Notícias

Minimizar
Dia Mundial da Água - 22 de março de 2019

 Construiu-se o Cantinho dos livros sobre a “ÁGUA”.

Sensibilizou-se a comunidade escolar e alunos para a necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso. A ÁGUA é um recurso natural e limitado a proteger.
 - A Água é a fonte da Vida!  Porque nós somos feitos de Água! Sem Água não sobrevivemos! Água, um presente da natureza! A Água é tudo, e tudo é Água!
Projeto Biblioteca – Ana Maria
 ler mais ...

Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Poesia - 21 de março de 2019

 No dia 21 de março, dia mundial da Árvore, da Floresta e da Poesia, assinalou-se esta data com a leitura de poemas alusivos à importância da Árvore, por alunas do 9.ºA, com a plantação de duas árvores, tendo as mesmas sido devidamente identificadas. A comunidade escolar teve também a oportunidade de escrever frases alusivas a esta temática e ainda ver a exposição patente no átrio a escola. Para comemorar esta data havia estado presente na nossa escola uma exposição do Parque Natural da Madeira, intitulada “Plantas Invasoras Ameaça à Floresta Laurissilva”.

Eco-Escolas

 ler mais ...

Origem - DIA DA ÁRVORE - 21 de março de 2019

 A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de Árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".

Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.
Sensibilizou-se a comunidade escolar e alunos para a preservação e conservação das Árvores/Floresta.
•. Proteger a Árvore é proteger a Vida!  •. Plante uma Árvore, semeie a vida no planeta! •. As Árvores são os Pulmões do mundo! •. Sem Árvores não vivemos! •. As Árvores são nossas amigas.
 
Projeto Biblioteca – Ana Maria
 ler mais ...

21 de março-Dia Mundial da Poesia - 20 de março de 2019

 Construiu-se o Cantinho dos livros sobre “POESIA/POEMAS”.

Convidou-se os alunos a virem à biblioteca e a dedicarem 15 minutos de leitura sobre POESIA e a escreverem os seus próprios POEMAS.
 
Projeto da Biblioteca – Ana Maria 
 ler mais ...

Existem duas histórias sobre a origem do “DIA DO PAI” - 19 de março de 2019

 1. - A instauração do Dia do Pai teve origem nos Estados Unidos da América, em 1909. Sonora Luise, filha de um militar resolveu criar o Dia dos Pais motivada pela admiração que sentia pelo seu Pai, William Jackson Smart. 

A festa foi ficando conhecida em todo o país e em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.
2. - Na Babilónia, em 2000 A.C. um jovem rapaz de nome Elmesu escreveu numa placa de argila uma mensagem desejando saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu Pai. 
A todos aqueles que assumem na FAMÍLIA a responsabilidade de “PAIS” – desejamos – “FELIZ DIA dos PAIS”.
 
Projeto Biblioteca – Ana Maria
 ler mais ...

"Semana da Hidratação" - 19 de março de 2019
A escola, instituição de grande influência na vida dos alunos, é um meio privilegiado para a divulgação, promoção e adoção de comportamentos alimentares saudáveis. 
A equipa coordenadora da RBES tem vindo a divulgar, ao longo do ano letivo, “meses promocionais” dedicados a grupos de alimentos. Ao mês de março corresponde a divulgação dos benefícios da ingestão equilibrada de água (mês da hidratação). Foi neste contexto que a nossa escola, ao longo da semana de 11 a 15 deste mês, promoveu a “semana da Hidratação” com a divulgação de vários diapositivos alusivos a comportamentos assertivos em relação ao consumo recomendável de água diário, destacando as suas funções essenciais e contributo para o bom funcionamento do nosso organismo. Ainda nessa semana, mais precisamente, na passada quarta-feira, promoveu-se um convívio no bar dos alunos, desafiando alunos e professores a hidratarem-se com o consumo de vários tipos de chá, colhidos na “BioHorta” da nossa escola.
Muito obrigado a todos os que aceitaram este desafio.
O docente coordenador do projeto da RBES,
Prof. António Oliveira
 ler mais ...

14 de Março – Dia Internacional do número PI - 18 de março de 2019

 No passado dia 14 de março, os alunos da nossa escola celebraram o dia internacional do número Pi. O Dia do Pi é comemorado a 14 de março (03/14 na notação norte-americana), porque 3,14 é a aproximação mais conhecida de π.

Ao longo do dia os alunos puderam visualizar um vídeo sobre a história do Pi.
 
Grupo de matemática
 ler mais ...

Dia Mundial dos Rins - 14 de março de 2019

 Sensibilizou-se a comunidade escolar e alunos, no dia mundial dos Rins, para a prevenção. Beber menos de 1,5 l de água por dia pode prejudicar o funcionamento dos rins.

Rins e coração - Os grandes pilares amigos da vida! “Pare de Agredir os seus Rins”. Faça o rastreio; cuide de si!
Projeto Biblioteca – Ana Maria
 ler mais ...

Dia Internacional da Mulher - 11 de março de 2019

 No âmbito da comemoração do dia internacional da Mulher, o departamento de ciências sociais e humanas, no dia 8 de março, presenteou todas as Mulheres que trabalham nesta escola com flores e mensagens de inspiração. Esta iniciativa pretendeu homenageá-las pelo seu trabalho e para que os seus percursos inspirem outras Mulheres.

O departamento de CSH

 ler mais ...

8 de março, Dia da Mulher - 11 de março de 2019

 A data surgiu pela primeira vez a 19 de março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. 

A origem do Dia Internacional da Mulher é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.
Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
Projeto da Biblioteca-Ana Maria
 ler mais ...

Dia Internacional da Mulher - 8 de março de 2019
  No dia 8 de março o departamento/clube de línguas assinalam o Dia Internacional da Mulher, através de uma exposição intitulada: «As Mulheres e a História» a qual está patente no corredor, junto à biblioteca da escola. Podemos visualizar também algumas frases célebres, que marcaram a História Mundial: «Inspirational Quotes of Many Great Women».
     Esta exposição tem como principal objetivo dar a conhecer as Mulheres mais importantes a nível da História, Sociedade e Cultura nos países de língua portuguesa, inglesa, francesa e alemã.
O departamento/clube de línguas
 ler mais ...

