Altamente GZarco.come

O projeto Altamente visa promover o sucesso escolar e educativo através da integração na escola e no meio académico dos seus alunos. Visa, também, contribuir para a diminuição do abandono escolar.

Este projeto tem vindo a ganhar dimensão na procura de orientação para os alunos em situação de risco através de um plano de ação tutorial de caráter remediativo e preventivo. Estes alunos têm direito a uma igualdade de oportunidades traduzida numa educação apropriada que tenha em conta as suas características e necessidades.

O sistema de ensino continua a criar uma geração de excluídos. Jovens que não terminam a educação básica e que são potencialmente marginalizados na vida social e económica. Uma grande percentagem começa bem cedo a revelar um insucesso escolar marcante que os leva ao abandono escolar. A base do sucesso estará, certamente, no trabalho conjunto do conselho de turma e tutores, que deverão desenvolver práticas educativas colaborativas com critérios e prioridades comuns nas várias disciplinas, aumentando a probabilidade de sucesso do processo de ensino aprendizagem.

A equipa do Altamente GZarco.come, para o sucesso do projeto e destes alunos, tem contado com a inestimável colaboração dos professores tutores e dos respetivos conselhos de turma. Este é, necessariamente, o trabalho de uma equipa alargada em que a cooperação ativa de todo o conselho de turma é imprescindível para desenvolvermos um trabalho diferenciado em prol do sucesso de cada discente. Uma outra vertente do projeto é a da socialização/integração dos alunos de 5.º ano através dos tutores juniores.

Horário Altamente GZarco

Equipa Coordenadora

Coordenadora da equipa: Ana Cristina Duarte (vice-presidente do Conselho executivo);

Gina Carvalho (docente da Educação Especial);

Gonçalo Ramos (docente do 2.º Ciclo/230);

Mª. Carmo Pereira (docente do 3.º Ciclo/320);

Mª. Fátima Azevedo (docente do 2.º Ciclo/240);

Carolin Dionísio (Psicóloga);

António Paulo Rodrigues (Psicólogo).

Projeto Tutores Juniores

O Projeto Tutores Juniores, integrado no Projeto Altamente GZarco.come, foi implementado no ano letivo 2013-2014 e consiste na criação de uma parceria entre alunos do 3.º ciclo (9.º e 8.º ano), designados tutores juniores, e alunos do 2.º ciclo (5.º ano) e possui como principal objetivo a integração/socialização e acompanhamento dos novos alunos do 5.º ano, recém-chegados à escola, no que diz respeito ao relacionamento com os pares, apoio nos métodos de estudo e encaminhamento no recurso às pessoas/serviços.

Na sua essência, ser Tutor Júnior é ser um “colega e amigo mais velho” que estará disposto a ajudar nos vários aspetos da vida escolar dos alunos mais novos, através do estabelecimento de uma relação de confiança, favorecendo o respeito e a entreajuda que facilitam a aprendizagem e a realização pessoal. A intervenção dos Tutores Juniores junto dos alunos mais novos é permanentemente acompanhada e monitorizada por uma equipa de docentes - Carmo Pereira, Fátima Azevedo e Gonçalo Ramos - e pelo psicólogo - António Paulo Rodrigues. No presente ano letivo, uma equipa formada por vinte e um alunos, seis do 9.º ano, turma 4, quinze do 8.º ano, turmas 2 e 3, tem vindo a desenvolver diversas atividades junto de alguns alunos das turmas 1, 2, 3 e 4 do 5.º ano, nomeadamente o apoio nos métodos de estudo, às segunda, terça e sexta-feira, das 14:05 às 14:50, e pontualmente na comemoração das festividades: halloween, natal  e carnaval. Colaboram na divulgação desta escola junto dos alunos do 4.º ano de escolaridade, das escolas da área geográfica, e participam na receção destes alunos, nesta escola, no final do ano letivo, contribuindo para uma melhor transição entre ciclos e melhor adaptação dos alunos do 4.º ano à nova escola.

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco