carmo
20 de abril de 2024 História RegistoEntrar
 História Minimizar

A Escola Básica e Secundária do Carmo tem o nome da padroeira da paróquia aí existente. A escolha de Nossa Senhora do Carmo como orago da paróquia deveu-se à sugestão do Padre Abel Ferreira, então coadjutor da paróquia de Câmara de Lobos, atendendo ao facto de existirem muitos carmelitas na localidade.

Fazem parte desta paróquia os sítios da Caldeira, Rancho, Serrado do Mar, Caminho Grande e Preces e Fonte de Rocha.
 Aquando da sua criação esta paróquia (24 de Novembro de 1960) tinha 3700 pessoas, actualmente tem cerca de 6 mil.

A Escola dos 2º e 3º ciclos do Carmo ficou em regime de instalações pelo período de dois anos escolares, a contar da data de tomada de posse (1999/2000).  De referir que no ano lectivo de 1999/2000 o actual edifício não estava terminado, por isso as instalações provisórias foram a creche “golfinho” situado no Serrado do Mar.

O actual edifício foi  inaugurado a 24-09-2000 pela sua Excelência o Presidente do Governo Regional Dr. Alberto João Jardim. Desde 11 de Dezembro de 2001 a escola passou a designar-se por Escola Básica e Secundária do Carmo

No presente ano lectivo estão inscritos 1100 alunos distribuídos pelo 2º e 3º ciclo e pelo ensino secundário.

Os alunos desta escola destacam-se pela enorme apetência para as artes nomeadamente música e o desporto.