turma A do 7º ano efetuaram, no dia 27 de maio de 2013, uma visita de estudo ao Jardim Tropical Monte Palace. O intuito desta visita de estudo residiu na exploração e desenvolvimento de competências em circunstâncias diferentes das de sala de aula e na consolidação de conhecimentos adquiridos.

Os professores, Andreia Silva e Adriano Ferreira



A escola e a família – motivação para o sucesso escolar

Vimos pelo presente convidar V.ª Excelência para a formação de pais intitulada “A escola  e a família – motivação para o sucesso escolar”,  a realizar no dia 31 de Maio de 2013 no auditório da escola pelas 14 horas e  dinamizada pela Psicóloga da escola, Dr.ª Regina Leça.

O SUCESSO ESCOLAR DO SEU EDUCANDO TAMBÉM DEPENDE DE SI !!!

Contamos com a sua presença.

A Comissão de Formação



Visita de estudo aos Bombeiros Voluntários e ao Clube de Emprego de Santana

No dia 24 de maio de 2013, os alunos da turma do curso de educação e formação efetuaram uma visita de estudo aos Bombeiros Voluntários e ao Clube de Emprego de Santana, no âmbito das disciplinas de higiene, saúde e segurança no trabalho e cidadania e mundo atual. O propósito desta visita deveu-se ao fato de ser de extrema importância contactar com uma realidade onde se torna fulcral o cumprimento de normas de higiene e segurança no trabalho, bem como contactar com um serviço acreditado pelo Serviço Regional de Emprego que presta apoio na inserção profissional.

Os professores, Margarida Ribeiro e Adriano Ferreira



Torneio de ténis de mesa

Foram 20 os alunos que participaram no II Torneio individual de ténis de mesa 2013, da nossa escola. Relativamente ao 2º ciclo, o vencedor do torneio foi o aluno Marco Lourenço do 6ºA, que venceu na final o aluno José Miguel do 5ºA. Na prova do 3º ciclo, no setor feminino, a vencedora foi a aluna Liane Jardim do 7ºA, que venceu na final a aluna Soraia Cassaca, do 8ºA. No setor masculino o vencedor foi o aluno Joseph Brian do 7ºA, que venceu o seu colega de turma Michael de Jesus. Estes alunos receberam, pelo seu desempenho neste torneio, uma bola de ténis de mesa.

A grande final deste torneio foi jogada pelos respetivos vencedores de cada ciclo, sendo que o aluno Joseph Brian venceu por 3-1 o aluno Marco Lourenço e recebeu como prémio uma raquete de ténis de mesa.

Clique aqui para visualizar um vídeo.

Os docentes de educação física: Francisco Serafim e Rita Fernandes 



Visita de Estudo à Reserva Natural Rocha do Navio

No âmbito do programa Eco-Escolas e em parceria com a Associação Santana Cidade Solidária, no dia 21 de maio de 2013, os alunos da turma A, do 6º ano, efetuaram uma visita de estudo à Reserva Natural Rocha do Navio. A visita foi guiada por um técnico do Parque Natural do Funchal, o que contribuiu para a compreensão da importância da Reserva, através de explicações dos vários espaços, espécies e visualização de um vídeo no centro de interpretação. Ao longo da visita os alunos procederam à recolha de lixo que se encontrava espalhado na Reserva Natural, pelo que estão de parabéns pela sua boa ação!

O Programa Eco-Escolas



Exposição - O arquivo em ação

No âmbito da parceria desenvolvida entre a nossa escola e o Arquivo Regional da Madeira, esteve patente para toda a comunidade educativa, durante a semana do patrono, a exposição intitulada “O arquivo em ação”, cujos  painéis informativos apresentavam os serviços que preservam e guardam a memória documental da Região Autónoma da Madeira, desde o início do seu povoamento até ao século XX., garantindo, assim, a divulgação dos serviços prestados à comunidade por aquela instituição junto da sociedade madeirense.

Para culminar o trabalho conjunto, durante este ano, entre as instituições decorrerá, amanhã, uma visita de estudo com as alunas do curso EFA B3.

O Grupo de História

 



“Viver o Presente … Valorizando o Passado”

 No âmbito da atividade integradora, cujo subtema de vida são as tradições, as formandas do Curso EFA B3 da escola básica dos 2.º e 3.º Ciclos de São Jorge – Cardeal D. Teodósio de Gouveia com a colaboração dos formadores organizaram uma exposição denominada “Viver o Presente … Valorizando o Passado” que esteve patente na nossa escola entre os dias 13 e 21 de maio de 2013. Esta exposição foi integrada na Semana do Patrono da nossa escola e teve como principal objetivo dar a conhecer às novas gerações uma cultura identitária que tende a desaparecer.

Vimos por este meio agradecer a todas as pessoas que contribuíram, quer direta ou indiretamente, para o sucesso desta exposição.Congratular todos aqueles que facultaram os materiais expostos e quem têm contribuído, ao longo dos tempos, na recolha e divulgação das tradições de São Jorge. 

 



Encerramento da Semana do Patrono

O encerramento da Semana do Patrono da nossa Escola teve lugar no 18 de maio com a atuação do grupo de acordeões da direção de serviços de educação artística e multimédia. É de referir que alguns dos nossos alunos atuaram em parceria com o grupo de acordeões, através da declamação de um poema, de dança e da interpretação de uma canção no acordeão.

O encerramento da Semana do Patrono terminou da melhor maneira, pois fomos agraciados com um magnífico espetáculo.



