Notícias

Minimizar
Rádio Escola
Clube de Línguas
Convite - Cerimónia de Abertura de Ano Letivo

Vimos por este meio convidar toda a comunidade educativa a participar na cerimónia de Abertura do Ano Letivo, que decorrerá no dia 17 de setembro  de 2018, pelas 12h30m, no auditório da nossa escola, e na qual serão distinguidos os melhores alunos do ano letivo 2017/2018 e os finalistas do 9º ano.

A Comissão Provisória

 ler mais ...

Informações de Início do Ano Letivo 2018/2019

Informamos que o início das aulas está previsto para o dia 17 de setembro de 2018, pelas 8H10. Mais informamos que as listas das turmas e os horários serão afixados no dia 11 de setembro, podendo a partir desta data os alunos efetuarem o pagamento dos serviços de transporte e refeições, bem como proceder ao levantamento dos manuais da ação social escolar (ASE).

A comissão provisória

 ler mais ...

Congresso “São Jorge – Memória e Futuro” decorre a 16 e 17 de agosto de 2018

A freguesia de São Jorge recebe no próximo mês de agosto o Congresso “São Jorge – Memória e Futuro” que se realizará nos dias 16 e 17, no auditório da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de São Jorge.

A sessão solene de abertura está agendada para as 10h00 do dia 16 de agosto e contará com a presença da Secretária Regional do Turismos e Cultura, representando o chefe do Executivo madeirense, Miguel Albuquerque.

O Congresso “São Jorge – Memória e Futuro” visa aproximar todos aqueles que mantêm uma ligação à sua terra natal, aproveitando as festas religiosas de Verão, como ponto de encontro de famílias e amigos que, vivendo na diáspora, anualmente regressam à terra para matar saudades, refere uma nota à comunicação social.

O evento será um espaço e um tempo para recordar histórias e tradições; cruzar saberes e experiências, em várias áreas: da história ao património, da religião ao artesanato, da música às tradições da nossa gente, entre outras.

A organização estará a cargo de um conjunto de pessoas da sociedade civil de São Jorge, que em comum têm o gosto pela sua terra e a vontade de juntar algumas figuras ilustres da nossa cultura num espaço de reflexão sobre a história da nossa terra e as suas perspetivas de futuro.

A ideia foi realizar um congresso em São Jorge que juntasse não só alguns dos seus filhos mais ilustres, mas também algumas personalidades que abordassem um pouco da história da freguesia de São Jorge, enquanto freguesia matricial de todo o concelho de Santana e uma referência em toda a costa norte da Madeira ao longo dos últimos cinco séculos.

Entre os oradores convidados contam-se os académicos José Eduardo Franco, Nelson Veríssimo, Hélder Spínola e o economista João Abel de Freitas.

O programa pode ser consultado aqui.
 
Para efetuar a inscrição no congresso clique no link.
 
 ler mais ...

Escola promoveu convívio no Chão dos Louros

 

Depois de mais um belo momento de convívio da nossa escola, é tempo de agradecer a todas as pessoas que participaram no convívio que decorreu no Chão dos Louros e que propiciou a todos mais uns belos momentos de confraternização e de partilha de delícias gastronómicas, no final de mais um ano letivo marcado por muito trabalho, mas também pelo sucesso pleno dos nossos alunos.

A todos e a todas o nosso muito obrigado por tudo de bom que deram a esta escola neste ano letivo. Bem hajam!

Para mais fotografias clicar aqui.

A Comissão Provisória

 ler mais ...

Boas Marchas-Festa de S. Pedro e Boas Férias

 

BOAS MARCHAS NA FESTA DE S. PEDRO, EM S. JORGE

BOAS FÉRIAS E MUITA SAÚDE A TODOS!

I

São Pedro, nosso Padroeiro

Tu que és o grande pescador

Carrega o teu barco com muitos alunos

Para encher a EB23 de S. Jorge!

II

A Escola é o futuro da Juventude

Aqui estão as suas raízes culturais

Queremos dar-lhe vida e desenvolvimento

Se os deixarem formar as suas famílias cá!

III

A Escola de S. Jorge é demasiado jovem

Temos um grande espólio cultural

Enviem alunos para esta Escola

Para evitar a desertificação da cidade!

Projeto Biblioteca - Ana Maria

 ler mais ...

Marcha da Escola participou na Festa de São Pedro

A nossa escola participou no dia 30 de junho nas marchas populares de São Pedro, que decorreram em São Jorge,  integradas no arraial que se realizou junto à capela em honra daquele santo. A escola agradece aos professores, alunos, encarregados de educação e todos os convidados da comunidade que fizeram parte da nossa marcha e que lhe conferiram muita alegria e brilhantismo, em mais um belo momento de apresentação pública do trabalho realizado neste estabelecimento de ensino.

A todos o nosso muito obrigado!
A reportagem fotográfica pode ser consultada aqui.
A Comissão provisória
 
 ler mais ...

Revista Momentos 2018

 

Para uma leitura na integra desta revista clique neste link.

A Comissão Provisória

 ler mais ...

ACIN Hackathon - Desafio de programação [Divulgação]

 

O Hackathon é uma iniciativa da ACIN iCloud Solutions, inserida no contexto do desenvolvimento de software, que visa a conceção, desenvolvimento e promoção de aplicações informáticas, aberta a todos os entusiastas na área da programação de software.

É uma competição em formato de maratona, com a duração de 24 horas.

Inscrições até 25 de junho.

Todas as informações: https://hackathon.acin.pt/

Coordenadora das TIC, Gina Ribeiro

 ler mais ...

Reunião do Projeto Erasmus + em Canárias

 

A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de São Jorge Cardeal D. Teodósio de Gouveia esteve representada em Canárias, no último encontro transnacional do projeto Erasmus + «Winds of Change – A European Energetic (R)evolution», de 11 a 17 de junho de 2018, com os professores Dinis Mendonça e Victor Egas.

Este encontro transnacional de professores decorreu em Playa de Arinaga, Gran Canaria, num evento que se iniciou com a receção oficial na escola local, a que se seguiu um programa de trabalho que permitiu a avaliação de todas as atividades realizadas ao longo dos dois últimos anos letivos pelos alunos participantes neste projeto de parcerias entre escolas subordinado à temática das energias renováveis e da problemática do aquecimento global.

O programa do encontro integrou ainda uma receção na Câmara Municipal de Aguimes, uma visita guiada à cidade de Las Palmas e ao Museu Cristóvão Colombo, além de outras atividades de cariz social e cultural.

A reportagem fotográfica do evento pode ser consultada aqui.

O nosso projeto na Comunicação Social (clicar nas imagens para ler a notícia na íntegra).

 

A equipa do Projeto Erasmus +

 ler mais ...

Recuperação da “Horta aromática”

 

Os alunos da turma A do 7º ano concluíram hoje a intervenção na “Horta Aromática”, com a recuperação das pequenas hortas individuais, disposição das plantas já existentes e plantação de novas ervas aromáticas entre elas: segurelha (Satureja hortensis); macela (Achyzocline satureoides); poejos (Mentha pulegium) e caril (Helichrysum italicum).

O projeto RBES colaborou nesta que é uma atividade do projeto Eco-Escolas. O nosso especial agradecimento ao sr. Emanuel cuja disponibilidade foi fundamental para a conclusão deste projeto.

Colaboração Eco-Escolas e RBES

 ler mais ...

EMRC: Uma opção com sentido!

 

Encontra-se em exposição, junto à biblioteca da escola, uma exposição com frases dos alunos EMRC sobre a disciplina com o objetivo de apelar à inscrição na disciplina no próximo ano letivo.

Um muito obrigado a todos os alunos pelo trabalho desenvolvido ao longo deste ano e pela vossa originalidade e boa disposição!

A docente EMRC, Dorita Santo

 

 ler mais ...

Santos Populares

 

Os SANTOS POPULARES: S. ANTÓNIO, S. JOÃO E S. PEDRO, já chegaram à nossa ESCOLA, com muita magia e decoração. Vieram desejar a todos os Alunos. - Bom Aproveitamento Escolar e Excelentes Férias de Verão!

- S. ANTÓNIO: - Eu desejo a todos os alunos que regressem no próximo ano com mais MOTIVAÇÃO!

- S. JOÃO: - Venham com mais ENTUSIASMO!

- S. PEDRO: - Regressem com muita ALEGRIA e VONTADE de APRENDER, o futuro está nas vossas mãos!

O Projeto Biblioteca deseja a todos: “Excelentes Férias”!

Ana Maria

 

Projeto Biblioteca

 

 ler mais ...

O Mundo das Abelhas!

 

Encontra-se em exposição, junto à biblioteca da escola, um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos do 8º ano, alusivos a um dos insetos mais interessantes da natureza a Abelha. Os respetivos trabalhos foram realizados no âmbito da disciplina de ciências naturais.

Professora Alexandra Cordeiro e 8ºA 

 ler mais ...

Five O’Clock Tea

 

As dinamizadoras do clube de línguas proporcionaram aos alunos inscritos neste clube, mais um momento de convívio que teve lugar no dia 5 de junho. Os alunos deliciaram-se com algumas iguarias e receberam um certificado de frequência, a comprovar o seu empenho e envolvimento nesta atividade extracurricular. De salientar que duas alunas do 9ºA foram presença assídua neste clube, durante três anos consecutivos.

O Clube de Línguas

 ler mais ...

Jogos do Mundo

 

No passado dia 4 de junho de 2018 os alunos do 5.º, 6.º e 9.º anos participaram nos “Jogos do Mundo” da responsabilidade da Associação de Professores de Matemática (APM), que decorreu na Casa da Cultura de Santana.

Os alunos usufruíram de uma nova experiência de matemática com recurso a 30 jogos manipuláveis e divertidos.

As professoras de matemática

 ler mais ...

Inscrições para a obtenção do DCB em Tecnologias de Informação

 

Informa-se que estão abertas as inscrições para a realização do Exame de Competências Básicas em TIC até ao dia 07 de junho de 2018, para toda a comunidade escolar.

Para mais esclarecimentos contatar a coordenadora de TIC Gina Ribeiro ou ainda aceder ao site sobre o Diploma de Competências em TI, bastando clicar no poster.

Os interessados poderão aceder ao formulário de inscrição clicando aqui.

A Coordenadora de TIC

 ler mais ...

Exposição dos Fósseis

 

Encontra-se em exposição, junto à biblioteca da escola, um conjunto de materiais realizados pelos alunos do 7º ano no âmbito do estudo da temática dos fósseis, na disciplina de ciências naturais.

Professora Alexandra Cordeiro e 7ºA

 ler mais ...

Atividades do Departamento de Ciências Sociais e Humanas

 

A associação Xarabanda, representada por Rui Camacho, Lídia Araújo, João Viveiros e Tozé Cardoso, esteve presente na semana comemorativa da nossa escola, alusiva ao tema “Memórias de um povo”, realizando uma comunicação sobre recolha, sistematização e classificação da música tradicional madeirense, presenteando-nos igualmente com belíssimas atuações.

Departamento de Ciências Sociais e Humanas

 ler mais ...

O Livro que Desejava Ter um Fim

 

Na semana da Escola, o espaço interior da biblioteca foi ornamentado com o segundo conto teatral adaptado, foi escrito pela técnica de biblioteca, que criou o cenário com as várias personagens do conto. Este fala-nos de um casal de alunos adolescentes exemplares, que pretendem chegar longe na sua carreira profissional, têm consciência que é preciso estudar hoje com motivação e determinação, para no futuro desempenharem uma profissão que realmente os realize.

A 2ª parte fala-nos de um livro que trata do tema: “Aquecimento Global: - “O Livro que Desejava Ter um Fim”, foi atirado para o lixo antes do tema em estudo ser finalizado. Ele sentiu-se muito triste no ecoponto, achou que não deveria ser reciclado antes do tema em questão ter um fim digno.

Foram estes alunos estudantes aplicados que pegaram no tema e concluíram a sua história.

Projeto Biblioteca

 ler mais ...

Três Jovens Aventureiros Partem à Procura de Riqueza

 

Em maio, vivenciou-se o tema da semana da Escola: “As Memórias de um Povo”, ornamentou-se o espaço exterior da Biblioteca com o conto tradicional: - “Três Jovens Aventureiros Partem à Procura de Riqueza”, o texto foi transformado em personagens, cujo cenário foi construído com material reutilizável.

Projeto Biblioteca

 ler mais ...

Concurso CriaPoesia

 O fim de semana de 12 e 13 de maio foi de muita diversão para alguns alunos do 7º e 9º ano.

No dia 12, no centro de congressos do Casino da Madeira teve lugar a cerimónia de entrega de prémios do concurso Criapoesia* e o aluno Rodrigo Jesus, do 9º ano, venceu o 2º prémio na categoria de poesia. No domingo, dia 13 de maio, participámos num cruzeiro poético ao Porto Santo onde se reuniram alunos oriundos de três grupos de ilhas da macaronésia!  

*O CriaPOESIA - Encontro Juvenil do Atlântico - 4.ª edição é um concurso de Poesia e Poesia Visual, destinado aos jovens que frequentam o 3.º ciclo e o secundário nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e em Cabo Verde.

Professoras Cristina Gonçalves e Helena Marques, 7ºA e 9ºA

 ler mais ...

Atividades do departamento das línguas

 

No decorrer da semana da escola intitulada: «Memórias de um povo», o departamento das línguas, dinamizou diversas atividades, a saber: o lanche das línguas, para o pessoal docente e não docente; uma exposição de provérbios populares; as histórias da freguesia de São Jorge contadas pela Sra. Arminda Pacheco e uma sessão de cinema, com o filme «Coco», aos alunos de segundo ciclo. Aqui estão algumas fotos dessas atividades.

Departamento de Línguas

 ler mais ...