ESA - Atividades do mês de março - 7 de março de 2019
– 7 de março de 2019 – Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica. Pretende-se alertar toda a sociedade para o combate à violência doméstica que é uma tarefa de todos e que passa pelo combate contra a banalização e a indiferença em relação ao fenómeno.
291 205 135 – Equipa de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica do Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM
213 587 900 – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) apoia, de forma individualizada, qualificada e humanizada, vítimas de crimes, através da prestação de serviços gratuitos e confidenciais - https://apav.pt/vd/
Serviço de Informação às Vítimas de Violência Doméstica – 800 202 148  (número verde)
– 8 de março de 2019 – Dia Internacional da Mulher. O ano de 1975 foi proclamado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional das Mulheres. Em Portugal, esta data começou a ser assinalada publicamente por iniciativa de Organizações Não Governamentais (ONG).
É um dia comemorativo para a celebração dos feitos económicos, políticos e sociais alcançados pela mulher. Simboliza a vontade de alcançar a igualdade entre mulheres e homens a todos os domínios da vida.
A igualdade promove a justiça social e beneficia as organizações e os talentos das pessoas.
«Pense com igualdade, construa de maneira inteligente e inove para que haja mudança» (Think equal, build smart, innovate for change) é o tema que a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu para comemorar a data, em 2019.
 
O Projeto ESA
 
 ler mais ...

Palestra: Cetáceos na Região Autónoma da Madeira - 4 de março de 2019

 Aconteceu no dia 1 de março, uma palestra sobre: “Cetáceos na RAM- Consciência-Ação-Mudança” dirigida aos alunos do 7º, 8º e 9º anos, da escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de S. Jorge e dinamizada pela dra. Vânia e dra. Sandra da empresa VMT Madeira. Nesta sessão foram partilhadas algumas informações sobre golfinhos e baleias e os alunos foram sensibilizados para a necessidade urgente, de protegerem todos os seres que habitam os oceanos. Os discentes foram várias vezes alertados para a pertinência de cuidarem do meio ambiente e desta forma estão a ajudar a preservar o planeta, a nossa única casa. Cabe a cada um de nós, fazer a diferença, contribuir para a saúde e sustentabilidade do planeta Terra e proporcionar às futuras gerações um planeta mais limpo e mais verde. 

A Comissão de Formação

 ler mais ...

Clube de Línguas na Cozinha - 28 de fevereiro de 2019

 No dia 28 de fevereiro as dinamizadoras do clube de línguas confecionaram panquecas na cozinha da escola. As iguarias foram servidas aos alunos deste clube que se deliciaram com um lanche alusivo ao Carnaval.

O Clube de Lìnguas

 ler mais ...

Concurso Triatlo Literário - 27 de fevereiro de 2019

 No dia 25 de fevereiro, a aluna Raquel Mendonça, do 9.º ano, participou na 2.ª fase do concurso Triatlo Literário, dinamizado pelo projeto Baú de Leitura, na Biblioteca Municipal de Machico.

A Raquel está de parabéns pelo empenho com o qual representou a nossa escola.
Projeto Baú de Leitura
 ler mais ...

Formação - Bullying - 27 de fevereiro de 2019

Aconteceu a 25 de fevereiro, uma ação de sensibilização sobre Bullying destinada aos alunos do 6º, 7º e 8º anos da escola básica dos 2º e 3º ciclos de S. Jorge. A sessão foi dinamizada por duas agentes da PSP de Santana. Os alunos foram informados e refletiram sobre o significado e as várias formas de Bullying. Salientou-se a ideia de que o fenómeno do Bullying é algo de intencional e continuado por parte dos agressores. O Bullying é crime e caso se justifique deve ser denunciado à PSP.

A Comissão de Formação

 ler mais ...

Escola participou nos desfiles de Carnaval em Santana e em São Jorge - 27 de fevereiro de 2019

 A nossa escola participou no passado domingo, 24 de fevereiro, no desfile de Carnaval, inserido na Festa dos Compadres, em Santana.

O grupo da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de São Jorge inspirou-se no Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.
A tabela periódica, criada por Dimitri Mendeleev, apresenta uma disposição sistemática dos elementos químicos ordenados de acordo com o seu número atómico, configuração eletrónica e recorrência das propriedades periódicas.
 Desde os filósofos gregos, ainda na Antiguidade, postulava-se que toda a matéria era formada a partir de quatro elementos (terra, fogo, água e ar) e que poderiam ser transformados noutros.
Já na pré-história, o Homem associou o conhecimento artístico e químico nas primeiras manifestações artísticas pintadas na rocha das cavernas (pinturas rupestres) quando transformaram carvão e plantas em tintas.
Na coreografia e nos fatos utilizados pelo grupo da escola, tenta-se estabelecer uma relação entre as artes visuais e a química, onde sobressaem os padrões multicoloridos das saias que resultam da mistura dos pigmentos.
Paralelamente à tabela periódica, as artes visuais também possuem elementos próprios e que devem ser conhecidos/explorados pelos alunos nas suas produções plásticas – os elementos da gramática visual (o ponto, a linha, a forma, a textura, a cor, entre outros …).
Esta foi uma oportunidade de sensibilizar toda a comunidade para o papel que os elementos químicos podem desempenhar do desenvolvimento da sensibilidade e competência artística dos alunos e de toda a comunidade.
A Comissão Provisória agradece a todos os professores, funcionários e alunos que se empenharam na preparação  e na participação nos desfiles de Carnaval, da Festa dos Compadres e pelas ruas de São Jorge.
Para além dos grandes momentos de diversão que também são importantes por esta altura, continuamos a mostrar aquilo que em termos artísticos é realizado na nossa escola.
A qualidade apresentada nos dois desfiles só nos pode encher de orgulho por todo o trabalho realizado.
A todos e a todas o nosso muito obrigado!
As fotos e os vídeos dos desfiles podem ser consultados aqui:
A Comissão Provisória
 ler mais ...

3.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos - 25 de fevereiro de 2019

 No passado dia 22 de fevereiro três alunos da turma do 6.ºA foram representar a escola no 3.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos (3CRJM) que se realizou, no pavilhão gimnodesportivo Luís Mendes - Ribeira Brava. 

Nesta 3.ª edição do CRJM, estavam inscritos 259 alunos de 82 escolas do 1.º e 2.º Ciclo da RAM, sendo que participaram alunos dos 11 concelhos da Madeira. 
Os alunos que representaram a escola foram Victor Januário, João Alves e Artur Pestana, com os jogos “Rastros”, “Produto” e “Cães e Gatos”, respetivamente.
Apesar dos alunos não terem sido apurados para a final estão de parabéns pelo seu desempenho.
A professora Laura Pacheco
 ler mais ...

