Notícias

Minimizar
Rastreio: Saúde Oral

Realizou-se a 17 de janeiro, às 10h45 uma ação de sensibilização e um rastreio dentário direcionado para os alunos do 6º ano, e que contou com a presença de uma médica dentista do Centro de Saúde do Bom Jesus. O objetivo desta iniciativa foi alertar, informar e educar os alunos para a importância da saúde oral, e dos meios de prevenção das doenças orais. No final da sessão os alunos receberam um certificado de participação, no âmbito do Programa de Prevenção de Saúde oral “Madeira a Sorrir”.

A Comissão de formação

 ler mais ...

Tertúlia

 No dia 16 de janeiro das 16h00 às 17h45 teve lugar no auditório da escola, uma tertúlia intitulada: “Gestão das emoções na promoção de uma convivialidade saudável”, direcionada para pessoal docente e não docente. Este momento de partilha de experiências e inquietações foi dinamizado pela dra. Paula Berenguer. A questão fulcral deste encontro foi a problemática do stresse, nomeadamente alguns dos seus sintomas fisiológicos, psicológicos e estratégias para lutar contra o stresse negativo. As palavras chaves para uma gestão saudável do stresse passam pelo foco, disciplina, responsabilidade e a mudança de comportamentos em cada um de nós. Esta tertúlia terminou com um lanche convívio muito agradável, do qual constava iguarias caseiras que deliciaram e contribuíram também para a felicidade dos tertulianos.

A coordenadora da Carta da Convivialidade

 ler mais ...

Triatlo Literário

 

Realizou-se no dia 10 de janeiro de 2019 a primeira fase do concurso Triatlo Literário, dinamizado pelo Projeto Baú de Leitura.

Esta primeira fase, a nível de escola, incidiu sobre o conto As três maçãzinhas de oiro de Trindade Coelho e contou com a participação de quatro alunas, nomeadamente, Mafalda Ferreira, do 7.º A, Marisa Freitas e Sílvia Araújo, ambas do 8.º A, e Raquel Mendonça, do 9.º A.

Após a realização das provas de leitura, escrita e cultura, foi apurado a discente que representará a nossa escola na próxima fase, sendo a aluna Raquel Mendonça a vencedora desta primeira fase.

 

 

 

 ler mais ...

Geólogos por um dia

 

No último dia de aulas do 1º período, os alunos do 7º ano saíram da escola para caracterizar as paisagens da sua área envolvente em termos geológicos. Tiveram oportunidade de Identificar in loco:

Materiais de natureza vulcânica e sedimentar (detríticos); 

Identificar caraterísticas das paisagens vulcânicas;

Conhecer o tipo e os processos de formação dos solos vulcânicos.

 

Com a realização desta atividade, os alunos, tiveram a oportunidade de aproximar as temáticas abordadas nas aulas de Ciências Naturais com a realidade geológica envolvente. Participaram ativamente na recolha de dados, com espirito de observação, investigação e crítico na análise dos resultados registados.

 

 

 

 

                                                              Disciplina de Ciências Naturais

 ler mais ...

Medidas de Suporte Básico de Vida


Os alunos do 9º ano treinaram medidas de suporte básico de vida

No passado dia 9 de janeiro, no último tempo da manhã, os alunos da turma do 9º ano tiveram oportunidade de assistir a uma ação de formação, com treino prático em modelo de ser humano, promovida por um elemento dos Bombeiros Voluntários de Santana, no Auditório da nossa Escola. Esta atividade curricular foi promovida no âmbito do subdomínio “ Organismo humano em equilíbrio” sendo um dos objetivos gerais desta unidade ” Aplicar medidas de suporte básico de vida”.

Foram analisados e explicados o tipo de comportamentos a adotar em situações práticas; os princípios gerais do socorrismo; o conceito de cadeia de sobrevivência; os procedimentos de Suporte Básico de Vida, bem como as medidas de socorro à obstrução grave e ligeira das vias aéreas.

Os alunos demonstraram grande interesse e participaram ativamente em todos os exercícios.

 

  

                                                          Disciplina de Ciências Naturais

 

 

 ler mais ...

Formações "Suporte Básico de Vida" e "Os Meios de 1ª Intervenção"
 
No dia 9 de janeiro de 2019 decorrereram no auditório da escola, respetivamente às 14H00 e às 15H00, duas formações designadas de "Suporte Básico de Vida" e "Os Meios de 1ª Intervenção". Estas formações foram ministradas por um elemento dos Bombeiros Voluntários de Santana, eram destinadas a todo o pessoal docente e não docente e tinham por objetivos conhecer e compreender a importância da intervenção em caso de sinistro e proporcionar competências relacionadas com os meios de 1ª intervenção na escola.
A Equipa da ESPR
 ler mais ...

DIA DE REIS

 

Dar a conhecer às novas gerações o significado do dia de Reis

Os Reis Magos homenagearam Jesus como Rei (ouro), como Deus (incenso) e como Homem (mirra).

Significado da lenda do Bolo-Rei: - Dizem que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas representam a mirra e o aroma, o incenso.

 Os Reis Magos desejam a todos os alunos, um Bom Ano de 2019 para todos. Trazem a motivação; a alegria; o entusiasmo para estudarem com persistência e determinação. Sem esforço e trabalho, não pode haver bons resultados.

 

                                                                               Projeto Biblioteca - Ana Maria

 

 ler mais ...

Domínio de Autonomia Curricular de Ciências Físico-Naturais

 

No âmbito do domínio de autonomia curricular de Ciências Físico-Naturais (DAC2), os alunos da turma A do 7º ano desenvolveram atividades laboratoriais ao longo do primeiro período possibilitando a articulação de conteúdos de duas disciplinas. Com o objetivo de aferir os efeitos da poluição, por libertação de gases, promotores de chuvas ácidas na meteorização/degradação dos monumentos de calcário existentes em vários locais do nosso país, os alunos desenvolveram uma atividade prática partir de várias amostras de calcários promovendo a sua dissolução utilizando águas crescentemente acidificadas.

As etapas das atividades podem ser vistas clicando na imagem:

 

                                                                      Os docentes: António Oliveira e Nélia Freitas

 ler mais ...

Feliz Natal e Um Próspero Ano de 2019
Tradição: - A Lapinha Madeirense (Natal)

 

Que o Natal traga Felicidade,
E um Ano Novo Maravilhoso,
Que a Paz tenha Prioridade e o
Amor nas Famílias seja Infinito!

 

A todos os Alunos e à Comunidade Educativa:

 

FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO de 2019

  

                                                 A responsável pelo Projeto Biblioteca: - Ana Maria

 

 ler mais ...

Decoração da árvore de Natal

De forma a assinalar a quadra Natalícia, o grupo de matemática da escola EB 2º e 3º ciclos de São Jorge, realizou a atividade de decoração da árvore de Natal com sólidos geométricos e números especiais. Para tal contou com a participação dos alunos da turma do 6º A e de um aluno da turma do 7ºA. Parabéns a todos os que se empenharam nesta atividade. Votos de um Feliz Natal e próspero Ano Novo para todos.

