Notícias

Minimizar
Mundo Marinho

  Os oceanos estão em perigo! Neste sentido e de modo a sensibilizar para a sua proteção, está a decorrer na nossa escola uma exposição alusiva ao mundo marinho promovida pelo grupo de ciências naturais e os alunos dos 5º, 6º e 8º anos.

 

 

 


 

 ler mais ...

“Uma viagem pela Rota da Cal”

No dia 11 de janeiro, realizou-se no auditório da nossa escola uma palestra subordinada à temática “Uma viagem pela Rota da Cal”, ministrada pelo Dr. Dinis Pacheco, do Núcleo Museológico da Rota da Cal.

Esta palestra, destinada aos alunos do terceiro ciclo da escola, teve como principais objetivos a identificação, divulgação, valorização e preservação do património natural, construído e cultural regional.

A par desta iniciativa, até ao dia 13 de janeiro, encontra-se patente no auditório da nossa escola a exposição “Uma viagem pela Rota da Cal”, com materiais do núcleo museológico.

 O grupo de História

 ler mais ...

XXXV Olimpíadas Portuguesas da Matemática

No passado dia 9 de novembro de 2016 decorreu na nossa escola a primeira eliminatória das Olimpíadas Portuguesas da Matemática onde participaram alguns alunos distribuídos por duas categorias. Destes alunos foram selecionados aqueles que obtiveram o melhor desempenho.

Estão de parabéns as alunas Paula Teixeira do 7.º A (categoria júnior) e Teresa Nascimento do 9.ºA (categoria A) pois foram selecionadas para a 2.º eliminatória das Olimpíadas Portuguesas da Matemática que decorreram na escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral no dia 11 de Janeiro de 2017.

 O grupo de Matemática

 ler mais ...

Concurso Triatlo Literário - 1ª fase

Realizou-se, no dia 9 de janeiro, a 1.ª fase do concurso Triatlo Literário, no âmbito do projeto Baú de Leitura, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de São Jorge – Cardeal D. Teodósio de Gouveia.

Este concurso incidiu sobre a obra “A pirata”, de Luísa Costa Gomes e contou com a participação de quatro alunos: Cátia Abreu (7.ºA); Raquel Mendonça (7.ºA); Érica Nascimento (8.ºA) e Vítor Pacheco (8.ºA).

Após a realização das provas de leitura, escrita e cultura, o júri apurou a discente que irá representar a nossa escola na 2.ª fase, sendo a aluna Érica Nascimento a vencedora desta 1.ª fase.

          Todos os participantes estão de parabéns pelo seu fantástico desempenho.

 

As dinamizadoras do Baú de Leitura,

Dorita Santo e Mariana Teixeira

 ler mais ...

Formações-"Os Meios de 1ª Intervenção na Escola" e "Suporte Básico de Vida"

No dia de 4 de janeiro de 2017 ocorreram na nossa escola, duas formações designadas por "Os Meios de 1ª Intervenção na Escola" e "Suporte Básico de Vida". Assim, às 12H30 os alunos das turmas do CEF-Cozinheiro, 7º, 8º e 9ºA, participaram na formação “Suporte Básico de Vida”, enquanto que os professores e funcionários participaram nesta mesma temática às 14H00. Posteriormente, foi ministrada uma outra formação às 15H00 designada por “Os Meios de 1ª Intervenção na Escola”, sendo destinada a todo o pessoal docente e não docente. Todas estas sessões foram ministradas pelos Bombeiros Voluntários de Santana e tiveram lugar no auditório da escola.

A Comissão Provisória

 ler mais ...

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO “A IMPORTÂNCIA DO PEQUENO-ALMOÇO”

No âmbito da Projeto Rede de Bufetes Escolares Saudáveis (RBES) e da disciplina de Ciências Naturais realizou-se no dia 9 de janeiro, pelas 10:00, no auditório da nossa escola, uma ação de sensibilização denominada “A importância do pequeno-almoço”, dirigida às turmas. A sessão teve a duração de 45 minutos e foi dinamizada pela Dra. Carla Ferreira, Nutricionistas da Direção Regional de Educação.