TRADIÇÃO: - “FESTA DOS COMPADRES, cujo tema é: “Tabela Periódica dos Elementos Químicos” - 25 de fevereiro de 2019

 Pretendeu-se relembrar aos alunos e comunidade escolar que 2019 é o “Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos”. Uma resolução das Nações Unidas e da UNESCO para celebrar a criação de uma das ferramentas mais importantes na história da ciência. Esta surgiu há 150 anos, em 1869 com Dmitry Mendeleev que criou o Sistema Periódico dos Elementos Químicos. 

Criou-se a mascote da Tabela Periódica, junto ao hall de entrada da Biblioteca, para ajudar os alunos a compreenderem e a estudarem a sua constituição. Esta surgiu para agrupar os elementos que têm propriedades químicas e físicas semelhantes, ou seja, ela organiza os metais, semimetais, não metais, gases nobres, dentre outros, em grupos divididos de forma a facilitar a sua localização. Através da tabela periódica podemos saber ainda a massa atómica, número atómico e distribuição eletrónica dos átomos.
Projeto Biblioteca – Ana Maria
 ler mais ...

18 a 22 de fevereiro de 2019 - SEMANA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA - 21 de fevereiro de 2019

 Criou-se o “Cantinho: Língua Materna – Português” e uma estante com livros de literatura juvenil, adequados há faixa etária do 2º e 3º ciclos.

Convidou-se todos os alunos, a virem à biblioteca da escola e a dedicarem 10 minutos de leitura livre em cada dia, afim de, enriquecerem-se culturalmente, melhorarem a sua escrita e obterem maior capacidade de comunicação. 
Projeto Biblioteca – Ana Maria
 ler mais ...

Parlamento Jovem Regional - 18 de fevereiro de 2019

 Integrado no projeto Parlamento Jovem Regional, decorreu no passado dia 14 de fevereiro, na Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, a reunião preparatória para apresentação, debate e votação das propostas apresentadas no âmbito do tema: “Alterações climáticas - salvar os oceanos”. Participaram nesta sessão os jovens deputados Gonçalo Abreu, Sílvia Vieira e Quévin Spínola que apresentaram e defenderam as suas propostas para salvar os oceanos. A sessão decorreu de forma satisfatória, sendo de salientar que, no projeto final, a questão colocada pela nossa Escola foi uma das escolhidas para ser disposta na Assembleia regional.

Projeto Parlamento Jovem Regional

 ler mais ...

Visita de Estudo - 18 de fevereiro de 2019

 No dia 12 de fevereiro, os alunos da EB2/3 de São Jorge – Cardeal D. Teodósio de Gouveia efetuaram uma visita de estudo transdisciplinar que envolveu várias locais de interesse socioeconómico, patrimonial, cultural e ambiental, no âmbito regional.

O dia teve o seu início com a visita à empresa Insular - Produtos Alimentares, SA, situada no Caniçal, onde foi possível identificar os processos industriais ligados a esta área, reconhecendo a importância da zona franca para a economia regional. De seguida, as turmas rumaram ao Funchal, separando-se… O 9º ano fez uma visita de estudo às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Santa Quitéria, localizada na freguesia de São Martinho. Aqui foi possível verificar etapas de separação de compostos tais como decantação lamelar e filtração gravítica, tendo sido ainda proporcionada a visualização da limpeza das areias de filtragem de água. Simultaneamente, as restantes turmas deslocaram-se até ao Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, onde tiveram a oportunidade de conhecer o processo de tratamento do acervo documental arquivístico, bem como os serviços de leitura da biblioteca e de arquivo. Culminaram com a visualização de um microfilme de registos paroquiais de São Jorge. Para descomprimir professores e alunos juntaram-se num belo momento de convívio durante o almoço que decorreu no Madeira Shopping. De barriga composta, seguiu-se a sessão de cinema, no âmbito da animação cultural, tendo-se visualizado um excelente filme: “Mia e o Leão Branco”.

Um agradecimento especial a todos os professores acompanhantes, comissão provisória que cedeu o transporte, bem como todos os guias das visitas das distintas entidades, pois só com o esforço de todos se conseguiu proporcionar um dia enriquecedor fora do contexto de sala de aula.

 
Os professores responsáveis
 ler mais ...

Foi assim o Dia de São Valentim - 18 de fevereiro de 2019

Já é uma tradição comemorar o dia de São Valentim na nossa escola. O clube de línguas, fez questão de assinalar esta efeméride no seu plano de atividades. Deste modo, os alunos elaboraram mensagens, desenhos e poemas de amor/amizade que deram corpo a uma exposição, a qual se encontra patente no primeiro piso, junto à biblioteca. Ainda no âmbito desta festividade, os discentes puderam responder a um quiz online, no site da escola, habilitando-se assim a um prémio.

O clube de línguas

 ler mais ...

Resultados da Taça Escolar de Educação Rodoviária - 15 de fevereiro de 2019

 

O dinamizador do projeto da Educação Rodoviária-professor José Pão

 ler mais ...

DIA DE S. VALENTIM – DIA DOS NAMORADOS - 14 de fevereiro de 2019

 Pediu-se a todos os alunos que escrevessem mensagens sobre a forma de: - Poemas, quadras ou frases rimadas de amor a alguém especial, pessoas que mais gostassem, a quem lhes devem a vida, a sua existência, como forma de agradecimento e colocassem na CAIXA-CORAÇÃO no Hall da Biblioteca. 

Projeto Biblioteca - Ana Maria

 ler mais ...

QUIZ do Dia de São Valentim - 11 de fevereiro de 2019
 A 14 de fevereiro celebra-se o dia de São Valentim dedicado à amizade e ao amor. O que sabes sobre esta efeméride? Responde ao QUIZ e se fores o vencedor receberás um prémio surpresa. PARTICIPA!
Para participares no QUIZ clica neste link.
O Clube de Línguas
 ler mais ...

9º ano conectado no AE Inglês - 11 de fevereiro de 2019

 No dia 7 de fevereiro, a aula de AE Inglês ocorreu no auditório, onde os alunos do 9º ano conectados à Internet, munidos dos seus smartphones e auscultadores, visualizaram vídeos no youtube, na área do inglês e dinamizados por professores ingleses e americanos. Os alunos para além de terem testado a sua compreensão oral, também registaram os conteúdos dessas aulas nos seus cadernos, e oportunamente darão uma aula, com base nos vídeos visualizados. Esta iniciativa enquadra-se nos conteúdos programáticos da disciplina “Technology is Great”, tendo os alunos experimentado a versatilidade dos smartphones, na aprendizagem e aprofundamento da língua inglesa.