  

 ler mais ...

It´s Christmas Time!

O Natal está a chegar e, para entrar nesta quadra natalícia, o departamento de línguas preparou exposições temáticas com trabalhos elaborados pelos alunos, os quais foram colocados no segundo piso da escola. Para finalizar, os discentes pesquisaram poemas e mensagens natalícias que serão recitadas na festa de final de período.

 Feliz Natal! Merry Christmas! Joyeux Noël!

 

                                                                                                         O departamento de línguas

 ler mais ...

Dia Internacional dos Direitos Humanos

 A 10 de dezembro comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, dia em que foi aprovada pela ONU, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Celebramos este dia com o objetivo de alertar todas as pessoas para o cumprimento dos direitos e das liberdades individuais e coletivas, assegurando a igualdade de todos os cidadãos, o direito a uma vida digna, ao trabalho, à segurança, à saúde e à educação, o respeito pela diversidade e pela dignidade de todas as pessoas.

Para tal, o departamento de ciências sociais e humanas promoveu uma exposição, com trabalhos elaborados pelos alunos, nas diferentes disciplinas, e apresentou um vídeo com o objetivo de mostrar a necessidade de proteger os Direitos Humanos.

 

 

 

                                                           

                                                         Departamento das ciências sociais e humanas.

 ler mais ...

Procedimento concursal para assistente operacional

Preenchimento de 100 postos de trabalho na carreira/categoria de assistente operacional dos mapas de pessoal das Escolas Básicas e Secundárias da Rede Pública da Região Autónoma da Madeira. Publicado no Joram II Série n.º 191, de 07 de dezembro de 2018.

Em referência ao assunto em epigrafe informamos que foram publicados no JORAM os avisos de abertura para preenchimento de postos de trabalho na carreira/categoria de assistente operacional, podendo os mesmos serem consultados nos links que abaixo indicamos.

Mais se informa que as candidaturas deverão ser entregues na Direção Regional de Inovação e Gestão, nos termos expressos nos respetivos avisos.

Para a Escola Básica dos 2º e 3º  Ciclos de São Jorge foram abertas duas vagas para a categoria de Assistente Operacional.

O prazo de candidatura inicia-se a 10 de dezembro e termina a 21 de dezembro do corrente ano.

Site da DRiG:

https://www.madeira.gov.pt/drig/Estrutura/Não-Docente/Procedimento-Concursal/ctl/Read/mid/4688/InformacaoId/47155/UnidadeOrganicaId/26

 JORAM:

http://joram.madeira.gov.pt/joram/2serie/Ano%20de%202018/IISerie-191-2018-12-07.pdf

                                                                                            A Comissão Provisória 

 ler mais ...

Prova de Orientação Rodoviária
Os feriados da nossa História … 1 de dezembro

 

- Sabes porque é que amanhã é feriado?

- Para comemorar a Restauração da Independência de Portugal.

- É isso mesmo! No dia 1 de dezembro de 1640… Bom, descobre o que se passou através da visualização do filme “Conta-me História”. Para isso clica neste link!

- Boa! Já aprendi bastante ao ler o resumo histórico que se encontra na entrada da escola. Agora, vou ficar a saber um pouco mais!

                                                                                                  Bom feriado!

                                                                                             O grupo de História

 ler mais ...

Palestra “O Valor dos Resíduos”

 

No dia 28 de novembro realizou-se uma palestra subordinada à temática “O Valor dos Resíduos”, ministrada pela coordenação do Eco-Escolas.

Esta palestra, destinada ao pessoal não docente da escola, teve como principais objetivos refletir sobre os hábitos ambientais de cada um, adquirir ferramentas que incentivem à correta separação do lixo e consciencializar para uma atitude mais responsável e cidadã.

Este tipo de iniciativas é fundamental para que se construam novos hábitos que contribuam de forma significativa para o crescimento de mentalidades e para a tomada de consciência dos seus atos e deveres enquanto cidadãos responsáveis, educadores e preservadores, dentro e fora da escola.

                                                    A coordenação Eco-Escolas

 ler mais ...

FLORESTA AUTÓCTONE

 

Sensibilizou-se alunos e comunidade escolar para a preservação das nossas florestas, os cuidados que devemos ter na sua proteção e conservação. As florestas são o pulmão da humanidade!

 

                                              Projeto Biblioteca: Ana Maria

 ler mais ...

Uma aula de EMRC diferente...

 No dia 23 de novembro, as aulas de EMRC foram diferentes, em todos os anos de escolaridade. O Sr. Padre Ricardo Teixeira, do Colégio Missionário Sagrado Coração, dinamizou uma ação de sensibilização intitulada “Educação vocacional e caráter social”, com o intuito de esclarecer os alunos sobre vocação/vocações e apresentar a vertente missionária na China. Foi ainda lançado o desafio aos alunos para fazerem uma experiência no Seminário.

                                                                                                              EMRC

 ler mais ...

Concursos, passatempos e atividades

 

Projeto Baú de Leitura       

   Olá, prezados leitores! Apresento os concursos, passatempos e atividades que serão dinamizados, no decurso do ano letivo, no âmbito do Projeto Baú de Leitura, a fim de vocês procederem às inscrições.

 Baú de Leitura

  O Projeto Baú de Leitura facultou um baú constituído por 71 livros à nossa escola, o qual se encontra na Biblioteca, mais precisamente no cantinho consignado ao Baú.     Estes livros podem ser requisitados por alunos, professores e auxiliares da ação educativa. Como se avizinha, brevemente, uma interrupção letiva, por que não usufruir dum livro deste baú?

   Triatlo Literário

Esta atividade será desenvolvida na nossa escola e à semelhança dos anos transatos, o Triatlo Literário será realizado em três fases. A primeira fase, a nível de Escola, decorrerá no dia nove de janeiro, na Biblioteca da escola. A segunda e a terceira fases ocorrerão no segundo e terceiro períodos, respetivamente, em datas a agendar. Na segunda fase, a nível concelhio, participará o(/a) vencedor(/a) de cada escola e, por fim, na terceira fase, a nível regional, serão apurados os vencedores finais. Em cada uma das fases, o concurso será constituído por três partes: uma prova de leitura, outra de interpretação e a terceira de escrita.

As provas da 1ª Fase do Triatlo Literário incidirão no conto As três maçãzinhas de oiro de Trindade Coelho. As inscrições já estão abertas e devem ser registadas na folha de inscrição afixada no placard do Baú de Leitura (no corredor junto da Biblioteca) ou junto da dinamizadora.

 

Passatempo “Flashes Literários”

 Este passatempo possui uma vertente mais abrangente, dado que pode participar no mesmo qualquer elemento da comunidade educativa. Basta tirar uma ou duas fotografias, inspiradas num ou em dois dos nove excertos literários propostos pela Equipa Coordenadora do Projeto “Baú de Leitura”. Esses excertos encontram-se divulgados no placard do Baú de Leitura, bem como a respetiva ficha de inscrição. Todos os elementos da comunidade educativa são desafiados a participar. O prazo limite para a entrega dos trabalhos será até dia um de fevereiro.

