Baú de Leitura

BAÚ DE LEITURA

O Baú de Leitura é um projeto escolar da Direção Regional de Educação, que foi implementado na Região Autónoma da Madeira no ano letivo 2001/2002, abrangendo, atualmente, todos os seus concelhos, com um total de 79 escolas inscritas (55 do primeiro ciclo e 24 do segundo e terceiro ciclos e secundário) e 2 bibliotecas municipais.

As dinamizadoras: Isabel Maia e Graça Gouveia

Objetivo do PEE

Promover a cooperação e o sucesso educativo.

Meta do PEE

Melhorar a qualidade das atividades de complemento curricular em cada ano letivo.

Apresentação pelos clubes de, pelo menos, uma atividade por ano letivo à comunidade educativa.

Objetivos específicos

Este projeto tem como objetivo promover hábitos de leitura e escrita junto dos alunos de todos os níveis de ensino e, consequentemente, desenvolver a cultura na Madeira.

Para alcançar estas metas, o projeto promove o intercâmbio entre Bibliotecas Escolares, tornando-as num espaço mais atrativo e acolhedor, onde a reflexão e o debate em torno do livro e da leitura ganham outra dimensão.

Com o propósito de motivar os alunos para a leitura e escrita, os dinamizadores do projeto desenvolvem diversas atividades nas quais o livro desempenha o papel principal: tertúlias literárias, atividades de escrita criativa, investigação temática, dramatizações, gincanas, concursos, visitas de estudo, intercâmbios culturais, atividades de expressão artística e plástica, visionamento de filmes, audição de histórias, encontro de escritores, comemorações de efemérides, criação de materiais lúdicos de incentivo à leitura e à escrita, partilha de conhecimentos e materiais sobre dinamização de bibliotecas.

Destinatários

Alunos do 2º e 3º ciclos e ensino secundário; Comunidade educativa.

Horário de funcionamento

Quarta-feira- 09:05 às 10:55