No âmbito da Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável, a nossa escola aderiu ao programa Eco-Escolas. Este programa é promovido, em Portugal, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Secção Portuguesa da Fundação de Educação Ambiental (FEE). Na Região Autónoma da Madeira, a sua coordenação é assegurada pela Direcção Regional do Ambiente.O Programa Eco-Escolas pretende encorajar ações para melhoria do desempenho ambiental na escola, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade. Pretende ainda estimular a participação e a adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário. Este programa visa a disseminação de uma metodologia de abordagem das questões ambientais inspirada na Agenda 21 que de forma simplificada se enuncia em 7 passos: conselho eco-escolas; auditoria ambiental; plano de acção; monitorização/avaliação; trabalho curricular; divulgação à comunidade e eco-código. Em termos temáticos deverão ser tratados por todas as Eco-Escolas os temas base: água, resíduos, energia e ainda, complementarmente: água e/ou floresta.

 

 8.º Galardão Eco-Escolas Minimizar

No dia 5 de abril a Escola recebeu o galardão Eco-Escolas, pela oitava vez consecutiva, como reconhecimento do trabalho de qualidade desenvolvido no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.

Esta cerimónia contou com a presença do Dr. Jorge Carvalho, Secretário Regional da Educação e da Dra. Sofia Silva, representante regional do Programa Eco-Escolas.

 

 

 


  

Escola Básica 123/PE do Porto da Cruz