O pequeno-almoço de uma criança que vai para a escola é uma refeição que assume um papel de extrema relevância. Normalmente, esta refeição é compartilhada com a família, sendo fundamental que os pais atribuam a devida importância a esta refeição. 

As crianças que não comem de forma suficiente e equilibrada logo pela manhã, tornam-se desatentas e agitadas ou fracas e sonolentas. Isto acontece porque, quando em jejum ou mal alimentado, o organismo ataca as reservas de açúcar para conseguir manter o nível de energia. Apesar de obter assim alguma energia, não consegue a suficiente para responder a grandes exigências físicas e intelectuais, do mesmo tipo das que são feitas às crianças na escola. O jejum prolongado põe em funcionamento outros mecanismos prejudiciais à saúde.
Por outro lado, a falta do pequeno-almoço vai fazer com que a criança fique com mais fome para a refeição seguinte (lanche da manhã ou almoço), e irá, provavelmente, comer insaciavelmente nessa próxima refeição, o que poderá contribuir para uma futura obesidade.

 

 

 ler mais ...

Votos Natalícios e de Ano Novo

 

São estes os nossos votos nesta quadra!

A Comissão Provisória

 ler mais ...

Dia Internacional dos Direitos Humanos

O dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado a 10 de dezembro, foi comemorado na nossa escola através de múltiplas atividades.

Foi efetuada uma exposição alusiva à Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais, com trabalhos realizados por alunos da educação especial; foi solicitado o contributo da comunidade na luta pela defesa dos direitos humanos, através da atividade “Maratona de Cartas” e do registo da sua opinião no placard da entrada da escola; foram disponibilizados sites de instituições que lutam por esta causa, Amnistia Internacional e Fundação Maria Cristina, bem como o vídeo de animação “Cordas”. Os professores do departamento deram a conhecer aos seus alunos estas mesmas instituições e mostraram o vídeo.

Celebramos este dia com o objetivo de alertar e envolver todas as pessoas para o cumprimento dos direitos e das liberdades individuais e coletivas. 

 

 ler mais ...

Meeting Erasmus + em Itália

A Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Jorge – Cardeal D. Teodósio de Gouveia esteve presente na passada semana na cidade de Massa, na região da Toscânia, em Itália, num encontro transnacional de professores de oito escolas europeias envolvidas no projeto  Erasmus+, subordinado ao tema das Energias Renováveis.

O projeto "Winds of Change – A Energetic (R)evolution" tem como propósito principal estabelecer uma aliança de conhecimento que permita compartilhar as melhores práticas no domínio das energias renováveis, dando especial ênfase ao trabalho em rede de todos os alunos das diferentes escolas europeias parceiras.

O projeto cofinanciado pela União Europeia permitirá aos alunos desta escola visitarem durante uma semana uma das oito escolas envolvidas no projeto durante o corrente ano letivo.

 Um dos propósitos centrais do projeto é elevar a consciência ambiental dos alunos envolvidos, centrando-se sobre as energias renováveis  mais utilizadas em cada um dos países participantes e sobre os efeitos decorrentes da extinção dos recursos naturais não renováveis.

O estabelecimento desta parceria, no qual oito escolas de sete países europeus estão envolvidos: Portugal, Espanha, Itália, Chipre, Alemanha, Áustria, e Turquia, permitirá aos alunos conhecer outras realidades de aprendizagem e especialmente outras culturas, bem como interagir com os outros em um contexto real, de forma a os motivar para a importância do domínio das línguas estrangeiras.

Através da partilha e confronto de ideias, práticas e métodos, em torno do tema das energias renováveis, pretende-se desenvolver e reforçar uma rede que possibilite o envolvimento de toda a nossa comunidade educativa nas questões que se prendem com a eficiência energética e com as questões do aquecimento global.

Os alunos diretamente envolvidos no projeto entrarão em contacto com sistemas de ensino e realidades culturais e sociais diferentes das deles, pois irão realizar intercâmbios de uma semana nos sete países envolvidos. 

