Papel Minimizar

O primeiro testemunho histórico da existência do papel localiza a sua invenção na China, por volta do ano de 105 da era cristã.O papel era feito a partir de uma pasta de trapos triturados de plantas, como o arroz, o bambu e a amoreira. Depois veio o actual papel, feito da celulose das árvores, inventado no século XIX.

Durante o século VIII, o uso do papel estendeu-se pela Ásia central e no século XIV foi introduzido pelos árabes no continente europeu, onde a partir de então se instalaram fábricas para sua produção em numerosas regiões.

O surgir da imprensa, que permitiu aumentar a produção de cópias de livros, acelerou o desenvolvimento das técnicas de fabricação de papel. No século XIX, as diversas variedades de tecidos utilizadas como matéria-prima foram substituídas pela madeira e outras pastas vegetais. A primeira máquina de fabricação de papel foi construída na França no final do século XVIII.

O papel

Lápis Minimizar

A história do lápis moderno começou nos meados do século XVI, com a descoberta de jazidas de grafite, em Inglaterra. O grafite começou a ser empregado como lápis a partir do ano de 1564.

O francês Nicolas Conté, foi um dos precursores do lápis moderno.Por volta de 1800, o grafite já era envolvido em madeira, como o conhecemos nos nossos dias. Actualmente os lápis são produzidos com uma mistura de grafite e argila que permite que sejam mais moles ou mais duros.

O grafite é utilizado em lápis escolares, técnicos e de escritório, além do lápis de carpinteiro.

Lápis

Calculadora Minimizar

Podemos dizer que o ábaco foi a primeira calculadora da história. Este instrumento, criado pelos chineses no século VI antes de Cristo, dispunha de fios paralelos e arruelas deslizantes que eram capazes de realizar contas de adição e subtração. Embora fosse um instrumento bastante limitado, o ábaco acabou sendo o principal mecanismo de cálculo durante os 24 séculos seguintes.

Em 1642, a calculadora, ou melhor, o ábaco, sofreu uma grande evolução, por meio do francês Blaise Pascal. Filho de um cobrador de impostos, Pascal idealizou uma máquina automática de cálculos para ajudar seu pai em sua profissão. A invenção de Pascal foi importante pelo fato de a mesma realizar os cálculos de forma rápida, algo bem diferente do que se via na utilização do ábaco.

Mesmo assim, a máquina de Pascal também realizava apenas operações de adição e subtração. Foi só em 1671 que o filósofo e matemático alemão Gottfried Wilhelm von Leibniz desenvolveu um mecanismo capaz de realizar as outras operações: a “roda graduada”.

No fim do século XIX e início do século XX, as calculadoras eram objetos de uso bastante restrito. Foi nos anos seguintes, com a criação de máquinas cada vez menores e mais baratas, que a calculadora se transformou no popular instrumento que conhecemos atualmente.

Calculadora

Internet Minimizar

A Internet surgiu durante a Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas, dos Estados Unidos da América,  manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações.

Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação académico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.

Em 1990  a Internet começou a alcançar a população em geral. Nesse ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web (www) possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.

Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.

EB|PE do Porto da Cruz