A professora de inglês

 ler mais ...

Ação de sensibilização-"Comportamentos de Risco" - 8 de fevereiro de 2019

 Realizou-se a 5 de fevereiro uma ação de sensibilização sobre “Comportamentos de Risco” na nossa escola. Esta sessão foi destinada aos alunos do 9º ano, e contou com a presença de duas enfermeiras do Centro de Saúde de Santana. Esta ação de sensibilização teve como objetivos alertar para as dependências, orientar os alunos para hábitos de vida saudáveis e para a prevenção de comportamentos aditivos. Reforçou-se a importância dos alunos fazerem escolhas responsáveis, conscientes e livres ao longo da vida.

A Comissão de Formação

 ler mais ...

Formação: “Segurança na Internet” - 6 de fevereiro de 2019

 No dia 4 de fevereiro realizou-se uma ação de sensibilização na nossa escola sobre “Segurança na Internet”. Esta sensibilização foi dirigida aos alunos do 6º ano e dinamizada por agentes da PSP de Santana. O objetivo desta sessão foi promover a navegação segura, crítica e esclarecida da Internet junto dos alunos.

A Comissão de Formação

 ler mais ...

Visita de Estudo à Ribeira de São Jorge - 6 de fevereiro de 2019

 No âmbito da unidade temática “SUSTENTABILIDADE NA TERRA” da disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 8º ano fizeram uma visita de estudo à Ribeira de S. Jorge, no dia 31 de janeiro, com o propósito geral de caracterizar, esse ecossistema. Os dados recolhidos, foram utilizados para fazer análises ao nível das variáveis seguintes:

A influência dos fatores abióticos; luz, água, solo e temperatura nesse ecossistema, apresentando exemplos de adaptações dos seres vivos a esses fatores e articulando com saberes de outras disciplinas (ex.: Geografia);
A influência de alguns fatores abióticos nos ecossistemas, em geral;
Distinção entre interações intraespecíficas e interações interespecíficas, exemplificando com diferentes tipos de relações bióticas desse ecossistema;
Interpretação de informação relativa a dinâmicas populacionais decorrentes de relações bióticas, avaliando as suas consequências nesse ecossistema.
Com a realização desta atividade, os alunos, tiveram a oportunidade de aproximar as temáticas abordadas nas aulas de Ciências Naturais com a realidade de um ecossistema na zona envolvente à escola. Participaram ativamente na recolha de dados, com espirito de observação, investigação e crítico na análise dos resultados registados, e apresentarão as suas conclusões em formato de relatório.
O professor António Oliveira
 ler mais ...

30 de janeiro - Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas! - 1 de fevereiro de 2019

 Todos os alunos da nossa escola deram o seu contributo, escreveram mensagens fazendo um apelo à Paz, à amizade, à interajuda, ao respeito e aceitação de todos. Todos manifestaram querer estudar numa “Escola Segura, Sem Violência, onde todos podem conviver em Paz”.

Projeto Biblioteca – Ana Maria

 ler mais ...

Dinamização da Horta da Escola - 30 de janeiro de 2019

 Em janeiro ocorreu a “Semana Promocional Hortofrutícola”, promovida pela “Rede de Bufetes Escolares Saudáveis” (RBES), sob a coordenação da Direção Regional de Educação, que tem como objetivo principal aumentar a disponibilidade alimentar nos bufetes escolares através da promoção de alimentos nutricionalmente equilibrados em detrimento daqueles que, pela sua composição, constituem alternativas menos saudáveis. No âmbito deste projeto, a nossa escola aderiu a esta iniciativa com a dinamização da atividade “BioHorta”. Esta atividade foi operacionalizada em parceria com os coordenadores do projeto Eco-Escolas, e enquadrada na unidade temática “Organização dos ecossistemas” da disciplina de Ciências Naturais, bem como “Ecologia e Valores” em EMRC. Nesta atividade, “BioHorta”, os alunos do 8º ano e os docentes dos respetivos projetos, transplantaram alfaces (Lactuca sativa) e couves-galegas (Brassica olerácea) e, esperamos brevemente transplantar tomateiros (Solanum lycopersicum). Pretende-se que os alunos cuidem destas plantas para que, quando atingirem a maturação, se possam colher e disponibilizar para consumo no bar dos alunos, as alfaces e os tomates para juntar nas sandes. 

No âmbito das Ciências Naturais, pretende-se que os alunos identifiquem os componentes bióticos e abióticos daquele miniecossistema; a influência de fatores abióticos como luz, água e solo no desenvolvimento das plantas e, finalmente, as relações bióticas interespecíficas e intraespecíficas que se vão estabelecer, nomeadamente a competição alface/couve alface/alface e couve/couve. Os alunos registarão e analisarão a evolução dos resultados, em função do crescimento/rendimento das plantas.   
Um agradecimento especial à Câmara Municipal de Santana pela cedência dos vegetais transplantados.
A equipa transdisciplinar RBES/Eco-Escolas/CN/EMRC
 ler mais ...

2019 – Ano Internacional da Tabela Periódica - 30 de janeiro de 2019

Hoje, 29 de janeiro, assinala-se o dia da cerimónia de abertura do Ano Internacional da Tabela Periódica. Esta comemoração realiza-se a nível nacional, com a formação de Tabelas Periódicas Humanas nos locais mais emblemáticos de cidades como o Porto, Lisboa, Coimbra, Braga, Aveiro, Vila Real, Évora, Tomar, Funchal (Madeira), Covilhã, Faro e Castelo Branco. Esta atividade tem como objetivo sensibilizar os jovens (ensino básico e secundário) e o público em geral para a importância deste ícone da Química.

No Funchal as comemorações iniciam-se às 11h30min na Escola Secundária Jaime Moniz com uma conferência sobre a “História da Tabela Periódica” seguida de uma atividade “Formação da Tabela Periódica Humana”.
2019 é o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Uma resolução das Nações Unidas e da UNESCO para celebrar a criação de uma das ferramentas mais importantes na história da ciência.
Em 1869 Dmitry Mendeleev criou o Sistema Periódico dos Elementos Químicos. Passados 150 anos celebramos a criação da ferramenta que permite prever as propriedades da matéria – na Terra, ou em qualquer parte do universo. Numa obra prima, as essências da química, da física, da biologia, e das ciências que delas floresceram, encontram-se reunidas.
Para visualizar um video sobre a tabela periódica clique neste link.
A professora Nélia Freitas
 ler mais ...