 

Passatempo Escrita Criativa

 Neste ano letivo, irá ser dinamizado o passatempo Escrita Criativa. Este passatempo pretende promover a escrita do texto poético, tendo como ponto de partida uma fotografia.

Os alunos podem concorrer, através da apresentação de um texto poético criativo constituído por um mínimo de 10 e um máximo de 20 versos, tendo como inspiração 10 fotografias, as quais já se encontram divulgados no placard do Baú de Leitura, bem como a respetiva ficha de inscrição. Todos os alunos são desafiados a participar e o prazo limite para a entrega dos trabalhos será, também, até dia um de fevereiro.

                                                              A professora dinamizadora:

        Isilda Tomaz 

 ler mais ...

Lanche do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving)

 

No dia 22 de novembro, para festejar o Thanksgiving, as dinamizadoras do clube de línguas, proporcionaram aos alunos que integram este clube, um momento de convívio à mesa. Os alunos foram presenteados com sandes de peru, uma tarte de maçã, doces e sumos, iguarias do Dia de Ação de Graças. Enquanto os discentes lanchavam, ouviam atentamente, as professoras que contavam as origens do Thanksgiving e algumas das suas tradições gastronómicas que perduraram até aos dias de hoje. 

                                                                           O Clube de Línguas 

 ler mais ...

Dia da Floresta Autóctone

 

No dia 23 de novembro comemora-se o dia da Floresta Autóctone. Para consciencializar a comunidade escolar da importância que a Floresta Autóctone assume na nossa ilha, o Eco-Escolas promoveu uma exposição acerca desta temática. A Floresta Laurissilva é um elemento do património natural, reconhecido pela UNESCO, a ser preservado por todos pelas boas ações e hábitos de todos nós no quotidiano.

                                                                                           Eco-Escolas

 

 ler mais ...

Dia de Ação de Graças

 

Sabias que 22 de novembro é o Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving Day?

O Dia de Ação de Graças é um feriado celebrado maioritariamente nos Estados Unidos e Canadá. Nos Estados Unidos é celebrado na quarta quinta-feira de novembro, e no Canadá, na segunda segunda-feira de outubro.

Como o próprio nome diz, o Dia de Ação de Graças é um dia onde as pessoas se juntam para demonstrarem a sua gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas durante o ano, expressando também carinho pelos seus amigos e familiares. Este é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e Canadá, juntamente com o Natal e a Passagem de Ano.

O Dia de Ação de Graças é um feriado familiar, onde é normal realizar longas viagens para que os parentes estejam reunidos. Outra grande tradição deste feriado é a comida. As famílias celebram este dia com muita fartura gastronómica, onde tipicamente se come peru (por isso também é conhecido como Turkey Day - Dia do Peru), batata-doce, puré de batata, torta de abóbora, torta de maçã, torta de nozes, entre muitas outras coisas.

Clica na imagem para ter acesso à história do Thanksgiving

 

 

                                                                                     O Clube de Línguas

 

 ler mais ...

Concurso de fotografia do PRER
Rede de Bufetes Escolares Saudáveis

 A escola, instituição de grande influência na vida dos alunos, é um meio privilegiado para a promoção e adoção de comportamentos alimentares saudáveis. Neste sentido, a Secretaria Regional de Educação (SER), através da Direção Regional de Educação (DRE), implementou o projeto “Rede de Bufetes Escolares Saudáveis (RBES)”, dirigido às escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos e secundárias da Região Autónoma da Madeira (RAM).  Embora, seja um projeto de adesão voluntária, a nossa escola, conhecedora dos estudos científicos que têm revelado a repercussão dos hábitos alimentares inadequados na saúde, pretendeu aderir a este projeto de modo a promover na comunidade escolar a adoção de comportamentos alimentares saudáveis.

Este ano, a equipa coordenadora da RBES da DRE, irá divulgar “meses promocionais”, dedicados a um respetivo ou mais grupos de alimentos. Neste contexto, em novembro promove-se a divulgação dos lacticínios.

Foi neste âmbito que a nossa escola, na passada terça-feira, promoveu e envolveu a comunidade educativa, e em particular os alunos, na preparação de iogurtes caseiros e queijos frescos. Esta atividade foi dinamizada pelo coordenador do projeto, prof. António Oliveira, e pelos alunos do 6º ano. No entanto, foi operacionalizada pela D. Paula Marília, encarregada de educação de um dos nossos alunos do 6º ano. A este propósito, não poderemos deixar de assinalar, que os lacticínios preparados foram considerados excelentes por todos os que tiveram oportunidade de os degustar.

Muito obrigado a todos os intervenientes e, em particular à D. Paula Marília, a quem aproveito para, em nome da nossa escola, deixar um agradecimento especial pela disponibilidade, simpatia, generosidade e competência com que nos ensinou a preparar estes derivados do leite, no Dia Mundial da Bondade.

                                                  O docente coordenador,

                                                  António Oliveira

 

 ler mais ...

São Martinho

Os alunos de EMRC celebraram o São Martinho através de uma exposição alusiva a esta temática. Foram pesquisadas quadras, cantigas, lendas e tradições desta data comemorativa, bem como da história de São Martinho. Pretendeu-se sensibilizar e perpetuar o gesto de bondade a ideia de solidariedade protagonizadas por este Santo.

                                                                                                             EMRC

 ler mais ...

16 de novembro - DIA NACIONAL DO MAR - Projeto Biblioteca

 

Sensibilizou-se alunos e comunidade escolar para o perigo da poluição dos nossos mares e ecossistemas marinhos, se não dissermos todos: - “Não à Poluição”!

Vamos todos contribuir para a higiene e saúde do mar. Cada um de nós deve preservar; proteger e conservar o maior património do planeta Terra.  Vamos todos ser ecológicos!

 

                                                                 Projeto Biblioteca: - Ana Maria

 

 ler mais ...

Dia Nacional do Mar - Eco-Escolas

 

No dia 16 de novembro comemora-se o dia nacional do mar. Para consciencializar a comunidade escolar da importância que o mar assume na nossa ilha, o Eco-Escolas promoveu uma exposição acerca desta temática. O lixo marinho é uma realidade a ser combatida, no dia a dia, através da mudança de hábitos de cada um.

   

                                                                                                   Eco-Escolas 

 ler mais ...

Hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas

 

No dia 7 de novembro de 2018 realizou-se na nossa escola a cerimónia do hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas, evento que contou com a presença e colaboração das entidades locais envolvidas no programa, bem como de toda a comunidade escolar.

Mais uma vez, a nossa escola foi premiada, relativamente ao trabalho desenvolvido no ano letivo transato, pelos seus esforços em tornar um ambiente mais saudável e formar cidadãos com uma consciência cívica e sustentável. 