Um Animal, Um Amigo

Os alunos do 2º Ciclo, com a colaboração das respetivas professoras de inglês, desenvolveram trabalhos bilíngues (português /inglês), sobre o seu animal de estimação. Estes trabalhos foram solicitados pela Direção Regional de Agricultura, na sequência de uma ação de sensibilização a que o 2º Ciclo assistiu, sobre os cuidados a ter com o animal de companhia. Assim, estes trabalhos foram enviados para a entidade atrás referida, e foram expostos na semana da nossa escola. De salientar que todos os trabalhos realizados são de excelente qualidade, no entanto gostaríamos de partilhar convosco, o da aluna Beatriz Mendonça do 5º A (clicar na imagem).

A comissão de formação 

 ler mais ...

Atividades do departamento CENT – Semana da Escola

 

O Núcleo Museológico de Machico – Solar do Ribeirinho realizou uma palestra intitulada “O Solar vai à Escola”, pela Dra. Isabel Gouveia, com o intuito de promover junto dos alunos de 3.º ciclo a divulgação do Património Histórico e Museológico de Machico, bem como alertar para a defesa do património. Esta palestra faz parte das atividades propostas pelo departamento CENT, enquadradas na Semana da Escola cujo tema é: “São Jorge: Memórias de um Povo”.  Além da referida palestra, as docentes do departamento procuraram, mais uma vez, incutir nos alunos, a importância da preservação do meio ambiente. Deste modo, esteve patente, na entrada da escola, uma exposição intitulada “Ilhas selvagens”, espólio do Parque Natural da Madeira. Ainda no âmbito da referida semana decorreu, um concurso de reciclagem intitulado “Constrói um monumento da Europa”. Os trabalhos resultantes deste concurso encontram-se expostos junto à biblioteca.

Docentes do departamento CENT

 ler mais ...

Problema do Mês

 

No âmbito da atividade "Problema do Mês", prevista no Plano Anual de Atividades, dinamizado pelo grupo de Matemática para o segundo ciclo, foram apurados os três primeiros classificados. Assim os alunos, João Alves, número três; Letícia Cassaca, número cinco e Pedro Gonçalves, número sete, do 5.º A, classificaram-se para os prémios de mérito.

Grupo de Matemática

 ler mais ...

“Jogos do Mundo” pela primeira vez na Madeira - Uma nova experiência matemática!

 

Pela primeira vez os alunos madeirenses terão a oportunidade de participar nos “Jogos do Mundo”, da Associação de Professores de Matemática (APM), que se realizará de 23 de maio a 15 de junho, na Casa da Cultura de Santana.

Uma visita de estudo única, em que poderão usufruir de uma nova experiência matemática, com 30 jogos manipuláveis e divertidos para todas as idades (1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo e Ensino Secundário).

Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição através do email           casadaculturadesantana@gmail.com ou pelo telefone 291 570 140.

 

CONVITE:

A Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana) e demais entidades organizadoras convidam a participar na abertura oficial, no dia 21 de maio, pelas 18h30, na Casa da Cultura de Santana.

Coordenadora TIC (Gina Ribeiro)

 ler mais ...

Open Day Erasmus + - Projeto “Winds of Change”

 

O projeto Erasmus + "Winds of Change associou-se à abertura da Semana da Escola 2018, tendo dinamizado o Open Day Erasmus +, que pretendeu divulgar junto de toda a comunidade educativa os trabalhos realizados e as atividades dinamizadas ao longo dos dois últimos anos letivos.

Para presidir à iniciativa foi convidada a eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar, que apresentou uma palestra subordinada à temática “Erasmus: uma Europa de oportunidades”. 

Para o efeito foi montada uma exposição no auditório da escola, dividida em várias temáticas com sejam a apresentação dos parceiros do projeto, os encontros transnacionais de professores, os intercâmbios dos alunos e ainda alguns dos trabalhos realizados pelos alunos, no âmbito das energias renováveis, temática enquadradora de todo o projeto.

No monitor do hall de entrada da Escola, estiveram patentes ao longo do dia uma série de vídeos realizados pelos alunos e professores do projeto.

Para o evento foi convidada toda a comunidade educativa, assim como várias entidades locais e regionais, tais como o Secretário Regional da Educação e o Presidente da Câmara municipal de Santana, entre outras.

Na cerimónia, houve ainda oportunidade para alguns alunos do projeto e das modalidades artísticas da escola presentearem os convidados com atuações musicais.

A reportagem fotográfica do evento pode ser consultada aqui.

A equipa do projeto Erasmus +

 ler mais ...

Sessão de Abertura da Semana da Escola 2018

 

Decorreu no passado dia 11 de maio a sessão oficial de abertura da Semana da Escola 2018, subordinada à temática “As Memórias de um Povo”.

O evento contou com a presença da Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar que proferiu uma palestra denominada “Erasmus: uma Europa de oportunidades”.

A cerimónia assinalou também o lançamento do livro “São Jorge: Memórias de um povo”, coordenado pelos professores Elisabete Ascensão, Hélder Andrade e Dina Santos e que faz a compilação de um conjunto de tradições orais e memórias ilustradas desta freguesia.

A componente musical da sessão foi assegurada pelos alunos das modalidades artísticas da escola, que entoaram o hino de São Jorge “Rincão Florido” e o fado “Pica do sete”.

Em termos de exposições, os presentes puderam apreciar alguns dos trabalhos realizados pelos alunos, alusivos à temática da Semana da Escola, assim como uma exposição de fotografias antigas, cedidas pela Junta de freguesia, a exposição sobre o projeto Erasmus +, e ainda uma do Parque Natural da Madeira, sobre as Ilhas Selvagens e a Freira da Madeira, a que se juntou uma exposição de cariz etnográfico sobre as tradições do linho e do bordado.

O convívio final contou com as especialidades gastronómicas do Chefe Agostinho Freire, que tendo por base alguns produtos da terra juntou alguns sabores de cariz mediterrânico e a quem a escola agradece reconhecidamente o seu trabalho e disponibilidade.

A escola agradece a todas as pessoas que se empenharam na organização e dinamização dos eventos deste dia e de todo o programa desta semana.

Deixamos também a reportagem fotográfica do evento que pode ser consultada aqui.

A Comissão Provisória

 ler mais ...

About a dog

 

 

Os alunos do 9º A, na aula de apoio ao estudo de inglês, elaboraram um conjunto de pequenas histórias, com base em imagens, as quais resultaram numa exposição, intitulada “About a dog”. Pretende-se com esta iniciativa, alertar a comunidade educativa para a causa animal. Temos de ter presente que o animal de companhia é um membro da família e existem responsabilidades/implicações de ter um “Ser sensível” no nosso lar. “All dogs deserve a home, but not all homes deserve a dog”.

 

A professora Luísa Andrade

 

 ler mais ...

Dia da Mãe

 

MAIO, mês de homenagem a todas as MÃES

MÃES, Obrigado por nos teres dado a VIDA!

Projeto Biblioteca

 ler mais ...

Realização de Simulacro

No dia 8 de maio de 2018, pelas 12H00, toda a comunidade educativa participou num simulacro geral de evacuação numa situação de incêndio, o qual contou com a participação dos Bombeiros Voluntários de Santana, da PSP, do Serviço Regional de Proteção Civil, do acessor do gabinete do Sr. Secretário Regional de Educação para os planos de prevenção e emergência , bem como de um representante do serviço municipal de proteção civil.

Este evento insere-se nas ações previstas ao nível do projeto da Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos e teve como principal objetivo preparar e estimular toda a comunidade educativa para a aquisição de hábitos de prevenção e autoproteção em situações de risco.

A Equipa da ESPR

 ler mais ...

Semana do Livro e dos Direitos de Autor

 

Comemorou-se a Semana do Livro e dos Direitos de Autor, de 23 a 27 de abril, através da sensibilização de um cartaz de incentivo à Leitura. Convidou-se os alunos a virem à Biblioteca e a dedicarem 10 minutos por dia à Leitura livre. Construiu-se um livro em branco e pediu-se a cada aluno que escrevesse uma frase de um livro que mais gostasse.

Projeto Biblioteca

 ler mais ...

Participação - Evento - NÂO VIOLENCIA

 

A nossa Escola participou na marcha que decorreu a 27 de abril em Santana pelas 15 horas com todas as instituições do Concelho: “Prevenção dos Maus Tratos e defesa dos Direitos de todos”.

Projeto Biblioteca

 ler mais ...

25 de Abril Comemoração

 

Recordou-se o dia 25 de Abril, ficou conhecido como o Dia da Liberdade em Portugal e o dia da Revolução dos Cravos, sendo um feriado nacional onde se recorda a importância da liberdade no país, que pôs termo à ditadura.

Projeto Biblioteca

 

 ler mais ...

Sensibilização NÃO VIOLÊNCIA-Abril

 

Sensibilizou-se a Comunidade Escolar no mês de abril, para a PREVENÇÃO da NÂO VIOLÊNCIA, através do LAÇO e do CARTAZ “Faça a Diferença, Diga Não à VIOLENCIA”.

Projeto Biblioteca

 ler mais ...

Passatempo Escrita Criativa

 

A dinamizadora do projeto Baú de Leitura da EB23 de São Jorge – Cardeal D. Teodósio de Gouveia informa que o aluno Vítor Pacheco do 9.ºA, obteve o 3.º lugar do Concurso “Escrita Criativa” (3.º ciclo), a nível regional, com o poema intitulado “Bordadoira ou bordadeira?”, pelo qual receberá um prémio. Este e demais trabalhos serão expostos, aquando da inauguração da exposição e cerimónia de entrega de prémios que decorrerá no dia 29 de maio, entre as 14:30 e as 17:00 horas, no Auditório do Museu da Casa da Luz, no Funchal, atividades integradas na Sessão de Encerramento do Baú de Leitura. A dinamizadora agradece a todos os participantes nos passatempos promovidos durante este ano letivo, não só pela participação e fantástico desempenho, mas também pela qualidade dos trabalhos realizados. 

 A dinamizadora do Baú de Leitura, Mariana Teixeira

 ler mais ...

Daltonismo

 

Encontra-se em exposição, junto à biblioteca da escola, uma exposição alusiva ao daltonismo. A referida exposição foi realizada pelos alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de ciências naturais.

Professora Alexandra Cordeiro e 9º A

 ler mais ...

Formação em Inglês

 

 

Está interessado em aprender Inglês? A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de S. Jorge está disponível para ajudá-lo nessa aprendizagem. Contacte a escola através do telefone 291576295 para usufruir de aulas de Inglês nível iniciação ou intermédio.

 

Mais informamos que as aulas serão às terças-feiras das 17h30 às 19h00, a partir de 8 de maio de 2018 e até 26 de junho de 2018.

Contamos consigo.

Formadora: Luísa Andrade

 

 Comissão de Formação

 ler mais ...

Visita de estudo 9.ºA ao grupo cimentos Madeira

Na sequência da visita de estudo, foi publicado na revista trimestral CIMENTAR um artigo sobre a mesma (para ler o artigo, clicar na imagem).

O grupo de físico-química

 ler mais ...

Votos de Páscoa Feliz
Curso de Formação - Secretariado
Dia 22 de março, dia Mundial da Água

Está patente, junto à sala de professores, uma exposição realizada pelas turmas do segundo ciclo, no âmbito das Ciências Naturais, sobre o dia Mundial da Água. Venham vê-la!

Professora Paloma Briote

 ler mais ...

Páscoa

Com flores de rododendro cor de fogo

Anuncio aos sentido

O milagre

Da ressurreição.

E o Cristo vivo, em que se transfigura

A mais vil criatura

Que atravessa a praça,

É como que uma graça

A mais da primavera.

Ah, quem pudera

Todos os dias

Olhar o mundo assim, repovoado

De fraternidade,

Em cada pétala de realidade!

Autor: Miguel Torga

 

Desejamos aos Alunos e à Comunidade Escolar

Uma FELIZ PÁSCOA!

Projeto Biblioteca 

 ler mais ...

Dia da Poesia

 

 

Feliz dia para quem é

O igual do dia,

E no exterior azul que vê

Simples confia!

Autor: Fernando Pessoa

 

A Natureza está em harmonia,

Até faz lembrar uma Poesia,

O tempo está mais quente

E eu ando mais contente.

Projeto Biblioteca

 

 ler mais ...

Dia da Água

 

A água é tudo na minha vida,

Sem a água nós não somos nada,

Por isso não desperdice a água,

Sem a água não haverá vida. 

Autor: João Pedro

 

A água é a fonte da vida.

Porque nós somos feitos de água.

Sem água não sobrevivemos.

Água, um presente da natureza.

A água é tudo, e tudo é água.

Projeto Biblioteca

 ler mais ...

Dia da Árvore

 

Árvore, fonte de vida

Fonte de sovrevivência

Para aqueles que têm consciência.

 

A árvore é fonte de abrigo

É uma fonte alimentar

Que todos devem preservar

 

A árvore é fonte de ar

Que todos necessitamos para respirar

Devemos todos respeitar

Autor: Reginaldo F. O. Gilson

 

Na Floresta,

A Natureza está em Festa,

As andorinhas regressam

E para fazer os ninhos se apressam.

Projeto Biblioteca

 ler mais ...

Dia Internacional da Floresta - 21 de março

Olá amigos do ambiente.

No âmbito do Dia Internacional da Floresta, 21 de março, a nossa escola realizou uma cerimónia de comemoração deste importante dia de sensibilização ambiental, cuja principal atividade foi a plantação de uma árvore de Pau Branco no jardim junto ao edifício do auditório. As comemorações contaram com a presença do vereador Gabriel e da acessora Helena, em representação da Câmara Municipal de Santana (CMS), assim como, da Comissão Provisória, alunos, pessoal docente e não docente da escola.

Após a receção aos presentes pelo coordenador Eco-Escolas, a aluna Marta Aguiar do 8ºA fez uma apresentação das caraterísticas e particularidades da árvore Pau Branco, caraterística da floresta Laurissilva, tendo tecido também algumas considerações acerca das nossas práticas ambientais. Posto isto, seguiram-se os discursos do diretor da escola e do vereador Gabriel da CMS, respetivamente, dos quais convergiram para as boas práticas ambientais e preservação do património ambiental envolvente.

