18 de abril de 2024 ..::  A Escola * História  ::.. Entrar

<< Semana 16 com início a 14 de abril de 2024 >>

História da escola Minimizar

Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade

A Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade fica localizada na freguesia de São Vicente, concelho de São Vicente, no Sítio do Passo, 9240-207.

Patrono da escola

Dª Lucinda Andrade Maria Lucinda de Sousa Andrade nasceu no sítio das Feiteiras de Cima, em São Vicente, no dia 10 de Março de 1903.

Foi sempre uma criança viva, interessada e estudiosa. Acabado o ensino básico foi para o Funchal, onde fez o “Curso dos Liceus”. Na década de trinta foi para Lisboa, onde estagiou na Escola Pedagógica João de Deus, anos depois, no Funchal, iniciou a sua carreira docente.

Por volta de 1943, D. Lucinda Andrade regressou definitivamente a São Vicente. Dispôs-se a ensinar, começando por preparar alguns alunos para os exames de admissão ao Liceu. Legalmente, os alunos estavam inscritos no ensino particular e a D. Lucinda Andrade limitava-se a ser uma explicadora a “tempo inteiro”. Sem instalações adequadas, num pequeno quarto da sua residência, juntava alunos de diversos anos. Em mesas estreitas e bancos corridos, os alunos eram preparados para os exames de 2º ano e 5ºano.

Considerada uma excelente professora de Francês, leccionava também Inglês, Matemática, Desenho e Físico-Química. Explicava as experiências, que não podia realizar por falta de material, pedindo aos alunos que as imaginassem; improvisava os modelos para desenho à vista com objectos retirados da sala. No fim do ano, acompanhava os alunos aos exames do Liceu, no Funchal, aproveitando até ao último momento para os ensinar – dentro do carro e pelos corredores do Liceu.

A professora coragem ganhou o desafio a que se propôs!