A todos os que se empenharam, muito obrigado! Agora resta-nos continuar a trabalhar e, através da união de esforços, a incentivar valores para conseguirmos UM AMBIENTE MELHOR!

 

 

                                              A Coordenação do Programa Eco-Escolas 

 ler mais ...

DIA MUNDIAL DA DIABETES – 14 de novembro

         Sensibilizou-se os alunos e a comunidade escolar para a prevenção e controle da diabetes. Através de uma alimentação correta e saudável pode-se reduzir a patologia e equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

                                                               Projeto Biblioteca: Ana Maria

 ler mais ...

Jantar de São Martinho encheu cantina da Escola

A Escola, conjuntamente com a animação cultural, realizou no dia 9 de novembro o tradicional Jantar de São Martinho que contou com uma grande adesão de toda a comunidade que encheu por completo a cantina da nossa Escola.

Agradecemos a todos os que organizaram e participaram no evento que teve por objetivo relembrar uma tradição da nossa terra e ir ao encontro de um dos objetivos do projeto educativo da escola, a abertura à comunidade.

A reportagem fotográfica do evento pode ser consultada aqui: fotoreportagem!

 

                                                                                                         A Comissão Provisória

 ler mais ...

Tradição: Magusto de S. Martinho

Viver a tradição é realizar o magusto, isto é, partilhar com todos, as castanhas assadas, frutos secos e conviver em alegria.

Pediu-se aos alunos que ornamentassem o espaço exterior da Biblioteca preenchendo a castanha gigante com: - quadras; rimas; advinhas e provérbios sobre o Magusto de S. Martinho!

 

 

 Projeto Biblioteca: Ana Maria

 

 

 ler mais ...

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santana (CPCJ) na escola

 No dia 9 de novembro, elementos da comissão de proteção de crianças e jovens de Santana (CPCJ) dinamizaram duas ações de sensibilização na nossa escola. A primeira foi destinada aos alunos do 9º ano e a CPCJ reforçou a importância da escola, na promoção de aprendizagens e de competências essenciais para a vida ativa dos discentes. Na segunda sessão dirigida aos alunos do 7º ano, estes foram informados da forma de atuação da CPCJ, e dos direitos e deveres das crianças e jovens.                                                           

   

                                

                                                            A comissão de formação

 ler mais ...

Tradição: O Pão-por-Deus

Relembrou-se aos alunos a origem da tradição portuguesa que ficou marcada pelo terramoto de 1755. Em 1756, exatamente um ano após o terramoto que destruiu parte da cidade de Lisboa, como a data do terramoto coincidiu com o dia 1 de novembro, (dia de todos os Santos), a população aproveitou a ocasião para realizar um peditório pela cidade, pediram que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse apenas pão, dada a fome e miséria que se alastrava a toda a cidade. Nessa ocasião as pessoas pediram: "Pão por Deus".

     Pequenas quadras de poesia sobre o Pão por Deus; probérbios; advinhas,

     ornamentaram a nossa Biblioteca.

 

       

   

       

                                                               

                                           Projeto Biblioteca: Ana Maria

 ler mais ...

Hastear da bandeira verde
Realização de Simulacro de Sismo-"A Terra Treme"

Vimos por este meio informar que a escola irá realizar um simulacro de sismo no dia 5 de novembro de 2018, pelas 11H05, iniciativa esta no âmbito do evento à escala nacional intitulado "A Terra Treme", relacionado com as medidas de autoproteção em situações de terremoto.

Solicitamos a toda a comunidade escolar que quando for acionado o alarme de abrigo (sinal sonoro intermitente), durante um minuto, às 11H05, procurem abrigar-se dentro do edifício escolar (sala de aula ou locais da sua atividade), até ser desligado o alarme. Aquando da ocorrência deste evento, aconselhamos a todos para que atuem de acordo com os procedimentos de segurança em caso de sismo.

A Equipa da ESPR
 ler mais ...

It´s Halloween!

 O Halloween foi comemorado na nossa escola no dia 31 de outubro. As atividades iniciaram-se com o «Trick or Treat». Os alunos do clube de línguas percorreram algumas salas de aula, a secretaria e a Comissão Provisória. Seguidamente, houve um concurso de disfarces cujos vencedores foram: no 2º ciclo, o aluno Artur Pestana do 6.º A e no 3º ciclo, a aluna Kelly Brito do 9.º A. Alguns alunos participaram no jogo: «Bobbing for Apples» cuja vencedora foi a aluna Paula Teixeira do 9.ºA e em segundo lugar ficou o aluno Diogo Spínola do 8.ºA. Foi ainda elaborada uma exposição com os trabalhos realizados pelos alunos sobre esta temática. Estas atividades tiveram um feedback positivo, uma vez que os alunos participaram com gosto e alegria nesta efeméride. O clube de línguas agradece a todos quantos contribuíram para o sucesso destas atividades. Aqui ficam algumas fotos que mostram esses momentos de diversão.

 

HAPPY HALLOWEEN!

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                            O grupo de inglês

 ler mais ...

Semana da Biblioteca Escolar – 22 a 26 de outubro de 2018

 

Solicitou-se aos alunos que durante esta semana, viessem à Biblioteca e dedicassem dez minutos à leitura livre. Na mesa central está um livro em branco identificado com as turmas. Pediu-se aos alunos que escrevessem: - poemas; - uma frase de um livro lido; - um pequeno conto; - um provérbio, etc…

 

 

                                     A responsável pelo Projeto Biblioteca - (Ana Maria)

 ler mais ...

Lanche partilhado

 

No dia 17 de outubro teve lugar no bar dos professores, um lanche partilhado para pessoal docente e não docente. Esta atividade foi promovida pela carta da convivialidade, em parceria com a RBES.  Este momento de convívio à mesa, só foi possível graças à generosidade   de todos, já que houve partilha de iguarias diversas, num lanche saudável. 

Carta da convivialidade e RBES 

 ler mais ...

OUTUBRO – MÊS ANTI-BULLYING

 

No dia 20 de outubro comemora-se o dia mundial anti-bullying. A data é um alerta internacional para o problema do bullying com que muitos jovens vivem. Segundo a UNICEF, uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola regularmente.

O bullying é um comportamento agressivo e antissocial entre pares, repetido e intencional, em que existe uma assimetria de poder entre a vítima e o agressor e que pode assumir diversas formas desde verbais, indiretas e físicas.  

Um aspeto importante é reconhecer que quando se trata de bullying é que as nossas palavras e ações têm consequências.

É imperativo desenvolver empatia nos alunos, pois esta capacidade permite compreender ou sentir o que outra pessoa está a vivenciar, ou seja, a capacidade para nos colocarmos no lugar de outra pessoa. Empatia é ver com os olhos do outro, ouvir com os ouvidos do outro e sentir com o coração do outro.