Dia do Abraço - 23 de janeiro de 2019

 Celebrou-se a 21 de janeiro, na nossa escola o Dia do Abraço. Como sabemos, o abraço é uma demonstração de carinho, afeto ou amizade. O objetivo deste dia foi espalhar afetos, entre os vários membros da comunidade escolar. Afinal de contas, a melhor maneira de desejar um dia feliz a alguém é dando um abraço.

A coordenadora da carta da convivialidade

 

 ler mais ...

Entrega oficial de tampas à APDM - 23 de janeiro de 2019

No âmbito da campanha “Dê uma tampa à indiferença” e, em coordenação com o programa Eco-Escolas, decorreu no dia 22 de janeiro, na EB 2/3 de São Jorge, a entrega de cerca 220 kg de tampas de plástico recolhidas pela comunidade local à APDM - Associação Portuguesa de Deficientes da Madeira. A coordenação do programa Eco-Escolas agradece a toda a comunidade educativa e, em particular, aos alunos envolvidos. Agora, vamos continuar a ajudar a recolher tampas e lutar contra a indiferença!

Programa Eco-Escolas

 ler mais ...

Taça Escolar de Educação Rodoviária - 23 de janeiro de 2019
Rastreio: Saúde Oral - 21 de janeiro de 2019

Realizou-se a 17 de janeiro, às 10h45 uma ação de sensibilização e um rastreio dentário direcionado para os alunos do 6º ano, e que contou com a presença de uma médica dentista do Centro de Saúde do Bom Jesus. O objetivo desta iniciativa foi alertar, informar e educar os alunos para a importância da saúde oral, e dos meios de prevenção das doenças orais. No final da sessão os alunos receberam um certificado de participação, no âmbito do Programa de Prevenção de Saúde oral “Madeira a Sorrir”.

A Comissão de formação

 ler mais ...

Tertúlia - 18 de janeiro de 2019

 No dia 16 de janeiro das 16h00 às 17h45 teve lugar no auditório da escola, uma tertúlia intitulada: “Gestão das emoções na promoção de uma convivialidade saudável”, direcionada para pessoal docente e não docente. Este momento de partilha de experiências e inquietações foi dinamizado pela dra. Paula Berenguer. A questão fulcral deste encontro foi a problemática do stresse, nomeadamente alguns dos seus sintomas fisiológicos, psicológicos e estratégias para lutar contra o stresse negativo. As palavras chaves para uma gestão saudável do stresse passam pelo foco, disciplina, responsabilidade e a mudança de comportamentos em cada um de nós. Esta tertúlia terminou com um lanche convívio muito agradável, do qual constava iguarias caseiras que deliciaram e contribuíram também para a felicidade dos tertulianos.

A coordenadora da Carta da Convivialidade

 ler mais ...

Triatlo Literário - 16 de janeiro de 2019
Realizou-se no dia 10 de janeiro de 2019 a primeira fase do concurso Triatlo Literário, dinamizado pelo Projeto Baú de Leitura.
Esta primeira fase, a nível de escola, incidiu sobre o conto As três maçãzinhas de oiro de Trindade Coelho e contou com a participação de quatro alunas, nomeadamente, Mafalda Ferreira, do 7.º A, Marisa Freitas e Sílvia Araújo, ambas do 8.º A, e Raquel Mendonça, do 9.º A.
Após a realização das provas de leitura, escrita e cultura, foi apurado a discente que representará a nossa escola na próxima fase, sendo a aluna Raquel Mendonça a vencedora desta primeira fase.

 Catarina Correia

 ler mais ...

Geólogos por um dia - 16 de janeiro de 2019

 

No último dia de aulas do 1º período, os alunos do 7º ano saíram da escola para caracterizar as paisagens da sua área envolvente em termos geológicos. Tiveram oportunidade de Identificar in loco:

Materiais de natureza vulcânica e sedimentar (detríticos); 

Identificar caraterísticas das paisagens vulcânicas;

Conhecer o tipo e os processos de formação dos solos vulcânicos.

 

Com a realização desta atividade, os alunos, tiveram a oportunidade de aproximar as temáticas abordadas nas aulas de Ciências Naturais com a realidade geológica envolvente. Participaram ativamente na recolha de dados, com espirito de observação, investigação e crítico na análise dos resultados registados.

 

 

 

 

                                                              Disciplina de Ciências Naturais

 ler mais ...

Medidas de Suporte Básico de Vida - 16 de janeiro de 2019


Os alunos do 9º ano treinaram medidas de suporte básico de vida

No passado dia 9 de janeiro, no último tempo da manhã, os alunos da turma do 9º ano tiveram oportunidade de assistir a uma ação de formação, com treino prático em modelo de ser humano, promovida por um elemento dos Bombeiros Voluntários de Santana, no Auditório da nossa Escola. Esta atividade curricular foi promovida no âmbito do subdomínio “ Organismo humano em equilíbrio” sendo um dos objetivos gerais desta unidade ” Aplicar medidas de suporte básico de vida”.

Foram analisados e explicados o tipo de comportamentos a adotar em situações práticas; os princípios gerais do socorrismo; o conceito de cadeia de sobrevivência; os procedimentos de Suporte Básico de Vida, bem como as medidas de socorro à obstrução grave e ligeira das vias aéreas.

Os alunos demonstraram grande interesse e participaram ativamente em todos os exercícios.

 

  

                                                          Disciplina de Ciências Naturais

 

 

 ler mais ...

Formações "Suporte Básico de Vida" e "Os Meios de 1ª Intervenção" - 11 de janeiro de 2019
 
No dia 9 de janeiro de 2019 decorrereram no auditório da escola, respetivamente às 14H00 e às 15H00, duas formações designadas de "Suporte Básico de Vida" e "Os Meios de 1ª Intervenção". Estas formações foram ministradas por um elemento dos Bombeiros Voluntários de Santana, eram destinadas a todo o pessoal docente e não docente e tinham por objetivos conhecer e compreender a importância da intervenção em caso de sinistro e proporcionar competências relacionadas com os meios de 1ª intervenção na escola.
A Equipa da ESPR
 ler mais ...

DIA DE REIS - 10 de janeiro de 2019

Dar a conhecer às novas gerações o significado do dia de Reis

Os Reis Magos homenagearam Jesus como Rei (ouro), como Deus (incenso) e como Homem (mirra).

Significado da lenda do Bolo-Rei: - Dizem que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas representam a mirra e o aroma, o incenso.