Atividades da Semana do Patrono

No dia 17 de Maio decorreu na nossa escola mais um dia cheio de atividades integradas na Semana do Patrono. A comunidade educativa foi presenteada com a atuação do grupo ensemble de clarinetes e quinteto de metais da Banda Militar da Madeira. Seguidamente foi possível assistir a um jogo de voleibol entre professores e alunos. Na parte da tarde decorreu a conferência intitulada “O patrono da escola: a figura e o legado do Cardeal D. Teodósio de Gouveia”, cujos oradores foram o Sr. Padre Francisco Caldeira, o professor Luís Filipe Gonçalves e a professora Margarida Ribeiro. No final da tarde realizou-se uma missa na igreja matriz de São Jorge em honra ao Cardeal D. Teodósio de Gouveia.

O dia terminou com um jantar de solidariedade para a Liga Portuguesa Contra o Cancro - “Um dia pela Vida” na cantina da escola, o qual foi aberto a toda a comunidade educativa.

Clique sobre a imagem para visualizar alguns momentos da semana.



Jantar de angariação de fundos

No dia 17 de maio de 2013 foi realizado um jantar de angariação de fundos no âmbito do projeto “Um Dia Pela Vida”, da Liga Portuguesa contra o Cancro, o qual contou com a presença de vários elementos da comunidade.

A todos os que participaram neste evento o nosso muito obrigado!

A equipa organizadora, Escola Cardeal de S. Jorge



Ciclo de conferências

No dia dezasseis de maio foi possível assistir na nossa escola a mais um ciclo de conferências.A abertura deste dia foi efetuada pela brilhante atuação do grupo da Biosfera. Posteriormente foi possível assistir às seguintes conferências: “Santana – Reserva Mundial da Biosfera”, “Laurissilva – Património Mundial da Unesco” e “Os Novos Nichos do Turismo na Madeira”, as quais foram ministradas pelo Dr. Domingos Abreu, Dr. Paulo Oliveira e Dr. Francisco Fernandes, respetivamente. Estas conferências foram moderadas pelo Dr. João Gabriel. Este dia foi uma mais-valia para os presentes, pois permitiu-lhes expandir os seus conhecimentos sobre a realidade local. 

Agradecemos a presença do coro da Biosfera, dos oradores e do moderador. 



Sarau Musical

No dia quinze de Maio e integrado na Semana do Patrono da Escola realizou-se na nossa escola um Sarau Musical. 

Neste dia estiveram presentes diferentes grupos musicais, nomeadamente, alunos da escola de música da banda Municipal de Santana, o grupo coral da escola EB1/PE do Caminho Chão, o grupo coral e de dança da escola do EB1/PE de São Jorge, o grupo de dança STG Crew, a associação de dança Prestige Dance e os grupos da nossa escola.

Foi uma tarde muito divertida e diversificada porque abrangeu diferentes áreas como canto, dança e parte instrumental. A escola agradece a todos os participantes por terem proporcionado mais um momento cultural e recreativo a toda a comunidade.



Final Regional Compail Air

No dia 15 de maio decorreu na escola Horácio Bento de Gouveia a Final Regional do Compail Air. A nossa escola participou com quatro escalões (infantis e iniciados masculinos e iniciadas e juvenis femininos) conseguindo excelentes resultados na classificação final, um 2º lugar para a equipa das iniciadas femininas e um 3º lugar para a equipa dos iniciados masculinos. O esforço e dedicação dos nossos alunos têm sido recompensados, alcançando cada vez melhores resultados nas competições a nível regional. 

O Grupo de Educação de Física



Calendarização das Reuniões

Minimizar

Para aceder à calendarização das reuniões dos diferentes orgãos, clique abaixo.

Comissão provisória e estruturas de gestão intermédia

Conselho Pedagógico

Coordenação Pedagógica

Departamentos

Equipa Multidisciplinar

Animação Cultural

Nota: Esta calendarização não invalida a consulta obrigatória das convocatórias colocadas na sala dos professores.

 

Agenda Mensal

Minimizar

Eco-Escolas - Inscrição em concursos

Minimizar

Estão a decorrer vários concursos no âmbito do eco-escolas. Informem-se no painel do eco-escolas, que se encontra no átrio da escola, ou cliquem aqui.

Quem estiver interessado que entre em contacto com as professores responsáveis, Margarida Ribeiro ou Eulália Rodrigues.

Bibliotecas Digitais

Minimizar

Gosta de ler? Então está no sítio certo...Através destas bibliotecas digitais pode ter um leque variado de livros. Clique sobre cada biblioteca e usufrua de uma leitura digital. 

Plano Nacional de Leitura

Biblioteca Digital Mundial

Biblioteca Nacional de Portugal

Biblioteca Digital da DGIDC


O Intercâmbio

Minimizar

 

Para visualizar o vídeo sobre a apresentação do Intercâmbio com a Escola da Ilha Graciosa no Programa "Madeira Viva", que decorreu no dia 21 de Março de 2013, clique aqui.

Problema do Mês

Minimizar

Este espaço é para tu brincares com a Matemática. Coloca a tua cabecinha a trabalhar e resolve os problemas do mês.

Clica na imagem abaixo para teres acesso ao problema do mês de Maio.

Clica na imagem abaixo para teres acesso ao problema do mês de Abril.

Clica na imagem abaixo para teres acesso ao problema do mês de Março.

Clica na imagem abaixo para teres acesso ao problema do mês de Fevereiro.

Clica na imagem abaixo para teres acesso ao problema do mês de Janeiro.

Clica na imagem abaixo para teres acesso ao problema do mês de Dezembro.

Clica na imagem abaixo para teres acesso ao problema do mês de Novembro.

Clica na imagem abaixo para teres acesso ao problema do mês de Outubro.

Secretaria Regional de Educação e Cultura