O ponto alto da cerimónia deu-se com a plantação da árvore de Pau Branco, onde os alunos foram os principais responsáveis por todo o processo envolvido, como se pode observar nas fotografias reportadas.

A acabar as festividades, a aluna Cátia do 8ºA, procedeu à declamação de um lindo poema de António Gedeão, como tributo ao importante ser vivo que é a árvore perante o nosso planeta.

Por último, pode-se dizer que a plantação do Pau Branco serviu, acima de tudo, para consciencializar a nossa comunidade educativa para a proteção do ambiente, mas também para a preservação de um património imaterial, humano e cultural que é muto nosso. 

Projeto Eco-Escolas

 ler mais ...

Ecstasy – Parece divertido, mas não é!

 

Encontra-se em exposição, junto à biblioteca da escola, uma exposição/campanha alusiva ao perigo do consumo de ecstasy. A referida exposição foi realizada no âmbito do projeto Atlante.

Não te esqueças... Diz não às drogas!

Projeto Atlante (professora Alexandra Cordeiro) 

 ler mais ...

Primavera

Ès tu a Primavera que eu esperava,

A vida multiplicada com tantas flores lindas,

O tempo aquece, a vida renasce, que maravolha!

Em que é pleno e perfeito cada instante.

Projeto Biblioteca 

 ler mais ...

12 de março - Dia do Bibliotecário

 

 

 

Neste dia convidou-se todos os alunos a dedicarem trinta minutos à Leitura livre na Biblioteca.

Projeto Biblioteca

 

 

 

 

 ler mais ...

Dia do Pai

Um Pai é…

Alguém para se orgulhar,

Alguém para se agradecer e,

Especialmente alguém para se amar.

 

Por tudo aquilo que Fazes e És,

O pilar das nossas vidas,

O Educador Incansável,

Recebe o nosso muito OBRIGADO

 

Projeto Biblioteca 

 ler mais ...

Comemoração do dia internacional da mulher

Uma vez mais, a UMAR Madeira esteve presente na nossa escola para, juntamente connosco, assinalar e comemorar este dia tão importante que simboliza a luta das mulheres pela igualdade de direitos e oportunidades na sociedade. 

 

O departamento de Ciências Sociais e Humanas

 ler mais ...

A Páscoa

A Páscoa está a chegar! E para comemorar esta efeméride o clube de línguas elaborou os símbolos alusivos a esta época, nomeadamente os ovos, os coelhinhos e as manhãs de Páscoa, com o objetivo de decorar a escola. Está igualmente patente uma exposição sobre costumes e tradições no Reino Unido e Estados Unidos. Os alunos tiveram também a oportunidade de testar os seus conhecimentos, relativamente às celebrações da Páscoa no Reino Unido e Estados Unidos através do quiz online disponibilizado no site da escola.

Teste os seus conhecimentos e participe no quiz online, para isso clique na imagem seguinte.

O clube de línguas deseja a toda a comunidade escolar Uma Santa Páscoa!

Happy and sweet Easter! Joyeuses Pâques! Frohe Ostern!

O clube de línguas

 ler mais ...

Dia Internacional da mulher

No dia 8 de março o departamento/clube de línguas assinalam o dia internacional da mulher através de uma exposição intitulada: «As mulheres e a história» a qual está patente no corredor junto à biblioteca da escola. Podemos visualizar também algumas frases célebres que marcaram a história mundial: «Inspirational quotes of many great women».

Esta exposição tem como principal objetivo dar a conhecer as mulheres mais importantes a nível da história, sociedade e cultura nos países de língua portuguesa, inglesa, francesa e alemã.

O departamento/clube de línguas 

 ler mais ...

Exposição do Parque Natural da madeira "Vida Marinha"

 

 

Está patente, na nossa escola a Exposição do Parque Natural da Madeira "Vida Marinha". Esta exposição poderá ser vislumbrada até 5 de março. É uma exposição fotográfica que pretende retratar a vida marinha.

 Professoras, Alexandra Cordeiro e Paloma Briote

 

 ler mais ...

Concurso Triatlo Literário - 2ª fase

 

Realizou-se ontem, dia 26 de fevereiro, a 2.ª fase do concurso Triatlo Literário, no âmbito do projeto Baú de Leitura, na Biblioteca Municipal de Machico, cujos vencedores de sete escolas da costa nordeste da ilha competiram entre si, no sentido de se apurar os três vencedores que irão à 3.ª e última fase do referido concurso regional. Uma das participantes a nível concelhia foi a aluna Sílvia Vieira do 7.ºA da nossa escola (Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de São Jorge – Cardeal D. Teodósio de Gouveia), que demonstrou muito empenho e satisfação por ter participado neste concurso. A concorrência também demonstrou um excelente desempenho. Embora não se tivesse apurado para a 3.ª fase, a aluna está de parabéns pela sua coragem e desempenho. Quero também agradecer à Comissão Instaladora por ter disponibilizado o transporte para a deslocação da equipa da escola até ao concelho de Machico.

A dinamizadora do Baú de Leitura, Mariana Teixeira

 ler mais ...

Obrigado, Sra Dolores!

 

A senhora Dolores Jardim, assistente operacional desta escola, terminou recentemente as suas tarefas profissionais e entrou numa nova etapa da sua vida, a aposentação. 

A escola preparou algumas atividades que marcaram a sua retirada da atividade profissional, nomeadamente um convívio bar da escola, no início de Fevereiro, a sua participação no Carnaval e no Jantar de Carnaval Solidário.

A despedida é sempre marcada por um misto de sentimentos. Alegria pelo sentimento do dever e da  missão cumpridas, mas também alguma tristeza e nostalgia por deixar um espaço que também durante estes últimos anos foi seu!

Mas sabemos que sempre a esta escola ficará ligada emocionalmente, pois as boas  memórias e amizades que daqui leva espero que a acompanhem por muitos e bons anos.

Em nós ficarão também as marcas da sua dedicação e da sua generosidade com tudo de bom que sempre nos presenteou, e acima de tudo, por ter mostrado no seu dia a dia um brio  e  uma dedicação profissional, a esta instituição e que nos cumpre destacar e agradecer.

Sra Dolores, obrigado por ter honrado o seu trabalho e esta instituição de forma muito nobre e digna. Deixou nesta escola muito de si, do seu trabalho, da sua sabedoria, das suas histórias e provérbios,  espero que também leve um pouco de nós.

A saudade e as lembranças dos grandes momentos que passámos nesta escola estarão sempre nos nossos corações.

Como dizia – Fernando Pessoa “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”

Aqui ficam alguns desses momentos.

Obrigado, Sra Dolores!

A Comissão Provisória

 ler mais ...

Jantar de Carnaval Solidário

 

A Escola promoveu no passado dia 16 de fevereiro um Jantar de Carnaval Solidário destinado à angariação de fundos para ajudar a suportar os custos de adaptação da casa de um encarregado de educação desta escola, que no ano passado sofreu um grave acidente.

Esta foi uma oportunidade de convívio entre todos os membros da Comunidade Educativa que registou um assinalável sucesso, uma vez que a capacidade da cantina foi atingida, tendo-se juntado cerca de cento e cinquenta pessoas.

A Escola e a família agradecem a todas as pessoas que se associaram ao evento, que com o seu trabalho, com a compra do bilhete, com a sua animação ou com a cedência de bens para o jantar, garantiram mais um importante apoio.

Um bem-haja a todos!

A reportagem fotográfica do evento pode ser consultada aqui

A Comissão Provisória

 ler mais ...

Atividade externa do desporto escolar na modalidade do boccia

 

Olá a todos.

A nossa querida aluna Sara Gonçalves, realizou no passado dia 21 de fevereiro, a sua primeira competição de Boccia no âmbito do evento ocorrido no pavilhão do Funchal, organizado por elementos pertencentes à Direção de Serviços do Desporto Escolar. Na sua primeira experiência a aluna conseguiu no seu primeiro jogo, ganhar o primeiro parcial, sendo que perdeu o seguinte, empatando. No segundo jogo perdeu o jogo por dois parciais de novo contra um atleta da Associação de Paralisia Cerebral da Madeira, uma referência da modalidade ao nível regional. É de enaltecer, não só a boa prestação desportiva da Sara, juntamente com a sua assistente desportiva, a mãe Sandra Gonçalves, mas também a alegria que a aluna sentiu durante o evento. Para quem não tem conhecimento, a modalidade de Boccia, divide-se, conforme o grau de deficiência, nas categorias BC1, BC2, BC3 e BC4, sendo que a nossa aluna se encaixa na categoria BC3, ou seja, devido à disfunção severa, usa uma calha para realizar as suas ações, fazendo ao mesmo tempo parceria com um assistente desportivo que, em termos gerais,  tem a incumbência de direcionar a calha, mexer a cadeira e passar as bolas sempre de costas para o jogo e sem qualquer tipo de comunicação para com o atleta.

Este interesse crescente da Sara pelo Boccia, vem do projeto de aprendizagem da modalidade iniciado no ano transato aqui na nossa escola. O mesmo tem tido um sucesso crescente em termos do estimular e da motivação que aluna tem vindo a demonstrar cada vez mais. Prova disso, foi a sua entrada recente na secção de Boccia do Sporting Club Santacruzense. Brevemente, teremos na escola atividades de Inclusão organizadas pela equipa de professores dos projetos Convivialidade e Atividade Interna, sendo que o Boccia constará do programa.

O coordenador do Desporto Escolar / Projeto Boccia (CEI)

 ler mais ...

Taça Escolar de Educação Rodoviária – TEER (fase escola)

 

Plano Regional de Educação Rodoviária (PRER)

Taça Escolar de Educação Rodoviária - 11.ª Edição


No âmbito do Plano Regional de Educação Rodoviária, dia 20 de fevereiro, decorreu na escola a fase escolar da TEER.

A prova foi organizada em parceria com os professores organizadores da fase concelhia da TEER, que decorreu no polivalente da escola.

Com esta atividade foram apurados os alunos que irão representar a escola, no dia 16 de março, na final regional.

Agradecemos a todos os alunos que participaram, professores e entidades que colaboraram na dinamização da atividade.

PRER

 ler mais ...

Finalistas de 9º ano realizaram viagem a Roma

Os alunos finalistas do 9º ano da nossa escola realizaram uma viagem a Roma, Itália, entre os dias 9 e 13 de Fevereiro de 2018, tendo sido acompanhados pelos professores Dinis Mendonça e Mariana Teixeira.

Esta foi uma oportunidade dos alunos aprofundarem os seus conhecimentos históricos sobre o Império Romano, podendo contactar de perto com marcas e monumentos que perduraram por mais de dois mil anos e que foram referenciais de toda a civilização ocidental, como sejam o Fórum Romano, o Panteão, o Coliseu ou o Circo Máximo.

A viagem incluiu uma visita ao Vaticano, à Basílica de São Pedro, assim como a possibilidades de assistir à mensagem e à bênção que o Papa Francisco costuma fazer todos os domingos a partir da janela dos seus aposentos e que foi acompanhada por todos a partir da Praça de São Pedro.

Entres as áreas mais apreciadas na visita, contam-se naturalmente a entrada no Coliseu, o passeio junto à Fonte de Trevi, mais conhecida pela fonte dos desejos, a passagem pela Scalinata di Spagna, pela Praça Navona, pela Basílica de São João Latrão, pela Ilha Tiberina e pelo Transtevere.

De passagem por Lisboa, os alunos tiveram oportunidade de realizar uma interessante visita guiada ao Padrão dos Descobrimentos onde puderam inteirar-se de todas figuras e simbologia daquele monumento histórico que ficou como marca da Grande Exposição do Mundo Português que decorreu em 1940.

Em Lisboa, os alunos tiveram ainda oportunidade de ver de perto o Mosteiro dos Jerónimos e o edifício da Presidência de República e de provar os tradicionais pasteis de Belém.

Os custos da viagem foram suportados pelos Encarregados de Educação e contaram com o apoio da Junta de Freguesia de São Jorge e com o apoio logístico de transportes da Associação Santana Cidade Solidária, a quem gostaríamos de apresentar o nosso agradecimento.

Para ver a reportagem fotográfica da viagem, clique no nome da cidade: Lisboa - Roma

Presidente da Comissão Provisória 

 ler mais ...

Festa dos compadres 2018

Mais uma vez a nossa escola participou no desfile da Festa dos Compadres em Santana. Este desfile contou com a participação de alunos, professores e funcionários da nossa escola que encheram as ruas de Santana de cor e alegria.

Este ano os fatos de carnaval tiveram como inspiração “o milho”, que serviu igualmente de tema às escolhas musicais, brilhantemente dançadas pelos participantes.

Um muito obrigado a todos e a todas que participaram e colaboraram na realização desta atividade e que desta forma abrilhantaram a participação nossa escola nesta grande festa do concelho de Santana.

 

Mais fotografias aqui.

A animação cultural

 ler mais ...

Visita de Estudo à Estação de Biologia Marinha do Funchal

 

Os alunos do 8º A, no dia 30 de janeiro, foram à Estação de Biologia Marinha do Funchal de modo a conhecerem o processo que decorre desde a captura dos crustáceos (camarões e caranguejos) à sua conservação nas coleções biológicas de referência.

Organização da visita de estudo, professora Alexandra Cordeiro

 ler mais ...

Tradições

 

TRADIÇÕES

 Somente na cidade de Santana, a Festa dos Compadres antecipa o Carnaval

Quer no começo, quer no fundo, em fevereiro vem o entrudo.

 

O projeto Biblioteca, ornamentou o seu espaço com o tema:

1 - “Os provérbios do Milho”; E como surgiu a sua plantação?

2 - Um pouco de história sobre as origens da sátira: “Festa dos Compadres”.

Projeto Biblioteca

 ler mais ...

Vulcões Radicais

 

 

Encontra-se em exposição, junto à biblioteca da escola, um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos do 7º ano no âmbito do estudo da temática do vulcanismo, na disciplina de ciências naturais.

Professora Alexandra Cordeiro e 7º A

 ler mais ...