 Os Reis Magos desejam a todos os alunos, um Bom Ano de 2019 para todos. Trazem a motivação; a alegria; o entusiasmo para estudarem com persistência e determinação. Sem esforço e trabalho, não pode haver bons resultados.

 

                                                                               Projeto Biblioteca - Ana Maria 

 ler mais ...

Domínio de Autonomia Curricular de Ciências Físico-Naturais - 9 de janeiro de 2019

 

No âmbito do domínio de autonomia curricular de Ciências Físico-Naturais (DAC2), os alunos da turma A do 7º ano desenvolveram atividades laboratoriais ao longo do primeiro período possibilitando a articulação de conteúdos de duas disciplinas. Com o objetivo de aferir os efeitos da poluição, por libertação de gases, promotores de chuvas ácidas na meteorização/degradação dos monumentos de calcário existentes em vários locais do nosso país, os alunos desenvolveram uma atividade prática partir de várias amostras de calcários promovendo a sua dissolução utilizando águas crescentemente acidificadas.

As etapas das atividades podem ser vistas clicando na imagem:

 

                                                                      Os docentes: António Oliveira e Nélia Freitas

 ler mais ...

Feliz Natal e Um Próspero Ano de 2019 - 18 de dezembro de 2018
It´s Christmas Time! - 13 de dezembro de 2018

O Natal está a chegar e, para entrar nesta quadra natalícia, o departamento de línguas preparou exposições temáticas com trabalhos elaborados pelos alunos, os quais foram colocados no segundo piso da escola. Para finalizar, os discentes pesquisaram poemas e mensagens natalícias que serão recitadas na festa de final de período.

 Feliz Natal! Merry Christmas! Joyeux Noël!

 

                                                                                                         O departamento de línguas

 ler mais ...

Decoração da árvore de Natal - 13 de dezembro de 2018

De forma a assinalar a quadra Natalícia, o grupo de matemática da escola EB 2º e 3º ciclos de São Jorge, realizou a atividade de decoração da árvore de Natal com sólidos geométricos e números especiais. Para tal contou com a participação dos alunos da turma do 6º A e de um aluno da turma do 7ºA. Parabéns a todos os que se empenharam nesta atividade. Votos de um Feliz Natal e próspero Ano Novo para todos.

  

 ler mais ...

Tradição: - A Lapinha Madeirense (Natal) - 13 de dezembro de 2018

 

Que o Natal traga Felicidade,
E um Ano Novo Maravilhoso,
Que a Paz tenha Prioridade e o
Amor nas Famílias seja Infinito!

 

A todos os Alunos e à Comunidade Educativa:

 

FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO de 2019

  

                                                 A responsável pelo Projeto Biblioteca: - Ana Maria 

 ler mais ...

Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 de dezembro de 2018

 A 10 de dezembro comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, dia em que foi aprovada pela ONU, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Celebramos este dia com o objetivo de alertar todas as pessoas para o cumprimento dos direitos e das liberdades individuais e coletivas, assegurando a igualdade de todos os cidadãos, o direito a uma vida digna, ao trabalho, à segurança, à saúde e à educação, o respeito pela diversidade e pela dignidade de todas as pessoas.

Para tal, o departamento de ciências sociais e humanas promoveu uma exposição, com trabalhos elaborados pelos alunos, nas diferentes disciplinas, e apresentou um vídeo com o objetivo de mostrar a necessidade de proteger os Direitos Humanos.

 

 

 

                                                           

                                                         Departamento das ciências sociais e humanas.

 ler mais ...

Procedimento concursal para assistente operacional - 10 de dezembro de 2018

Preenchimento de 100 postos de trabalho na carreira/categoria de assistente operacional dos mapas de pessoal das Escolas Básicas e Secundárias da Rede Pública da Região Autónoma da Madeira. Publicado no Joram II Série n.º 191, de 07 de dezembro de 2018.

Em referência ao assunto em epigrafe informamos que foram publicados no JORAM os avisos de abertura para preenchimento de postos de trabalho na carreira/categoria de assistente operacional, podendo os mesmos serem consultados nos links que abaixo indicamos.

Mais se informa que as candidaturas deverão ser entregues na Direção Regional de Inovação e Gestão, nos termos expressos nos respetivos avisos.

Para a Escola Básica dos 2º e 3º  Ciclos de São Jorge foram abertas duas vagas para a categoria de Assistente Operacional.

O prazo de candidatura inicia-se a 10 de dezembro e termina a 21 de dezembro do corrente ano.

Site da DRiG:

https://www.madeira.gov.pt/drig/Estrutura/Não-Docente/Procedimento-Concursal/ctl/Read/mid/4688/InformacaoId/47155/UnidadeOrganicaId/26

 JORAM:

http://joram.madeira.gov.pt/joram/2serie/Ano%20de%202018/IISerie-191-2018-12-07.pdf

                                                                                            A Comissão Provisória 

 ler mais ...

Prova de Orientação Rodoviária - 3 de dezembro de 2018
Palestra “O Valor dos Resíduos” - 3 de dezembro de 2018

 

No dia 28 de novembro realizou-se uma palestra subordinada à temática “O Valor dos Resíduos”, ministrada pela coordenação do Eco-Escolas.

Esta palestra, destinada ao pessoal não docente da escola, teve como principais objetivos refletir sobre os hábitos ambientais de cada um, adquirir ferramentas que incentivem à correta separação do lixo e consciencializar para uma atitude mais responsável e cidadã.

Este tipo de iniciativas é fundamental para que se construam novos hábitos que contribuam de forma significativa para o crescimento de mentalidades e para a tomada de consciência dos seus atos e deveres enquanto cidadãos responsáveis, educadores e preservadores, dentro e fora da escola.

                                                    A coordenação Eco-Escolas

 ler mais ...

Os feriados da nossa História … 1 de dezembro - 3 de dezembro de 2018

 

- Sabes porque é que amanhã é feriado?

- Para comemorar a Restauração da Independência de Portugal.

- É isso mesmo! No dia 1 de dezembro de 1640… Bom, descobre o que se passou através da visualização do filme “Conta-me História”. Para isso clica neste link!

- Boa! Já aprendi bastante ao ler o resumo histórico que se encontra na entrada da escola. Agora, vou ficar a saber um pouco mais!

                                                                                                  Bom feriado!

                                                                                             O grupo de História

 ler mais ...

Uma aula de EMRC diferente... - 27 de novembro de 2018

 No dia 23 de novembro, as aulas de EMRC foram diferentes, em todos os anos de escolaridade. O Sr. Padre Ricardo Teixeira, do Colégio Missionário Sagrado Coração, dinamizou uma ação de sensibilização intitulada “Educação vocacional e caráter social”, com o intuito de esclarecer os alunos sobre vocação/vocações e apresentar a vertente missionária na China. Foi ainda lançado o desafio aos alunos para fazerem uma experiência no Seminário.

                                                                                                              EMRC

 ler mais ...

FLORESTA AUTÓCTONE - 27 de novembro de 2018

 

Sensibilizou-se alunos e comunidade escolar para a preservação das nossas florestas, os cuidados que devemos ter na sua proteção e conservação. As florestas são o pulmão da humanidade!

 

                                              Projeto Biblioteca: Ana Maria

 ler mais ...

Concursos, passatempos e atividades - 26 de novembro de 2018

 

Projeto Baú de Leitura       

   Olá, prezados leitores! Apresento os concursos, passatempos e atividades que serão dinamizados, no decurso do ano letivo, no âmbito do Projeto Baú de Leitura, a fim de vocês procederem às inscrições.

 Baú de Leitura

  O Projeto Baú de Leitura facultou um baú constituído por 71 livros à nossa escola, o qual se encontra na Biblioteca, mais precisamente no cantinho consignado ao Baú.     Estes livros podem ser requisitados por alunos, professores e auxiliares da ação educativa. Como se avizinha, brevemente, uma interrupção letiva, por que não usufruir dum livro deste baú?

   Triatlo Literário

Esta atividade será desenvolvida na nossa escola e à semelhança dos anos transatos, o Triatlo Literário será realizado em três fases. A primeira fase, a nível de Escola, decorrerá no dia nove de janeiro, na Biblioteca da escola. A segunda e a terceira fases ocorrerão no segundo e terceiro períodos, respetivamente, em datas a agendar. Na segunda fase, a nível concelhio, participará o(/a) vencedor(/a) de cada escola e, por fim, na terceira fase, a nível regional, serão apurados os vencedores finais. Em cada uma das fases, o concurso será constituído por três partes: uma prova de leitura, outra de interpretação e a terceira de escrita.

As provas da 1ª Fase do Triatlo Literário incidirão no conto As três maçãzinhas de oiro de Trindade Coelho. As inscrições já estão abertas e devem ser registadas na folha de inscrição afixada no placard do Baú de Leitura (no corredor junto da Biblioteca) ou junto da dinamizadora.

 

Passatempo “Flashes Literários”

 Este passatempo possui uma vertente mais abrangente, dado que pode participar no mesmo qualquer elemento da comunidade educativa. Basta tirar uma ou duas fotografias, inspiradas num ou em dois dos nove excertos literários propostos pela Equipa Coordenadora do Projeto “Baú de Leitura”. Esses excertos encontram-se divulgados no placard do Baú de Leitura, bem como a respetiva ficha de inscrição. Todos os elementos da comunidade educativa são desafiados a participar. O prazo limite para a entrega dos trabalhos será até dia um de fevereiro.

 

Passatempo Escrita Criativa

 Neste ano letivo, irá ser dinamizado o passatempo Escrita Criativa. Este passatempo pretende promover a escrita do texto poético, tendo como ponto de partida uma fotografia.

Os alunos podem concorrer, através da apresentação de um texto poético criativo constituído por um mínimo de 10 e um máximo de 20 versos, tendo como inspiração 10 fotografias, as quais já se encontram divulgados no placard do Baú de Leitura, bem como a respetiva ficha de inscrição. Todos os alunos são desafiados a participar e o prazo limite para a entrega dos trabalhos será, também, até dia um de fevereiro.

                                                              A professora dinamizadora:

        Isilda Tomaz 

 ler mais ...

Lanche do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) - 22 de novembro de 2018

 

No dia 22 de novembro, para festejar o Thanksgiving, as dinamizadoras do clube de línguas, proporcionaram aos alunos que integram este clube, um momento de convívio à mesa. Os alunos foram presenteados com sandes de peru, uma tarte de maçã, doces e sumos, iguarias do Dia de Ação de Graças. Enquanto os discentes lanchavam, ouviam atentamente, as professoras que contavam as origens do Thanksgiving e algumas das suas tradições gastronómicas que perduraram até aos dias de hoje. 

                                                                           O Clube de Línguas 

 ler mais ...

Dia da Floresta Autóctone - 22 de novembro de 2018

 

No dia 23 de novembro comemora-se o dia da Floresta Autóctone. Para consciencializar a comunidade escolar da importância que a Floresta Autóctone assume na nossa ilha, o Eco-Escolas promoveu uma exposição acerca desta temática. A Floresta Laurissilva é um elemento do património natural, reconhecido pela UNESCO, a ser preservado por todos pelas boas ações e hábitos de todos nós no quotidiano.

                                                                                           Eco-Escolas

 

 ler mais ...

Dia de Ação de Graças - 21 de novembro de 2018

 

Sabias que 22 de novembro é o Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving Day?

O Dia de Ação de Graças é um feriado celebrado maioritariamente nos Estados Unidos e Canadá. Nos Estados Unidos é celebrado na quarta quinta-feira de novembro, e no Canadá, na segunda segunda-feira de outubro.

Como o próprio nome diz, o Dia de Ação de Graças é um dia onde as pessoas se juntam para demonstrarem a sua gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas durante o ano, expressando também carinho pelos seus amigos e familiares. Este é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e Canadá, juntamente com o Natal e a Passagem de Ano.

O Dia de Ação de Graças é um feriado familiar, onde é normal realizar longas viagens para que os parentes estejam reunidos. Outra grande tradição deste feriado é a comida. As famílias celebram este dia com muita fartura gastronómica, onde tipicamente se come peru (por isso também é conhecido como Turkey Day - Dia do Peru), batata-doce, puré de batata, torta de abóbora, torta de maçã, torta de nozes, entre muitas outras coisas.

Clica na imagem para ter acesso à história do Thanksgiving

 

 

                                                                                     O Clube de Línguas

 

 ler mais ...

Concurso de fotografia do PRER - 20 de novembro de 2018
Rede de Bufetes Escolares Saudáveis - 20 de novembro de 2018

 A escola, instituição de grande influência na vida dos alunos, é um meio privilegiado para a promoção e adoção de comportamentos alimentares saudáveis. Neste sentido, a Secretaria Regional de Educação (SER), através da Direção Regional de Educação (DRE), implementou o projeto “Rede de Bufetes Escolares Saudáveis (RBES)”, dirigido às escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos e secundárias da Região Autónoma da Madeira (RAM).  Embora, seja um projeto de adesão voluntária, a nossa escola, conhecedora dos estudos científicos que têm revelado a repercussão dos hábitos alimentares inadequados na saúde, pretendeu aderir a este projeto de modo a promover na comunidade escolar a adoção de comportamentos alimentares saudáveis.

