Atlante

ATLANTE

Projeto Atlante – Enfrentar o desafio das drogas

O programa ATLANTE – é promovido pela Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), Instituto de Administração de Saúde e Assuntos Sociais.

O Serviço Regional de Prevenção da Toxicodependência em parceria com a Secretaria Regional de Educação e Cultura implementou-o nas escolas da região no ano 2004/2005.

A coordenadora, prof. ª Noélia Vieira

Objetivo do PEE

Promover a cooperação e o sucesso educativo

Meta do PEE

Melhorar a qualidade das atividades de complemento curricular em cada ano letivo

Promover o aumento da participação dos alunos nas atividades de complemento curricular.

Visa prevenir toxicodependências;

Permite promover a educação para uma vida saudável;

Fornece informações sobre a(s) Droga(s),

Incute hábitos de reflexão sobre atitudes e comportamentos do adolescente e do seu meio social.

Objetivos específicos

Promover uma aprendizagem significativa que permita aos alunos analisar de forma crítica as suas opiniões, valores e atitudes em relação às drogas, favorecendo uma tomada de decisões mais reflexiva e crítica;

Favorecer a análise das situações concretas relacionadas com as drogas, a fim de clarificar as atitudes e valores dos alunos a partir das suas experiências quotidianas;

Desmistificação de crenças sobre os consumos de drogas e estilos de vida relacionados com os consumos.

Destinatários

Alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico.

Escola Básica e Secundária de Machico