Visita de Estudo ao Grupo Cimentos Madeira

 

No passado dia 30 de janeiro de 2018 a turma A do 9º ano fez uma visita de estudo ao Grupo Cimentos Madeira.

Visitaram a área fabril, onde observaram as etapas desde que o cliente entra nas instalações até ao momento em que sai com o cimento. Puderam observar os silos de armazenamento do cimento e os das cinzas, os métodos de embalamento do cimento, o carregamento para expedição e a saída do cliente com o produto.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade fantástica de subir ao topo dos silos, onde puderam observar a doca de atracagem dos navios que descarregam o cimento. Esta operação processa-se através de tubos recorrendo ao vácuo.

Visitaram ainda os laboratórios do Grupo onde puderam observar uma infinidade de material de laboratório, algum já conhecido dos alunos e equipamentos que permitem análises ao cimento, betão e aglomerados. Puderam ainda observar alguns testes em curso.

No final foi tirada uma fotografia para mais tarde recordar uma visita de estudo fantástica!

O nosso obrigado à professora Cristina que nos acompanhou nesta visita.

O grupo de físico-química

 ler mais ...

Dá-me um abraço!

 

Ontem, dia 30 de janeiro, comemorou-se o dia da “Não Violência Escolar”.

A nossa escola assinala hoje essa data tão importante, com a distribuição gratuita de abraços a todos.

A divulgação desta iniciativa contou com a participação da equipa da rádio, na voz da aluna Raquel Mendonça.

Video (aqui) com algumas fotografias destes momentos.

Projeto da Convivialidade

 ler mais ...

O Perigo das Drogas Alucinogénicas: LSD e Cogumelos Mágicos

 

Encontra-se em exposição, junto à biblioteca da escola, uma exposição/campanha alusiva ao perigo do consumo de drogas alucinogénicas. A referida exposição foi realizada pela professora Alexandra Cordeiro, no âmbito do Projeto Atlante.

Não te esqueças...  

Diz não às drogas!

Projeto Atlante

 ler mais ...

Concurso Triatlo Literário - 1ª fase

Realizou-se hoje, dia 10 de janeiro, a 1.ª fase do concurso Triatlo Literário, no âmbito do projeto Baú de Leitura, na biblioteca da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de São Jorge – Cardeal D. Teodósio de Gouveia. Este concurso incidiu sobre a obra “O Cavaleiro da Dinamarca”, de Sophia de Mello Breyner A. e contou com a participação de quatro alunos: Sílvia Vieira (7.ºA); Raquel Mendonça (8.ºA); Érica Nascimento (9.ºA) e Vítor Pacheco (9.ºA). Após a realização das provas de leitura, de interpretação e de escrita, o júri apurou a discente que irá representar a nossa escola na 2.ª fase, sendo a aluna Sílvia Vieira a vencedora desta 1.ª fase. Todos os participantes estão de parabéns pelo seu fantástico desempenho. Agradeço também aos membros do júri a disponibilidade para a avaliação das provas deste concurso literário.

Projeto Baú de Leitura (professora Mariana Teixeira)

 ler mais ...

Prova de Orientação Rodoviária

 

Projeto de Enriquecimento e Complementar Curricular

PLANO REGIONAL DE EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA

Ano Escolar de 2017/2018


No final do primeiro período decorreu a etapa escolar da Prova de Orientação Rodoviária do Plano Regional de Educação Rodoviária.

A prova correspondeu a mais uma atividade do final de período salientando-se o entusiasmo manifestado pelos alunos que participaram. Os resultados e classificação podem agora ser consultados na tabela que se segue.

 

Agradecemos a todos os alunos que participaram e professores que colaboraram na dinamização da atividade.

PRER

 ler mais ...

Feliz Natal
Festa de Natal

A nossa escola realizou no dia 15 de dezembro a sua tradicional Festa de Natal, que contou com a participação e toda a comunidade educativa. As atividades iniciaram-se pela manhã com a prova de orientação rodoviária, a que se seguiu o espetáculo musical no auditório da escola, que contou com um grupo de mímica convidado “Graça e Estrela”. A meio da manhã decorreu o lanche convívio, seguindo-se sessão de cinema com o filme “A Idade do Gelo 4 – A deriva Continental”, que deu direito a pipocas para todos os que assistiram. À noite realizou-se o tradicional jantar de Natal, que decorreu no Restaurante “Cantinho da Serra.” O nosso muito obrigado a todos os que organizaram e tomaram parte nas diferentes atividades que marcaram o encerramento do 1º período. A todos desejamos Votos de um Santo e Feliz Natal e um Próspero Ano Novo de 2018! A reportagem fotográfica do dia pode ser consultada aqui: https://photos.app.goo.gl/Yp5fcFNvRrx9pRyU2

A Comissão Provisória

 ler mais ...

Erasmus + realizou Encontro na Áustria

Um grupo de professores da nossa escola participou no encontro transnacional de professores, no âmbito do projeto Erasmus +, Winds of Change, na cidade de Feldkirch, evento que contou com a receção na escola, um programa de trabalho do projeto que permitiu a reorganização de todas as atividades a realizar até final do ano letivo pelos alunos. Os participantes de sete países europeus tiveram ainda oportunidade de participar num programa de cariz cultural que envolveu uma visita guiada à cidade de Feldkirch, uma receção e almoço no Parlamento Regional de Voralberg, na cidade de Bregenz, uma demonstração de automóveis e outros veículos elétricos e uma visita a Ravensburg na Alemanha. Uma vez que os professores do projeto fizeram o voo para Basileia tiveram ainda oportunidade de visitar esta cidade suiça, assim como a vila de Saint Louis em França e a cidade alemã de Weil am Reihm.

Para conhecer um pouco mais da visita, aceda ao album: https://photos.app.goo.gl/gXbWvxWi2uK0Y1cK2

A Equipa Erasmus +

 ler mais ...

It´s Christmas Time!

 

O Natal está a chegar e para entrar neste espírito natalício, o departamento de línguas preparou uma exposição temática com um cartaz: «Diga Feliz Natal em várias Línguas» e com os trabalhos elaborados pelos alunos, os quais foram colocados num expositor no segundo piso da escola. Para finalizar, os alunos pesquisaram poemas e mensagens natalícias, as quais serão recitadas na festa de final de período.

 

Feliz Natal! Merry Christmas! Joyeux Noël!

departamento de línguas

 ler mais ...

Cartaz Direitos Humanos

 

Mensagens de apoio aos 10 defensores de direitos humanos, da Turquia

No âmbito da ação desenvolvida pelo Núcleo da Amnistia Internacional Funchal, os alunos do 9.ºA, da nossa escola, elaboraram um cartaz com mensagens de apoio aos 10 defensores de direitos humanos, da Turquia, alvo de represálias.

Estas mensagens serão encaminhadas de forma a chegarem ao seu destino!

Pela ação de todos, ajudamos a preservar o respeito pelos Direitos Humanos!

Departamento CSH

 ler mais ...

Lapinha e Árvore de Natal

 

NATAL

Tradição: Lapinha e Árvore de Natal

 

O Natal chegou e embelezou a nossa Escola. Dar vida à tradição com a construção da Lapinha Madeirense e a Árvore de Natal com materiais reutilizáveis. A turma do 9º ano colaborou com as suas mensagens de Natal. A coordenadora pelo Projeto Biblioteca deseja a toda a Comunidade Escolar:

 

Feliz Natal de 2017 e Próspero Ano Novo de 2018”!

 

Projeto Biblioteca

 ler mais ...

Dia Internacional dos Direitos Humanos

 

A 10 de dezembro comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, dia em que foi aprovada pela ONU, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Celebramos este dia com o objetivo de alertar todas as pessoas para o cumprimento dos direitos e das liberdades individuais e coletivas, assegurando a igualdade de todos os cidadãos, o direito a uma vida digna, ao trabalho, à segurança, à saúde e à educação, o respeito pela diversidade e pela dignidade de todas as pessoas.

Para tal, foi desenvolvida, pelo Núcleo Amnistia Internacional Funchal, uma ação de sensibilização para a “Educação dos Direitos Humanos” e foi apresentado um vídeo com o objetivo de mostrar a necessidade de proteger os Direitos Humanos.

Departamento das ciências sociais e humanas

 ler mais ...

Os feriados da nossa História … 1 de dezembro

 

- Sabes porque é que amanhã é feriado?

- Para comemorar a Restauração da Independência de Portugal.

- É isso mesmo! No dia 1 de dezembro de 1640… Bom, descobre o que se passou através da visualização do documentário “Conta-me História – Restauração da Independência”, clicando neste link!

- Boa! Já aprendi bastante ao ler o resumo histórico disponível na entrada da escola e agora vou descobrir mais ao ver o documentário.

Bom feriado!

O grupo de História 

 ler mais ...

Hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas

 

No dia 23 de novembro de 2017 realizou-se na nossa escola a cerimónia do hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas, evento que contou com a presença e colaboração das entidades locais envolvidas no programa, bem como de toda a comunidade escolar.

Mais uma vez, a nossa escola foi premiada, relativamente ao trabalho desenvolvido no ano letivo transato, pelos seus esforços em tornar um ambiente mais saudável e formar cidadãos com uma consciência cívica e sustentável.

A todos os que se empenharam, muito obrigado! Agora resta-nos continuar a trabalhar e, através da união de esforços, a incentivar valores para conseguirmos UM AMBIENTE MELHOR!

A Coordenação do Programa Eco-Escolas

 ler mais ...

Lanche Thanksgiving

 

Para assinalar o Thanksgiving, as dinamizadoras do clube de línguas proporcionaram aos alunos que integram este clube, um momento de convívio. Os alunos foram presenteados com sandes de peru, doces e sumos. Enquanto os discentes lanchavam, ouviam atentamente, as professoras que contavam as origens do Thansgiving e algumas das suas tradições gastronómicas que perduraram até aos dias de hoje.

Clube de Línguas

 ler mais ...

Semana Floresta Autóctone de 23 a 30 de novembro 2017

 

Floresta, Um Tesouro a Preservar;

Floresta, Um Recurso a Conservar;

Floresta, um Diamante a Proteger;

Floresta, um Jardim a Cuidar;

Floresta, Pulmão que nos dá Vida;

Floresta, um Património a zelar e Sustentar

Projeto Biblioteca

 

 ler mais ...

Exposição digital do concurso «Flashes Literários» do ano letivo 2016/2017

 

O «Flashes Literários» é um concurso do projeto Baú de Leitura, que se realiza todos os anos nas escolas da região autónoma da Madeira, sendo a presente apresentação do ano letivo anterior.

Este ano, o concurso decorrerá até meados de fevereiro de 2018 e está aberto a toda a comunidade escolar (alunos e adultos). Por favor, consulte o regulamento do concurso que se encontra afixado à entrada da biblioteca da escola e PARTICIPE!

Projeto Baú de Leitura 

 ler mais ...

Thanksgiving Day

 

Sabias que 23 de novembro é o Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving Day?

O Dia de Ação de Graças é um feriado celebrado maioritariamente nos Estados Unidos e Canadá. Nos Estados Unidos é celebrado na quarta quinta-feira de novembro, e no Canadá, na segunda segunda-feira de outubro.

Como o próprio nome diz, o Dia de Ação de Graças é um dia onde as pessoas se juntam para demonstrarem a sua gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas durante o ano, expressando também carinho pelos seus amigos e familiares. Este é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e Canadá, juntamente com o Natal e a Passagem de Ano.

O Dia de Ação de Graças é um feriado familiar, onde é normal realizar longas viagens para que os parentes estejam reunidos. Outra grande tradição deste feriado é a comida. As famílias celebram este dia com muita fartura gastronómica, onde tipicamente se come peru (por isso também é conhecido como Turkey Day - Dia do Peru), batata-doce, puré de batata, torta de abóbora, torta de maçã, torta de nozes, entre muitas outras coisas.

Clique neste link para teres acesso à história do Thanksgiving.

Clube de Línguas

 ler mais ...

Ações de Sensibilização

 

No dia 20 de novembro houve na nossa escola, duas ações de sensibilização destinadas a discentes. Assim, às 12h30 a dra. Tânia Freitas dinamizou uma sessão para os alunos do 2º ciclo, cujo objetivo foi capacitar os alunos com noções sobre as responsabilidades e implicações de ter um animal de estimação. Às 14h05 teve lugar outra ação de sensibilização, para a turma 7º A, sobre “Direitos e deveres das crianças e jovens” e dinamizada por membros da comissão de proteção de crianças e jovens.

No dia 21 de novembro teve lugar na escola, uma ação de sensibilização, cujo público alvo foi os alunos do 9ºA, subordinada ao tema “Prevenção do absentismo escolar- o teu lugar é na escola”. O foco desta ação residiu na consciencialização dos discentes, para o papel fundamental da escola, na formação pessoal, social e cultural dos nossos alunos.

Comissão de formação

 ler mais ...

Eco-Escolas - Hastear da Bandeira Verde

 

 

Projeto Eco-Escolas

 ler mais ...

Dia Mundial da Retrete

O dia 19 de novembro foi designado pela ONU como sendo o Dia Mundial da Retrete! O World Toilet Day, como é conhecido internacionalmente, ajuda a consciencializar as pessoas e os governos sobre a enorme quantidade de pessoas que não possuem acesso a uma sanita limpa e com sistema de saneamento adequado. O problema vai muito além do ter que urinar ou defecar ao ar livre, pois a falta de saneamento básico de qualidade promove a proliferação de doenças perigosas, que afetam principalmente as crianças e os recém-nascidos. Assim sendo, os alunos do 9º ano  na disciplina de ciências naturais, realizaram trabalhos alusivos a esta temática que estão expostos na escola para toda a comunidade.

Professora Alexandra Cordeiro e 9º A

 ler mais ...

Dia Nacional do Mar

DIA NACIONAL DO MAR – 16 de NOVEMBRO

Mar - Um Tesouro a Preservar

Mar – Um Recurso a Conservar

Mar - Um Diamante a Proteger

Mar - Uma Flor a Cuidar

Projeto Biblioteca

 ler mais ...

