Educação Especial

Educação Especial

O grupo da educação especial é constituído por professores especializados nos vários domínios (cognitivo, motor, perturbação da personalidade ou da conduta, multideficiência e sensorial) que, em cooperação com o Centro de Recursos Educativos Especializados (CREE) de Machico, apoiam as diferentes problemáticas dos alunos que frequentam esta escola.

Norteados pelos princípios proclamados pela Declaração de Salamanca (1994), nomeadamente, a crença de que todas as crianças têm direito à educação, à aquisição de um nível satisfatório de aprendizagem, a possuir características, interesses e capacidades que lhes são próprios e que a pedagogia deve ser orientada em prole das suas necessidades, transformando a escola numa comunidade que pode ser aberta, solidária e facilitadora de uma sociedade cada vez mais inclusiva e valorizadora da diferença, os professores de educação especial, em estreita colaboração com todos os professores da escola, a Psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação da escola, encarregados de educação, assistentes operacionais, assim como com a ajuda dos técnicos (Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Terapeuta da Fala, Psicomotricista, Técnica do Serviço Social e Psicólogos) do CREE- Machico, trabalham diariamente para que o caso de cada aluno possa ter uma resposta personalizada, de acordo com a legislação que os enquadra: decreto legislativo regional 33/ 2009.

Os professores de educação especial acompanham os alunos, ao longo do seu percurso escolar, proporcionando-lhes apoio direto em pequeno grupo ou individualizado, apoio cooperativo, apoio indireto, e funcionando, também, como “ponte” entre os diversos profissionais intervenientes no processo de ensino-aprendizagem do aluno e a escola. Uma vez que usufruem de uma relação de grande proximidade com o aluno e família, tornam-se uma mais valia para os conselhos de turma, uma vez que possuem informações e estratégias que podem auxiliar o sucesso educativo de cada educando.

Contextualização no âmbito do Projeto Educativo de Escola

No que se refere ao objectivo “Promover a cooperação e o sucesso educativo”, o grupo da Educação Especial contribui ativamente para a consecução das metas nº1 (Aumentar o número de progressões dos alunos, no final do ano letivo), nº9 (Criar e partilhar materiais pedagógicos (…)), nº11 (Definir estratégias de melhoria pedagógica para aplicar por ano letivo, por todos os professores de todas as disciplinas), nº 12 (Inventariar, em reunião de conselho de turma, as maiores dificuldades da turma, bem como criar estratégias de melhoria) e nº13 (Promover ações de sensibilização para encarregados de educação em colaboração com a associação de pais), sempre em cooperação com técnicos, professores, assistentes operacionais, psicóloga escolar e encarregados de educação.

Relativamente ao segundo objetivo do Projeto Educativo de Escola, “Promover o Bem-estar e a Segurança da Comunidade Escolar”, o grupo da Educação Especial também colabora na receção aos alunos do 5º e 10º anos de escolaridade, de forma a que estes possam dar-se conta, desde o primeiro dia, do estreito relacionamento do diretor de turma e o professor de educação especial. Assim, também acompanha, nos recreios, os alunos cujas problemáticas o justifiquem, auxiliando a nível das atividades de vida diária. Desta forma, o atendimento prestado tem como objetivo a personalização, respondendo às necessidades específicas de cada um.

Acessibilidades

A Escola Básica e Secundária de Machico possui boas condições de acessibilidade.

No exterior do Bloco Norte, existem dois lugares de estacionamento reservados a pessoas com necessidades motoras. Os alunos com estas dificuldades podem solicitar a entrada por um dos portões de acesso ao recinto (no bloco norte e/ ou sul), tornando as suas deslocações mais fáceis.

Os dois blocos da escola estão dotados de elevadores que servem os vários pisos, assim como de casas de banho adaptadas.

Todo o recinto apresenta rampas de acesso aos dois blocos e ao pavilhão dos desportos.

Sempre que possível, os alunos com problemáticas motoras permanecem nas salas do piso térreo, numa sala de referência.

Escola Básica e Secundária de Machico