Consciencializar para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir, são os desafios colocados por esta data, visto que a luta contra o bullying não é uma tarefa de um dia, nem de um grupo de pessoas, mas sim de todos os dias do ano e de todas as pessoas.

 

                     Imagem: SeguraNet.pt

 

 

Projeto ESA

 

 

 

 ler mais ...

“ONDA ROSA” – PREVENÇÃO DO CANCRO DA MAMA É A MELHOR SOPLUÇÃO!

 

De 15 a 30 de outubro decorre a sensibilização a toda a Comunidade Escolar sobre a prevenção precoce do Cancro da Mama. “Juntos pela Vida”! “Pela sua Saúde, Cuide de Si”!

Venham todos de Cor-de-Rosa, dias 29 e 30 de outubro!

A responsável pelo Projeto Biblioteca - (Ana Maria)

 ler mais ...

Boas vindas aos alunos

 O Projeto Biblioteca desejou a todos os alunos:

- Boas Vindas e um Bom Ano Letivo de 2018/2019;

- Lutem e realizem os vossos sonhos;

- Ser aluno é carregar a Mochila do Empreendedor!

 

  

A responsável pelo Projeto Biblioteca - (Ana Maria)

 ler mais ...

SER ALUNO EMPREENDEDOR!

Ter espírito empreendedor no presente e no futuro, implica: - Saber Estar; - Saber Ser; - Saber Fazer!

Pediu-se a todos os alunos que utilizassem as letras do alfabeto e escrevessem no livro palavras e frases de um Aluno Empreendedor.

 

 

 

A responsável pelo Projeto Biblioteca - (Ana Maria)

 ler mais ...

A Implantação da República na Região Autónoma da Madeira

 

Todos sabemos que a 5 de outubro de 1910 foi implantada a República em Portugal. E na Região Autónoma da Madeira, sabem exatamente o que se passou?

Para simbolizar este importante marco histórico está patente uma exposição, no átrio da escola, acerca dos momentos essenciais da Implantação da República, na Madeira, a qual conta com material do Arquivo Regional.

Visitem esta exposição!

Para saber mais podes sempre fazer uma viagem no tempo e ver um filme bem-humorado dos acontecimentos daqueles dias, em 1910. Clica no link!!!

https://www.youtube.com/watch?v=3jVhrnPCV3U

 

O grupo de História

 ler mais ...

Web Rádio - Dia Europeu das Línguas
Dia Europeu das Línguas

 

O Dia Europeu das Línguas comemora-se anualmente a 26 de setembro.

O objetivo deste dia é celebrar a diversidade linguística de um continente com mais de 200 línguas europeias. É uma oportunidade de sensibilizar para a grande variedade de línguas na Europa, promover a diversidade cultural e linguística, incentivar pessoas de todas as idades a aprender línguas.

Conhecer outras línguas traz benefícios para a vida profissional e pessoal, sendo este dia um incentivo à aprendizagem de línguas estrangeiras.

 

O Departamento de línguas

 ler mais ...

Clube de Línguas
Rádio Escola
Convite - Cerimónia de Abertura de Ano Letivo

Vimos por este meio convidar toda a comunidade educativa a participar na cerimónia de Abertura do Ano Letivo, que decorrerá no dia 17 de setembro  de 2018, pelas 12h30m, no auditório da nossa escola, e na qual serão distinguidos os melhores alunos do ano letivo 2017/2018 e os finalistas do 9º ano.

A Comissão Provisória

 ler mais ...

Informações de Início do Ano Letivo 2018/2019

Informamos que o início das aulas está previsto para o dia 17 de setembro de 2018, pelas 8H10. Mais informamos que as listas das turmas e os horários serão afixados no dia 11 de setembro, podendo a partir desta data os alunos efetuarem o pagamento dos serviços de transporte e refeições, bem como proceder ao levantamento dos manuais da ação social escolar (ASE).

A comissão provisória

 ler mais ...

Congresso “São Jorge – Memória e Futuro” decorre a 16 e 17 de agosto de 2018

A freguesia de São Jorge recebe no próximo mês de agosto o Congresso “São Jorge – Memória e Futuro” que se realizará nos dias 16 e 17, no auditório da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de São Jorge.

A sessão solene de abertura está agendada para as 10h00 do dia 16 de agosto e contará com a presença da Secretária Regional do Turismos e Cultura, representando o chefe do Executivo madeirense, Miguel Albuquerque.

O Congresso “São Jorge – Memória e Futuro” visa aproximar todos aqueles que mantêm uma ligação à sua terra natal, aproveitando as festas religiosas de Verão, como ponto de encontro de famílias e amigos que, vivendo na diáspora, anualmente regressam à terra para matar saudades, refere uma nota à comunicação social.

O evento será um espaço e um tempo para recordar histórias e tradições; cruzar saberes e experiências, em várias áreas: da história ao património, da religião ao artesanato, da música às tradições da nossa gente, entre outras.

A organização estará a cargo de um conjunto de pessoas da sociedade civil de São Jorge, que em comum têm o gosto pela sua terra e a vontade de juntar algumas figuras ilustres da nossa cultura num espaço de reflexão sobre a história da nossa terra e as suas perspetivas de futuro.

A ideia foi realizar um congresso em São Jorge que juntasse não só alguns dos seus filhos mais ilustres, mas também algumas personalidades que abordassem um pouco da história da freguesia de São Jorge, enquanto freguesia matricial de todo o concelho de Santana e uma referência em toda a costa norte da Madeira ao longo dos últimos cinco séculos.

Entre os oradores convidados contam-se os académicos José Eduardo Franco, Nelson Veríssimo, Hélder Spínola e o economista João Abel de Freitas.

O programa pode ser consultado aqui.
 
Para efetuar a inscrição no congresso clique no link.
 
 ler mais ...

Escola promoveu convívio no Chão dos Louros

 

Depois de mais um belo momento de convívio da nossa escola, é tempo de agradecer a todas as pessoas que participaram no convívio que decorreu no Chão dos Louros e que propiciou a todos mais uns belos momentos de confraternização e de partilha de delícias gastronómicas, no final de mais um ano letivo marcado por muito trabalho, mas também pelo sucesso pleno dos nossos alunos.

A todos e a todas o nosso muito obrigado por tudo de bom que deram a esta escola neste ano letivo. Bem hajam!

Para mais fotografias clicar aqui.

A Comissão Provisória

 ler mais ...

Boas Marchas-Festa de S. Pedro e Boas Férias

 

BOAS MARCHAS NA FESTA DE S. PEDRO, EM S. JORGE

BOAS FÉRIAS E MUITA SAÚDE A TODOS!

I

São Pedro, nosso Padroeiro

Tu que és o grande pescador

Carrega o teu barco com muitos alunos

Para encher a EB23 de S. Jorge!

II

A Escola é o futuro da Juventude

Aqui estão as suas raízes culturais

Queremos dar-lhe vida e desenvolvimento

Se os deixarem formar as suas famílias cá!

III

A Escola de S. Jorge é demasiado jovem

Temos um grande espólio cultural

Enviem alunos para esta Escola

Para evitar a desertificação da cidade!

Projeto Biblioteca - Ana Maria

 ler mais ...

Marcha da Escola participou na Festa de São Pedro

A nossa escola participou no dia 30 de junho nas marchas populares de São Pedro, que decorreram em São Jorge,  integradas no arraial que se realizou junto à capela em honra daquele santo. A escola agradece aos professores, alunos, encarregados de educação e todos os convidados da comunidade que fizeram parte da nossa marcha e que lhe conferiram muita alegria e brilhantismo, em mais um belo momento de apresentação pública do trabalho realizado neste estabelecimento de ensino.

A todos o nosso muito obrigado!
A reportagem fotográfica pode ser consultada aqui.
A Comissão provisória
 
 ler mais ...

Revista Momentos 2018

 

Para uma leitura na integra desta revista clique neste link.

A Comissão Provisória

 ler mais ...

ACIN Hackathon - Desafio de programação [Divulgação]

 

O Hackathon é uma iniciativa da ACIN iCloud Solutions, inserida no contexto do desenvolvimento de software, que visa a conceção, desenvolvimento e promoção de aplicações informáticas, aberta a todos os entusiastas na área da programação de software.

É uma competição em formato de maratona, com a duração de 24 horas.

Inscrições até 25 de junho.

Todas as informações: https://hackathon.acin.pt/

Coordenadora das TIC, Gina Ribeiro

 ler mais ...

Reunião do Projeto Erasmus + em Canárias

 

A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de São Jorge Cardeal D. Teodósio de Gouveia esteve representada em Canárias, no último encontro transnacional do projeto Erasmus + «Winds of Change – A European Energetic (R)evolution», de 11 a 17 de junho de 2018, com os professores Dinis Mendonça e Victor Egas.

Este encontro transnacional de professores decorreu em Playa de Arinaga, Gran Canaria, num evento que se iniciou com a receção oficial na escola local, a que se seguiu um programa de trabalho que permitiu a avaliação de todas as atividades realizadas ao longo dos dois últimos anos letivos pelos alunos participantes neste projeto de parcerias entre escolas subordinado à temática das energias renováveis e da problemática do aquecimento global.

O programa do encontro integrou ainda uma receção na Câmara Municipal de Aguimes, uma visita guiada à cidade de Las Palmas e ao Museu Cristóvão Colombo, além de outras atividades de cariz social e cultural.

A reportagem fotográfica do evento pode ser consultada aqui.

O nosso projeto na Comunicação Social (clicar nas imagens para ler a notícia na íntegra).

 

A equipa do Projeto Erasmus +

 ler mais ...

Recuperação da “Horta aromática”

 

Os alunos da turma A do 7º ano concluíram hoje a intervenção na “Horta Aromática”, com a recuperação das pequenas hortas individuais, disposição das plantas já existentes e plantação de novas ervas aromáticas entre elas: segurelha (Satureja hortensis); macela (Achyzocline satureoides); poejos (Mentha pulegium) e caril (Helichrysum italicum).

O projeto RBES colaborou nesta que é uma atividade do projeto Eco-Escolas. O nosso especial agradecimento ao sr. Emanuel cuja disponibilidade foi fundamental para a conclusão deste projeto.

Colaboração Eco-Escolas e RBES

 ler mais ...

EMRC: Uma opção com sentido!

 

Encontra-se em exposição, junto à biblioteca da escola, uma exposição com frases dos alunos EMRC sobre a disciplina com o objetivo de apelar à inscrição na disciplina no próximo ano letivo.

Um muito obrigado a todos os alunos pelo trabalho desenvolvido ao longo deste ano e pela vossa originalidade e boa disposição!

A docente EMRC, Dorita Santo

 

 ler mais ...

Santos Populares

 

Os SANTOS POPULARES: S. ANTÓNIO, S. JOÃO E S. PEDRO, já chegaram à nossa ESCOLA, com muita magia e decoração. Vieram desejar a todos os Alunos. - Bom Aproveitamento Escolar e Excelentes Férias de Verão!

- S. ANTÓNIO: - Eu desejo a todos os alunos que regressem no próximo ano com mais MOTIVAÇÃO!

- S. JOÃO: - Venham com mais ENTUSIASMO!

- S. PEDRO: - Regressem com muita ALEGRIA e VONTADE de APRENDER, o futuro está nas vossas mãos!

O Projeto Biblioteca deseja a todos: “Excelentes Férias”!

Ana Maria

 

Projeto Biblioteca

 

 ler mais ...

O Mundo das Abelhas!

 

Encontra-se em exposição, junto à biblioteca da escola, um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos do 8º ano, alusivos a um dos insetos mais interessantes da natureza a Abelha. Os respetivos trabalhos foram realizados no âmbito da disciplina de ciências naturais.

Professora Alexandra Cordeiro e 8ºA 

 ler mais ...

Five O’Clock Tea

 

As dinamizadoras do clube de línguas proporcionaram aos alunos inscritos neste clube, mais um momento de convívio que teve lugar no dia 5 de junho. Os alunos deliciaram-se com algumas iguarias e receberam um certificado de frequência, a comprovar o seu empenho e envolvimento nesta atividade extracurricular. De salientar que duas alunas do 9ºA foram presença assídua neste clube, durante três anos consecutivos.

O Clube de Línguas

 ler mais ...

Jogos do Mundo

 

No passado dia 4 de junho de 2018 os alunos do 5.º, 6.º e 9.º anos participaram nos “Jogos do Mundo” da responsabilidade da Associação de Professores de Matemática (APM), que decorreu na Casa da Cultura de Santana.

Os alunos usufruíram de uma nova experiência de matemática com recurso a 30 jogos manipuláveis e divertidos.

As professoras de matemática

 ler mais ...

Inscrições para a obtenção do DCB em Tecnologias de Informação

 

Informa-se que estão abertas as inscrições para a realização do Exame de Competências Básicas em TIC até ao dia 07 de junho de 2018, para toda a comunidade escolar.

Para mais esclarecimentos contatar a coordenadora de TIC Gina Ribeiro ou ainda aceder ao site sobre o Diploma de Competências em TI, bastando clicar no poster.

Os interessados poderão aceder ao formulário de inscrição clicando aqui.

A Coordenadora de TIC

 ler mais ...

Exposição dos Fósseis

 

Encontra-se em exposição, junto à biblioteca da escola, um conjunto de materiais realizados pelos alunos do 7º ano no âmbito do estudo da temática dos fósseis, na disciplina de ciências naturais.

Professora Alexandra Cordeiro e 7ºA

 ler mais ...

Atividades do Departamento de Ciências Sociais e Humanas

 

A associação Xarabanda, representada por Rui Camacho, Lídia Araújo, João Viveiros e Tozé Cardoso, esteve presente na semana comemorativa da nossa escola, alusiva ao tema “Memórias de um povo”, realizando uma comunicação sobre recolha, sistematização e classificação da música tradicional madeirense, presenteando-nos igualmente com belíssimas atuações.