Entre os objetivos  do projeto conta-se ainda a  promoção do diálogo, do respeito e entre todos os parceiros; o desenvolvimento uma maior compreensão e capacidade de resposta à diversidade social, étnica, linguística e cultural; a compreensão da importância do uso dos recursos energéticos sustentáveis; o aprender a trabalhar de forma colaborativa e a compartilhar informações com outras instituições de ensino; assim como o aumento do nível de competência digital quer de alunos quer de professores.

Link com a notícia DN Madeira: www.dnoticias.pt/madeira/escola-de-sao-jorge-em-projecto-europeu-XF465653

Dinis Mendonça

Dina Santos

 

 ler mais ...

DIA NACIONAL DO MAR - 16 de novembro de 2016

Relembrar a toda a comunidade escolar que é fundamental preservarmos e protegermos o nosso Mar, fonte de vida e de alimentação, biodiversidade de recursos.

Não podemos viver sem Ele, dizer não à Poluição.

Em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar.

Portugal assumiu responsabilidades numa das áreas marítimas mais extensas da Europa, e a maior da União Europeia, com uma dimensão 18 vezes superior ao território nacional.

 Projeto Biblioteca

Ana Maria

 ler mais ...

Semana de S. Martinho 7 a 11 de novembro

 Comemoramos esta tradição, ornamentando a entrada da Biblioteca com provérbios, adivinhas e quadras sobre o magusto/castanhas e o bom tempo de S. martinho.

Projeto Biblioteca

Ana Maria

 

 

 ler mais ...

Dia Mundial do Não Fumador

No dia 17 de novembro comemora-se o Dia Mundial do Não Fumador, como tal, os alunos do 6º, 9º e CEF realizaram trabalhos alusivos a esta temática que estão expostos na escola para toda a comunidade.

 ler mais ...

Jantar de S. Martinho

No dia 11 de novembro celebrou-se na nossa escola o S. Martinho com um jantar alusivo, o qual que foi aberto à comunidade.

Um dos objetivos deste jantar foi a perpetuação de tradições e promover o convívio entre a comunidade local.

A animação cultural agradece a participação dos convivas e a todos os que contribuíram para este bonito jantar. Um especial agradecimento às senhoras cozinheiras e aos alunos do CEF – Cozinheiro.
 
A equipa da animação cultural

 

 

 

 ler mais ...

Dia mundial da diabetes - 14 de novembro

 O dia mundial da diabetes foi adotado pelas Nações Unidas no âmbito de um movimento a que foi dado o nome “unidos pela diabetes”, em 2006. Tem como símbolo um círculo azul, que significa a união dos povos em torno da diabetes, tendo a cor da bandeira das Nações Unidas.

Este dia é celebrado e comemorado anualmente a 14 de novembro e tem como objetivo alertar para o aumento de casos de diabetes em todo o Mundo. Em 2035 quase 600 milhões de pessoas poderão desenvolver diabetes. A alimentação saudável e o exercício físico são uma parte importante na prevenção e controle de todos os tipos de diabetes.

 A nossa escola está atenta a este problema e não poderia deixar de assinalar a data, sensibilizando a comunidade educativa através de uma exposição com trabalhos sobre os diferentes tipos de diabetes (pré-diabetes, diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacionais), realizados pela turma do 6.ºA, na qual se inclui um aluno com diabetes tipo 1.

 E como a envolvência dos alunos é importante, nesta causa que é de todos e pode afetar todos, os alunos do 6.º A deram o seu contributo colando o símbolo azul no peito e explicando o seu significado à comunidade escolar.

  Viver com saúde é o melhor caminho contra a diabetes.

6.ºA -  Disciplina de Ciências Naturais

 

 

 

 ler mais ...