Feira do livro anima São Jorge

 

A escola acolhe o evento Feira do Livro ‘Leya na Escola’, uma iniciativa do Grupo de Português, que decorre de 27 de novembro a 4 de dezembro, no auditório, nos turnos da manhã e da tarde. O objetivo primordial desta iniciativa é incentivar a leitura por parte da comunidade escolar, levando até todos a oportunidade de adquirir os títulos a custos mais reduzidos. Os livros estarão à venda com 20% de desconto. Visite-nos e faça as suas compras de natal antecipadamente!!!

O Grupo de Português

 ler mais ...

Dia Mundial do Não-Fumador

 

No dia 17 de novembro comemora-se o Dia Mundial do Não - Fumador, como tal, os alunos dos 5º e 6º ano na disciplina de ciências naturais em parceria com o projeto atlante, realizaram trabalhos alusivos a esta temática que estão expostos na escola para toda a comunidade.

 Projeto Atlante e Ciências da Natureza (professora Paloma Briote)

 ler mais ...

Jantar de São Martinho juntou toda a comunidade

 

A nossa escola promoveu no passado dia 10 de novembro, o jantar de São Martinho, uma iniciativa aberta a toda a comunidade e que encheu por completo a cantina da Escola.

Esta atividade organizada, em conjunto, pela Comissão Provisória, pelos alunos finalistas do 9º ano, contou com os belos arranjos alusivos à época preparados pelo Prof. José Rui Fernandes e a equipa da animação cultural, tendo a confeção da ementa estado a cargo do Prof. Filipe Gonçalves e das nossas cozinheiras, e contou ainda com a colaboração de professores, funcionários e encarregados de educação que foram responsáveis pelas deliciosas sobremesas.

As verbas angariadas pela venda dos bilhetes do jantar destinam-se a financiar parte da viagem dos alunos finalistas do 9º ano de escolaridade à cidade de Roma, Itália, em fevereiro de 2018, no período de Carnaval.

Não faltaram à mesa as castanhas e os produtos típicos da nossa terra, nesta época do ano.

Esta foi uma oportunidade também para o convívio com antigos professores desta escola que aceitaram o convite para participarem neste grande momento de confraternização da nossa escola.

 

A reportagem fotográfica pode ser consultada aqui.

Comissão Provisória 

 ler mais ...

Semana de S. Martinho 6 a 10 de novembro

 

Recordamos esta tradição, enfeitando o hall de entrada da Biblioteca e o seu interior com a Lenda, provérbios, adivinhas, lengalengas e quadras sobre o magusto, as castanhas e o bom tempo de S. martinho.

Projeto Biblioteca

 ler mais ...

Palestra “O Valor dos Resíduos”

 

No dia oito de novembro realizou-se uma palestra subordinada à temática “O Valor dos Resíduos”, ministrada pela professora Margarida Ribeiro.

Esta palestra, destinada ao pessoal não docente da escola, teve como principais objetivos refletir sobre os hábitos ambientais de cada um, adquirir ferramentas que incentivem à correta separação do lixo e consciencializar para uma atitude mais responsável e cidadã.

Este tipo de iniciativas é fundamental para que se construam novos hábitos que contribuam de forma significativa para o crescimento de mentalidades e para a tomada de consciência dos seus atos e deveres enquanto cidadãos responsáveis, educadores e preservadores, dentro e fora da escola.

A coordenação Eco-Escolas

 ler mais ...

Campanha Solidária

Na nossa escolar estamos a fazer uma campanha de recolha de alimentos e mantas para cães e gatos, com o objetivo de promover comportamentos cívicos e solidários por parte de toda a comunidade educativa para com os animais.

Esta campanha reverte a favor da Associação Animal.

Professora Alexandra Cordeiro

 ler mais ...

Guy Fawkes

 

O clube de línguas desafia-te a responder a este pequeno questionário (clica na imagem) sobre alguém que ficou na história da Grã-Bretanha.

O que sabes sobre o Guy Fawkes?

Participa e poderás ganhar um prémio. Não te esqueças, responde até ao dia 10 de novembro.

 Clube de línguas 

 ler mais ...

Pão por Deus

PÃO POR DEUS

Origem: O Terremoto de 1755

Um dos dias mais negros da história de Portugal é o dia 1 de Novembro de 1755. Para além dos mortos, o sismo deixou muita população na miséria, daí a origem de pedir: “Pão Por Deus”, para matar a fome, aos que sobreviveram à catástrofe.

 

Projeto Biblioteca

 ler mais ...

It´s Halloween!

 

O Halloween foi comemorado na nossa escola no dia trinta e um de outubro. As atividades iniciaram-se com uma dramatização de uma música e um flash mob pelos alunos do 8º e 9º anos, no auditório da escola. Seguidamente, houve um concurso de disfarces cujos vencedores foram: no 2º ciclo, o aluno Pedro Gonçalves do 5º A e no 3º ciclo, o aluno Vítor Pacheco do 9º A.

Alguns alunos da escola participaram num jogo intitulado: «Bobbing for Apples» cuja vencedora foi a aluna Nádia Andrade do 9ºA e em segundo lugar ficou o aluno Vítor Pacheco do 9ºA. Os alunos do clube percorreram algumas salas de aula, a secretaria e a Comissão Provisória na atividade «Trick or Treat». Foi ainda elaborada uma exposição com os trabalhos realizados pelos alunos sobre esta temática. Estas atividades tiveram um feedback positivo, uma vez que os alunos participaram com gosto e alegria nesta efeméride. O clube de línguas agradece a todos quantos contribuíram para o sucesso destas atividades. Aqui ficam algumas fotos que mostram esses momentos de diversão.

 

 Galeria de fotografias (aqui)

 

 HAPPY HALLOWEEN!

Grupo de inglês

 

 ler mais ...

Escola celebrou Dia da Biblioteca Escolar

 

No passado dia 26 de outubro, a nossa escola celebrou o dia da Biblioteca Escolar com a dramatização pelos professores da escola do poema, Mar Português, do livro “Mensagem”, de Fernando Pessoa e de um conto popular, realizada pelos alunos do sétimo ano de escolaridade na disciplina de Português.

 

A iniciativa decorreu no auditório da escola e foi uma forma de motivar os alunos para a leitura e para a importância da biblioteca, em particular, a da nossa escola, que detém um espólio de mais de quatro mil livros.

 

Obrigado a todos e a todas que se empenharam no sucesso desta iniciativa. 

 

Boas Leituras!

 

Galeria de fotografias (aqui)

                                                              A Comissão Provisória

 ler mais ...

Onda Rosa - Prevenção do cancro da Mama

 

ONDA ROSA – PREVINE o CANCRO DA MAMA

Faça o rastreio; faça o autoexame!

Cuide da sua saúde; LUTE pela VIDA!

Dia 30-10-2017, venham todos vestidos com uma peça de COR ROSA!

 

Projeto Biblioteca

 ler mais ...

Parabéns RDP Madeira!

 

No dia 20 de outubro, os alunos Cátia Abreu, Raquel Mendonça e Pedro Martins da nossa escola, representaram o clube de Rádio Dos Jovens como locutores, no programa da Xana Abreu, na emissão da Antena 1, da RDP Madeira.

Estamos orgulhosos dos nossos jovens embaixadores, que se empenharam a apresentar o projeto Europeu Erasmus +, através da entrevista realizada ao coordenador deste projeto e presidente da comissão provisória, o professor Dinis Mendonça.

A iniciativa fez parte das comemorações dos 50 anos de emissão da RDP Madeira na região.

O presidente da comissão provisória da escola, acompanhou os nossos embaixadores demonstrando o quanto participar na vida da nossa comunidade e das suas instituições é importante para os nossos alunos.

Quem sabe se no futuro teremos um locutor da rádio que se estreou esta tarde?

Coordenadora do clube de rádio

 ler mais ...

Escritor do mês

 

 

Este ano letivo, o grupo de Português dinamiza a atividade "Escritor do mês" que visa dar a conhecer autores portugueses, estrangeiros e dos PALOP.

Grupo de português

 ler mais ...

16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação

 

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) celebra o Dia Mundial da Alimentação a 16 de outubro para comemorar a fundação da organização em 1945. Neste dia são organizados eventos com o objetivo de promover a consciência e a ação global em prol daqueles que sofrem de fome e apela à necessidade de garantir a segurança alimentar e uma dieta nutritiva para todos.

O Dia Mundial da Alimentação representa também uma importante oportunidade para difundir a mensagem que podemos acabar com a fome na presente era (até 2030) e tornar-nos na Geração Fome Zero, mas é necessário que todos trabalhemos juntos para alcançar este objetivo.

O tema de 2018 é: Mudar o futuro da migração – Investir em segurança alimentar e desenvolvimento rural. A migração faz parte do comportamento humano há séculos. Mas a migração deve ser uma escolha, não um imperativo. Os indicadores das Nações Unidas mostram que há mais pessoas envolvidas na migração forçada e por situações de dificuldade ou vulnerabilidade, deslocando-se em consequência de conflitos, perseguição e desastres naturais ou porque sentem que não têm outra opção senão fazê-lo, para escapar da pobreza, das ameaças aos seus meios de subsistência ou outras pressões extremas.

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável, exige uma série de ações complementares para atacar as causas da fome e da desnutrição como a promoção do desenvolvimento sustentável, melhoria da produtividade e aumento da renda dos pequenos produtores de alimentos, resiliência do sistema de produção de alimentos e uso sustentável da biodiversidade e recursos genéticos. Isso significa levar em conta e envolver diretamente todas as pessoas, inclusive os migrantes.

 Fonte: http://www.fao.org

Projeto RBES

 ler mais ...

Realização de um Simulacro de Sismo-"Terra Treme"

Informamos que a escola irá realizar um simulacro de sismo no dia 13 de outubro de 2017, pelas 10H13, iniciativa esta no âmbito do evento à escala nacional intitulado "Terra Treme", relacionado com as medidas de autoproteção em situações de terremoto.
Solicitamos a toda a comunidade escolar que quando for acionado o alarme de abrigo (sinal sonoro intermitente) às 10H13, procurem abrigar-se dentro do edifício escolar (sala de aula ou locais da sua atividade), até ser desligado o alarme. Aquando da ocorrência deste evento, aconselhamos a todos para que atuem de acordo com o que está estabelecido no plano de prevenção e emergência da escola em situações de sismo.
Após ser desligado o alarme solicitamos que as atividades letivas e não letivas continuem dentro da normalidade.

 A Equipa da Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos

 ler mais ...

Outubro / Outono

O mês de Outubro visitou a nossa Biblioteca e ofereceu-nos os mais lindos provérbios, ditados rimados, lengalengas e advinhas do Outono. E ainda deixou-nos o “Cantinho “ dos Contos fantásticos e Lendas: Venham LER! 

Projeto Biblioteca

 ler mais ...

Formação em Inglês

 

Está interessado em aprender Inglês? A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de S. Jorge está disponível para ajudá-lo nessa aprendizagem. Contacte a escola através do telefone 291576295 para usufruir de aulas de Inglês nível iniciação ou intermédio.

Mais informamos que as aulas serão às terças-feiras das 17h30 às 19h00, a partir de 7 de novembro de 2017 e até 23 de janeiro de 2018.

Contamos consigo.

 

A formadora: Luísa Andrade

 ler mais ...

Dia Europeu das Línguas

 

O Dia Europeu das Línguas comemora-se anualmente a 26 de setembro.

 

O objetivo deste dia é celebrar a diversidade linguística de um continente com mais de 200 línguas europeias. É uma oportunidade de sensibilizar para a grande variedade de línguas na Europa, promover a diversidade cultural e linguística, incentivar pessoas de todas as idades a aprender línguas.

 

Conhecer outras línguas traz benefícios para a vida profissional e pessoal, sendo este dia um incentivo à aprendizagem de línguas estrangeiras.

 

Departamento de Línguas 

 ler mais ...

Clube de Línguas

 

Horário do Clube 

3ª feira

das 13:20 às 14:05

das 16:50 às 17:35

5ª feira

das 13:20 às 14:05

das 16:50 às 17:35

 

Clube de Línguas

 

 

 ler mais ...

Bem-vindos Alunos à Leitura, à cultura, ao Conhecimento, à investigação!

 

 

 Estudem com motivação, sejam persistentes e lutadores, sonhem com o saber!

"A motivação é como alimnto para o cérebro, uma refeição não é suficiente. A motivação precisa de recargas contínuas e regulares parar nutrir a fundo e transformar um ser humano num vencedor."

Peter Davies

Projeto Biblioteca 

 ler mais ...

Informações de Início do Ano Letivo 2017/2018

 

Tendo em conta a preparação e início do ano letivo 2017/2018 informamos que:

  • a partir do dia 11 de setembro, os alunos poderão dirigir-se à escola, no sentido de levantarem os manuais escolares e efetuarem a reserva/pagamento das refeições e dos transportes;

  • no dia 15 de setembro, às 10H00, os alunos do 5º ano serão recebidos  na nossa escola;

  • no dia 18 de setembro, pelas 8H10 será o início das aulas e pelas 11H30 está previsto a cerimónia de abertura do ano letivo.

    A Comissão provisória

 

 ler mais ...

O Projeto Erasmus + foi distinguido com selo de qualidade eTwinning

O projeto Erasmus + «Winds of Change – A European Energetic (R)evolution» foi distinguido com o Selo de Qualidade Etwinning.

 Os professores e os alunos da nossa escola que fazem parte deste projeto receberam esta semana o diploma que consagra o trabalho notável de todos os intervenientes, sendo o culminar de um ano letivo de experiências inesquecíveis.

 A Comissão Provisória

 ler mais ...

Escola participou nas Marchas de São Pedro

A nossa escola participou no passado fim de semana nas marchas populares de São Pedro, em São Jorge.

A Escola agradece aos professores, funcionários, alunos e a todos os que se associaram à nossa escola para participar nesta que é uma das mais tradicionais festas populares da freguesia de São Jorge.