Este ano, a equipa coordenadora da RBES da DRE, irá divulgar “meses promocionais”, dedicados a um respetivo ou mais grupos de alimentos. Neste contexto, em novembro promove-se a divulgação dos lacticínios.

Foi neste âmbito que a nossa escola, na passada terça-feira, promoveu e envolveu a comunidade educativa, e em particular os alunos, na preparação de iogurtes caseiros e queijos frescos. Esta atividade foi dinamizada pelo coordenador do projeto, prof. António Oliveira, e pelos alunos do 6º ano. No entanto, foi operacionalizada pela D. Paula Marília, encarregada de educação de um dos nossos alunos do 6º ano. A este propósito, não poderemos deixar de assinalar, que os lacticínios preparados foram considerados excelentes por todos os que tiveram oportunidade de os degustar.

Muito obrigado a todos os intervenientes e, em particular à D. Paula Marília, a quem aproveito para, em nome da nossa escola, deixar um agradecimento especial pela disponibilidade, simpatia, generosidade e competência com que nos ensinou a preparar estes derivados do leite, no Dia Mundial da Bondade.

                                                  O docente coordenador,

                                                  António Oliveira

 

 ler mais ...

São Martinho - 20 de novembro de 2018

Os alunos de EMRC celebraram o São Martinho através de uma exposição alusiva a esta temática. Foram pesquisadas quadras, cantigas, lendas e tradições desta data comemorativa, bem como da história de São Martinho. Pretendeu-se sensibilizar e perpetuar o gesto de bondade a ideia de solidariedade protagonizadas por este Santo.

                                                                                                             EMRC

 ler mais ...

16 de novembro - DIA NACIONAL DO MAR - Projeto Biblioteca - 19 de novembro de 2018

 

Sensibilizou-se alunos e comunidade escolar para o perigo da poluição dos nossos mares e ecossistemas marinhos, se não dissermos todos: - “Não à Poluição”!

Vamos todos contribuir para a higiene e saúde do mar. Cada um de nós deve preservar; proteger e conservar o maior património do planeta Terra.  Vamos todos ser ecológicos!

 

                                                                 Projeto Biblioteca: - Ana Maria

 

 ler mais ...

Dia Nacional do Mar - Eco-Escolas - 19 de novembro de 2018

 

No dia 16 de novembro comemora-se o dia nacional do mar. Para consciencializar a comunidade escolar da importância que o mar assume na nossa ilha, o Eco-Escolas promoveu uma exposição acerca desta temática. O lixo marinho é uma realidade a ser combatida, no dia a dia, através da mudança de hábitos de cada um.

   

                                                                                                   Eco-Escolas 

 ler mais ...

Hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas - 19 de novembro de 2018

 

No dia 7 de novembro de 2018 realizou-se na nossa escola a cerimónia do hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas, evento que contou com a presença e colaboração das entidades locais envolvidas no programa, bem como de toda a comunidade escolar.

Mais uma vez, a nossa escola foi premiada, relativamente ao trabalho desenvolvido no ano letivo transato, pelos seus esforços em tornar um ambiente mais saudável e formar cidadãos com uma consciência cívica e sustentável. 

A todos os que se empenharam, muito obrigado! Agora resta-nos continuar a trabalhar e, através da união de esforços, a incentivar valores para conseguirmos UM AMBIENTE MELHOR!

 

 

                                              A Coordenação do Programa Eco-Escolas 

 ler mais ...

DIA MUNDIAL DA DIABETES – 14 de novembro - 15 de novembro de 2018

         Sensibilizou-se os alunos e a comunidade escolar para a prevenção e controle da diabetes. Através de uma alimentação correta e saudável pode-se reduzir a patologia e equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

                                                               Projeto Biblioteca: Ana Maria

 ler mais ...

Jantar de São Martinho encheu cantina da Escola - 14 de novembro de 2018

A Escola, conjuntamente com a animação cultural, realizou no dia 9 de novembro o tradicional Jantar de São Martinho que contou com uma grande adesão de toda a comunidade que encheu por completo a cantina da nossa Escola.

Agradecemos a todos os que organizaram e participaram no evento que teve por objetivo relembrar uma tradição da nossa terra e ir ao encontro de um dos objetivos do projeto educativo da escola, a abertura à comunidade.

A reportagem fotográfica do evento pode ser consultada aqui: fotoreportagem!

 

                                                                                                         A Comissão Provisória

 ler mais ...

Tradição: Magusto de S. Martinho - 12 de novembro de 2018

Viver a tradição é realizar o magusto, isto é, partilhar com todos, as castanhas assadas, frutos secos e conviver em alegria.

Pediu-se aos alunos que ornamentassem o espaço exterior da Biblioteca preenchendo a castanha gigante com: - quadras; rimas; advinhas e provérbios sobre o Magusto de S. Martinho!

 

 

 Projeto Biblioteca: Ana Maria

 

 

 ler mais ...

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santana (CPCJ) na escola - 12 de novembro de 2018

 No dia 9 de novembro, elementos da comissão de proteção de crianças e jovens de Santana (CPCJ) dinamizaram duas ações de sensibilização na nossa escola. A primeira foi destinada aos alunos do 9º ano e a CPCJ reforçou a importância da escola, na promoção de aprendizagens e de competências essenciais para a vida ativa dos discentes. Na segunda sessão dirigida aos alunos do 7º ano, estes foram informados da forma de atuação da CPCJ, e dos direitos e deveres das crianças e jovens.                                                           

   

                                

                                                            A comissão de formação

 ler mais ...

Tradição: O Pão-por-Deus - 9 de novembro de 2018

Relembrou-se aos alunos a origem da tradição portuguesa que ficou marcada pelo terramoto de 1755. Em 1756, exatamente um ano após o terramoto que destruiu parte da cidade de Lisboa, como a data do terramoto coincidiu com o dia 1 de novembro, (dia de todos os Santos), a população aproveitou a ocasião para realizar um peditório pela cidade, pediram que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse apenas pão, dada a fome e miséria que se alastrava a toda a cidade. Nessa ocasião as pessoas pediram: "Pão por Deus".

     Pequenas quadras de poesia sobre o Pão por Deus; probérbios; advinhas,

     ornam