Departamento de Ciências Sociais e Humanas

 ler mais ...

O Livro que Desejava Ter um Fim

 

Na semana da Escola, o espaço interior da biblioteca foi ornamentado com o segundo conto teatral adaptado, foi escrito pela técnica de biblioteca, que criou o cenário com as várias personagens do conto. Este fala-nos de um casal de alunos adolescentes exemplares, que pretendem chegar longe na sua carreira profissional, têm consciência que é preciso estudar hoje com motivação e determinação, para no futuro desempenharem uma profissão que realmente os realize.

A 2ª parte fala-nos de um livro que trata do tema: “Aquecimento Global: - “O Livro que Desejava Ter um Fim”, foi atirado para o lixo antes do tema em estudo ser finalizado. Ele sentiu-se muito triste no ecoponto, achou que não deveria ser reciclado antes do tema em questão ter um fim digno.

Foram estes alunos estudantes aplicados que pegaram no tema e concluíram a sua história.

Projeto Biblioteca

 ler mais ...

Três Jovens Aventureiros Partem à Procura de Riqueza

 

Em maio, vivenciou-se o tema da semana da Escola: “As Memórias de um Povo”, ornamentou-se o espaço exterior da Biblioteca com o conto tradicional: - “Três Jovens Aventureiros Partem à Procura de Riqueza”, o texto foi transformado em personagens, cujo cenário foi construído com material reutilizável.

Projeto Biblioteca

 ler mais ...

Concurso CriaPoesia

 O fim de semana de 12 e 13 de maio foi de muita diversão para alguns alunos do 7º e 9º ano.

No dia 12, no centro de congressos do Casino da Madeira teve lugar a cerimónia de entrega de prémios do concurso Criapoesia* e o aluno Rodrigo Jesus, do 9º ano, venceu o 2º prémio na categoria de poesia. No domingo, dia 13 de maio, participámos num cruzeiro poético ao Porto Santo onde se reuniram alunos oriundos de três grupos de ilhas da macaronésia!  

*O CriaPOESIA - Encontro Juvenil do Atlântico - 4.ª edição é um concurso de Poesia e Poesia Visual, destinado aos jovens que frequentam o 3.º ciclo e o secundário nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e em Cabo Verde.

Professoras Cristina Gonçalves e Helena Marques, 7ºA e 9ºA

 ler mais ...

Atividades do departamento das línguas

 

No decorrer da semana da escola intitulada: «Memórias de um povo», o departamento das línguas, dinamizou diversas atividades, a saber: o lanche das línguas, para o pessoal docente e não docente; uma exposição de provérbios populares; as histórias da freguesia de São Jorge contadas pela Sra. Arminda Pacheco e uma sessão de cinema, com o filme «Coco», aos alunos de segundo ciclo. Aqui estão algumas fotos dessas atividades.

Departamento de Línguas

 ler mais ...

Um Animal, Um Amigo

Os alunos do 2º Ciclo, com a colaboração das respetivas professoras de inglês, desenvolveram trabalhos bilíngues (português /inglês), sobre o seu animal de estimação. Estes trabalhos foram solicitados pela Direção Regional de Agricultura, na sequência de uma ação de sensibilização a que o 2º Ciclo assistiu, sobre os cuidados a ter com o animal de companhia. Assim, estes trabalhos foram enviados para a entidade atrás referida, e foram expostos na semana da nossa escola. De salientar que todos os trabalhos realizados são de excelente qualidade, no entanto gostaríamos de partilhar convosco, o da aluna Beatriz Mendonça do 5º A (clicar na imagem).

A comissão de formação 

 ler mais ...

Atividades do departamento CENT – Semana da Escola

 

O Núcleo Museológico de Machico – Solar do Ribeirinho realizou uma palestra intitulada “O Solar vai à Escola”, pela Dra. Isabel Gouveia, com o intuito de promover junto dos alunos de 3.º ciclo a divulgação do Património Histórico e Museológico de Machico, bem como alertar para a defesa do património. Esta palestra faz parte das atividades propostas pelo departamento CENT, enquadradas na Semana da Escola cujo tema é: “São Jorge: Memórias de um Povo”.  Além da referida palestra, as docentes do departamento procuraram, mais uma vez, incutir nos alunos, a importância da preservação do meio ambiente. Deste modo, esteve patente, na entrada da escola, uma exposição intitulada “Ilhas selvagens”, espólio do Parque Natural da Madeira. Ainda no âmbito da referida semana decorreu, um concurso de reciclagem intitulado “Constrói um monumento da Europa”. Os trabalhos resultantes deste concurso encontram-se expostos junto à biblioteca.

Docentes do departamento CENT

 ler mais ...

Problema do Mês

 

No âmbito da atividade "Problema do Mês", prevista no Plano Anual de Atividades, dinamizado pelo grupo de Matemática para o segundo ciclo, foram apurados os três primeiros classificados. Assim os alunos, João Alves, número três; Letícia Cassaca, número cinco e Pedro Gonçalves, número sete, do 5.º A, classificaram-se para os prémios de mérito.

Grupo de Matemática

 ler mais ...

“Jogos do Mundo” pela primeira vez na Madeira - Uma nova experiência matemática!

 

Pela primeira vez os alunos madeirenses terão a oportunidade de participar nos “Jogos do Mundo”, da Associação de Professores de Matemática (APM), que se realizará de 23 de maio a 15 de junho, na Casa da Cultura de Santana.

Uma visita de estudo única, em que poderão usufruir de uma nova experiência matemática, com 30 jogos manipuláveis e divertidos para todas as idades (1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo e Ensino Secundário).

Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição através do email           casadaculturadesantana@gmail.com ou pelo telefone 291 570 140.

 

CONVITE:

A Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana) e demais entidades organizadoras convidam a participar na abertura oficial, no dia 21 de maio, pelas 18h30, na Casa da Cultura de Santana.

Coordenadora TIC (Gina Ribeiro)

 ler mais ...

Open Day Erasmus + - Projeto “Winds of Change”

 

O projeto Erasmus + "Winds of Change associou-se à abertura da Semana da Escola 2018, tendo dinamizado o Open Day Erasmus +, que pretendeu divulgar junto de toda a comunidade educativa os trabalhos realizados e as atividades dinamizadas ao longo dos dois últimos anos letivos.

Para presidir à iniciativa foi convidada a eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar, que apresentou uma palestra subordinada à temática “Erasmus: uma Europa de oportunidades”. 

Para o efeito foi montada uma exposição no auditório da escola, dividida em várias temáticas com sejam a apresentação dos parceiros do projeto, os encontros transnacionais de professores, os intercâmbios dos alunos e ainda alguns dos trabalhos realizados pelos alunos, no âmbito das energias renováveis, temática enquadradora de todo o projeto.

No monitor do hall de entrada da Escola, estiveram patentes ao longo do dia uma série de vídeos realizados pelos alunos e professores do projeto.