A reportagem fotográfica do evento pose ser consultada aqui:

https://goo.gl/photos/JdsrHnv1rWDD7onb9

 
              A Comissão Provisória
 
 ler mais ...

Festa de Encerramento do Ano Letivo

A festa de encerramento do ano letivo 2016/2017 decorreu no passado dia 16 de junho e contou com a presença do Ex.mo Sr. Secretário Regional de Educação.

As atividades do dia iniciaram-se com a projeção do filme “Diivertidamente”, no ginásio da Escola.

A partir das 10:00, decorreu a cerimónia de encerramento na qual participaram os alunos das modalidades artísticas da escola, que abrilhantaram a cerimónia com as suas músicas e danças.

Durante a cerimónia, foi apresentada a Revista da Escola “Momentos”, relativa ao ano letivo 2016/2017.

No evento, os alunos do Curso de Educação e Formação de Cozinheiro receberam os certificados de conclusão do 3º ciclo e os alunos do 6º ano receberam um prémio por terem sido a turma que mais tampas de plástico recolheu no âmbito da campanha de solidariedade.

Relembramos que a escola procedeu também nesta data à segunda edição do livro “Receitas Tradicionais de São Jorge”.

A finalizar a sessão decorreu o desfile de moda,  integrado na disciplina de francês, que contou com a colaboração de alunos, professores e funcionários da escola e que se revelou um verdadeiro sucesso.

A comissão provisória agradece a todos a e todas que colaboraram na Revista, na festa de encerramento e ao longo de todo este ano letivo, o qual foi seguramente um ano inesquecível para todos aqueles que aqui trabalham e estudam.

Votos de boas férias!

O link com as fotos da festa pode ser consultado abaixo:

 https://goo.gl/photos/uNN8vM7Dh8J8kRAV8

  A Comissão Provisória

 

 ler mais ...

SANTOS POPULARES

Os SANTOS POPULARES são os padroeiros do nosso Concelho e, por isso, vieram enriquecer com magia e cor a nossa ESCOLA!

Os alunos das turmas do 6º e 7º ano, colaboraram com as suas mensagens no enriquecimento do cenário aos Santos Populares.

I

Os Santos Populares: S. ANTÓNIO, S. JOÃO E S. PEDRO;

Estudaram no seu tempo com gosto e motivação;

São para os jovens de hoje uma fonte de inspiração.

 

O Projeto Biblioteca deseja a todos: “Boas Férias”!

 ler mais ...

EXPOSIÇÃO “HIGIENE E PROBLEMAS SOCIAIS”

Os alunos do 6.ºA realizaram trabalhos de grupo sobre a última unidade do programa de Ciências Naturais. Foram realizados e apresentados na sala de aula, onde houve um debate sobre os temas: “Alcoolismo”; “Tabagismo e drogas ilícitas”; “Influência da higiene na saúde humana” e “Influência da poluição na saúde humana”.

 6.ºA Ciências Naturais

 

 ler mais ...

Dia Mundial do Ambiente - curso EFA

No âmbito da disciplina de Cidadania e Profissionalidade, o grupo de formandos do curso EFA procedeu à plantação de uma árvore no jardim da escola, com o objetivo de celebrar do Dia Mundial do Ambiente e dar o seu contributo para a sensibilização em relação a esta temática.

Uma vez que este grupo conclui no presente ano letivo, este ciclo de formação, este momento representou também mais um legado e testemunho da sua passagem pela escola.

A todos os nossos parabéns por concluírem com sucesso mais esta etapa!

 

 ler mais ...

Exposição “As nossas aprendizagens na disciplina de Matemática” 6.ºA

A turma do 6.ºA elaborou uma pequena exposição na sua sala de aula, 1.2. com os trabalhos que realizaram na disciplina durante este ano letivo.

A Matemática é o alfabeto que DEUS usou para escrever o Universo.

Galileu Galilei

 A professora de matemática e a turma do 6.ºA

 

 ler mais ...

Comemoração do Dia Mundial do Ambiente - 5 de junho

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho. É um evento anual que tem como objetivo alertar as populações e os governos para a necessidade de proteção e preservação do ambiente.

O dia 5 de junho foi escolhido para festejar a data, pois marca o dia em que teve início a 1.ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que se realizou em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

Na disciplina de Ciências Naturais as turmas do 5.º A e 6.ºA visualizaram dois filmes alusivos a esta data. O 5.ºA viu o filme “Wall-E” e o 6.ºA viu o filme “UP Altamente”. No final, foram analisadas/debatidas as morais de cada um dos filmes.

 

Quando o Homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.

Albert Schweitzer

 

Grupo Disciplinar de Ciências Naturais

 

 ler mais ...

Concurso de Leitura

No dia 1 de junho realizou-se mais uma edição do Concurso de Leitura, no âmbito do projeto Baú de Leitura. Participaram neste concurso 8 alunos do 2.º e 3.º ciclos que tiveram a tarefa de ler a obra “Ulisses”, de Maria Alberta Menéres, para depois responderem a várias questões acerca do texto.

A competição foi bastante renhida e no final, os alunos Sílvia Vieira e Diogo Spínola, do 6º ano, foram os vencedores deste concurso.

O Baú de Leitura agradece a todos os participantes por se terem associado a esta iniciativa. Estão todos de parabéns!

As professoras,

Dorita Santo e Mariana Teixeira

 

 ler mais ...

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

 Hei! Tu aí! Que estás a poluir

Vem para aqui e começa a refletir

Energias renováveis têm de ser produzidas

Para melhores paisagens serem construídas.

 

A terra vou ajudar

Se o ecoponto utilizar

Mais energia vou poupar

Se as luzes desligar

 

Não podemos poluir

Nem deitar lixo no chão

Protegendo o nosso mar

Preservando a biosfera

A escola do cardeal

Prepara o amanhã – futuro

(Hino do ambiente da nossa escola)

Eco-Escolas

 ler mais ...

Exposição - Dia Mundial da Criança

No dia 1 de junho festeja-se o Dia Mundial da Criança e para comemorar esta efeméride encontra-se no 1º piso da nossa escola uma exposição alusiva a esta data com alguns trabalhos dos alunos da turma do 5.º ano, no âmbito da disciplina de EMRC.

 A professora EMRC

Dorita Santo

 ler mais ...

Chama da Solidariedade em São Jorge

A nossa escola associou-se à passagem da Chama da Solidariedade no concelho de Santana, organizado pela Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) e pela União das Instituições Particulares de Solidariedade Social da Madeira e coordenado pela Associação Santana Cidade Solidária.

Neste âmbito, a Chama foi recebida na nossa escola e a Comitiva participante teve a oportunidade de visitar a Exposição “Uma viagem pela nossa Terra”.

A Chama foi recebida na Igreja Matriz de São Jorge, prosseguiu a sua passagem pela nossa escola e seguiu para o CAO e para a Escola do 1º Ciclo de São Jorge, onde se realizaram alguns momentos musicais.

A reportagem do evento pode ser consultada no seguinte link:

https://goo.gl/photos/wEmULQU5hgHfYJkV9

 ler mais ...

Projeto Biblioteca na Feira do Livro-Funchal a 30-05-2017

O Projeto Biblioteca comemorou o dia do autor português a 30 de maio, dia da apresentação da 2ª ed. do livro: “Histórias, Conversas e Lengalengas” da autora madeirense Mª da Conceição Oliveira Caldeira.

O projeto Biblioteca juntou-se ao evento das escolas do 1º Ciclo na ornamentação da Feira do Livro – Funchal 2017, com as ilustrações artísticas sobre as histórias do livro da autora. O objetivo é, o incentivo/motivação à Leitura. 

 

 ler mais ...

A nossa escola venceu o Desafio "Marmórias"

A nossa escola foi a grande vencedora do Desafio Educativo “Marmórias”  lançado pelo Museu da Baleia da Madeira, no corrente ano letivo 2016/2017.

O prémio foi entregue ao Professor José Rui Cadavez no passado dia 27 de maio, no referido Museu.

Ao professor dinamizador e aos alunos envolvidos no projeto, os nossos parabéns!

 A Comissão Provisória

 

 ler mais ...

Ecos de leitura

No dia 24 de maio de 2017, os docentes que compõem o grupo de português partilharam com os alunos momentos de leitura, a fim de os motivar a ler e de os sensibilizar para os seus benefícios, já que se trata de uma ocupação tão prazerosa e capaz de enlevar a alma e a imaginação de quem lê.

Com este propósito, os docentes apresentaram o livro da sua vida, expondo, simultaneamente, o modo como surgiu a paixão pela leitura.

Grupo de Português 

 ler mais ...

EXPOSIÇÃO “Dia Internacional da Biodiversidade – 22 de maio” – PNM

Durante a semana de 19 a 29 de maio de 2017 estiveram expostos diversos cartazes alusivos à BIODIVERSIDADE na entrada da nossa escola. Esta exposição foi facultada/montada pelo Parque Natural da Madeira (PNM) e teve como principal objetivo sensibilizar toda a comunidade educativa para a importância da preservação da biodiversidade.

O Dia Internacional da Biodiversidade, 22 de maio, foi proclamado pelas Nações Unidades. O objetivo deste dia é aumentar o grau de consciencialização e conhecimento acerca da biodiversidade.

Grupo de Ciências Naturais 

 ler mais ...

Dia do departamento CENT – 11 de maio

No âmbito da semana da escola, o departamento CENT organizou diversas atividades. Durante a manhã decorreu uma demonstração de robótica, dinamizada pelo professor Emanuel Garcês, do projeto CAPER e em parceria com o projeto RBES, foi feito um rastreio saudável, no âmbito do mês do coração.

No período da tarde, foi dinamizada uma palestra com o tema “O sistema solar, as estrelas e a via láctea", tendo como preletor o professor Laurindo Sobrinho, da Universidade da Madeira. Para terminar o dia, houve uma sessão de cinema, apresentando-se o filme: “Núcleo – missão ao interior da Terra”, com distribuição de pipocas a todos os presentes.

 Docentes do departamento

 ler mais ...

Dia Regional para a Promoção da Igualdade de Género

Assinalou-se no dia 11 de maio às 11 horas, em todas as escolas que participam no projeto Carta da Convivialidade, o Dia Regional para a Promoção da Igualdade de Género. A nossa escola associou-se a esta comemoração com a participação de professores, alunos e funcionários. A atividade decorreu no hall de entrada da escola e após uma introdução sobre o tema foi visualizado um filme alusivo ao tema: “Nunca desistas”.

 O projeto da Carta da Convivialidade 

 ler mais ...

Semana da Escola – Dia 10 de Maio

Este dia da semana da escola iniciou-se com um almoço convívio para toda a comunidade educativa.

As restantes atividades programadas, para este dia, decorreram no auditório da escola, onde foi possível assistir a um espetáculo variado e de grande qualidade.

Os presentes tiveram a oportunidade de assistir a atuações do grupo de vozes e de cordofones da nossa escola, seguindo-se o grupo de dança dos alunos do pré-escolar da escola do 1.º ciclo com pré-escolar de S. Jorge que brilharam no nosso palco.

Os alunos da escola do Caniçal foram convidados a participar nas atividades deste dia e encantaram-nos com um grupo de braguinhas e com um grupo de dança.

Um dos pontos altos deste dia foi a atuação de um casal de alunos que executou danças de salão e a atuação do grupo infantil de ballet da união desportiva de Santana.

Ao longo das supracitadas atuações ocorreram algumas surpresas e parcerias nas atuações, nomeadamente, nos cordofones, na dança e no ballet onde os nossos alunos interagiram com os convidados e vice-versa, foram de facto momentos hilariantes.

A todos os alunos participantes e às escolas convidadas o nosso muito obrigado!

É de salientar que as atividades dinamizadas durante a semana da escola refletem um trabalho conjunto entre a comissão provisória e os diferentes departamentos curriculares.

Link para a reportagem fotográfica da tarde do dia 10 de maio:
 
 
 
Link para a reportagem fotográfica da tarde do dia tarde do dia 9 de maio:

A equipa da animação cultural 

 ler mais ...

Cerimónia de abertura da Semana da Escola

Na semana de 9 de maio a 12 de maio ocorre neste estabelecimento de ensino a semana da escola cujo tema é “Uma viagem pela nossa terra”.

 No dia 9 de maio ocorreu a cerimónia de abertura da semana da escola, a qual contou com a presença do Exmo. Sr. Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Miguel Albuquerque, com o Sr. Diretor Regional da Educação, Dr. Marco Gomes, com o Sr. presidente da Câmara Municipal de Santana, Dr. Alírio Cunha e outras entidades de instituições locais e regionais e de toda a comunidade educativa.

Nesta sessão foi possível assistir à atuação do grupo vozes da escola, do grupo de dança criativa e à visualização de um vídeo de apresentação da escola “Uma viagem pela nossa escola” com algumas das atividades e projetos desenvolvidos ao longo deste ano letivo e de anos letivos transatos.

Neste dia, Dia da Europa, foi exibido um vídeo sobre a apresentação do projeto Erasmus+, sendo que houve um intercâmbio entre alunos e professores da nossa escola com as escolas da Áustria e da Turquia. Outro dos momentos foi a apresentação do livro “O João e a andorinha sábia” da professora Ilda Gonçalves.

Posteriormente, foi feita a visita às diversas exposições e procedeu-se ao descerrar da placa com o diploma de qualidade da escola, no âmbito do programa Eco-Escolas.

É de salientar que durante o dia ocorreram diversas palestra, intituladas, “Reservas Marinhas da RAM”, “Levadas da Madeira a Património Mundial da Unesco”, “Conhecimento da nota do euro”. Foi possível também assistir a uma palestra do SEPNA – Proteção da natureza e do ambiente e a uma demonstração prática do GIPS – equipa de busca e resgate de montanha.

As atividades terminaram com uma visita guiada à Igreja Matriz de São Jorge e com um Lanche das Línguas.

Link para a reportagem fotográfica:

https://goo.gl/photos/4hM6VaMbAfMYRB5x5

 A equipa da animação cultural 

 ler mais ...