Reunião - Plano de Prevenção e Emergência da Escola

No dia 9 de novembro de 2016, decorreu no auditório da escola, pelas 15H00, uma reunião sobre o Plano de Prevenção e Emergência da Escola. A reunião tinha como destinatários o pessoal docente e não docente e tinha por objetivos informar os participantes sobre os procedimentos de segurança especificos da nossa escola, em caso de evacuação e abrigo, bem como dar a conhecer todos os elementos das equipas de intervenção.

A Comissão Provisória

 ler mais ...

Sessão de Abertura do Ano Letivo 2016-2017

No passado dia 19 de setembro decorreu na nossa escola a cerimónia de abertura do ano letivo. Nesta sessão foi possível assistir à atuação dos grupos das modalidades artísticas, nomeadamente, vozes, dança criativa e cordofones.

Foram distinguidos, com um certificado de excelência, os alunos que integraram no 3.º período, do ano letivo transato, o quadro de honra.

Durante a cerimónia, foi também apresentado, à comunidade escolar, pelo presidente da comissão provisória, professor Dinis Mendonça, o projeto Erasmus+, no qual a escola tenciona participar ao longo deste ano letivo.

 As fotos do evento podem ser consultadas aqui.

 A animação cultural deseja a todos um bom ano letivo.

A Animação Cultural

 ler mais ...

Início do Ano Letivo 2016/2017

Informamos que o início do ano letivo está previsto para o dia 19 de setembro de 2016, pela 8H10.

A Comissão Provisória

 ler mais ...

Pagamento de Transportes/Alimentação e Levantamento de Manuais

 Informamos que poderão efetuar os pagamentos referentes aos transportes e à alimentação, bem como proceder ao levantamento dos manuais escolares, a partir do dia 14 de setembro de 2016.

Para efetuar os pagamentos dos transportes e alimentação deverão dirigir-se aos serviços administrativos. O levantamento dos manuais é feito na reprografia.

A Comissão Provisória

 ler mais ...

Escalões da ASE e Empréstimo de Manuais aos Alunos

Informamos que a lista de manuais a emprestar aos alunos já se encontra disponível neste link. Acresce informar que o empréstimo dos manuais é realizado em função do escalão da ASE atribuído a cada aluno. Consulte a lista dos escalões da ASE neste link.

 

A Comissão Provisória

 ler mais ...

Calendarização das Reuniões

Minimizar

Para aceder à calendarização das reuniões dos diferentes orgãos, clique abaixo.

Animação Cultural

Lista de Manuais Escolares 2016/2017

Minimizar

Informamos que já se encontra disponível neste link, as listas dos manuais escolares para o ano letivo 2016/2017.

Mais informamos que a informação acerca do empréstimo dos manuais da Ação Social Escolar (ASE) só será divulgada no final do mês de julho.

O levantamento dos manuais da Ação Social Escolar será feito na reprografia na segunda semana de setembro.

Livro-"Receitas Tradicionais de S.Jorge"

Minimizar

Para a compra do livro deverá contactar os serviços

administrativos, através do email:eb23sjorge@madeira-edu.pt

ou pelo telefone 291576295.

Livro-"Receitas Tradicionais de S.Jorge"

Minimizar

Eco código 2016/2017

Minimizar

Eco-Escolas - Inscrição em concursos

Minimizar

Estão a decorrer vários concursos no âmbito do eco-escolas. Informem-se no painel do eco-escolas, que se encontra no átrio da escola, ou cliquem aqui.

Quem estiver interessado que entre em contacto com a professora responsável, Margarida Ribeiro.

Bibliotecas Digitais

Minimizar

Gosta de ler? Então está no sítio certo...Através destas bibliotecas digitais pode ter acesso a um leque variado de livros. Para aceder clique sobre cada uma das bibliotecas. 

Plano Nacional de Leitura

Biblioteca Digital Mundial

Biblioteca Nacional de Portugal

Biblioteca Digital da DGIDC

O Intercâmbio

Minimizar

 

Para visualizar o vídeo sobre a apresentação do Intercâmbio com a Escola da Ilha Graciosa no Programa "Madeira Viva", que decorreu no dia 21 de Março de 2013, clique aqui.

Secretaria Regional de Educação e Cultura