Para o evento foi convidada toda a comunidade educativa, assim como várias entidades locais e regionais, tais como o Secretário Regional da Educação e o Presidente da Câmara municipal de Santana, entre outras.

Na cerimónia, houve ainda oportunidade para alguns alunos do projeto e das modalidades artísticas da escola presentearem os convidados com atuações musicais.

A reportagem fotográfica do evento pode ser consultada aqui.

A equipa do projeto Erasmus +

 ler mais ...

Sessão de Abertura da Semana da Escola 2018

 

Decorreu no passado dia 11 de maio a sessão oficial de abertura da Semana da Escola 2018, subordinada à temática “As Memórias de um Povo”.

O evento contou com a presença da Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar que proferiu uma palestra denominada “Erasmus: uma Europa de oportunidades”.

A cerimónia assinalou também o lançamento do livro “São Jorge: Memórias de um povo”, coordenado pelos professores Elisabete Ascensão, Hélder Andrade e Dina Santos e que faz a compilação de um conjunto de tradições orais e memórias ilustradas desta freguesia.

A componente musical da sessão foi assegurada pelos alunos das modalidades artísticas da escola, que entoaram o hino de São Jorge “Rincão Florido” e o fado “Pica do sete”.

Em termos de exposições, os presentes puderam apreciar alguns dos trabalhos realizados pelos alunos, alusivos à temática da Semana da Escola, assim como uma exposição de fotografias antigas, cedidas pela Junta de freguesia, a exposição sobre o projeto Erasmus +, e ainda uma do Parque Natural da Madeira, sobre as Ilhas Selvagens e a Freira da Madeira, a que se juntou uma exposição de cariz etnográfico sobre as tradições do linho e do bordado.

O convívio final contou com as especialidades gastronómicas do Chefe Agostinho Freire, que tendo por base alguns produtos da terra juntou alguns sabores de cariz mediterrânico e a quem a escola agradece reconhecidamente o seu trabalho e disponibilidade.

A escola agradece a todas as pessoas que se empenharam na organização e dinamização dos eventos deste dia e de todo o programa desta semana.

Deixamos também a reportagem fotográfica do evento que pode ser consultada aqui.

A Comissão Provisória

 ler mais ...

About a dog

 

 

Os alunos do 9º A, na aula de apoio ao estudo de inglês, elaboraram um conjunto de pequenas histórias, com base em imagens, as quais resultaram numa exposição, intitulada “About a dog”. Pretende-se com esta iniciativa, alertar a comunidade educativa para a causa animal. Temos de ter presente que o animal de companhia é um membro da família e existem responsabilidades/implicações de ter um “Ser sensível” no nosso lar. “All dogs deserve a home, but not all homes deserve a dog”.

 

A professora Luísa Andrade

 

 ler mais ...

Dia da Mãe

 

MAIO, mês de homenagem a todas as MÃES

MÃES, Obrigado por nos teres dado a VIDA!

Projeto Biblioteca

 ler mais ...

Realização de Simulacro

No dia 8 de maio de 2018, pelas 12H00, toda a comunidade educativa participou num simulacro geral de evacuação numa situação de incêndio, o qual contou com a participação dos Bombeiros Voluntários de Santana, da PSP, do Serviço Regional de Proteção Civil, do acessor do gabinete do Sr. Secretário Regional de Educação para os planos de prevenção e emergência , bem como de um representante do serviço municipal de proteção civil.

Este evento insere-se nas ações previstas ao nível do projeto da Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos e teve como principal objetivo preparar e estimular toda a comunidade educativa para a aquisição de hábitos de prevenção e autoproteção em situações de risco.

A Equipa da ESPR

 ler mais ...

Semana do Livro e dos Direitos de Autor

 

Comemorou-se a Semana do Livro e dos Direitos de Autor, de 23 a 27 de abril, através da sensibilização de um cartaz de incentivo à Leitura. Convidou-se os alunos a virem à Biblioteca e a dedicarem 10 minutos por dia à Leitura livre. Construiu-se um livro em branco e pediu-se a cada aluno que escrevesse uma frase de um livro que mais gostasse.

Projeto Biblioteca

 ler mais ...

Participação - Evento - NÂO VIOLENCIA

 

A nossa Escola participou na marcha que decorreu a 27 de abril em Santana pelas 15 horas com todas as instituições do Concelho: “Prevenção dos Maus Tratos e defesa dos Direitos de todos”.

Projeto Biblioteca

 ler mais ...

25 de Abril Comemoração

 

Recordou-se o dia 25 de Abril, ficou conhecido como o Dia da Liberdade em Portugal e o dia da Revolução dos Cravos, sendo um feriado nacional onde se recorda a importância da liberdade no país, que pôs termo à ditadura.

Projeto Biblioteca

 

 ler mais ...

Sensibilização NÃO VIOLÊNCIA-Abril

 

Sensibilizou-se a Comunidade Escolar no mês de abril, para a PREVENÇÃO da NÂO VIOLÊNCIA, através do LAÇO e do CARTAZ “Faça a Diferença, Diga Não à VIOLENCIA”.

Projeto Biblioteca

 ler mais ...

Passatempo Escrita Criativa

 

A dinamizadora do projeto Baú de Leitura da EB23 de São Jorge – Cardeal D. Teodósio de Gouveia informa que o aluno Vítor Pacheco do 9.ºA, obteve o 3.º lugar do Concurso “Escrita Criativa” (3.º ciclo), a nível regional, com o poema intitulado “Bordadoira ou bordadeira?”, pelo qual receberá um prémio. Este e demais trabalhos serão expostos, aquando da inauguração da exposição e cerimónia de entrega de prémios que decorrerá no dia 29 de maio, entre as 14:30 e as 17:00 horas, no Auditório do Museu da Casa da Luz, no Funchal, atividades integradas na Sessão de Encerramento do Baú de Leitura. A dinamizadora agradece a todos os participantes nos passatempos promovidos durante este ano letivo, não só pela participação e fantástico desempenho, mas também pela qualidade dos trabalhos realizados. 

 A dinamizadora do Baú de Leitura, Mariana Teixeira

 ler mais ...

Daltonismo

 

Encontra-se em exposição, junto à biblioteca da escola, uma exposição alusiva ao daltonismo. A referida exposição foi realizada pelos alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de ciências naturais.

Professora Alexandra Cordeiro e 9º A

 ler mais ...

Formação em Inglês

 

 

Está interessado em aprender Inglês? A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de S. Jorge está disponível para ajudá-lo nessa aprendizagem. Contacte a escola através do telefone 291576295 para usufruir de aulas de Inglês nível iniciação ou intermédio.

 

Mais informamos que as aulas serão às terças-feiras das 17h30 às 19h00, a partir de 8 de maio de 2018 e até 26 de junho de 2018.

Contamos consigo.

Formadora: Luísa Andrade

 

 Comissão de Formação

 ler mais ...

Visita de estudo 9.ºA ao grupo cimentos Madeira