Maio - Homenagem às Mães

Construiu-se um CORAÇÃO GIGANTE com material reutilizado e, pediu-se a colaboração dos alunos que escreveram mensagens de elogio e agradecimento às suas mães e, colocaram-nas no interior do CORAÇÃO.

MÃES E PAIS são os Pilares e Alicerces da FAMÍLIA. Recebam o nosso muito OBRIGADO.

 Projeto Biblioteca

 

 ler mais ...

IX Encontro Regional de Alunos EMRC

No passado dia 28 de abril os alunos do 8.ºA tiveram a oportunidade de participar no IX Encontro Regional de Alunos EMRC que decorreu em Santana. O tema deste encontro foi: “EMRC: A Alegria de Viver”.

As atividades iniciaram-se com a apresentação do hino do encontro; a apresentação dos símbolos das várias escolas participantes e a apresentação de várias canções e uma sessão de zumba.

 Apesar do mau tempo, foi uma manhã divertida e uma verdadeira prova de que a educação moral é boa e faz-nos bem!

A professora de EMRC

Dorita Santo

 

 ler mais ...

Passatempos Escrita Criativa e Flashes Literários

As dinamizadoras do projeto Baú de Leitura da EB23 de São Jorge – Cardeal D. Teodósio de Gouveia jubilam-se com a conquista de um prémio e de uma boa classificação em dois concursos, a nível regional.

No Concurso “Escrita Criativa” (3.º ciclo), a aluna Nádia Andrade do 8.ºA, elaborou o poema e o respetivo caligrama intitulado “A água” e obteve a 3.ª classificação. No passatempo «Flashes Literários», na categoria adultos, uma das dinamizadoras do projeto na escola, a professora Mariana Teixeira, obteve o 8.º lugar, sendo a sua foto associada ao excerto da obra «Filhos do mar», de Lídio Araújo, com o título «Estendendo o olhar pelo mar».

Estes e demais trabalhos serão expostos, aquando da inauguração da exposição e cerimónia de entrega de prémios que decorrerá no dia 6 de junho, entre as 14:30 e as 17:00 horas, no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, actividades integradas na Sessão de Encerramento do Baú de Leitura.

As dinamizadoras agradecem a todos os participantes nos passatempos atrás referidos, não só pela participação e fantástico desempenho, mas também pela grande qualidade dos trabalhos realizados.

As dinamizadoras do Baú de Leitura,

Dorita Santo e Mariana Teixeira

 ler mais ...

Escola de São Jorge recebe alunos da Turquia no Projeto Erasmus +

A Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Jorge – Cardeal D. Teodósio de Gouveia, no âmbito do projeto europeu Erasmus +, Ação Chave 2,  subordinado ao tema das Energias Renováveis: «Winds of Change – A European Energetic (R)evolution» está a receber em intercâmbio os alunos de uma escola da cidade turca de Eregli.

Os alunos chegaram à Madeira no passado dia 1 maio e ficarão na Madeira até ao dia 6 de maio.

Na Escola de São Jorge foram recebidos com o hino da freguesia de São Jorge, “Rincão Florido” e com um almoço convívio aberto a toda a comunidade educativa a que se seguiu um espetáculo no auditório da Escola. Ao fim da tarde, visitaram o Museu do Vinho no Arco de São Jorge.

Ontem, terça-feira, os alunos do projeto visitaram o Parque Temático da Madeira, foram recebidos na Câmara Municipal de Santana e visitaram a Escola Secundária local.

A apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos envolvidos no projeto decorre na escola esta quarta-feira. Durante a tarde haverá um espetáculo no auditório da Escola.

A visita às Grutas em São Vicente está reservada para o dia 4 de maio, assim como a ida às piscinas naturais do Porto Moniz.

Na sexta-feira, os alunos terão a oportunidade de visitar o Funchal. À noite decorrerá o jantar de despedida com música ao vivo.

Este projeto envolve além da Escola de São Jorge e a da Turquia, ainda mais seis escolas escolas dos seguintes países: Espanha, Itália, Chipre, Alemanha e Áustria.

O principal objetivo deste projeto é estabelecer contactos que permitam partilhar conhecimentos, no que diz respeito utilização das energias renováveis nos diferentes países.

Neste projeto, os alunos têm uma oportunidade única de visitar durante uma semana, uma das escolas envolvidas. Permite também outras aprendizagens, nomeadamente, o conhecimento de outras culturas, bem como a possibilidade de interagir com os outros alunos num contexto real, motivando-os assim para a importância do domínio e aperfeiçoamento da língua inglesa.

Os alunos participantes neste projeto têm entre os 13 e os 18 anos de idade, os quais têm a oportunidade de contactar com a realidade de cada país e de realizar trabalhos em comum, «global work», e posteriormente publicá-los na plataforma eTwinning.

 
Links:
 Receção na Escola:
 
 
 
Visita ao Arco de São Jorge:
 
 


 A equipa do projeto Erasmus +

 

 ler mais ...

SEMANA MUNDIAL DO LIVRO - 24-28 DE ABRIL

A semana foi comemorada com frases de convite e incentivo à leitura.

Colocamos dois rostos jovens junto da estante construída com material reutilizado, com LIVROS e mensagens que elucidam os benefícios da Boa Leitura. O ambiente de trabalho dos computadores mostrava: LIVROS, para lembrar aos alunos que deviam cultivar o hábito de LER.

 Projeto Biblioteca

 

 ler mais ...

Amanhã comemora-se o dia da liberdade…

O grupo disciplinar de história não podia deixar de lembrar esta data importante para a história contemporânea de Portugal, pelo que, em parceria com o grupo de vozes da escola dinamizou atividades evocativas do 25 de Abril de 1974.

Professores e alunos cantaram o poema musicado “A gaivota”, da autoria de Ermelinda Duarte, uma aluna declamou o poema “Abril de Abril”, de Manuel Alegre, foram ouvidas músicas da época e visualizado um powerpoint com fotografias deste acontecimento histórico.

O grupo de história

 ler mais ...

Mês de abril – Mês da prevenção dos maus tratos na infância

A escola de S. Jorge, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santana, associou-se à Campanha Nacional do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na infância, colaborando com algumas iniciativas previstas para o mês de abril.

A história do laço azul foi apresentada aos nossos alunos, assim como foram decorados diferentes espaços da escola, para que ninguém fique indiferente a esta problemática que, infelizmente, afeta muitas crianças.

“A melhor forma de tratar o problema é impedir que aconteça!”

https://goo.gl/photos/gAwW9Js3Js8E7uuB8

A comissão provisória

 

 

 ler mais ...

Escola distinguida com o Diploma de Qualidade

No passado dia 17 de março de 2017, a nossa escola recebeu o Diploma de Qualidade Eco-Escolas, relativo ao período 2011-2012 a 2015/2016, pelo fato de ter sido distinguida durante cinco anos consecutivos com a Bandeira Verde Eco-Escolas.

A entrega foi feita ao presidente das Comissão Provisória e à coordenado do projeto Eco-Escolas, profª Margarida Ribeiro.

A cerimónia decorreu no Auditório do Campo da Barca, Funchal, e contou com a  presença da Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais. A professora Margarida Ribeiro, enquanto responsável do projeto, foi distinguida com o Certificado de Reconhecimento Internacional Eco-Escolas.

A Comissão Provisória agradece às coordenadoras do projeto por todo o profissionalismo colocado no desenvolvimento do mesmo e a toda à comunidade educativa pelo seu contributo na defesa dos valores ambientais na nossa escola e na nossa Comunidade.

O Ambiente é um bem de todos Nós.

A todos o nosso muito obrigado, por mais este sucesso!

 

 ler mais ...

Ação de sensibilização sobre “Violência no Namoro”

No dia 19 de abril, das 11h45m às 13h15 teve lugar no auditório da nossa escola, uma ação de sensibilização sobre “Violência no Namoro”, dinamizada por profissionais do Instituto de Segurança Social da Madeira. Esta ação destinou-se aos alunos dos 5º, 6º e 7º anos, acompanhados dos respetivos professores. Neste momento de partilha foram desmistificadas algumas ideias e enfatizadas verdades, como por exemplo: a violência no namoro não é apenas problema de pessoas desfavorecidas, mas acontece em todas as classes sociais e idades.

O interesse, o entusiasmo e a participação ativa dos alunos foram uma  constante ao longo desta sessão.

                                                                                                 A Comissão de Formação

 

 

 

 ler mais ...

Intercâmbio Madeira Áustria – Albuns fotográficos dia a dia

Os alunos e professores do Projeto Erasmus + participaram de 2 a 8 de abril no intercâmbio realizado com a Escola BG+BRG Feldkirch, Áustria, no âmbito do projeto de parcerias entre escolas europeias  subordinado ao tema das Energias Renováveis: «Winds of Change – A European Energetic (R)evolution» .

Aqui ficam alguns albuns fotogáficos das atividades que decorreram durante a semana:

Dia  3 de abril de 2017

Cerimónia de receção oficial na escola:

https://goo.gl/photos/2FQVyG3AUEPQMkmd7

Sessão solene na Câmara Municipal de Feldkirch:

https://goo.gl/photos/PFZMurD3i3x8KCi38

Cerimónia Religiosa de bênção dos alunos do projeto no Mosteiro dos Capuchinhos de Feldkirch:

https://goo.gl/photos/o7GgHhiSqQe55my58

Visita à Cidade de Feldkirch:

https://goo.gl/photos/xQvUWGhKfDqncF3v9

Visita ao Parque da Cidade:

https://goo.gl/photos/kMmbbwvmKcktC7a9A

Álbum completo do dia 03_04_2017  

https://1drv.ms/f/s!ArKZOaV6aCqyi_w9EKgo6qhICa-Hjw

Dia 4 de abril de 2017

Aula de Zumba

https://1drv.ms/f/s!ArKZOaV6aCqyjIE4fl_wnKB0s3Bh3g

Dia 5 de abril de 2017

Visita à região de_Vorarlberg_e ao Lago Constança

 https://1drv.ms/f/s!ArKZOaV6aCqyjIF4EWjnIs-RJWsjXQ

Dia 6 de abril de 2017

Visita à estância de Esqui de Lech.

https://1drv.ms/f/s!ArKZOaV6aCqyjIhLD6CDq2jIBgP8aA

Dia 7 de abril de 2017

Visita a uma central Hidroelétrica no Rio Hill:

https://goo.gl/photos/xbGgj4N234wb9VDF9

Visita a uma central de Biogás

https://goo.gl/photos/NwW8xkPDuMuP9GuY8

Trabalho de avaliação do intercâmbio

https://goo.gl/photos/pNz2sMzWR2pLK46m9

Espetáculo de despedida, na Escola de Feldkirch

https://goo.gl/photos/Vz4yraJCRzTEBNDa8

Dia 8 de abril de 2017

Viagem de regresso

https://goo.gl/photos/ZiTerg3MHaBRXsKg8

Visita à cidade do Porto

https://goo.gl/photos/Yaonnfd4q6KsyRTU6

Many Thanks to Austrian teachers, pupils and families for the wonderful moments we lived together on Feldkirch and Vorarlberg area.

 

Dinis Mendonça, Mariana Teixeira e Victor Egas

 ler mais ...

Alunos do Projeto Erasmus + estão de visita à Áustria

 Os alunos da nossa escola que integram o projeto Erasmus + “Winds of Change” estão de visita à Austria de 2 a 8 de abril de 2017.

O grupo da escola de São Jorge encontrou-se na madrugada de domingo, dia 2  de abril, pelas 4:00 na escola. Foi de autocarro, cedido pela Câmara Municipal de Santana até ao aeroporto. Bem animado, o grupo de alunos e professores viajou até Lisboa, onde aguardou a ligação para a cidade de Zurique, na Suiça, onde chegou às 18:15, hora local. Aguardava-o duas carrinhas para o transportar até à cidade de Feldkirch, na Áustria. Durante esta viagem rodoviária, os alunos tiveram a oportunidade de começar a explorar uma paisagem diferente da que estão habituados, nomeadamente, depararam-se com o lago de Constança, que verificaram ser de grande dimensão, num primeiro momento, julgando ser o mar.

Pelas 21:00, após 17 horas em trânsito, chegaram à escola de Feldkirch, onde, alunos, professores e famílias os aguardavam. Os alunos foram encaminhados para a família dos seus respetivos parceiros.

No dia seguinte, pelas 8:00, todos os envolvidos neste intercâmbio encontraram-se na escola onde decorreu a cerimónia oficial de boas vindas. Esta cerimónia incluiu um momento musical proporcionado pelos alunos austriacos, seguida pelo discurso do diretor, que evidenciou as observações que lhe chegaram sobre a forma como os alunos de Feldkirch foram bem recebidos em São Jorge. Seguidamente, o presidente da escola de São Jorge apresentou os seus agradecimentos por ser proporcionada esta enriquecedora oportunidade aos nossoa alunos. Depois os alunos e professores foram distribuidos em dois grupos para uma visita guiada pelos alunos de Feldkirch, à sua escola.

A meio da manhã, este grupo saiu da escola para uma visita à bela cidade mediaval de Feldkirch. O primeiro ponto de paragem foi no convento de Feldkirch, da Ordem dos Capuchinhos, onde foram guiados por um frade do mesmo, que lhes mostrou o mosteiro e contou a história de um santo que fora frade neste convento, frade Fidélis de Sigmaringa. No final, foram abençoados com o símbolo local, a cabeça do São Fidélis.

 Seguidamente, o grupo caminhou para o centro da cidade, onde visitou a Catedral de São Nicolau, com o seu estilo gótico, tendo sido reconstruida em 1478, após os incêndios da cidade a terem destruido em grande parte. Partiram para a cidade histórica, onde visitaram vários monumentos históricos, nomeadamente a Katzenturm ("Torre do Gato") e a Hexenturm (Torre das bruxas), simultaneamente, vislumbraram o palácio da justiça de Feldkirch, de onde partiram para um passeio ao longo do rio Rhine até ao Landeskonservatorium (conservatório de música). Deste local sairam para a Stadt Feldkirch (Câmara Municipal), onde foram recebidos numa sala mediaval, pela sua vice-presidente, num encontro oficial, onde esta realizou o seu discurso de boas vindas e o presidente da escola de São Jorge realizou o seu discurso de agradecimentos.

