Comissão de Formação

Na realidade atual em que a comunidade educativa se insere e com a qual tem que lidar diariamente, a formação profissional e a educação assumem papéis fundamentais, pois fornecem as ferramentas e meios adequados para gerir e ultrapassar as dificuldades que poderão surgir. Como tal, torna-se essencial privilegiar a formação contínua dos profissionais da educação, quer por ação pró-ativa destes, quer por iniciativa do estabelecimento de ensino onde se inserem, pois somente assim será possível manter ou melhorar a qualidade do ensino.

Atendendo ao meio sociocultural em que a escola está inserida e em parceria com outras instituições, cabe à Comissão de Formação fazer o levantamento das necessidades formativas e em parceria com outras instituições (escolas, centros de saúde, comissão de proteção de crianças e jovens, direção regional de educação) procurar as respostas mais adequadas.

Neste sentido, a Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de São Jorge – Cardeal D. Teodósio de Gouveia, por meio da Comissão de Formação, procura responder às diferentes necessidades formativas dos seus profissionais, através do incentivo de atividades de qualidade, a dinamização de formações todas direcionadas para a diferenciação e inovação do seu projeto educativo e sempre em conformidade com o profissionalismo e autonomia da escola.

Compreende-se então a necessidade da existência da Comissão de Formação como elo de ligação entre a Escola e a DRE, pois é através deste orgão que são promovidas as formações de pessoal docente e não docente, de acordo com as necessidades formativas encontradas no seio da Escola.

A Comissão de Formação

Secretaria Regional de Educação