As evidências demonstram que é junto da população jovem que é mais fácil iniciar processos de mudança de atitudes e procedimentos que contrariem a reprodução generalizada de comportamentos de exclusão. Os problemas sociofamiliares, o abandono e inserção escolar, a desocupação de tempos livres e a situações de risco, assumem-se como fatores indutores de uma socialização negativa e estruturantes da vida dos alunos. Face a estes cenários, a dinamização de pátios surgiu como uma estratégia para suprimir os aspetos mencionados. Pensamos que a ocupação dos seus tempos livres de uma forma supervisionada através da dinamização de pátios é suscetível de desenvolver competências pessoais e uma das soluções para prevenir, minimizar e eliminar situações de marginalidade, possibilitando novas atividades. A supervisão dos docentes assume uma importância vital no contacto com os alunos: na orientação das atividades e na relação docente/aluno.
A dinamização de pátios é o projeto que envolve mais alunos na escola, apresentando valores surpreendentes de participação no projeto de 3256 presenças. Ao efetuarmos uma análise por período verificamos a seguinte frequência: alunos do 2º e 3º ciclo (63%) e do secundário (37%). Constatamos ainda que os alunos apresentam maior adesão ao projeto entre as 11:55 e as 13:30, representado 40% das requisições.
O coordenador, prof. Pedro Pereira
Objetivo do PEE
Promover a cooperação e o sucesso educativo
Meta do PEE
Melhorar a qualidade das atividades de complemento curricular em cada ano letivo
Promover o aumento da participação dos alunos nas atividades de complemento curricular.
Objetivos específicos
Promover a cooperação e o sucesso educativo;
Promover o bem-estar e a segurança da comunidade escolar;
Melhorar a vigilância nos corredores e pátios durante os períodos letivos;
Continuar com a dinamização de atividades lúdicas nos pátios;
Desenvolver atividades para melhorar os espaços físicos da escola.
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