No início da tarde, os alunos deste intercâmbio regressaram à escola de Feldkirch e realizaram atividades no âmbito do projeto. Posteriormente realizaram mais uma visita guidada ao Wild Park, onde puderam ver animais que se podem encontrar nas montanhas dos Alpes, no regresso à escola os alunos fizerem uma caminhada pelo bosque. Após um dia cansativo, mas enriquecedor, todos regressaram para junto das famílias de acolhimento.

A terça-feira iniciou-se com o rencontro junto à escola, pelas 8:00, sendo que os alunos de São Jorge acompanharam os alunos da escola numa manhã normal de aulas. Os alunos visitantes tiveram a aportunidade de fazer apresentar elementos caraterísticos da Madeira, nomeadamente, a flora, a fauna e a geologia da sua ilha, sendo reconhecido o excelente trabalho que alguns fizeram nessa apresentação. No final da manhã, todos os alunos do intercâmbio juntaram-se para assistir a uma aula de língua inglesa.

Após o almoço, num restaurante chinês, regressaram à escola para fazer uma reunião de coordenação do projeto e desenvolver algumas atividades relacionadas com o mesmo.

No final da tarde, e para libertar algum cansaço deste dia de trabalho, poderam usufruir de uma aula de Zumba, dado por uma professora brasileira, onde todos participaram de forma muito animada.

Este intercâmbio tem-se revelado enriquecedor, pois, para além do trabalho produzido, tem possibilitado uma experiência que permitirá a todos os envolvidos um desenvolvimento pessoal, social e cultural que perdurará por muito tempo.

Cerimónia de receção aos alunos de São Jorge na Escola de Feldkirch..

 https://goo.gl/photos/2FQVyG3AUEPQMkmd7

 Receção Oficial na Câmara Municipal de Feldkirch

https://goo.gl/photos/PFZMurD3i3x8KCi38

Cerimónia especial de benção dos Alunos do Projeto Erasmus + - Capela de São Fidélio - Ordem dos Capuchinhos 

 https://goo.gl/photos/o7GgHhiSqQe55my58

Visita ao Feldkirch Wild Park

 https://goo.gl/photos/kMmbbwvmKcktC7a9A

Visita guiada à cidade de Feldkirch

 https://goo.gl/photos/xQvUWGhKfDqncF3v9

 ler mais ...

Votos de Feliz Páscoa
Encerramento do segundo período

No dia 4 de abril ocorreu a cerimónia de encerramento do segundo período.

As atividades iniciaram-se com um Peddy Paper, sendo a equipa vencedora constituída pelas alunas Nádia, 8.º ano, Mafalda, 8.º ano, Raquel, 7.º ano e Cátia, 7.º ano. Posteriormente ocorreu um lanche partilhado, onde participaram alunos, pessoal docente e não docente e alguns encarregados de educação.

Foi possível assistir a uma demonstração / competição de Judo. Sendo de salientar a presença de uma ex-atleta olímpica, a Judoca Sandra Godinho, convidada pelos docentes de educação física. Os alunos foram elucidados sobre a história, as regras e a importância deste desporto e aderiram de forma entusiasta. Ocorreu ainda uma parte prática, onde os alunos puderam competir entre si. O nosso agradecimento à Judoca Sandra Godinho.

A todos os que participaram nas atividades realizadas neste dia, o nosso muito obrigado.

 A todos uma Boa Páscoa.

A Animação Cultural

 

 ler mais ...

O Valor dos Resíduos

No dia vinte e dois de março, pelas catorze horas e trinta minutos, realizou-se uma palestra subordinada à temática “O Valor dos Resíduos”, ministrada pela coordenadora do programa na escola.

Esta palestra, destinada ao pessoal não docente da escola, teve como principais objetivos refletir sobre os hábitos ambientais de cada um, adquirir ferramentas que incentivem à correta separação do lixo e  consciencializar para uma atitude mais responsável e cidadã.

Este tipo de iniciativas é fundamental para que se construam novos hábitos que contribuam de forma significativa para o crescimento de mentalidades e para a tomada de consciência dos seus atos e deveres enquanto cidadãos responsáveis, educados e preservadores.

A coordenação Eco-Escolas

 

 ler mais ...

A Páscoa

 A Páscoa traz-nos a mensagem de amor e esperança,

de que no mundo possa haver alegria e paz.

Abramos o coração e dêmos um sorriso ao irmão.

Páscoa é tempo de desculpar, sorrir, conviver.

Páscoa é tempo de doar, ajudar, partilhar,

Páscoa é libertar-se, renovar-se, reencontrar-se.

Páscoa é respeitar o outro.
Páscoa é estender a mão ao próximo.

Páscoa é amar e respeitar a vida!
Páscoa é ser solidário…

 

Desejamos aos Alunos e à Comunidade Escolar:

“FELIZES PÁSCOAS!”

Projeto Biblioteca

 

 ler mais ...

Época PRIMAVERA

 

A “Primavera” chegou com magia e cor!

 

Cada aluno é uma flor, que embeleza o nosso Jardim!

A Primavera é juventude a desabrochar!

A Primavera é partilhar sorrisos!

A Primavera é renascer para uma nova vida!

A Primavera é sonhar, fantasiar!

 A Primavera é transbordar alegria!

A Primavera é entusiasmo!

Primavera é estudar com motivação!

A Primavera é amar a vida!

 Projeto Biblioteca

 ler mais ...

Escola de São Jorge participa em Chipre em Encontro Erasmus +

A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de São Jorge-Cardeal D. Teodósio de Gouveia está a participar na cidade de Pafos, em Chipre, num encontro transnacional do projeto Erasmus +, Ação Chave 2, entre 27 e 31 de março de 2017, naquela que é  uma das duas cidades capitais europeias da cultura de 2017. O encontro internacional conta com a presença de oito escolas europeias envolvidas neste projeto, de países como a Alemanha, Áustria, Itália,  Chipre, Turquia (duas escolas), Espanha e Portugal, representado por esta escola da Madeira.

Este encontro de trabalho dos professores responsáveis pelo projeto em cada um destes países europeus serve para delinear o próximo quadro de atividades e definir estratégias de trabalho comum para os próximos meses no que diz respeito a todos os parceiros envolvidos no projeto “Winds of Change: A Europeam Energetic (R) Evolution”.

No encontro foi definido um conjunto de atividades que deverão ser realizadas aquando dos intercâmbios de alunos que estão envolvidos no projeto assim como os instrumentos de avaliação dos mesmos e as formas de disseminação dos resultados desses intercâmbios.

Um dos pontos da agenda foi a análise das atividades e dos resultados da experiência de intercâmbio que decorreu na Madeira envolvendo os alunos da cidade austríaca de Feldkirch.

Relembre-se que onze alunos e três professores da Escola de São Jorge estarão de visita à cidade de FeldKirch, na próxima semana, de 2 a 8 de abril.

Os professores participantes no projeto também irão também tomar parte num roteiro cultural pela Cidade de Pafos, que este ano juntamente com a cidade de Aahrus, na Dinamarca é capital europeia da cultural.

O principal objetivo deste projeto é estabelecer uma rede europeia de trabalho e conhecimento sobre o ponto de situação, no que diz respeito à utilização das energias renováveis nos diferentes países do projeto.

Os alunos envolvidos neste projeto têm a oportunidade única de visitar durante uma semana, uma das escolas envolvidas. Permite também aos alunos outras aprendizagens, nomeadamente, o conhecimento de outras culturas, bem como a possibilidade de interagir com os outros alunos num contexto real, motivando-os assim para a importância do domínio e aperfeiçoamento da língua inglesa.

 Link com fotos do encontro em Pafos: https://goo.gl/photos/rj6nLKhB4QjGodSy6 

Dinis Mendonça

 Presidente da Comissão Provisória

 

 ler mais ...

A Páscoa

A Páscoa está a chegar! E para comemorar esta efeméride o clube de línguas decorou a escola com os símbolos alusivos a esta época, nomeadamente os ovos, os coelhinhos e as manhãs de Páscoa. Está igualmente patente uma exposição sobre costumes e tradições no Reino Unido e Estados Unidos. Os alunos tiveram também a oportunidade de testar os seus conhecimentos, relativamente às celebrações da Páscoa no Reino Unido e Estados Unidos através do quiz online disponibilizado no site da escola.

O clube de línguas deseja a toda a comunidade escolar Uma Santa Páscoa! Happy and sweet Easter! Joyeuses Pâques! Frohe Ostern!

 O clube de línguas

 ler mais ...

Intercâmbio Erasmus + com a Áustria terminou com magnífico espetáculo e com um jantar memorável

 

Alunos e professores da Áustria saíram da Madeira muito satisfeitos

Os alunos e professores da Escola BG+BRG Feldkirch Austria que visitaram na passada semana a Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Jorge – Cardeal D. Teodósio de Gouveia, no âmbito do projeto europeu Erasmus +, Ação Chave 2,  subordinado ao tema das Energias Renováveis: «Winds of Change – A European Energetic (R)evolution» saíram da Madeira este fim de semana, deixando uma avaliação muito positiva de todo o programa de atividades e da forma calorosa e amistosa com que foram recebidos, tendo terminado com um magnífico espetáculo e com um jantar convívio que será lembrado por muito tempo.

Gostaríamos neste momento de agradecer a todos os nossos convidados, professores e alunos, pela recetividade com que aderiram a todas as nossas iniciativas e pelo espírito empenhado e corajoso com que enfrentaram todos os desafios que lhe foram colocados ao longo da semana, alguns de forma absolutamente surpreendente, mas que tiveram sempre a mais simpática adesão e participação de forma entusiasmante.

É de toda a justiça agradecer o dinamismo e apoio de toda a equipa do projeto Erasmus+ que ao longo da semana sempre esteve presente e se esmerou para que aos nossos convidados nada faltasse e que todas as atividades fossem cumpridas com absoluto profissionalismo e pontualidade, o que de facto aconteceu.

Agradecimento extensivo a todos os colegas da Comissão Provisória e a todos os professores, alunos, funcionários e encarregados de educação que também connosco colaboraram e que, com o seu magnífico contributo, deram uma imagem absolutamente fantástica da qualidade que podemos atingir nesta escola.

A todas as entidades do nosso concelho que a nós se associaram nesta semana memorável também prestamos o nosso agradecimento e reconhecimento, nomeadamente à Câmara Municipal de Santana, Junta de Freguesia de São Jorge, Banda Filarmónica do Arco de São Jorge, Museu da Vinha e do Vinho, Moinho de Água e Serragem de Água.

A todos o nosso muito obrigado!

Os alunos austríacos chegaram à Madeira no passado dia 24 de fevereiro, tendo sido recebidos na escola com o hino da freguesia de São Jorge, “Rincão Florido” a que se seguiu um convívio entre professores, alunos e famílias. À noite os alunos participaram num baile de Carnaval que se realizou no miradouro da Vigia, tendo os alunos austríacos participado numa trupe conjunta com os alunos da freguesia de são Jorge.

No domingo as atividades envolveram um almoço convívio que contou com a atuação da Banda Filarmónica de Nossa Senhora de Fátima do Arco de São Jorge.

A apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos envolvidos no projeto decorreu na escola na manhã de 2ª feira, tendo depois os alunos realizado uma visita guiada à escola. Durante a tarde visitaram o Caniçal, Machico e o Miradouro do Cristo Rei, no Garajau.

No dia 28 de fevereiro, visitaram o Parque Temático da Madeira. À tarde os alunos madeirenses e austríacos criaram uma trupe denominada “Winds of change” e participaram de forma ativa no desfile do Carnaval Trapalhão, tendo também visitado o Museu CR7.

A visita às Grutas em São Vicente realizou-se no dia 1 de março, assim como a ida

às piscinas naturais do Porto Moniz. Estando par o dia seguinte previsto a Visita ao Ribeiro Frio, Balcões e Pico do Areeiro. Durante a manhã desse dia visitaram o moinho e a serragem de Água na freguesia de São Jorge, a que se seguiu a visita ao Museu da Vinha e do Vinho no Arco de São Jorge. Antes do almoço houve ainda tempo para um passeio no antigo caminho da Entrosa.

Na sexta-feira os alunos participaram numa prova de orientação e assistiram a um espetáculo musical no auditório da escola. À noite decorreu um jantar convívio de despedida com música ao vivo.

Este projeto envolve além da Escola de São Jorge e da Áustria, ainda escolas dos seguintes países: Espanha, Itália, Chipre, Alemanha e Turquia.

O principal objetivo deste projeto é estabelecer contactos que permitam partilhar conhecimentos, no que diz respeito à utilização das energias renováveis nos diferentes países.

Neste projeto, os alunos têm uma oportunidade única de visitar durante uma semana, uma das escolas envolvidas. Permite também outras aprendizagens, nomeadamente, o conhecimento de outras culturas, bem como a possibilidade de interagir com os outros alunos num contexto real, motivando-os assim para a importância do domínio e aperfeiçoamento da língua inglesa.

Dinis Mendonça

 Presidente da Comissão Provisória

 ler mais ...

Museu da Baleia

No dia 23 de fevereiro, as docentes Sílvia e Dalila, do Museu da Baleia, dinamizaram a atividade “Dia da Ciência” a convite do grupo de Física e Química. Esta atividade foi dividida em duas partes: “Atividade de osteologia” e “Atividade de microscopia”, permitindo a consolidação e aprofundamento de alguns conteúdos programáticos e principalmente motivando os alunos para o estudo das Ciências.

Além das atividades programadas, as professoras Sílvia e Dalila, brindaram-nos com uma brincadeira científica prática: “A garrafa azul”.
    Veja mais aqui.

 

 ler mais ...

Escola de São Jorge recebe alunos da Áustria no Projeto Erasmus +